Uma grande dúvida durante minhas pesquisas de viagem para a França, foi justamente onde montar base no Vale do Loire. As cidades mais procuradas são Tours e Amboise e a questão era justamente esta: qual delas escolher?

Onde montar base no Vale do Loire
Centrinho de Amboise

Tours é uma cidade relativamente grande, com cerca de 138.000 habitantes, enquanto Amboise é bem menor, com apenas 12.000 habitantes, aproximadamente.

Onde montar base no Vale do Loire
Fachadas Tudor em Tours

Tours é uma cidade universitária e por isso, bem mais movimentada. Mesmo durante os dias de semana há sempre algum movimento nos muito bares e restaurantes localizados ao redor da Place Plumereau. O transporte público é mais abundante, o que inclui trens de superfície que circulam pela cidade. Uma outra grande vantagem de Tours é que há uma estação de trem do TGV que conecta a cidade com diversas partes do país. Paris está há 1 horas de TGV de Tours.

Vale_do_Loire0095

Amboise, ao contrário, é bem mais pacata quando a noite cai e os turistas vão embora. O centrinho da cidade é pequeno e super charmoso, cheio de lojinhas, cafés e pequenos restaurantes. Lá também é onde está o Le Clos Lucé, uma mansão histórica que foi a última morada de Da Vinci.

Outra atração de Amboise é o Chatêau Royal d´Amboise.

Chatêau Royal d´Amboise
Chatêau Royal d´Amboise

Onde montar base no Vale do Loire

Após muitas pesquisas em blogs e sites, decidi montar base em Tours, por ser uma cidade maior e com mais estrutura (leia-se mais animada e movimentada), por ter uma estação de TGV e por estar relativamente perto dos castelos que nós queríamos visitar. No entanto, se você preferir uma cidade menor e mais tranquilo, estará muito bem servido em Amboise, afinal, as duas estão muito próximas uma da outra e alugar carro para percorrer  região é essencial.

Centrinho de Amboise
Centrinho de Amboise

O Centro de Tours

A cidade de Tours é uma graça e seu centro é cheio de casas denominadas como “maison à colombage”, que são casas de barro com madeira. Estas casas vem sendo restauradas ao longo dos anos e vem sendo muito bem mantidas, por sinal. Caminhar a pé pelo centro de Tours é um super programa e a melhor maneira pra conhecer esta cidade, cujo centro antigo parece ainda estar perdido no tempo!

Vale_do_Loire0028
Place Plumereau, coração do centro histórico de Tours

Vale_do_Loire0011 Vale_do_Loire0015A Place Plumereau é o coração do cento histórico de Tours, repleta de barzinhos e restaurantes. Outras ruas animadas e boas pra comer e beber são a Rue Colbert, Rue du Commerce e Rue du Grand Marché.

A Rue Nationale é a principal via comercial da cidade, com grandes lojas de redes famosas.

Vale_do_Loire0023 Vale_do_Loire0043No dia que chegamos, almoçamos no Chez Gérard, localizado na Rue du Grand Marché. Pedimos menu de prato principal com sobremesa e estava bom, mas veio pouca carne. Mais tarde, sentamos na Brasserie Irish Company, na Place Plumereau e terminamos o dia com vinho, petiscos e pizza.

Vale_do_Loire0092
Irish Company Brasserie, centro de Tours

As atrações da cidade consistem em passear pela pracinha, visitar a Catedral St-Gatien ou passear pelas margens do Rio Loire.

Vale_do_Loire0074Onde se hospedar em Tours

Nós nos hospedamos por 2 noites no Hotel Mondial, no centro de Tours. O hotel é fofo, com um excelente café da manhã e perto de todas as principais atrações, de bares e restaurantes. O único problema é que não tem elevador, mas o recepcionista nos ajudou com as malas.

A decoração do hotel era bem moderninha, em tons de preto, cinza e vermelho. Nosso quarto tinha uma simpática varandinha de frente pra rua.

O café da manhã era pago à parte da diária (8 euros por pessoa), mas o preço era ótimo pra tudo que oferecia: pães variados, sucos, croissants diversos geleias, iogurtes, panquecas, frutas, etc.

Como chegamos e saímos de Tours

Nós chegamos em Tours de avião, com a Ryanair (sim, Tours tem um aeroporto), vindos de Marrakech, no Marrocos. Ao desembarcarmos, não tinha táxis esperando no aeroporto e tivemos que pedir pro Centro de Info Turísticas solicitar um pra nós e demorou bastante. Como chegamos na parte da tarde, não quisemos alugar carro naquele dia, mas talvez compense. A corrida até o centro já com taxas de malas custou 20 euros.

No dia seguinte, nós alugamos carro no centro de Tours, mas não era muito perto do nosso hotel e tivemos que ir de transporte público até lá. Fomos caminhando até a Gare Central de Tours e pegamos o ônibus 5 até a estação Saint Pierre des Corps, onde estava a Álamo e de onde sai o TGV. Alugamos o carro com a  RentalCars . Devolvemos o carro só no final do dia seguinte, na mesma estação, quando então pegamos o trem para Paris (33 euros/pessoa em Mai/16).

Gostei muito e montar base em Tours e recomendo!

*Viagem feita em Maio/2016. Veja o roteiro completo desta viagem : Roteiro de viagem: França, Espanha e Marrocos

Leia mais:

Roteiro de 4 dias em Paris

Achados de Paris: restaurante bom e barato em Montmartre!

Paris: Dica de transfer e tour privado na cidade!

Hotel Villa Madame: um charme de hotel em Paris

Como é o Brunch no Camélia, no hotel Mandarin Oriental Paris

Vale a pena comprar o ticket Paris Passlib´?

França: a Rota do Vinho da Alsácia

Estrasburgo, a capital da Alsácia

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Sem legendas, só saudades deste país ❤️🇹🇭❤️🇹🇭❤️ #Thailand #PhiPhi #viciosdeviagemtailandia #mayabay
  • {Langkawi, Malasia} uma ilha duty free com praia, cachus, muito verde e ainda pertinho de Koh Lipe, na Tailândia! Estive lá em 2013 e não sabia desta proximidade toda rs. Viajando e aprendendo... #malaysia #langkawi #malasia
  • {Koh Phi Phi, Tailândia}Passagens compradas pra voltar ao paraíso 7 anos depois 😍😍😍 Chocada como hotéis subiram por lá... ainda assim, a Ásia é um destino super barato. Amo ❤️ #mayabay #kohphiphi #Thailand #phiphi
  • De ontem: @bumburestaurante , lindo bar / restaurante em #Sorocaba. Fazia tempo que queria vir aqui. Adorei! Veja mais no Stories! #viciosdeviagemsp #bumbusorocaba
  • Drinks deliciosos, ótima comida e um ambiente lindo : @bumburestaurante em Sorocaba, na companhia de uma seguidora fofa que acaba de virar uma super amiga!
  • {Railay Beach, Krabi} 🇹🇭 Quem mais ama a Tailândia? Planejando minha 4a visita a este país fantástico pra revisitar lugares paradisíacos e quem sabe, não incluir novos? #thailand #railaybeach #krabi #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • O que não falta em #Maresias são lugares pra comer. O @restaurantebadauemaresias foi um dos restaurantes de praia que experimentamos! O polvo 🐙 estava muuuuito bom (Deslize pra ver fotos) e os drinks também. O serviço é um pouco lento! Também recomendo muito o kiosk do Canto do Rio, no lado esquerdo da praia, onde comemos uma isca de peixe deliciosa e sequinha e tomamos cervejas super geladas 😉. Não curtimos os hamburgueres do @shakelokomaresias. Sem tempero e não tinha mostarda pra dar pros clientes 😒. #vempramaresias #viciosdeviagemsp #badauêmaresias
  • Praia de Maresias, Litoral Norte de São Paulo: foram dias lindos e ensolarados neste feriado. #Maresias é um pequeno bairro de São Sebastião, a 200 km da capital, muito procurada por surfistas e por sua vida noturna agitada! @paradormaresias e @sirenamaresias são as principais baladas locais, mas eu adorei o @santogolemaresias , um bar descolado e com ótimas bandas de pop rock! ❤️❤️❤️

Me Acompanhe no Instagram