foto internet
Saíndo das pirâmides, fomos até o Cairo Islâmico, mais precisamente no mercado Khan Al Khalili. Na saída das pirâmides, achamos estranho o trânsito estar livre, em plena quinta-feira velha. Foi então que o motorista me disse que era feriado no Cairo, dia das Forças Armadas. Tá explicado!
Nosso táxi caindo aos pedaços !!!
O mercado Khan Al Khalili é, na verdade, uma mistureba de lojas pelas ruas vendendo tudo que você possa imaginar e mais um pouco. São centenas delas, espalhadas por um labirinto de ruas e ruelas onde você se perde fácil. Uma hora entramos num beco e não achávamos a saída de jeito nenhum. E é sempre muuuuita gente, quase 100% de locais. Durante um bom tempo que andamos por lá, não achei um sequer turista e depois, os que vi, estavam em grupos ou com guia. E a gente chamava a atenção por isso.

A maior parte dos produtos são de qualidade duvidosa. Prepare-se para barganhar bastante. 
Fui comprar umas caixinhas de madrepérola e o vendedor me pediu um preço x. Eu ofereci a metade e ele aceitou na hora, ou seja, me dei mal porque devia valer menos ainda!

Estas caixinhas, uns chaveirinhos e uns vasinhos de porcelana foram as únicas coisas bonitinhas e compráveis que encontrei. Achei tudo meio feio, pra não dizer brega! Pra quem estava vindo do Grand Bazaar de Istanbul, este mercado saiu pior que a encomenda, mas vale a experiência. Por isso, se você fizer esta viagem ao Egito e Turquia, deixe a Turquia por último pra não se chocar tanto!

Num dos becos, tinha uns vendedores de uma espécie de chá gelado, que mais parecia uma água suja! E o Alessandro teve coragem de tomar aquilo. Hipocondríaco do jeito que é, devia estar querendo estrear os remedinhos pra dor de barriga! Ah, e não espere um copo descartável. Isto é objeto raro!

O vendedor era tímido e não quis pousar para fotos
Em uma das lojinhas do mercado, a mulherada egípcia estava quase se estapeando para levar uns pares de camisolas pra casa! 

E tinha até equilibrista…

Já era bem tarde quando paramos para “almoçar” num lugar mais ou menos arrumadinho e pedimos uma panqueca de queijo, que mais parecia pizza, mas que por sinal, estava muito gostosa! Foi nosso almoço naquele dia!

Do ladinho do mercado estão a Mesquita e Universidade Azhar e também a Mesquita de al-Hakim. O Alessandro entrou na primeira e, como eu estava de vestido, não pude entrar e não me arrependo, pois estava um calor tão grande que me dava até arrepios de pensar em estar com calças.

Azhar Mosque and University

                                                                                                                                                                               foto internet

al Hakim Mosque
Dali, seguimos para a Citadela – Mesquita de Mohamed Ali. Ao contrário das mesquitas de Istanbul, aqui você paga pra entrar, cerca de 50 LE. Eu não estava a fim de entrar e só queria mesmo tirar fotos de fora.

Já exaustos de tanto pipocar na nossa  lata velha chamada táxi, só nos restava voltar pro nosso maravilhoso hotel descansar, vendo mais e mais mesquitas pelo caminho, afinal, estamos num país islâmico!

Mas o melhor do dia estava por vir. Pedimos ao nosso amigo taxista que nos levasse a algum lugar que vendesse cerveja. No hotel vende, obviamente, mas por quê pagar R$ 11,00 se podemos pagar R$ 5,00? No dia seguinte até pagamos, mas o mais importante é ter histórias destas pra contar. 

Então, nas imediações do hotel, ele começou a entrar numas quebradas em busca de alguma biboca clandestina que vendesse cerveja (lembrar que muçulmanos não bebem álcool). Primeira tentativa frustada; o bar estava fechado, afinal era feriado! Segunda tentativa também frustada! Eis que na terceira, tcharã!!!! O “bar” estava aberto, pra alegria do Alessandro!!! 

 

Saqqara ou Stella?! Eis a questão! 

Nosso motorista (na foto) ganhou até gorgeta depois desta caridade!!!

Agora tinha um outro problema: o hotel não permitia a entrada de comidas e bebidas. Mas mesmo assim, resolvemos arriscar. Provavelmente não iam fazer nada e não fizeram mesmo! Enchemos nossa mochila com as latas e passamos a mesma, tranquilamente, pelo raio-X da entrada. Depois daquele dia trés fatigué, fomos relaxar naquela piscininha “mais ou menos”, com direito ao reflexo das pirâmides no vidro! 

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

16 thoughts on “Egito: O mercado de Khan Al Khalili e o Cairo Islâmico”

  1. Boas fotos e uma excelente explicação do mercado, uma pessoa leva horas para comprar qq coisa mesmo que feia. Aquilo é um grande labirinto mas mesmo assim não me senti inseguro. O mercado tem outra vida de noite muita mas mm mta gente nas ruas gostei mais de visitar de noite. Bom blog

  2. Oi, Luffi, que bom que gostou! Às vezes tenho a sensação de que me faltou conhecer o Cairo de verdade! Passei tanto stress lá que, no fim das contas, não queria nem sair do hotel. Aquele trânsito também desanimava um pouco…Abraços!

  3. Ola Carol,
    Compreendo que a confusão do Cairo leve a cabeça de qualquer mortal prestes a rebenter, o esquema da coisa foi rir muito de tudo o que nos era difrente, o que me meteu mesmo muita confusão foi tentar atravessar a rua chega a meter medo houve alturas em que dei a mao feito criança ao primeiro que passava no meio daqueles carros por todo o lado. UM FILME. Voce acabou por entrar na cidadela???? Aguardo uma visita sua no meu blog abraços

  4. Não, na verdade só passei por ela, mas não estava con roupas apropriadas. Já visitei seu blog algumas vezes e agora vou ver mais sobre Praga, um dos meus próximos destinos. Abraços

  5. Estou adorando cada materia do Seu blog. Dicas otimas para quem AMA viajar!!! Praga é maravilhosa vale muito a Pena. xxx

  6. Parabéens pelo blog, estou adorando as dicas, pois nao gosto de excursoes, e estou planejando ir para grecia (atenas e mykonos), turquia(istambul e capadocia), israel (jerusalem e belem),Jordania (petra) e Dubai com minha mae.
    goatria de pedir uma dica se puder me ajudar, por onde começo? como fica melhor ir por primeiro, depois por segundo e etc. e dicas extras se puder tbm haahhhaah obrigada

    1. Oi, Ingrid, obrigada! Olha, eu não estou atualizada de como estão as relações hoje em dia entre Israel e Turquia ou Israel e Dubai, mas quando eu fui, quem tinha passaporte carimbado em Israel não poderia entrar nos Emirados Árabes. Você precisa estudar isso direitinho antes de ir no site do consulado ou nos sites dos países pra atualizar. Qdo eu fui, comecei por Atenas e depois voei de Mykonos para Istanbul. De Istanbul voei pra Denzli pra conhecer Pamukkale e de lá fui de onibus pra Capadócia. Depois voei Kayseri – Istanbul – Istanbul – Cairo – Sharm El Sheik. Atravessei a fronteira do Egito com Israel de ônibus. entrei na Jordania e voltei pra Israel e vim embora pro Brasil. Dubai foi em outra viagem, um ano antes. Uma coisa que as pessoas fazem geralmente é pedir pra não carimbarem o passaporte em Israel. Eles carimbam um papelzinho. Bem, desculpe se não ajudei muito, mas este tipo de informação muda e a melhor fonte é o consulado e sites do governo do pais. Bjs

  7. Ola!
    Estou pensando em ir ao egito. Em uma viagem de cunho comercial.
    Trabalho com pecas de danca do ventre e lencos.
    Vc cha q consigo trazer essas pecas de la?
    Abcs

    1. Puxa, Danielle, não sei como funciona e nem a quantidade que pretende trazer, Se for poucas peças, creio que não haverá problemas. Bjs

  8. Oi, Carol! Vou ao Egito em outubro e minha amiga e eu estamos bem preocupadas com as roupas que devemos levar, agradeceria se pudesse nos dar alguma dica.

    Obrigada,
    Evelin

    1. Oi Evelin, outubro é bastante calor, mas leve lenço para cobrir ombro e braços para andar pelas ruas, bermudas ou vestidos que cubram o joelho e calça ou saia longa para entrar em mesquitas. Braços e pernas nunca podem estar à mostra nas mesquitas. Eu usava vestidos no joelho de alcinha e cobria os ombros com lenços. Não consegui só entrar na mesquita por não estar de calça.

  9. Carol, muito obrigado pelas dicas. A forma como descreve cada detalhe é sublime. Senti-me a viajar consigo, na forma como descreve cada sentir, local, gestos, sons, imagens, pulsar. Obrigado. Foi de um conhecimento e informação simplesmente fantásticos. Continuação de boas viagens e um abraço desde Lisboa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram