A Kawasan Falls é a cachoeira mais famosa das Filipinas e está se tornando uma das mais conhecidas dos viciados em viagens, graças aos instagrams filipinos rs. Aliás, foi no instagram que eu a descobri, por sinal! Lembro até hoje da primeira vez que vi uma foto do lugar em algum instagram filipino e corri pro Google Maps pra saber onde ficava…
A cachoeira ainda não foi descoberta pelo turismo de massa e ainda não figura entre as top 5 ou 10 mais bonitas do mundo, estas coisas, mas acho que isto está com os dias contados…Na verdade, o que faz desta cachoeira uma das mais bonitas que já vi, na minha opinião, nem é a queda da água em si, que é até pequena e nada demais, mas sim a cor azul turquesa dela e do poço onde ela deságua, que aí sim, não existe em nenhum outro lugar, além de uma localização super privilegiada, dentro das montanhas de Matutinao, cercada de muito verde.
Todo mundo que vai pra Kawasan Falls vai por meios tradicionais e visita apenas a cachoeira, indo no máximo até o terceiro nível dela, que é bem bonito, mas não tanto como a base. A vantagem é que é mais privativo.
Da forma convencional, chega-se a Kawasan Falls a pé, cerca de 20 – 30 minutos caminhando por uma agradável e relaxante área (a beleza do lugar já começa na trilha) ou indo na garupa das motos que ficam na entrada do local, a um custo bem baratinho, algo em torno de 50 PHP. Caso opte por ir caminhando, podem ir tranquilamente sem nenhuma ajuda de guia. O caminho é único e a única taxa a pagar é a de entrada, que custa 10 PHP.
Mas como eu não gosto de nada muito convencional e adoro aventuras e lugares que fujam um pouco do óbvio, descobri um jeito ainda mais lindo e muito mais emocionante de visitar as Kawasan Falls: fazendo canyoneering pelo Rio Matutinao.
O canyoneering é uma modalidade ao ar livre que mistura caminhadas, escalada, saltos, rapel, natação, flutuação, etc, ao longo de um cânion, neste caso, ao longo do rio Matutinao, que não deixa de ser um cânion já que suas laterais, muitas vezes, são enormes paredões de pedras. O Matutinao River é um dos rios mais lindos que já vi na vida e o único modo de conhecê-lo e desfrutar de sua beleza é fazendo o canyoneering. Além disso, foi a parte mais divertida de toda nossa viagem, então só posso recomendar que vocês o façam também!
Pois é, eu nunca tinha ouvido falar disso e não sabia que existia esta possibilidade, até achar um canal no Youtube da fofa Marina, do canal Marinacation. Foi depois de assistir a um vídeo dela, que descobri a possibilidade de “descer o Rio Matutinao” até desembocarmos no primeiro dos três estágios da Kawasan Falls. A Marina me deu todas as dicas e o contato do guia, dela, o Albert Aspacio, com quem nos aventuramos pelo rio.
O Albert, nosso guia, foi um amor e só tenho elogios a ele e sua equipe. Além de conhecer muito bem a região, ele é um ótimo fotógrafo e teve muita paciência com todos nós. Ele está no Facebook. Por falar em guia, é obrigatório fazer este passeio com um, porque só os guias sabem o lugar certo de andar pelas pedras e saltar na água sem rachar a cabeça. Segurança neste esporte é assunto sério!
Saímos do nosso hotel em Panagsama Beach, em Moalboal, às 8:00h, em sentido ao estacionamento próximo da Kawasan Falls, onde o Albert iria nos encontrar. Fomos de triciclo, que nos custou 400 pesos (uma fortuna, dá pra negociar). O trajeto durou uns 20 minutos até a entrada do parque, que era próxima da casa do Albert. Como ele já me conhecia da internet, ele me reconheceu dentro do triciclo e paramos em frente à sua casa, onde vestimos nossas roupas, coletes, capacetes, etc.
Nós levamos nosso calçado à prova d´água, que por sinal ficou destruído depois do canyoneering e tivemos que jogá-lo no lixo, mas o Albert tem calçados e todos os acessórios e roupas estão inclusos no pacote, que custou na época, 1300 PHP por pessoa. Ele ainda me deu bóias para minha gopro, para evitar que ela caísse na água e se perdesse.
Além de mim e do Alê, estavam um casal de filipinos e suas 2 filhas.
Equipados com aqueles acessórios e capacete com antenas que pareciam com as do Chapolin Colorado, montamos na garupa das motos por volta das 9:15 e fomos estrada acima até chegamos no ponto alto do rio Matutinao. A aventura já começava ali, na garupa da moto, quando eu pulava igual pipoca a cada buraco na estrada de terra. Acho que minha poupança saltava meio metro acima do banco haha.
A cor da água e a formação rochosa dos canyons já me impressionavam pelas fotos que via no instagram, ao vivo então era fantástico!
E aí, todos a postos, a aventura começa com um majestoso e alto salto na água de cima do desfiladeiro! A altura era bem razoável e chega a estalar o bumbum e a gente emerge até meio atordoado com o impacto, mas é uma adrenalina incrível! No mínimo divertido…
Dali em diante são cerca de 4 horas de muita adrenalina, impactos, caminhadas, flutuação, mais saltos, pausas para lanchinho e cenários deslumbrantes que parece estarmos num cenário de filme da Disney…. Perfeito! A natureza deste pais é exuberante e deixa a gente estarrecido com a dimensão da sua beleza!
As fotos não vão conseguir expressar a beleza, tem um videozinho no final deste post que eu fiz pra tentar mostrar um pouco desta aventura fantástica!
A equipe do Albert leva bolsas à prova d´água, então conseguimos levar dinheiro, celular e minha câmera profissional, sem problemas.
Como nem tudo é perfeito , meu cartão de memórias encheu pouco antes de chegar na Kawasan Falls e perdi um certo tempinho deletando umas fotos velhas, já que eu não tinha outro (#errodeprincipiante #sóquenão). Mais uma vez o Albert foi a mãe da paciência comigo e me esperou ajustar a câmera!
Por falar em Gopro, este é um passeio onde ter uma gopro faz toda a diferença! recomendo demais e comprei a Gopro antes de viajar pra Filipinas só pra poder registrar estes momentos, se não, não seria possível!
A chegada nas cachoeiras é feita de cima pra baixo, claro, e a primeira parada é no estágio 3 da Kawasan Falls, onde tem uma queda d´água pequena e uma piscininha quase privada.
Aqui uma dica: quem não quiser fazer o canyonnering e for conhecer so a Kawasan Falls , mas quiser conhecer um pedaço do rio Matutinao, é só vir até este ponto e ir caminhando um pouco peo rio em sentido contrário ao nosso! Recomendo levar calçado próprio para andar na água.
Ali paramos para mais um lanchinho, incluído no passeio.
Seguimos paro estágio 2, que se parece bem como o 3 e depois, vamos até o 3, passando pela parte onde se avista a queda da principal cachoeira do alto… Surreal de lindo!
Ao chegarmos na Kawasan Falls, ainda temos tempo de relaxar e apreciar a beleza. O local conta com lanchonete e até acomodações econômicas, pra quem quiser um contato mais profundo com o local.
Como chegar na Kawasan Falls:
A Kawasan Falls fica no coração da ilha de Cebu, na região de Badian, há 130 km de Cebu City. Para chegar lá, pode-se ir de táxi (3 horas) a partir do aeroporto de Cebu ou de ônibus (4 horas) a partir do South Bus Terminal, também na cidade de Cebu.
Nós chegamos na ilha de Cebu pelo aeroporto de Mactan (Cebu City), vindos de Puerto Princesa (El Nido), num vôo direto da Cebu Pacific.
Como nós chegamos: No aeroporto pegamos um táxi para o South Bus Terminal com a intenção de pegarmos um ônibus até Moalboal, onde dormiríamos na noite anterior à visita à Kawasan Falls. Só que o ônibus estava tão lotado e sem ar condicionado, que desistimos deste perrengue e contratamos um táxi, que nos levou direto ao nosso hotel, na praia de Panagsama Beach, em Moalboal. Pagamos PHP 2000 pelo trajeto.
Quem quiser ir de ônibus, é só tomar um táxi do aeroporto até o South Bus Terminal e lá, pegar o ônibus amarelo da empresa CERES até Bato via Barili (não pegar via Oslob).
Como nós fomos embora: de Moalboal, seguimos viagem para Oslob no final da tarde após nosso passeio pela Kawasan. Novamente tentarmos ir de Moalboal para Oslob de ônibus, mas só passava ônibus lotado e sem ar condicionado. Desistimos de novo e negociamos um táxi por PHP 1800, mas no fim acabamos dando PHP 2000 pro cara, porque ele foi muito gente boa conosco e nos deu muitas informações das Filipinas rs.
Em Oslob mergulhamos com tubarões-baleia , assunto para o próximo post, e depois pegamos um vôo em Dumaguete, ilha de Negros Oriental Bangkok com conexão em Manila, com a Cebu Pacific.
Onde montar base para conhecer Kawasan Falls:
O lugar mais procurado para montar base e conhecer as Kawasan Falls é o vilarejo de Moalboal.
Sobre Moalboal
Moalboal, na verdade, é o nome de uma comunidade que se “desenvolveu” ao longo de um trecho da estrada, o que é muito comum de se ver nas Filipinas, e os dois centrinhos mais turísticos desta cidade é Panagsama Beach e White Beach, duas praias distintas e relativamente próximas, onde está a maioria dos hotéis, hostels e restaurantes.
Nós ficamos em Panagsama Beach, no Marcosa´s Cottage Resort. Reservarmos o hotel em cima da hora, pelo Booking.com. O hotel é bem gostoso, com uma bela piscina, um café da manhã padrão, mas gostoso e a poucos passos da praia.
O vilarejo é bem rústico e não há muito o que fazer por lá e este é o charme do lugar: sua única obrigação é não fazer nada, porém, Moalboal por mergulhadores devido sua rica vida marinha. Por ali é comum encontrar cardumes gigantescos de sardinhas, que fazem a alegria da galera! Infelizmente não conseguimos aproveitar a praia, pois tínhamos que seguir viagem pra Oslob, mas recomendo um dia extra no vilarejo pra aproveitar as praias e fazer snorkeling ou mergulho. Como encaixei Cebu em 2 dias que “sobravam” no meu roteiro, foquei na Kawasan e no mergulho com os tubarões.
Há também possibilidade de ficar nos alojamentos dentro de Kawasan Falls, mas eu não recomendo pois não há nada pra fazer lá dentro à noite.
Outros hotéis que têm boas avaliações:
Panagsama Beach:
White Beach:
Quando eu fui (Out/2015), não encontrei quase nenhuma informação em português sobre este destino (agora já tem este blog que vos escreve rsrs), mas um blog em inglês que me ajudou muito foi o Self-Planned, da Maria.
Conhecer a Kawasan Falls e principalmente, fazer o canyoneering pelo rio Matutinao, foi uma daquelas coisas que valem a viagem. Simplesmente adoramos e recomendo muito que vocês incluam este destino fantástico no roteiro pelas Filipinas…Como diz Ricardo Freire, “vai por mim”.
Parabéns pelos posts relacionados à Filipinas. Vou para esse destino em janeiro/2017 e, realmente, seus posts me auxiliaram bastante.
Tenho uma dúvida e acho que você pode me auxiliar: vou chegar em CEBU City e tenho os objetivos de conhecer Kawasan e Tumalog Falls, além de mergulhar em OSLOB. Li seus posts relacionados e minhas dúvidas são as seguintes:
1- Onde você me recomenda ficar (cidade) para que possa fazer esses passeios?
2- É possível, por exmeplo, contratar um taxi para ficar disponível o dia inteiro e me levar a essas atrações turísticas? Fiz isso em Siam Reap, Camboja, e foi excelente.
Obrigado e, mais uma vez, parabéns.
Bom dia, aqui em cebu…
Estava com dois dias livres e vim pra filipinas, após uma viagem pelo sudeste da Ásia… Queria e fiz o mergulho com os tubaroes baleia… Na espera do passeio até
Sumilon, comecei a ler sobre seu relato, no momento, achei as fotos tratadas por causa da cor esverdeada, fui pra ver… Amei essa cachoeira e todo o Canyon… Suas informações e contato com o Albert, foi imprescindível pra poder fazer todo o trajeto com segurança.
Parabéns pelo seu blog.
Oi Carol!
Voltei!
Estou retomando o roteiro. Adorei o post. Esses deslocamentos que me assustam kkkk… Como você chegou no aeroporto de Dumaguete? Foi de ferry?
Beijos,
Lily e Julio
Apaixonados por Viagens
E as malas couberam no triciclo? rsrs… Você lembra onde pegou o ferry?
Beijos
Oi Carol, nem sei se ainda lê os comentários sobre esse post, mas queria agradecer por cada informação! Organizar uma viagem para as Filipinas não é fácil e seus posts tem me ajudado muito :) Beijos
Olá, vou as Filipinas mês que vem e estava procurando relatos sobre o canyoneering, encontrei seu blog e achei o relato simplesmente super completo!’ Mas confesso que estou com um pouco de receio rs! Vc achou bem seguro? Tranquilo de se fazer? Obrigada!!!
Carol, uma dúvida: entre ficar hospedado em White Beach e Panagsama, qual você recomenda mais?
Beijos,
Lily
Olá Carol, quando você fez essa viagem? Pergunto pra saber se posso esperar o mesmo cenário ou pra saber se o turismo já invadiu tudo rs..
Olá Carol, adorei o post e estou muito afim de fazer o canyoneering mas não sei como me organizar…chego em cebu de 1 da manha e pensei em montar base em oslob pq esse primeiro dia ia para kawasan e no outro mergulhar com os tubarões e tumalog e tenho que voltar para cebu para pegar o voo as 15hrs. Acha que da tempo? chegando de 6 horas no tubarão que horas ta livre? foste em tumalog falls?
Olá Carol,
Vamos para as Filipinas no próximo ano e foi no seu post que descobrimos o Canyonnering. Estamos super entusiasmados e queremos muito fazer!!!
Chegamos a Dumaguete de manhã cedo de ferry. Nesse dia queriamos ir nadar com as tartarugas em Apo Island e fazer o Canyonnering. No dia seguinte iamos bem cedo a Oslob para nadar com os tubarões, visitar Tumalog e seguir para o aeroporto de Cebu, pois temos voo às 18h. Acha que dá tempo para tudo? Pensamos em marcar hotel em Oslob, perto dos tubarões.
Como fazemos para marcar o Canyonnering com o Albert?
Muito obrigada pela ajuda Carol
Oi, tudo bem?
Como você fez para ir do aeroporto de Cebu até seu hotel em Moalboal?
Quanto custou?
Abraços e parabéns pelo blog!
Olá!
Vc tem algum contato do albert para reservarmos com ele? O link do facebook não está funcionando. Muito obrigada! Parabéns pelo blog! Vc fez um trabalho incrível!
Tem o contato do Albert?