Oslob, um pequeno vilarejo ainda praticamente desconhecido de muitos (eu pelo menos nunca tinha ouvido falar), localizado no sul da ilha de Cebu, Filipinas, é um exemplo daquele famoso ditado: “é nos pequenos frascos que estão os melhores perfumes”. Um lugar que poderia passar desapercebido de qualquer viajante se o mesmo não soubesse que ali está uma das maiores atrações das Filipinas: os tubarões-baleia! E melhor: você pode nadar com eles!
Acho que eu poderia viver minha vida inteira só mergulhando e minha chance de encontrar com um bicho destes na natureza, o maior peixe do mundo, seria praticamente zero! Mas em Oslob eles estão lá, digamos até numa certa abundância, no seu habitat natural, com chance de serem vistos em 99,9% das vezes (sim, sempre existe um risco de não encontrá-los!)
E não bastasse esta atração incrível, o vilarejo ainda tem uma cachoeira estupenda de linda e uma ilhota quase intocável de cor azul bebê, a poucos metros da sua costa! Belezas naturais pra ninguém botar defeito, não é?
Nadando com tubarões-baleia em Oslob
Nosso dia começou cedo. Às 5:30 da manhã já estávamos de pé para pegarmos o transfer do nosso hotel até o ponto do Whale Shark Watching. A ideia era irmos de barco a remo, mas o mar estava meio agitado e o hotel nos levou de moto. Há duas saídas diárias: às 6h e às 8h e nós fomos na primeira hora!
Quando chegamos, o lugar já estava cheio de gente, mas a bilheteria ainda fechada.
Nos acomodamos para ouvirmos algumas orientações sobre como nos comportarmos junto aos tubarões. Logo a bilheteria já abriu.
Deixamos nossa mochila num locker e entramos num barquinho com mais outras pessoas. Eu estava mega ansiosa pra ver aqueles bichões logo…Parecia algo meio impossível ver esta espécie tão rara a menos de 200m da praia…Parecia história de pescador.
Dentro do barco já avistei a bocona dos bichões se alimentando fora d´água, mesmo que de longe…Empolgação a mil!
Embora pareça algo montado (e no fundo acaba meio que sendo mesmo), achei aquela coisa meio surreal…estar cara a cara com o maior animal do mundo. Não fosse ali, a probabilidade de se topar com um animal desses no seu habitat natural é extremamente remota… Muita sorte de quem já viu! Então eu estava super empolgada e assim que o marinheiro deu OK, eu já pulei na água!
Quando caí na água, já dei de cara com um enorme na minha frente; olhei pro lado e avistei outro! E mais outro, e mais outro…Acho que tinha uns 5 – 6 por ali…
Que coisa fantástica, muito lindos! Embora sejam bem grandes, pareciam que ainda eram filhotes. Li que um tubarão adulto chega a 25 m, embora seja muito raro encontrá-los deste tamanho na natureza. Os que vimos variava entre uns 8 a 12 m, acredito eu.
Às vezes eu me assustava quando via que estava tão próxima deles, ainda mais quando a boca estava aberta para receber comida! A impressão é que iriam me devorar haha
Os tubarões-baleia são dóceis e não são carnívoros, só comem plâncton, mas aquela bocona enorme vindo na minha direção às vezes chegava a me assustar e eu ficava meio apavorada com medo de encostar neles, mesmo que sem querer… Aliás, tocar nos bichos é proibido sob pena de multas. Eles pedem que nós fiquemos a 4 metros de distância dos tubarões, o que é praticamente impossível! Na tentativa de me afastar, às vezes eu batia a cabeça na estrutura lateral dos barcos…Às vezes eu ia na direção deles pra tentar tirar uma bela foto (comigo junto foi praticamente impossível) e depois saia nadando rápido, meio apavorada com medo de ser engolida viva hahaha Hilário! Queria passar a manhã inteira por ali com aqueles seres lindos e dóceis…
O nado com os tubarões dura apenas 30 minutos e você sabe que acabou quando, de repente, eles somem de perto de você, já que os barqueiros param de alimentá-los propositalmente…Aí começa tudo de novo, mas com outros barcos e em outro ponto.
Tudo acontece a poucos metros da praia, dá pra ir nadando se quiser, mas com certeza não deve poder sem registro e pagamento.
Além do fato de termos que nos manter afastados dos tubarões, o visitante também deve cumprir outras regras, como: não tocá-los, não usar câmeras com flash, não alimentar os tubarões (nem mesmo de dentro do barco), não usar filtro solar, hidratantes, etc previamente…
Minha dica é: chegue cedo, bem cedo! Esteja lá por volta das 6:00 da manhã. Imagino que depois aquilo deve ficar insuportável de tanta gente, ainda mais se for fim de semana.
Leve o mínimo de coisas possíveis e claro, dinheiro e câmera à prova d´água! Vá de chinelo até chegar ao barco porque as pedras machucam.
Mesmo sendo tão rápido e tendo tão pouco tempo, eu me diverti e achei aquela experiência maravilhosa. Adorei e recomendo!
O local funciona o ano todo, das 6:00h ao meio-dia!
Quanto custa:
O nado de 30 minutos com os tubarões-baleia custa PHP 1000,00 por pessoa.
É possível somente assistí-los do barco por 500 pesos (super sem graça!) e até mergulhar com cilindros, que neste caso são mais caros, mas nada absurdo. Acho que tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que você poder estar naquele ângulo perfeito para posar com eles para as fotos, enquanto na superfície todos se acotovelam pra ficarem perto dos gigantes.
A desvantagem é que, justamente por eles se alimentarem de plânctons, eles ficam quase que o tempo todo sugando a comida da superfície d´água, logo pra quem está no fundo, vai ficar sempre abaixo dos bichos. Além disso, o preço é mais caro e a amolação de vestir/tirar roupa de mergulho, colocar equipamento , etc é bem maior. Não vi ninguém fazendo mergulho de cilindro enquanto eu estava lá.
Como chegar:
A maior parte das pessoas que vão para Oslob, chegam à ilha de Cebu pelo aeroporto de Mactan, em Cebu City. Ônibus da empresa Ceres partem do South Bus Terminal e custam bem baratinho, mas os ônibus são, muitas vezes, abarrotados e sem ar condicionado! O trajeto leva cerca de 3 a 3,5 horas, mas o trânsito de Cebu é caótico e esteja preparado para demorar até mais. Táxis custam 2000 pesos.
Outra opção mais rápida é pelo aeroporto de Dumaguete, na ilha de Negros Oriental. Do aeroporto, pega-se um triciclo (média de 130 pesos) até o porto de Sumilan e lá há barcos frequentes para o porto de Lilo-An. O trajeto dura 20 minutos e custa 62 pesos. De Lilo-An até o Whale Shark Watching são mais 20-30 minutos de triciclo (200 a 300 pesos).
Como nós fomos
Nós fomos para Oslob de táxi (2000 pesos), vindos de Moalboal, do outro lado da ilha e saímos pelo aeroporto de Dumaguete. Se eu fosse só pra Oslob, consideraria chegar e sair pelo aeroporto de Dumaguete, pois é bem mais perto e prático!
Também é possível chegar vindo da ilha de Bohol de ferry.
Onde ficar:
Quanto mais perto do Whale Shark Watching ficar, melhor…Do lado tem um hotelzinho chamado Aaron Beach Resort, no qual tentei contato algumas vezes e nada! Ninguém me respondeu…
Com medo de arriscar a ficar sem hospedagem, reservei pelo Booking.com o Seafari Resort. O hotel fica bem próximo da atração, bem como da entrada para as Tumalog Falls, mas tem um inconveniente enorme: os cerca de 250 degraus que temos que descer ao chegar pela primeira vez (e pior depois para subir). Num dia eu subi vezes e desci 2. No outro dia não sentia minha bunda e minhas pernas kkk Pelo menos faz bem pra saúde.
O staff do hotel leva as malas pelo menos, mas a gente fica com dó e acaba dando gorjetas mais gordas para eles. Além disso, nosso quarto tinha um ligeiro odor de mofo, que logo desaparecia após nosso olfato se acostumar com o cheiro. O preço é caro para o serviço prestado, em geral. Pagamos cerca de 70 USD na diária. O café da manhã é básico, estilo americano, mas foi suficiente!
Jantamos no hotel na noite que chegamos e os pratos são muito bem apresentados, embora nossa lula estivesse dura. O restaurante fecha às 22h e quase ficamos sem comida.
O mais legal são as piscinas de borda infinita, de frente pro mar e pro nascer do sol! O centro de Oslob não tem nada de especial e fica bem longinho do Whale Shark Watching, então eu ainda acho que vale a pena ficar mais perto das duas atrações principais da cidade. Meu marido já preferia ter ficado no centro, perto do (pouco) movimento do que ter ficado 250 degraus escada abaixo haha
De qualquer maneira, para um vilarejo que não tem muitas opções, foi até bom. O problema mesmo são as escadas.
Quanto tempo ficar:
Nós chegamos a Oslob na noite anterior ao mergulho , por volta das 21:00h. Jantamos e fomos dormir. No dia seguinte, acordamos muito cedo, comemos apenas uma banana para forrar o estômago e fomos pro mergulho. Antes das 8h da manhã já estávamos de volta ao hotel, onde tomamos o café. Depois eu fui pra Tumalog Falls. Fui de moto com uns mototaxis que ficavam na porta do hotel e levei mais umas 2 horas entre ida e vinda e mais o tempo que fiquei na cachoeira.
Umas 11:30 fizemos check-out no hotel e fomos negociar um taxi pra nos levar ao porto de Lio-An, onde pegamos o ferry pra Dumaguete, desembarcando no porto de Sumilan.
Do porto, mais um triciclo até o aeroporto de Dumaguete. O aeroporto é mega pequeno, então não adianta chegar com muitas horas de antecedência.
Este tempo foi suficiente para nadar com os tubarões e visitar a Tumalog Falls, mas é um pecado estar ali e não dar um pulinho na ilha de Bohol, com praias lindas (requer uns dias a mais no roteiro), ilha de Sumilon, há poucos metros da costa, perfeita pra um bate-volta, e que por sinal, tem um hotel muito bom chamado Sumilon Bluewater Island Resort e, principalmente, nas praias paradisíacas da região de Dumaguete, como Apo Island e outras (que também requer uns dias extras no roteiro).
Tumalog Falls
Imperdível pra quem está na área…A água brota em camadas de um paredão de pedras com musgos, como se fosse uma névoa e cai num poço azul refrescante! Divina…
Pra chegar até a base rápido é só pagar uns pesos para os muito motociclistas que ficam na entrada da cachoeira. Se não quiser gastar, deixe pra reservar a moto na volta, já que a subida é bem íngreme!
Vejam o videozinho que fiz sobre o nado com estes gigantes e um pouquinho do visu da Tumalog Falls:
Clique para ver todos os posts das Filipinas que já escrevi!
Oi Carol,
estou em grande dúvida se coloco ou não esse passeio com os tubarões, viu? Lu voltou de lá há pouco tempo e disse que viu as redes. Fiquei arrasada. Você sabe de alguma coisa?
Beijo grande,
Lily
Ei Carol, parabéns pelo trabalho e dividir conosco sua experiência. agora com a experiencia de quem já foi e conheceu o local, em um roteiro com 3 a 4 dias para Cebu (pretendo ficar metade dos dias em Malapascua e Bantayan), qual sua dica de hospedagem em OSLOB (no Seafari mesmo ou talvez ficar na região de Dumaguete que fica tão pertinho (20 min de barco) do whale shark whacthing e tem as praias que vc citou em Apo island ?
Minha ideia é chegar em CEBU, subir para Malapascua de carro e depois pegar um avião para Dumaguete. Mesmo ponto de saída para Puerto Princesa. Alguma sugestão ?
Obrigado
Oi Carol tudo bem? Estava procurando sobre tubarões baleia e cheguei no seu site.
Acontece que, existem algumas informações que tu colocaste ali que não são verídicas. Importante lembrar que:
O habitat natural dos tubarões baleia não fica em OSLOB e sim a 500km ao norte, quase em Manila, a capital das Filipinas. Os animais migraram há um tempo para OSLOB pelo fato de que, ao invés de ser feito um trabalho ambiental para os animais, eles estão apenas alimentando-os, e isso causa um impacto absurdo para esses animais – estão pensando apenas no dinheiro que podem ganhar com os turistas.
Esse tipo de atração, as vezes nem nos damos conta, mas faz muito mal para o eco sistema. As vezes ficamos tão empolgados com a ideia de poder ver esses animais tão de perto que esquecemos quanto isso pode fazer mal para eles. Minha dica é: não faça nenhum tipo de passeio que envolvam animais. Eles são selvagens, e no momento que conseguimos tocar, chegar perto deles, isso vira exploração.
Para mais informações sobre os tubarões baleia, podemos achar nesse site:
https://www.aljazeera.com/indepth/features/2016/04/swim-whale-sharks-philippines-160422155617928.html
A parte disso, suas dicas são muito boas :)
Obrigada!