Pra finalizar nosso último dia no Cairo, tomamos o metrô na estação de Giza (fomos de táxi até lá) e seguimos até o bairro de Gezira, descendo na estação do metrô de mesmo nome, que fica na ilha principal do Rio Nilo. Achamos estranho o pouco trânsito no caminho….
Na estação, os homens devem ficar atentos para não entrarem no vagão destinado exclusivamente às mulheres.
O metrô do Cairo cobre uma boa área da cidade e é a melhor maneira pra fugir do trânsito caótico desta cidade. O bilhete do metrô custa 1 LE.
A Torre do Cairo (Cairo Tower) tem 185 metros de altura e oferece uma vista de toda a cidade. O ingresso custa 70 LE.
Na ilha, além do bairro de Gezira, onde está a Cairo Tower, há também o bairro de Zamalek, bairro muito chic, cheio de lojas, restaurantes e até um shopping, além de uma rua chamada “Brazil”. O que nós esquecemos é que era sexta-feira e isto significa o dia do descanso dos muçulmanos, ou seja, tudo estava fechado.
Quando chegamos em Zamalek, ouvimos o som vindo das mesquitas, chamando as pessoas para rezarem. Neste momento, as pessoas param o que estão fazendo e vão se aglomerando na rua mesmo, sempre em direção à Meca, abaixando a cabeça em sinal de reverência. É comum os egípcios terem uma cicatriz na testa devido ao ato de encostarem a cabeça no chão neste momento de fé.

A ponte Kasr El Nile, uma das principais da cidade, liga a Praça Tahrir à ilha, mais precisamente à Opera Square, onde está uma imponente estátua de Saad Zaghloul, líder intelectual alexandrino que lutou contra a presença inglesa no país, em 1919.

Desta ponte, mais uma bela vista do Rio Nilo.

O bairro de Mohandeseen: de Zamalek, fomos até o bairro de Mohandessen, na tentativa de achar algo aberto. Sem chance! O taxista nos deixou numa larga avenida repleta de lojas (fechadas) e fast foods! Uma má sorte! Como já estava perto da hora do almoço, comemos um McDonald’s. Num curto período de tempo, uma quantidade enorme de taxistas parava o carro pra nos perguntar se queríamos táxi! No mínimo irritante! Sem ter o que fazer nem aonde ir, só nos restava voltar ao hotel e aproveitar as nossas últimas horas em terras cairóticas na piscina. Até que não era má ideia. frente a um calor de 35 graus!
O taxista que nos levou não falava inglês uma palavra em inglês e ficamos horas fazendo mímicas pra explicar o local do nosso hotel. Não teve jeito. Quando vi, ele pegou o celular, ligou pra um cara que falava inglês e passou o telefone pra mim, pra eu explicar pro tal cara no celular onde queríamos ir. Hilário!
Outras informações sobre o Cairo

Clima:

o clima no Cairo é mediterrânico, com invernos temperados e verões quentes! Geralmente, o clima é muito seco, com chuvas escassas. São mais frequentes as tempestades de areia.

Distritos:

Midan Tahrir:
a praça Midan Tahrir virou o centro das atenções em 2011, durante os protestos contra a ditadura egípica de Osni Mubarak. É nela que está o Museu Egípicio. É também reduto de hospedagens baratas para mochileiros de todo o mundo.

Midan Ramsés:
praça onde se encontra a principal estação de trem do Egito, a Midan Ramsés Train Station. Trens noturnos partem para Luxor e Aswan

Cairo Islâmico:
O centro do Cairo medieval; a Cidadela, o bazar Khan el Kalili, mesquitas históricas.

Cairo Velho
No sul da cidade moderna, inclui o bairro cóptico (que acabamos não indo) e a primeira mesquita da África, além da Ilha de Rhoda.

Cidade Jardim
Subúrbio com boas opções de acomodação, perto do centro e de Corniche el-Nil.

Dokki e Mohandeseen
Na margem ocidental do Nilo, com restaurantes chiques, shopping centers e bons hotéis.

Giza
Distrito no oeste da cidade, onde ficam as Pirâmides “de Gizé”. Os municípios do Cairo e de Giza se aglomeraram, mas originalmente eram cidades diferentes. O termo Giza costuma significar o distrito de Giza, dentro do Cairo, não a locação das pirâmides (Al-Haram).

Heliopolis e Nasr City
Bairros residenciais crescendo rapidamente ao lado do aeroporto internacional. Heliópolis é mais velho e habitado por egípcios de classe alta. Nasr City é mais novo, e abriga o complexo empresarial/shopping mall mais moderno do Cairo, City Stars.

Ma’adi
Bairro calmo, residencial, de classe alta.

Locomoções:

Carros não são recomendáveis nem necessários num trânsito como o do Cairo. A melhor forma de se locomover é de metrô (por causa do trânsito) e táxi, por ser barato.
Do aeroporto até o hotel, o melhor é reservar um Shuttle. Veja aqui o post que fiz relatando nossa chegada e o transfer utilizado.
Números árabes:

Aprender os números árabes é uma boa ideia na hora de negociar e não ser roubada! No primeiro dia consegui decorá-los, o que não é difícil, testando minha memória nas placas do carro!
Próximo post: Sharm el Sheikh!!!

7 thoughts on “Egito: Os distritos do Cairo e algumas informações úteis”

1. Poxa, muito obrigado pelas informações, muito obrigado mesmo, eu estarei indo ao Cairo agora dia 10/03 e volto dia 20/03,todas as suas informações foram extremamente úteis. Muito Obrigado.

2. Olá! Parabéns pelo blog e pelas informações repassadas. Qual a sua sugestão de dias para uma viagem ao Egito? Cairo-Assuã-Luxor-Sharm El Sheik? para a travessia até a Jordania devo considerar um dia?

1. Oi, Sandro, obrigada! Não fui a Assuã nem Luxor e cheguei a planejar a ir neste último de trem a partir de Cairo, mas não deu. Mas acredito que seja um bom roteiro no país sim. Considere um dia de deslocamento pra Jordânia a partir de Sharm el Sheikh. Abraços e boa viagem

1. Obrigado, Carol! Vale a pena ir a Sharm el Sheikh ou vale mais a pena para quem gosta de mergulhar? Outra opção, excluindo Sharm do roteiro, seria ir para a Jordania voando. Abraço.

1. Sandro, vale muito de você gosta de praias e se você quer descansar uns dias do Egito, mas no próprio Egito. Eu adoro mergulhar, mas não fiz mergulho lá, fiz apenas snorkeling. Eu gostei muito da cidade, pra mim valeu a pena. Se você não for, considere pegar avião do Cairo pra Jordânia: Aman ou Eilat( Israel), que fica na fronteira, caso você pense em ir a Petra. no blog tem tudinho. Abraços.