Como voamos para a China via Etihad , o hub da companhia é Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, uma boa oportunidade para quem quer conhecer a cidade ou dar um pulinho em Dubai.
IMG_9242
IMG_9183
Abu Dhabi é uma cidade que está se esforçando muito para ser o novo epicentro emiresco, mas ainda é difícil chegar aos pés da opulenta Dubai. As atrações turísticas por aqui não são tantas e também não estão concentradas num mesmo lugar, então, saiba que quem quiser conhecer as principais atracões da cidade vai ter que circular bastante de taxi.
IMG_9195
Como nossa intenção era também revistar Dubai, o melhor jeito que achei para nos locomover entre as cidades foi alugando um carro. Para isso, tivemos que providenciar uma carteira internacional de habilitação e escrevi como fazer aqui.
IMG_9150
Nós chegamos na cidade à noite, vindos de Kuala Lumpur, na Malásia, e já pegamos o carro no aeroporto, que reservei previamente pela internet no site da RentalCars, que depois acabou se tornando parceiro aqui do blog.
IMG_8953
IMG_9185
O carinha da agência disse que não era necessário usar o GPS e acabamos não alugando. Realmente não foi complicado, mas no começo chegamos a perder um certo tempo pra nos localizar na cidade e achar nosso hotel. Em Dubai também, acabamos nos perdendo na região de Deira e não achávamos o caminho de volta, então, recomendo usar o GPS.
IMG_9203
Bem, mas voltando a Abu Dhabi e suas poucas atrações, abaixo um roteiro que fizemos no único dia que passamos por lá.
1) Sheikh Zayed Mosque
Acordamos cedo e fomos direto para esta que é uma das maiores e mais belas mesquistas do mundo. Inaugurada em 2007, comporta cerca de 40.000 pessoas em seu pátio interno. Incrível!!!! Colossal a sua beleza e já valeu a pena ter parado em Abu Dhabi só por causa dela.
IMG_8954
IMG_8958
A Mesquita é uma das poucas abertas para não muçulmanos e está devidamente preparada para receber turistas desavisados que chegam lá com pernas e braços de fora.
IMG_9092
IMG_9073
Eu fui de saia longa, blusinha de manga e levei uma pashimina para cobrir braços e a cabeça, mas não foi suficiente. Tive que vestir a abaia, a roupa preta que as muçulmanas usam, pois segundo o rapaz da recepção, só o fato deu tirar foto poderia expor algumas partes do meu braço, então, dá-lhe abaia, sem nenhum custo.
IMG_8968
IMG_9068
Sapatos, obviamente, do lado de fora, sempre!
A Mesquita é toda feita de mármore, cristais, ouro e pedras semi- preciosas. Tem o maior tapete persa do mundo. Dizem que precisou de mais de 2000 artesãos para fazê-lo durante 2 anos. O tapete pesa 47 toneladas e tem mais de 5.ooo m2 e está até no livro dos Recordes como o maior tapete persa do mundo.
foto abudhabi
IMG_9054
IMG_9060
Além disso, sua área total é equivalente a 5 campos de futebol e pode comportar cerca de 40.000 fiéis.
IMG_9061
IMG_9064
Esta Mesquita é tão linda e deslumbrante que merecia um post exclusivo…É até pecado, com tanta foto linda!
IMG_8980
IMG_9080
Candelabros gigantes de cristais gigantes adornam o seu interior também, tudo com muito requinte e bom gosto e flores de murano e cerâmica enfeitam as paredes de uma das entradas, uma verdadeira obra de arte. No piso, tanto interno quanto no pátio externo, flores de mosaico contrastam com um piso de mármore branco que reluz
IMG_9030
IMG_9049
IMG_9050
IMG_8995
A Mesquita é um must see em Abu Dhabi e é principal e mais bonita atração da cidade. Ela está aberta das 9h – 12h, de segunda a quinta-feira. Há tours guiados às 10h, de dom-qui.
IMG_8961
IMG_8970
IMG_9075
IMG_9093
IMG_9098
IMG_9101
2) Yas Island e o Parque da Ferrari
Depois da Mesquita, siga para a Yas Island, onde está parque de diversões Ferrari World, o primeiro da marca no mundo e que também conta com a montanha-russa mais rápida do mundo, com velocidade de 200 km/h.
IMG_9107
IMG_9123
IMG_9106
IMG_9140
Nós não queríamos entrar no parque, porque não sou muito fã destes brinquedos radicais. Além disso, nosso tempo na cidade era pequeno, então nos contentamos em só conhecer a entrada e a grande estrutura que o abriga.
IMG_9113
IMG_9118
Na ilha também está  Yas Marina Circuit (onde acontecem as corridas de Fórmula 1 da cidade) e o Yas Viceroy Abu Dhabi Hotel, construído dentro do circuito e que contém o maior sistema de iluminação de LED do mundo. Mais bonito quando visto à noite, mas não volte aqui só por causa disso porque não compensa.
IMG_9131
IMG_9137
A Yas Island está em franco desenvolvimento. Até 2015 será inaugurada uma filial do Louvre e uma do Guggenheim aqui.
Se quiser fazer umas compras, é aqui que está a maravilhosa IKEA, onde fui me abrigar do calor do deserto e torrar alguns dihrans.
3) Emirates Palace Hotel
De vota ao centro de Abu Dhabi, siga para o Emirates Palace para ver um dos mais luxuosos hotéis da cidade, com acabamento interior em ouro de verdade e lustres feitos com cristais swarovski. Não precisa estar hospedado qui para conhecer todo o luxo deste hotel.
IMG_9187
IMG_9188
IMG_9189
E aqui também está a única máquina do mundo que vende medalhas e barras de ouro de verdade. Ao contrário do que muitos pensam ( eu também pensava), este não é o hotel do filme Sex in the City 2, que se passa em Abu Dhabi. O hotel do filme, na verdade, fica no Marrocos, e pelo que li, nenhuma cena foi rodada na capital emiresca.
IMG_9155
IMG_9156
IMG_9170
IMG_9173
IMG_9178
4) Central Market
Depois da visita ao hotel, siga para o Central Market, o local ideal pra quem quer comprar artesanatos típicos e lembrancinha da cidade. Este mercado me decepcionou bastante. Imaginava algo bem grandioso, como os Souks mais bonitinhos de Dubai, mas o que vi foram poucas lojas abertas e destas, muito poucas com coisas interessantes. Parece até que está meio falido.
IMG_9200
IMG_9216
IMG_9214
Mas estando aqui, tenho uma dica quente: almoçar no Restaurante Tarbouche Al Basha, que tem dentro do mercado, de comida tipicamente árabe. Delicioso. Comemos muito bem aqui e por um preço justo.
IMG_9212
IMG_9208
Nós pedimos dois pratos e um deles, foi por sugestão da casa: o primeiro foi o Moutabal ao baska com lamb chopp, e o segundo era um Kebab de carne divino.
IMG_9211
IMG_9205
IMG_9204
Este Moutabal é uma pasta de berinjela com limão, azeite, romãs e outras especiarias que, combinados com as costelas de cordeiro são de um sabor único. Esta é a recomendação da casa, escrita em um quadro negro na entrada. Super aprovado e super recomendo!
IMG_9213
5) Mercados locais
Abu Dhabi tem um mercado interessante de frutas e vegetais e outro de tapetes. No primeiro, e interessante é ver como os locais negociam suas frutas, verduras e legumes…é o cotidiano deles…
IMG_9220
IMG_9218
Aproveitamos para comprar alguns quitutes no mini mercado que tem em frente. Você encontra delícias como o famoso mel da Arábia Saudita, considerado um dos melhores do mundo, além de outras delicias. Aproveitamos para comprar várias comidinhas pro happy hour no quarto do hotel ( adoro) e para nosso café da manhã do dia seguinte.
IMG_9222
Dali seguimos para o mercado dos tapetes e nos divertimos muito com a quantidade de árabes disputando nossas fotos, nossos olhares, nosso dinheiro rsrs. Hilário, pois aqui eles pedem para que você tire fotos deles e querem que você entre nas lojas, a todo custo. Não basta só olhar. “Come in, come in” Look!  “Look, come in!”  eles diziam…
IMG_9223
IMG_9236
IMG_9228
Teve uns que me ofereceram chocolate e queriam que eu tomasse um chá com eles Hahaha. Impossível não imaginar a quantidade de poeira e ácaro que tem em cada um daqueles tapetes. O cheiro de mofo e pó das lojas vai longe…
IMG_9230
IMG_9232
IMG_9235
6) Passeio pela Corniche
Termine o dia assistindo ao por do sol da Corniche, a calçada beira-mar deles e super arborizada, embora o calor seja de matar.
IMG_9233
À  noite, você pode escolher ir num restaurante, no Abu Dhabi Heritage Village, badalar na Etoile, uma das casas noturnas do momento, que fica no hotel Emirates Palace, ou gastar seus dihrans nos shoppings da área, como o Abu Dhabi Mall.
IMG_9151
Nós preferimos beber no quarto do nosso hotel e descansar, pois achamos que os investimentos por ali não valiam a pena. Não nos arrependemos!!!
Nosso hotel foi o Al Diar Mina e ficava perto da Corniche. Bom custo beneficio, mas abro um parêntese aqui para contar alguns pequenos problemas que aconteceram conosco. Primeiro que o hotel não tem estacionamento e na primeira noite, tivemos que estacionar uns 300 m do hotel, ao custo de 15 AED. Era por volta de 1:30 da manhã quando chegamos e não tinha vaga na frente do hotel, então o rapaz da recepção nos sugeriu deixar o carro por ali perto até às 3:00, quando ele nos ligaria pra tirar o carro! Ah???? Oi??? Era mais de 1 da manhã quando chegamos e ele ia nos chamar as 3:00 pra tirar o carro? Não íamos dormir então?! Afff, bati boca com o rapaz e fomos pra este estacionamento longe que falei.
Chegando no quarto, só uma toalha, só um roupão, sendo o quarto pra dois. Ok, não vamos brigar de novo. Vamos tomar banho com a mesma toalha e amanha eles repõem, pensei! Eis que no outro dia à noite, o quarto continuava sem toalhas. Aí eu liguei pra recepção pra pedir e a moça me pergunta se eu ia extender a jornada, pois eles haviam cobrado apenas 1 noite. Oi ???? (de novo) Minha reserva era de 2 noites, como assim?! Então, eu pedi que ela subisse até o quarto para eu pagar e reforcei o pedido da toalha.  Aí chega um rapaz pedindo o dinheiro do hotel, como se eu fosse uma bandida prestes a dar o golpe kkkk. Perguntei da toalha. Ele me pediu pra pagar primeiro que ele traria a toalha. Ah???? My God…coisa de árabe? Não, pois o cara era indiano. Fiz uma cara tão feia pra ele e um sinal de inconformidade total, que ele mandou outro entregar a toalha. E advinha o que aconteceu no dia seguinte? O nosso carro alugado amanheceu todo riscado, que Deus me perdoe se eu tiver errada, mas quem mais poderia ser?
E a moça da recepção ainda me pergunta se minha estadia foi boa. Vocês já imaginam o que respondi pra ela, né?!
No último dia, quando retornamos à cidade vindos de Dubai, reservamos o Ibis Abu Dhabi Gate, que ficava bem perto do aeroporto, o que foi uma mão na roda, pois nosso vôo pra São Paulo saia cedinho no outro dia.
Leia também:
Dubai, muita emoção no Desert Safari!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

17 thoughts on “Abu Dhabi: o que fazer em 1 dia na capital dos Emirados”

    1. Fe, Dubai e maravilhoso! Abu Dhabi vale mais pela mesquita, mas Dubai nao ! Eu tambem viajo pra alguns lugares depois de descobri-los bos blogs hehe bjs

    2. Fernanda Scafi, mesmo sobrenome… Estive vendo, somos parentes :) eu moro atualmente no Japao

  1. Oi Carol,
    duas perguntas:

    -Como você teve coragem de dirigir por lá? Aqueles motoristas são loucos! rsrs
    Ficamos com medo antes mesmo de sair do Brasil e só rodamos de taxi mesmo…

    – Você entrou no Emirates pra visitar sem ter reserva em nenhum restaurante??

    Ai, só de ver as fotos da vontade de voltar…

    Beijão
    Thaís Towersey
    http://www.guiamundoafora.com

    1. Nossa, thais, achamos bem tranquilo dirigir nos Emirados, não vimos nada de anormal. Sim, pode-se visitar o hotel sem nenhuma reserva pra restaurante. Ele eh aberto ao publico. Bjs

  2. Dubai é sensacional,tuuuuudo de bom,comida,cultura,os lugares….quero ir para Abu Dhabi na próxima vez,louca pra ir na mesquita!

  3. Carol,

    Boa tarde! Estamos indo para abu dhabi agora no dia 21/abril e ficamos apenas o dia 22 para conhecer a cidade! Temos algumas opções de tour como o bus turistico mas estamos buscando algo que seja possivel ir nos pontos turisticos (mesquita, passar no pq da ferrari e jantar no deserto) se desse demais pontos seria legal. Recomenda algum site ou lugar para fechar isso? Vamos ficar no Hilton e eles nos passaram algumas opções:
    – Desert Safari Tour 290 AED p.p.

    – Half day Abu Dhabi Tour 180 AED p.p.

    – Full day Abu Dhabi Tour 300 AED p.p.

    – Dubai Tour 300 AED p.p.

    Desde já agradeço sua ajuda.

    obrigado.

    Abraço,

    Marcelo Alonso

    1. Olá, Marcelo…Passei só 1 dia em Abu Dhabi e aluguei carro, logo fiz tudo por conta e o passeio no deserto eu fiz em Dubai, mas se o hotel recomendou, deve ser bom e confiável! Abraços

  4. Olá Carol, vou fazer um stopover de 3 dias em Abu Dhabi (Vou ficar 1 em Abu Dhabi e dois em Dubai, provavelmente) a caminho do Japão. Lendo os blogs sobre transporte, estou cada vez mais tentada a alugar um carro mesmo. Minha pergunta é, como é para estacionar lá? Tem estacionamento gratuito, dá para parar na rua ou tem que pagar toda vez perto dos pontos turísticos? Qual seria mais ou menos o valor dos estacionamentos???
    Obrigada
    Barbara

    1. Oi Barbara, geralmente é facil patar na rua e tem parquimetro. Nao lembro preco
      (Acho que era algo em torno de 2AED a hora), nao tenho certeza mas nao era caro. Na região dos souks já é mais dificil,
      Entao paramos num estacionamento privado. Não me recordo tb do valor. Shoppings também tê
      Estacionamentos, mas não me recordo se eram pagos (eu acho que não. Beijos

  5. Oii carol!! estou me organizando em fazer uma parada em Abu Dhabi, pois tenho viagem para China marcada, estou tentando me organizar financeiramente, você lembra dos valores que pagou para entrar nesses lugares citados?
    Passeio no deserto não achou interessante fazer?
    obrigada!
    Gabi

    1. Ola, Gabriel, não paguei nada pra entrar em nenhum destes. O único aqui pago é parque da Ferrari, mas como eu não entrei, não paguei. O passeio no deserto eu já tinha feio em Dubai, quando visitei a cidade pela primeira vez, em 2010. Achei que valeu a pena sim. Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • A piscina fabulosa do @theedgebali por outro ângulo! Tem post no blog sobre minha visita nesta mega piscina, já viram? ➡️ www.viciosdeviagem.com #Bali #TheEdge #viciosdeviagemindonesia 📸 @golden_heart
  • Só em Koh Lipe, Tailândia 🇹🇭, a gente encontra uma praia destas só pra nós ❤️❤️❤️. Roteiro completo no blog ➡️ www.viciosdeviagem.com #Thailand #Tailandia #KohLipe #viciosdeviagemtailandia
  • O por do sol em Uluwatu, #Bali, é lindo tanto do alto quanto da praia , que por sinal no fim do dia, fica uma piscina 🏊‍♀️ ! Nós experimentamos assistir das duas formas e ambas são imperdíveis! 🌅 #Indonesia #viciosdeviagemindonesia
  • Padang Padang foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts... ao contrário de Uluwatu, esta praia não some na maré alta e é uma das praias mais parecidas com as nossas praias brasileiras! Saudade enorme de #Bali ❤️❤️❤️ #Indonesia #PadangPadang #ViciosdeViagemIndonesia
  • Quem foi que disse que #Bali tem praias feias? A ilha tem praias lindas, como Uluwatu, Balangan, Bingin e Padang Padang (foto)... Sonho o dia em voltar nesta ilha dos sonhos ❤️! No blog o roteiro desta viagem! #Indonesia #ViciosdeViagemIndonesia
  • Durante meus dias em #Bali, fui visitar a piscina do @theedgebali , de fundo de vidro a 182 m de altura dos penhascos de Uluwatu (na foto dá pra ver as rochas láaaa embaixo) No blog tem um post detalhado de como foi conhecer esta piscina que está dando o que falar... #theedgebali #oneeighty #infinitypool
  • O roteiro de 30 dias da minha última viagem pelo Sudeste Asiático está no blog, já viram? 📸: Maya Bay, Tailândia, Nov/17 ! #asia #thailand #tailandia #mayabay #phiphi
  • Retrospectiva 2017: em abril visitamos a África do Sul, um país pra lá de incrível, com ótima gastronomia, vinhos, belas paisagens, safaris e ótimos custos! Esta é a vista do topo da Table Mountain. No blog tem uma série de posts desta trip! #africadosul #capetown #viciosdeviagemafricadosul

Me Acompanhe no Instagram