Pensem num lugar maravilhoso…Agora multiplique por 1.000.000. Idealizou algo deslumbrante? Pois é, ainda não se compara à beleza das praias de El Nido!

IMG_8049

Esta frase foi a forma que encontrei pra tentar “descrever a beleza indescritível” deste pequeno cantinho do mundo, localizado no Sudeste Asiático, mais precisamente na ponta norte da ilha de Palawan, Filipinas… E é tão verdade o que eu digo que, em 2014 e de novo, em 2015, a ilha de Palawan foi considerada pela revista Condé Nast Traveller como a ilha mais linda do mundo! É mole ou quer mais? Esta fama se deve, particularmente, às praias e ilhas do arquipélago de Bacuit, cujo vilarejo de El Nido é a porta de entrada para desbravá-lo!

IMG_8197

Felizmente o lugar ainda é pouco explorado por turistas, embora Hollywood já o tenha descoberto e feito da ilha cenário de vários filmes e programas de TV. Por exemplo, algumas ilhas já foram completamente isoladas para serem cenários das gravações de Naked and Afraid (nosso Largados e Pelados, da Discovery Channel) e episódios de Bourne Legacy Ending foram gravadas em El Nido.

IMG_8170

Dizem que foi também uma das maravilhosas praias de El Nido, mais precisamente Secret Beach, que inspirou Alex Garland, autor do livro A Praia, que mais tarde virou filme estrelado por Leonardo Di Caprio. O filme só não foi filmado lá porque o acesso a esta praia é feito após mergulhar numa fenda na rocha no meio do oceano (aguarde próximos posts), por isso escolheram Maya Bay, na Tailândia, outro lugar surreal de lindo, onde estive anos atrás, mas que já foi tomado pelo turismo!

IMG_8150

Como chegar em El Nido

Pra chegar até lá não é muito fácil, talvez por isso o lugar ainda esteja tão preservado e não tenha sido descoberto pelo turismo de massa!

O aeroporto principal da ilha de Palawan fica em Puerto Princesa e de lá, são 5 a 6 horas de viagem numa van apertadinha.

IMG_8030

As companhias Cebu Pacific, Air Asia e Philippines Airlines ligam diversas partes do país a Puerto Princesa, mas a cidade também recebe vôos de outras partes do mundo, de outras companhias.

A estrada é linda, com muito verde, rios, plantações de arroz…

IMG_8259

IMG_8309

Em El Nido há um pequeno aeroporto que recebe alguns vôos regulares a partir de Manila, mas o preço das passagens é bem mais caro, no entanto, ganha-se tempo com trajeto.

Assim que desembarcamos em Puerto Princesa e botamos o pé pro lado de fora do aeroporto, fomos abordados por uma infinidade de empresas que oferecem serviço de translado de vans até El Nido. Não precisa ir até a rodoviária pra pegar transportes, a menos que se queira ir de ônibus, o que é ainda mais barato, mas a meu ver é perrengue demais! Nós pagamos 550 PHP por pessoa para o transfer na van com uma empresa que nos abordou na hora, mas dá negociar pra ir até por 500 PHP. Gastamos 5 horas cravadas pra ir e adoramos nosso motorista, Arnold (Tel: 0939628-3842) que conhecia muito bem a estrada e não perdeu tempo. Há 2 paradas no caminho, sendo 20 minutos em Roxy, onde aproveitamos para almoçar e depois, mais 10 minutos em Tatay.

IMG_8221
A beleza estontante das praias de E Nido

Às 20:30 chegamos em El Nido e a van nos deixou na porta do nosso hotel, o que é outra vantagem de ir de van, pois eles te deixam e buscam na porta do hotel, enquanto que de ônibus, temos que nos virar pra encontrar o hotel por conta própria, além do terminal ficar um pouco afastado do centrinho de El Nido.

 

Sobre El Nido

Apesar de El Nido concentrar as ilhas e praias mais lindas do planeta, o vilarejo em si é bem feinho.

IMG_8044

O lugar é bem pequeno e a maioria das hospedagens são bem simples, sendo que algumas nem água quente tem. Hoje em dia não existe mais racionamento de energia elétrica, mas evidenciei 2 vezes queda de energia na ilha. Mesmo assim, o viajante independente e sem frescuras, como nós, tem tudo que precisa na ilha: bares, pequenos restaurantes, farmácias, mini mercados, padaria, wifi, casa de câmbio e, mais recentemente, caixa automático, item inexistente até meses atrás.

 

Onde ficar

Nós nos hospedamos no Hotel Casa Cecília e reservamos direto com o hotel, fazendo um depósito antecipado via paypal e depois, pagando a diferença no check out.

O hotel é mega simples e nosso quarto era minúsculo (há quartos maiores e recomendo que reserve estes), mas tudo limpinho e nosso quarto tinha ar condicionado, TV, wifi free e café da manhã incluso. O chuveiro caía pouca água e o café da manhã era fraquinho, mas dava pro gasto! Mas opções é o que não falta de hospedagens em El Nido, no entanto, atenção onde você quer realmente ficar. O Casa Cecília tinha excelente localização: no miolo do centrinho de El Nido, perto da praia, dos restaurantes e do movimento.

Há muitas opções de hotéis até mais econômicos na praia de Corong Corong, mas ficam mais afastados e vai depender de triciclos ou de caminhar um pouco mais.

Pra quem não abre mão de luxo, há a opção do El Nido Resort, que fica numa ilha privada.

 

As atrações

Todo mundo que vai pra El Nido vai à procura das belas praias do arquipélago de Bacuit e o jeito de conhecer este lugar é fazendo um dos 4 tours oferecidos pelas agências: Tours A, B, C e D. Todas elas vendem o mesmo passeio, o mesmo trajeto, saíndo e voltando nos mesmos horários e incluem um farto e delicioso churrasco! Outra opção para quem está em mais pessoas é alugar um barco privativo e percorrer o que bem entender.

Nós fizemos o Tour A no primeiro dia e o Tour C no segundo dia, que são os considerados mais bonitos. No terceiro dia, alugamos uma moto e fomos conhecer as praias de Corong Corong e Las Cabanas.

Geralmente os tours não vão muito cheios e achei desnecessário alugar um barco particular pra fazer tudo num dia só, ainda mais que tínhamos um certo tempo. Já o Alê, que tem uma ansiedade absurda, já teria preferido alugar um barco privado e fazer tudo num dia só, sem ficar 2 dias inteiros num barco!

Fechamos o tour no dia que chegamos, com a empresa Caera. Se não me engano, pagamos PHP 1000 por pessoa por cada tour, abaixo do preço tabelado porque era baixa temporada. Mas tivemos que pagar mais PHP 200 cada de taxa ambiental, válida por 10 dias. Gostei tanto do serviço, atenção do staff e da comida deles que fiz com eles de novo no segundo dia o Tour C. Quem me deu esta dica foi a Maria, do blog Aventuras de Maria e Otávio, que aliás, é um ótimo post pra quem está indo pras Filipinas. Mas o Caera também é super bem avaliado no Trip Advisor.

Farei um post exclusivo dos tours pra explicar tudinho e mostrar as fotos surreais dos lugares!

No nosso dia livre, alugamos uma moto e fomos conhecer as praias de Corong Corong e Las Cabanas…

IMG_8238

Antes de chegarmos em Corong Corong, paramos num mercado de alimentos para conhecer um pouco mais dos produtos locais filipinos…

IMG_8243

IMG_8240
Que vista do mercado!

IMG_8242

Depois seguimos pra Corong Corong, que é a praia onde a maioria dos mochileiros fica, já que tem opções de hospedagem mais em conta. É em Corong Corong que fica a sede da TAO Expeditions, empresa que faz a travessia entre El Nido a Corón, outro paraíso filipino que não consegui encaixar no meu roteiro desta vez devido à distância. A Liliana Stahr, do blog Catálogo de Viagens, fez esta expedição e conta tudo detalhadinho neste post aqui e neste aqui.

Eu não curti muito Corong Corong. Achei a praia escura e cheia de algas… Paramos  na barraca La Plage, super arrumadinha, onde resolvi pedir um vinho branco pra desfrutar daquele sossego e visu todo, mas como estava quente, não deu pra ficar ali muito tempo e seguimos viagem pra conhecer a famosa Las Cabanas.

IMG_8252
Corong Corong
La Plage, Coron Coron
La Plage, Corong Corong

Eu não sei o que aconteceu, mas entramos num lugar pensando estarmos indo pra Las Cabanas e depois de andar muuuuito, estava perdida no meio de uma floresta filipina hahaha! Já de volta, nem acreditei quando finalmente achamos  a entrada de Las Cabanas e vi que era tão perto e tão fácil! É , as vezes acontece estas micadas que a gente quer morrer depois de tanta burrice hahaha!

Las Cabanas, na verdade, é o nome de um hotel que tem nesta praia. A praia mesmo se chama Marimegmeg Beach. Adorei esta praia e a visitamos duas vezes neste dia.

A bela Las Cabanas

IMG_8269

IMG_8289

Assim que chegamos, fizemos um reconhecimento da área, tomamos um mango shake geladíssimo na barraca que tem logo na entrada, que pertence ao hotel Bay View, e curtimos ali um pouco…

IMG_8276

Depois, aproveitamos que estávamos de moto, fomos conhecer mais um pouco os arredores de El Nido, mas tirando as pessoas fofas e simpáticas, os jeepneys extravagantes e muita vegetalção, não há muito o que se ver…

IMG_8300

IMG_8305

De volta a Las Cabanas, escolhi um cantinho pra relaxar no bar Shake, que tinha uma salada de atum maravilhosa, música boa e cheia de gente jovem! Enquanto isso, o Alê foi passear de moto mais um pouco…

IMG_8343

Quando ele retornou, voltamos pro bar do hotel Bay View tomar cervejas enquanto aguardávamos a hora mágica do pôr dol sol! E que pôr do sol, viu? Um espetáculo!!!!

IMG_8387

Mesmo com o sol escondido em meio a nuvens, o espetáculo de cores no céu foi sensacional!

 

Onde comer em El Nido

Com aquele calor delicioso, vivemos  à base de frutos do mar  durante nossos dias em El Nido! Comemos muito bem e barato em restaurantinhos locais do centrinho e na beira da praia.

Comemos camarões gigantes no Angel´s, na rua paralela à praia. Aqui também experimentei meu primeiro suco de calamansi!

Na areia da praia gostamos muito e fomos até mais de uma vez no Jane Resto Bar, onde comemos lulas e camarões grelhados, e no Marber´s Resto Bar, onde fizemos amizade com o dono, um alemão que já vive ali há muitos anos e o simpático Dam, o garçom mais fofo que já conheci! Uma simpatia (mostrei ele no Snapchat viciosdeviagem).

IMG_8177

IMG_8176

IMG_8190

No Squido´s, experimentei a lula recheada com vegetais e estava muito saborosa! Mais uma dica da Maria!

Não gostamos da pizza da Trattoria Altrove. Aliás, só fui comer esta pizza porque tive uma recomendação muito boa, mas a nossa estava péssima, nada demais, horrível!

Fui conhecer, mas não comi nada no El Nido Boutique & Art Café, que parece ter ótimas opções de comidas. Além disso, eles funcionam como uma agência e até reservam vôos diretos para El Nido.

 

Quanto tempo ficar em El Nido

Se você quiser fazer todos os tours, conhecer os arredores, mergulhar e vivenciar um pouco mais do dia a dia filipino, dá pra ficar 1 semana ou mais, mas a meu ver, o tempo que ficamos foi ideal (4 noites e 3 dias inteiros). Dois dias foram dedicados aos principais tours e um dia a explorar as praias próximas, assistir ao pôr do sol em Las Cabanas e relaxar…

 

Nos próximos posts todos os detalhes dos Tours A e C de El Nido…

Nós chegamos em El Nido vindos de Boracay e daqui, fomos para Cebu.

Não deixem de ler os outros posts que já escrevi sobre as Filipinas:

Roteiro de viagem: Tailândia, Filipinas, Vietnã e Emirados Árabes

Filipinas: dicas gerais para viajar pelo país

Boracay: a ilha mais famosa e badalada das Filipinas

El Nido, Filipinas: o Tour A e as lagoas escondidas

El Nido, Filipinas: o Tour C e as praias secretas

Filipinas: nadando com tubarões-baleia em Oslob

Kawasan Falls, a mais bela cachoeira das Filipinas e canyoneering pelo rio Matutinao

Filipinas: 11 dicas essenciais para organizar sua viagem ao paraíso!

Quem mais escreveu sobre El Nido

Além dos blogs da Liliana e da Maria, que mencionei acima, dêem uma olhada nos posts do casal Mundo Plot, que passou 15 dias em El Nido.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

7 thoughts on “El Nido, Palawan, Filipinas: o lugar mais lindo do mundo!”

  1. Carolzinha! Sigo lendo tudo e montando meu quebra-cabeça! kkkk… Não está fácil… mas vamos que vamos!
    Beijo grande,
    Lily (depois vou te pertubar um cadinho, viu)

  2. Caroooollll!!!
    Olhando o Booking.com, a situação é crítica, viu? Alguns reviews são assustadores, mesmo de hotéis com nota 8,0, falando de aranhas e baratas… Deus me Livre! Acho que vou fechar com o mesmo que o seu. Apesar de simples, você recomenda, certo? Você lembra mais ou menos quanto pagou? Farei contato com eles para saber sobre disponibilidade de datas.
    Beijos
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    1. Nossa, o valor para 4 noites foi cerca de USD 150,00, mas no site deles tem os preços mais atuais. Lembre-se que lá é tudo muito simples, mas eu não vi nenhum bicho no Casa Cecília e meu quarto era super limpo. Peça apenas um quarto maior, porque o meu era muito pequeno. Beijos

  3. Olá,
    Poderia me informar algum outro contato da empresa que vc fez os tours?
    Tentei via link que vc deixou, mas não funcionou.
    :(

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Koh Lipe fica a 1,5 horas da ilha de Langkawi, na Malásia e também do porto de Bakpara, na Tailândia. O aeroporto tailandês mais próximo é o de Hat Yai (2 horas desde Pakbara), mas veja opções de vôos via Langkawi, pois é bem mais prático! Provavelmente haverá conexões em Kuala Lumpur. Não é muito fácil chegar no paraíso... #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • A praia de Sunset Beach aqui em Koh Lipe é o lugar perfeito pra curtir o por do sol, que neste dia, foi de arrasar... 🌅 #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Ahhhh, este azul do mar tailandês! Quando estiverem em #KohLipe, não deixem de conhecer o pedaço da praia da Sunrise Beach próxima ao Mountain Resort. E subam até o restaurante do hotel para ter uma vista lindaaaa da praia! Recebi a dica dos amigos do @essemundoenosso e repasso para vocês! #thailand #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • Koh Lipe possui 3 praias principais: Pattaya, por onde os barcos chegam na alta temporada, mais central e com mar piscininha, Sunrise (foto), onde o azul neon é incrível e Sunset , cujo nome já fala! Dá pra conhecer tudo num dia só, seja a pé ou de tuk tuk (50 baht por pessoa/trajeto), mas o melhor de Koh Lipe é desacelerar e curtir o clima tranquilo da ilha aos poucos! #KohLipe #Thailand #Tailandia
  • Koh Lipe é uma pequena ilha na #Tailândia, distante 5 horas de speed boat de Phi Phi. São 2 companhias que fazem o trajeto e elas param em váaaarias ilhas. Parece ônibus circular! E o bilhete ainda é caro, custa entre 2350 a 3000 bahts. Tem que pesquisar. Nós viemos coma Bundhaya e o barco era desconfortável, super lotado e balançava bem, além de ter estragado 2 vezes em pleno mar! Foi tenso 😬 Mais no stories desta ilha 🌴 que é lindaaaaa! #KohLipe #ViciosdeViagemTailandia #Thailand
  • A felicidade da pessoa em voltar à #Tailândia pela 4a vez e ainda conhecer a paradisíaca #KohLipe 😂😂😂💃💃💃 #viciosdeviagemtailandia #thailand
  • O azul estonteante da bela Koh Lipe! É ou não de doer a vista? Tô mostrando todos os detalhes desta ilha linda no Stories! #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Como não amar este país? No blog tem vários posts da Tailândia! 🇹🇭 Link na bio! 💙💙💙 Corre no Stories pra ver um outro paraíso tailandês que acabei de chegar... #phiphi #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia

Me Acompanhe no Instagram