Bratislava é a capital da Eslováquia e ainda é muito pouco conhecida turisticamente, principalmente dos brasileiros. Depois da queda do comunismo nos países vizinhos, os residentes da antiga  Tchecoeslováquia  saíram às ruas pedindo o desmembramento deste país e, amigavelmente o país foi dividido em, dois: República Tcheca, cuja capital é a belíssima Praga, e Eslováquia, cuja capital é Bratislava. E isto aconteceu  num passado muito recente, em 1993.

Tive muitas dúvidas se valeria a pena destinar um dia pra conhecer esta cidade porque quase tudo que li em sites, não me despertavam muita vontade de ir, mas no final das contas, eu fui e posso dizer que adorei a cidade. Bratislava está tornando modinha entre os europeus, com ótimas opções de vida noturna, a preços bem bons, comparado com outros países da Europa. Foi recentemente aceita na União Européia. A cidade tem um centro histórico enxuto, mas não menos charmoso, que pode ser facilmente percorrido em poucas horas.

Bem, pra começar, estávamos em Viena e seguiríamos pra Budapeste ao final do dia e Bratislava estava ali, bem  no meio do caminho. Por que não? De manhã bem cedinho, fizemos check-out no hotel de Viena e fomos até a estação rodoviária da cidade (metrô CAT – City Air Terminal), se é que podemos chamar aquilo de rodoviária. Terrível. Compramos os tickets com a Eurolines por 7,20 euros. Os ônibus são novinhos e têm wi-fi e a viagem dura cerca de 1 hora. Quando chegamos, o ônibus parou debaixo da Ponte Nova, num lugar horroroso, dizendo ser ali o ponto mais perto do  centro. E só depois nos demos conta que era mesmo!

“Rodoviária”de Bratislava, a única debaixo da Ponte

Eu não sabia pra que lado ir e não estava vendo nenhum lugar que pudesse deixar nossas malas. Tentei tirar informação, do tipo: Onde estamos? Tem um  mapa? Tem um locker? Inevitável…ninguém falava inglês por ali…Eu sabia que na Estação de Trem da cidade tinha lockers e então meu foco foi descobrir como chegar até lá. Perguntei pra uma moça de uma barraca que entendia um pouco de inglês e ela me deu um papel escrito apenas “BUS 93” e ficou fazendo sinal pra eu ir pra cima da ponte. Deduzi que o ônibus passava por ali e lá fomos nós arrastando aquelas malas gigantes morro acima, um calor atípico. Um rapaz que aparentava trabalhar com turismo, vendo nosso desespero, se aproximou e nos explicou exatamente onde pegar o ônibus. Ele não sabia dizer também se tinha ônibus de Bratislava pra Budapeste e eu não vi nenhum aviso nos painéis da “rodoviária debaixo da ponte”. Arrastamos as malas por uns 10 minutos morro acima, até acharmos o ponto de ônibus. Quando passou o tal BUS 93, entramos e mesmo que quiséssemos, não tínhamos como pagar, pois era só por meio de tickets e estes não eram vendidos dentro do ônibus. Fomos com a cara, coragem e um pouco de sorte.

Quando chegamos na Estação de trem, nem parecia que estávamos na Europa, mas sim, em alguma cidade no meio do Oriente Médio.

O local é bem confuso, nada em inglês, a não ser a placa de boas vindas: “Welcome to Slovakia”

Fomos procurar um locker. Aqui paga-se pelo peso das malas e as nossas duas custou 4 euros. Depois fomos comprar o ticket pra Budapeste, com horário em aberto. Até conseguirmos, fomos jogados de balcão em balcão, porque o balcão que dava informação não era o mesmo que vendia e, este por sua vez, não podia dizer os horários disponíveis, pois eles só vendiam. Aff! As atendentes eram as únicas pessoas que falavam inglês, mas não te respondiam nada além do que elas eram pagas pra responder. Extremamente ríspidas, sem nenhuma simpatia. Pedi um mapa da cidade, mas foi a mesma coisa que se tivesse pedido dinheiro emprestado: “Não tem mapa! Só comprando!” , sempre com uma cara de quem queria nos bater! E um mísero mapinha não custava menos de 5 euros. Deixamos o mapa pra lá e pegamos o ônibus 93 novamente, que parava perto do centro. Encontramos 2 rapazes brasileiros que estavam fazendo um bate e volta de Viena. Eles haviam ido pra Bratislava de trem e disseram ter custado quase o mesmo que pagamos e, com certeza, com menos perrengues.

Ponto de ônibus da estação de trem
Bondes que percorrem o centro histórico de Bratislava

Apesar de toda esta confusão na chegada, quando chegamos no centro e começamos a desbravar a cidade, ficamos encantados com o centro histórico! No caminho o ônibus passa pelo Palácio Presidencial, onde tem até troca de guarda.

O ônibus nos deixou em frente ao Shopping Eurovea, um complexo gigante com muitas lojas do momento. Não o conhecemos por dentro, mas deu pra ver que era realmente um shopping muito bom!

O centro histórico é uma graça. Começamos pela Praça Central, onde está o Teatro Nacional e um dos pontos de partida dos trenzinhos que fazem os city tours pela cidade.

A Praça fica de frente para o Rio Danúbio e sobre ele foi erguida a Ponte Nova, que tem no topo um restaurante chamado UFO, que mais parece uma nave espacial. É um dos ícones mais modernos da cidade.

Calçadão às margens do Danúbio

Ali pertinho está o prédio da Filarmônica Eslovaca.

Seguimos em direção ao coração da cidade velha e encontramos restaurantes simpáticos pelo caminho. Já gostamos dos preços da cidade, comparados a Alemanha e Áustria. Aqui come-se muito bem pagando bem menos que em outros países europeus.

Passamos por algumas feirinhas de artesanatos, ótimo local pra comprar souvenirs da cidade. As feiras estavam animadas, com muitos turistas. O dia de sol ajudou muito e passamos um dia perfeito nesta cidade, que muito nos surpreendeu.

Um dos grandes encantos de Bratislava é sair pelas ruazinhas da cidade e tentar achar suas muitas estátuas espalhadas por elas. Abaixo foi a primeira que avistamos, a estátua do operário, numa esquina super movimentada (no cruzamento da rua Panska com a Sedlarska).

Depois achamos a do simpático senhor com sua cartola na mão, a do paparazzi, que fica escondidinho numa esquina à espreita de um turista para posar pra suas lentes, e de um solitário soldado de guerra, debruçado no banco da praça.

Antes de continuarmos desbravando os segredos desta cidade, resolvemos subir as escadarias que levam ao maior ícone da cidade: o Castelo de Bratislava, que existe de o ano 907. Este castelo foi destruído e reconstruído várias vezes, mas as fundações são originais. Há um museu em seu interior, mas ficamos só com a vista mesmo.

Rio Danúbio e o UFO, vistos do Castelo de Bratislava

Na descida, continuamos a visita pelas ruelas de Bratislava e achamos lugares muito interessantes.

A Praça Hlavné Námestie é o coração da Bratislava. Por aqui e seus arredores estão belos edifícios, igrejas, palácios e a prefeitura.

Mas são nas ruelinhas do centro antigo que descobrimos lojinhas, tavernas, pubs, lojas de cristais com ótimos preços e restaurantes de comida típica eslovaca.

Simbolos no chão que levam ao Castelo

Lojas de Cristais com preços bem atraentes

As ruas Ventúrska e Michalská são repletas de restaurantes charmosos e levam até Portão de São Michel, onde funciona um museu é um dos cartões-postais da cidade.

Frente a muitas opções de restaurantes, escolhemos o Restaurante Minerva e escolhemos dois pratos típicos eslovacos. O meu foi o mais famoso, o “Bryndzové Halusky”um gnocchi de batata com queijo de cabra e uma bela linguiça (pode trocar por bacon). O prato é um dos mais típicos e é realmente delicioso. Não deixe de experimentar. O Alê pediu uma espécie de panqueca de batata recheada de carne com molho e repleta de queijo, mas o meu estava bem melhor.

Meu gnocchi eslovaco!

Depois do almoço fomos correndo pra Estação e pegamos o trem pra Budapeste. A passagem custou cerca de 15 euros e em menos de 3 horas desembarcamos na cidade.

Bratislava foi uma adorável surpresa e ainda tinha muitas coisas pra ser exploradas, mas infelizmente nosso tempo não permitia e para nós, já estava de bom tamanho para uma primeira experiência. Sem dúvida, recomendo muito uma visitinha a esta bela cidade e dá tranquilamente pra fazer um bate-volta de Viena!

59 thoughts on “Bratislava, uma tarde na surpreendente capital da Eslováquia”

1. excelente relato, adorei!! A europa de Leste é fascinante mas a barreira do idioma assim como a cultura mais fechada e a pouca simpatia de algumas pessoas traz alguns entraves, ams que no fim só servem para apimentar a nossa viagem. Bratislava é excelente para visitar saindo de Viena visto ser curta a distancia e vale a pena conhecer esta capital pouco conhecida da europa

1. Luffi, meu marido e eu adoramos ter passado este dia na Bratislava. Eu confesso que antes de ir não botava muita fé, mas a cidade me surpreendeu muito e foi muito mais além do que um país a mais conhecido. Foi mesmo uma experiência exótica dentro da própria Europa! Amamos!!

2. Sair de Viena para Bratislava é melhor ir de barco, 40 minutos de puro prazer. O Danúbio (que não é azul,rsrsr) é um rio tranquilo, limpo,com a tecnologia ao seu favor, desvios do rio para geração de eletricidade, sem precisar de hidrelétrica ao mesmo tempo que evita enchentes, se pode ver o movimento constante do rio, barcaças de suprimento,transatlânticos, casinhas de pescadores, ruinas,castelos,etce.. Quando se chega, os bondinhos de turismo estão pertinho, dá pra passar momentos agradáveis.Mas, sem malas..srsrsr.

1. Olá, Anônimo! Eu vi mesmo esta opção de barco, mas me parece que ela não funciona em determinados períodos do ano e, se não me engano, não funcionava no mês de outubro. Estava tão frio em Viena que ficava difícil encarar um barco e ainda mais, com malas, como você disse rsrs. Mas de qualquer forma, foi bom ter lembrado de mais esta opção de transporte no verão. Abraços e obrigada

3. Bratislava é a capital da Eslováquia. Ele está ocupando as duas margens do rio Danúbio e na margem esquerda do rio Morava. Acima de todas as imagens estão olhando muito atraente. Obrigado por compartilhar tal belas imagens.

Hotel

4. muito bom, estarei mes que vem na Austria e farei um bate volta em Bratislava !

òtimo blog e fotos !

Ricardo Cassolatto

5. Olá, Carol, tudo bem? Eu estou agora saindo de Portugal para conhecer o leste europeu. Meu primeiro destino é Budapeste, e de de lá vou para Bratislava, depois Viena, depois Praga. O roteiro é bem parecido com o seu, só que ao contrário. Pretendo fazer tudo isso de bus, pois é mais barato que os outros meios de transporte mas, mesmo depois de ler todo o seu post (que por sinal está ótimo! bem escrito e bem explicado), eu ainda tenho duvidas de como chegar de Budapeste até a capital da Esolvaquia e de la sair para Viena (o caminho oposto ao seu. Eu não sei quais os nomes das estações rodoviárias que devo tomar os ônibus. Se puder me dar alguma dica, agradeço. Tudo de melhor. Tiago.

1. Olá Tiago, tudo bem? Dá pra fazer tudo de ônibus, que é realmente mais barato que o trem e o tempo de viagem é praticamente o mesmo. Só entre Viena e Bratislava que vale a pena ir de trem por ser o mesmo preço e a Estação Central é mais estruturada do que a “rodoviária” de Bratislava. Veja os horários, distâncias e preços de ônibus no site da Eurolines: http://eurolines.com/en/. Lá também mostra o nome das estações para vc se localizar num mapa. Olhando no site, o nome da Estação de partida é Népliget (fica em Peste). Olhe também estas empresas aqui, muito bem recomendadas: http://www.orangeways.com/ e http://www.studentagencybus.com.
      Para os trens, fui de OBB. Veja aqui: https://ticketing.oebb.at/inet/pub/en/ticket. Dá pra comprar na hora.
      Resumindo: vé de trem entre Bratislava e Viena e de ônibus pros outros destinos. Espero ter te ajudado. Divirta-se!

6. Olá Carol!
    Parabéns pelo post. Ficou lindo e bastante explicativo. Vou parar em Bratislava no caminho entre Praga e Budapeste e gostaria de saber se a ferrovia é longe da cidade, pois vc citou q pegou um onibus. O tiquete desse onibus é comprado em quiosques? Na volta onde pegaste o onibus para a estação? Quantas horas ficou na cidade?

Lilian

1. Opa Lilian! Obrigada pelo elogio! A estação fica há uns 10 minutos de ônibus so centro, do lado de fora da estação há uns quiosques que vendem varias coisas , dentre elas o ticket. Pegue o ônibus 93 e peca pra descer perto da entrada pro Castelo. Ali já e o centro. Na volta vc pega no mesmo lugar, em sentido oposto, e fácil e qq pessoa que fale um pouco de ingles te informa. Fiquei umas 5 horas ao todo, mas perdi tempo chegando de ônibus, conforme relatei. Bjs e boa viagem! Tem mapas grátis no centro de informações turísticas da cidade histórica.

7. Olá Caroline!

Adorei seu post! Quantos dias você considera necessários para passar na Eslováquia?

Obrigada e um abraço,

1. Ola, Carmem, obrigada! Para conhecer a Eslováquia toda nao sei te informar. Sei que tem muitod lugares lindos, mas como nao conheço, nao sou a melhor pessoa para dizer isso, mas em relacao a Bratislava , um dia inteiro da pra você conhecer a cidade ! Bjs

8. Nossa, parabéns pelo blog! Você foi a única pessoa que descreveu com tantos detalhes todos lugares que já fui e ainda vou passar minhas férias! O bom de tudo é que todas minhas dúvidas acerca do Leste foram esclarecidas, senti falta apenas sobre algo falando sobre algumas cidades da Espanha!
    Abraços e beijinhos como dizem os portugueses.

1. Olá, Romário! Que bom, fico feliz! Obrigada mesmo! Eu já estive em Madri e Barcelona, mas faz um tempinho, logo ainda não tive tempo de escrever sobre! Um abraço!

9. Olá, Carol. Gostei demais de suas informações. Estou indo pro leste em novembro e quero conhecer Bratislava. Qtos dias acha que são necessários? 2 é o suficiente? que trem vc pegou em Bratislava para Budapeste?
    Abraço.

Att..

1. Olá, Fernando. Na minha opinião, 1 dia inteiro e mais do que suficiente. Quanto ao trem, cheguei na estação e comprei o ticket pro próximo. Não me lembro qual nome ou empresa, mas acho que só tem este. Abraços e obrigada pelo comentário e elogio só blog :)

10. gostaria de contato com uma guia que fale portugues. Estarei ai em Agosto fiarei só uma manhã. Nasci ai mas vim para o Brasil com 9 meses. fico aguardando. Agradecida Alice Quastler

11. Neste verão fui de viagem e percorri várias cidades, Berlim, Dresden, Praga, Bratislava, Viena e Budapeste. Claro que Bratislava não tem os monumentos que as outras cidades que visitei, mas é uma cidade que vale a pena visitar, fiquei com pena de não ter estado mais tempo lá. Os eslovacos são muito mais simpáticos que os checos. É uma cidade que parece uma família. Acima de tudo foram cidades que estão limpas, não se vê lixo nas ruas.

1. Com razão, José! Merecia mais tempo pra conhecer um pouco melhor a cidade e a cultura. Achei uma graça Bratislava e recomendo muito uma visita a cidade. Abraços

12. Parabéns pelo blog! Ele me ajuda MUITO! :)
    Quantas horas voce ficou em Bratislava? Acha que foi suficiente? Pois estou planejando um bate-e-volta para lá, saindo de Viena, mas nao sei quanto tempo considerar na cidade.
    Obrigada
    Bjos

13. A mais detalhada e cuidadosa descrição para o roteiro de um dia em Bratislava. Muito obrigada!!! Você esta de parabéns!

1. Núbia, muuuuito obrigada pela gentileza e carinho nas palavras. Adorei e estou muito feliz! Por ter leitores fofos assim como você é que me empolgo cada vez mais em compartilhar minhas dicas. Super Beijo

14. Que legal o post! Vou fazer um bate-volta de Viena e encontrei tudo de que precisava aqui!
    Valeu!

15. Ola Carol, muito bem escrito todas as suas dicas. Vou sair de Viena, ja usando sua dica irei então de trem pra Bratislavia passarei o dia, passarei uma noite e pretendo na manha seguinte ir pra Budapeste (eu e meu filho), vc sabe se ha horarios de onibus regularmente? gostaria de comprar la mesmo, na hora, o onibus pra Budapeste faz um roteiro bonito entre as cidades ou vc recomenda trem no sentido vistas bonitas…..muito grata Cleo

1. Cleo, obrigada! Quando fui, não consegui nenhuma info de ônibus de Bratislava pra Budapeste. O trem não era muito caro, então pela praticidade e pela escassez de infos sobre ônibus, recomendo seguir voagem de trem. Abraços e boa viagem!

16. Finalmente achei um post sobre a Eslováquia que me fez querer ir para lá. Vou sair de Praga em direção a Budapeste e estava com muitas dúvidas em fazer um pit stop por lá. Agora que vi que existem lockers na estação de trem, fiquei tranquila. Suas dicas para ir até o centro e voltar são ótimas.Adorei seu site. Post bem escrito com ótimas fotos. Obrigada!! Algumas dúvidas: Vc tem informação sobre táxi? Sabe se vale a pena ir até o centro dessa maneira? Vc precisou trocar dinheiro ao chegar lá? Mais uma vez obrigada!

1. Oi Adriana, não tenho nada sobre táxi, desculpe. Eles aceitam euro. Se não me engano, não troquei dinheiro lá não. Obrigada pelo elogio ao blog ;) bjs

17. Adorei o post, parabéns!

Gostaria de saber como vocês fizeram para ir de Bratislava para Budapeste?

Quais cias aéreas vocês compram as passagens? BrasilxEuropa e vice versa?

Desde já muito obrigada!

1. Oi Paula, obrigada! Nós fomos de trem pra Budapeste. Nesta viagem, acho que fomos de Iberia, mas não me recordo mais. Mas eu cmpro a que estiver com melhores preços, sempre! Beijos

18. Boa noite, Carol. Primeiramente, adoro suas postagens.
    Bem, estou programando uma viagem agora em março com o seguinte roteiro: MUNIQUE-PRAGA-VIENA-BRATISLAVA-BUDAPESTE. Pelo que pesquisei fazer estes trajetos está mais barato através de ônibus. Queria saber se os valores dessas passagens mudam muito se eu deixar para comprar nas respectivas cidades? Outra dúvida: qual estação é melhor para descer em cada uma delas??
    Desde já, obrigada.

1. Olá, Carol…geralmente passagens de ônibus não mudam muito não, dá pra comprar na hora. Quanto aos nomes de cada estação de ônibus geralmente só tem uma nestas cidades (há exceções), mas não sei te informar com precisão. Precisaria checar no google. Beijos e obrigada pela visita!

19. Estive em Bratislava nesse fim de ano. Muito estranho, muito louco mas muito muito bom, recomendo muito. As pessoas ainda que não falam inglês tentam te ajudar de todo o jeito , muito gentis.

20. Prezada colega de viagem,

Fui ler suas informações após meu “bate e volta a belíssima Bratislava”.
    Parece até que vc estava comigo.
    Senti, vi e fotografei tudo igualzinho que vc fez.
    Foi muito bom ler suas impressões .
    Pequenas diferenças : cheguei na cidade de trem.
    Não fui ao castelo
    Almocei um Salmão delicioso
    Adorei ler seu Blog.

21. Carol,
    Gostei de seu blog! Somos,minha esposa e eu,viajantes contumazes, nos últimos 30 anos. Inscrevi-me em seu blog e informo-lhe, com prazer, que pretendo colaborar em seu blog, com eventuais dúvidas de viajantes, que porventura tenha conhecimento e informações a prestar aos consulentes do blog.
    Parabéns! É sempre prazeiroso ajudar a outrem em suas viagens.
    Julio Wagner -Belo Horizonte/MG

22. Caroooolllll
    Adorei o relato!
    Só não consegui identificar quantas horas você passou lá? Umas 4 horas? Mais ou menos?
    Beijokas
    Lily

23. Olá Carol. Tudo bom ? Um help. Irei com uns amigos para Viena, mas iremos desembarcar em Bratislava em torno das 16h, vi que o por do sol da cidade começa as 19 horas (horário em que gostaria de pegar o trem para Viena). Acha que vale a pena o risco e tentar passear pela cidade em 2h, notou algo perigoso ?

24. Ola Carol!
    Tudo bem? Parabéns pelo seu blog!!
    Estou indo para Budapeste mês que vem e como tenho um dia sobrando, pensei em fazer um bate e volta para Bratislava. Vc acha que vale a pena ou fica muito cansativo? São 3 horas de viagem?
    Um beijo,
    Vivi

1. Oi Viviana, eu acho que vale a pena sim, pois Bratislava é uma graça! E como ela é compacta, dá pra conhecer bem a cidade numa tarde! Beijos

25. Gratíssima pelas informações tão generosamente fornecidas. As fotos são lindas. Bjo no coração.

26. Agora todo mundo fazendo um bloguezinho de viagem… Que tipo de viajante frequente:
    – Não tem download de mapas de onde vai;
    – Anda de mala de rodinha;
    – Reclama que ninguém fala inglês;

Se você for turista e for para Brasil, o mesmo acontecerá numa rodoviária…

1. Queridinha, deixa eu esclarecer umas coisinhas: meu blog está no ar há 8 anos e neste tempo todo, eu compartilho as MINHAS experiências de viagem, após já ter viajado por mais de 55 países, sem contar os que eu repito e em todos estes anos, já recebi mais de 3000 comentários e acredito que 2999 só tiveram mensagens de carinho e agradecimento, mas é claro que não dá pra agradar a todos, sempre vai ter gente como você que gosta de criticar. Faz parte! Mas quando a gente é feliz e gosta do que faz, de ajudar pessoas, não está nem aí com comentários toscos de gente infeliz e mal amada… Eu também “não reclamo” de lugares que não falam inglês (nem o meu é perfeito pra eu reclamar do dos outros), mas informo sim aos meus leitores para que, quando eles forem viajar para estes lugares, estejam informados. Pra falar verdade, até gosto quando não falam porque a viagem se torna ainda mais excitante e eu sou boa de mímicas e desenhos, modéstia à parte hahaha :) E quanto às malas de rodinha, sim, só viajo com elas. Qual o problema???? Te incomoda? Que pena! Eu as uso porque sou um pouco consumista, adoro comprar peças de decoração, roupas, etc e Deus me livre ter que deixar de comprar algo por falta de espaço em malas e quer saber? Melhor carregar uma mala de rodinhas do que ter que receber comentários de uma “mala” como você kkkkk “Beijinho no ombro”