Depois de nosso café  da manhã regado a muito tomate, pepino e azeitonas rsrs, saímos feito loucos pra subir o “Castelo de Algodão”. Isto mesmo, Pamukkale, em turco, significa Castelo de Algodão, que é o que parece este lugar maravilhoso.
Pamukkale é, na verdade, um conjunto de piscinas termais que, com o passar dos séculos, formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação de Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois se solidifica como mámore travertino. As águas brotam do chão a 35 graus Celsius, mas ao chegarem na base da colina, já está bem geladinha. Foi declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com Hierápolis, em 1988. Com certeza, é uma das maravilhas naturais mais espetaculares da Turquia e do mundo!
É uma pena que algumas partes estão sofrendo a ação do tempo e ficando amareladas. Para inibirem a ação do homem, é proibido andar de calçados nas pedras brancas e as travertinas são fechadas ao público, mas outras piscinas foram construídas e inseridas muito bem na paisagem, parecendo pertencerem ao local, naturalmente. 
Não se esqueçam de chapéu, óculos, água e filtro solar! Você vai precisar!!

Dizem que, ao longo da história, Pammukale recebia visitas de pessoas ilustríssimas, como Júlio César e Cleópatra, que procuravam este belo local na região para descansarem.

O ingresso custa 20 TL para você passar o dia e no topo da colina, estão as ruínas da cidade  histórica de Hierápolis, que falarei em outro post pra não ficar fotos demais neste daqui. 

Quando você começa a subir aquelas montanhas brancas, que mais parecem neve, com uma água claríssima descendo, você começa a pensar como Deus é maravilhoso e nos surpreende a cada dia com estes lugares que a gente se quer imagina que existam, até que a gente vá ver! O lugar é simplesmente deslumbrante!! Como dizem alguns blogueiros, taí um lugar que devemos visitar pelo menos uma vez na vida!

Ah, e me desculpem o excesso de fotos e a falta de textos, mas as fotos podem falar mais sobre a beleza deste lugar do que eu!!!

Conhecer Pamukkale, pra mim, foi o máximo! Eu simplesmente amei! Lindo, lindíssimo! Não canso de ver as fotos. E saber que ouvi falar sobre este lugar no comecinho deste ano, durante uma auditoria de ISO na empresa. A auditora tinha ido recentemente e ficado maravilhada! Pamukkale foi uma das responsáveis por eu antecipar minha viagem ao Oriente Médio para este ano e incluir mais tempo na Turquia, este país fascinante e encantador! 

E você, já tinha ouvido falar de Pamukkale antes? 

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

14 thoughts on “Turquia – Pammukale: O castelo de algodão”

  1. Oi Carol! Tudo bem? Primeiro,parabéns pelo seu blog, é muito bacana!!!
    Queria te perguntar uma coisa: estou indo agora em janeiro para alguns lugares da Europa com meu marido, dentre eles, para a Turquia. Ele sempre quis conhecer Pamukkale, eu tbm, mas a nossa preocupação é se eventualmente estará muito frio lá nessa época do ano para podermos entrar na água, aproveitar bem o lugar. Vc poderia me passar alguma dica? A água é mesmo quentinha, ou passaríamos um baita frio? Rsss…
    Obrigada desde já e beijos!
    Thalita (t.anwaltin@hotmail.com)

  2. Olá, Thalita! Obrigada pelo comentário! Bem, em janeiro provavelmente vocês vão pegar frio por lá e, provavelmente não vão ter coragem de entrar na água, já que ela é quentinha só mais na parte superior. À medida que ela vai escorrendo pelas pedras, vai esfriando chegando a ser até um pouco geladinha na parte de baixo. Mas já que vocês estão indo à Turquia mesmo, vale muito a pena dar uma esticadinha até Pamukkale (têm vôos low costs da Anadolu Jet pra Denizli, que é barato e perto – veja o post que fiz sobre o trajeto “De Mykonos a Pamukkale”), que pra mim, é um dos lugares mais lindos do planeta.) Vocês não vão se arrepender!! Para saber mais sobre o clima da região, veja este site: http://www.vamosparaturquia.com.br/clima.html. Espero tê-la ajudado! Super beijo!!!!

  3. Estou com inveja, as suas fotos ficaram muiiito melhor que as minhas!!!!
    Pammukale é lindo acho que só estando lá dá para perceber a sua beleza e dimensão. FANTÀSTICO!!
    No dia que fui apanhei o por do sol deitado naquelas bacias foi fenomenal ver aquele branco todo virar cor de ouro, foi lindo nunca esquecerei aquele lugar, creio que vc tb não.
    Faz uma visita no meu blog, estou adorando este

  4. É exatamente isso: só quem vai a Pamukkale consegue ter noção da dimensão e beleza daquele lugar! Pra mim, foi um dos Top 5 da viagem!!! Já vi seu blog, sim e coloquei na minha lista! Vou ler os posts com calma.

  5. Obrigada, Simone! Escrever no blog é uma forma de retribuir toda a ajuda recebo de outros blogs também. Já visitei o seu, mas vou olhar com mais calma! Abraços

  6. Nossa como vc sabe achei Seu blog hj e estou amando ler sobre tudo e revivir lugares Lindos como este que ja estive. Pamukkale só realmente estando por la para saber!!’ Lugar lindo.. Parabens pelo Blog

  7. Em outubro, vou a Istambul. Não tinha programado visitar Pamukkale. Mas, a partir das suas informações já vou agendar o passeio. Valeu, obrigada por compartilhar felicidades.

  8. Em que ano vc foi?Não sei mexer em blog, então não sei ver data…me disseram que as águas de lá estão sumindo, mas pelas suas fotos, não parece muito…a não ser que vc tenha ido há mto tempo…
    Mayra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • A piscina fabulosa do @theedgebali por outro ângulo! Tem post no blog sobre minha visita nesta mega piscina, já viram? ➡️ www.viciosdeviagem.com #Bali #TheEdge #viciosdeviagemindonesia 📸 @golden_heart
  • Só em Koh Lipe, Tailândia 🇹🇭, a gente encontra uma praia destas só pra nós ❤️❤️❤️. Roteiro completo no blog ➡️ www.viciosdeviagem.com #Thailand #Tailandia #KohLipe #viciosdeviagemtailandia
  • O por do sol em Uluwatu, #Bali, é lindo tanto do alto quanto da praia , que por sinal no fim do dia, fica uma piscina 🏊‍♀️ ! Nós experimentamos assistir das duas formas e ambas são imperdíveis! 🌅 #Indonesia #viciosdeviagemindonesia
  • Padang Padang foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts... ao contrário de Uluwatu, esta praia não some na maré alta e é uma das praias mais parecidas com as nossas praias brasileiras! Saudade enorme de #Bali ❤️❤️❤️ #Indonesia #PadangPadang #ViciosdeViagemIndonesia
  • Quem foi que disse que #Bali tem praias feias? A ilha tem praias lindas, como Uluwatu, Balangan, Bingin e Padang Padang (foto)... Sonho o dia em voltar nesta ilha dos sonhos ❤️! No blog o roteiro desta viagem! #Indonesia #ViciosdeViagemIndonesia
  • Durante meus dias em #Bali, fui visitar a piscina do @theedgebali , de fundo de vidro a 182 m de altura dos penhascos de Uluwatu (na foto dá pra ver as rochas láaaa embaixo) No blog tem um post detalhado de como foi conhecer esta piscina que está dando o que falar... #theedgebali #oneeighty #infinitypool
  • O roteiro de 30 dias da minha última viagem pelo Sudeste Asiático está no blog, já viram? 📸: Maya Bay, Tailândia, Nov/17 ! #asia #thailand #tailandia #mayabay #phiphi
  • Retrospectiva 2017: em abril visitamos a África do Sul, um país pra lá de incrível, com ótima gastronomia, vinhos, belas paisagens, safaris e ótimos custos! Esta é a vista do topo da Table Mountain. No blog tem uma série de posts desta trip! #africadosul #capetown #viciosdeviagemafricadosul

Me Acompanhe no Instagram