IMG_0824
Petite Venise, ponto alto da cidade!

Colmar eh uma cidade de 67.ooo habitantes habitantes, localizada na região da Alsácia, no noroeste da França, quase na divisa com a Alemanha. Seu morador mais ilustre foi Fréderic Auguste Bartholdi, criador da estátua da liberdade de Nova York. Na entrada da cidade podemos ver uma réplica da estátua em homenagem a seu morador mais célebre.

IMG_0755

IMG_0781
A Alsácia é uma das famosas regiões de vinhedos da França e como apelo turístico, tem a famosa Route Des Vins d’Alsace (Rota dos Vinhos da Alsácia), onde Colmar é a porta de entrada ou de saída (pra quem vem de Estrasburgo) desta rota.

IMG_1116
As fachadas das casas em Colmar se revelam a cada esquina. Atenção aos detalhes…

IMG_1095

A Alsácia foi, por inúmeras vezes, objeto de disputa em conflitos entre França e Alemanha, chegando a pertencer à Alemanha por várias décadas e, embora já pertença à França desde o final da Primeira Guerra, carrega fortemente as influências alemãs de seu passado, principalmente na gastronomia e na arquitetura.

IMG_0814

IMG_0727

IMG_0751

Nós montamos base em Colmar para percorrer as principais cidades e ficamos 1 dia e meio e 2 noites por lá. Nos hospedamos no Hotel Turennes e recomendo muito este hotel: super bem localizado, há poucos metros de Petite Venise, com ótimo quarto e banheiro, wifi e com um excelente café da manhã, que embora seja pago à parte na diária, vale a pena por ser bem farto.

IMG_1601

No dia que chegamos, nos dedicamos a conhecer a cidade, andar pelas suas ruelas de pedra adornadas por casinhas coloridas de enxaimel, típicas da arquitetura alemã remanescente. A cidade parece de brinquedo e é impossível não se apaixonar com tanta belezura.

IMG_0747

A priori, fomos andando sem rumo pelo centro em busca do escritório de Turismo da cidade, onde peguei um mapa local e também um mapa da Rota do Vinho, que faríamos nos 2 dias que se seguiriam.

IMG_1603

Depois de tanto ir e vir acabei me situando melhor e me certificando que não tinha deixado de passar por nenhuma ruela bonitinha.

A cidade estava em festa. Era primavera e eles celebravam isso com uma linda feira de produtos regionais, artesanatos, tudo devidamente organizado e colorido. Era a Fête du Printemps ou Festa da Primavera. E como era próximo da Páscoa, o que não faltavam eram coelhinhos, ovinhos e tudo mais que remetia à pascoa na décor da cidade, incluindo coelhos de verdade, além de galinhas, faisões, pássaros, etc. Lindíssimo! Lembrava da minha mãe, que é uma super artista e faria igualzinho ou até mais bonito!

IMG_0805

IMG_0797

IMG_0773

IMG_0780

IMG_1118

IMG_1103

As atrações de Colmar não são tantas, mas a própria cidade já é uma atração em si, no entanto, alguns lugares não podem deixar de ser vistos:

Petite Venise

Uma área charmosíssima ao redor de um canal, que faz ” lembrar”  os canais da cidade italiana de Veneza (na verdade, não tem nada a ver rs). Daí o nome. Dali, próximo à Rue de Turenne Bridge, saem barcos que percorrem alguns canais de Colmar (barcos a remo por 6 euros – 3 minutos). A maior atração da cidade.

IMG_0789

IMG_0733

IMG_1626

IMG_1123

IMG_1082
Place de la Cathédrale (Praça da Catedral)

A bela Catedral de Colmar é o centro desta praça. Ao seu redor, restaurantes e bares no melhor jeito francês de ser…

IMG_0804

IMG_1109

 

Maison dês Tetes (Casa das cabeças) 

Prédio de 1609 construído por um rico comerciante de vinhos, todo decorado com 106 cabeças de demônios, animais e querubins, onde funciona um hotel e um restaurante 4 estrelas.

IMG_1090

IMG_1091

Marché Couvert (Mercado Coberto)

Mercado de comidas coberto em Petite Venise. Só abre `as quintas-feiras.

IMG_0791

Pra jantar, escolhemos um dos restaurantes da praça da Catedral. Acabei esquecendo de anotar o nome, mas são vários por ali. Escolhemos comer um magret de canard e um rôsti, pratos tipicamente franceses, e estavam ambos deliciosos. A vista noturna da catedral é divina! Queria ter ido ao La Cocotte de Grandmère, de cozinha francesa tradicional, recomendado pelo Lonely Planet. Cheguei a ir na frente e achei o lugar super simpático, mas estava fechado na hora. Atenção porque a maioria dos restaurantes fecha logo após o almoço e só reabre para o jantar.

IMG_1643

Mas restaurante é o que não falta por aqui, uns com fachadas tão inusitadas que a gente acaba pensando que é uma loja (alguém aqui confundiu e ainda postou no instagram haha)

IMG_1598
Um dos restaurantes fofos de Colmar

Para os happy hours fomos no bar Incorruptibles, com cervejas a 5 euros, e ao Jame’sOn, bem ao lado, com estilo pub irlandês.

IMG_0835

Bem, deu pra perceber que esta região é uma verdadeira cidade cenográfica e os próximos posts serão ainda mais recheados de belas imagens das cidadezinhas da Route du Vin. Aguardem!!!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

8 thoughts on “Colmar, a cidade que parece de brinquedo na Rota do Vinho da Alsácia”

  1. Dicas maravilhosas!Realmente um sonho de viagem. Excelentes fotos também.
    As suas fotos são tão linda que fiquei curiosa em saber qual o modelo de maquina você usou.

  2. Oi Carol,
    Parabéns pelo Blog!! Seus posts são lindos e muito bem explicados!! Vou para a França no final de fevereiro e penso em ir à Estrasburgo e Colmar. Pretendo alugar um carro para fazer esse trajeto e conhecer algumas cidades na rota do vinho. Tenho algumas dúvidas:
    1) É tranquilo alugar o carro em Estrasburgo e devolver em Colmar?? É que de lá devo retornar à Paris e deve ser mais fácil do que ter que voltar a Estrasburgo novamente.
    2) Como vou no início de março vc acha que deve estar frio demais por lá? Essa época deve ser final do inverno e imagino que talvez escureça por volta das 17 horas.
    Agradeço muitíssimo pela sua atenção!!!
    Beijos,
    Ariadne

    1. Oi Ariadne, obrigada pelo elogio ao blog ;) Sim, é tranquilo alugar carro numa cidade e devolver na outra. Quanto à temperatura, vai estar bem friozinho ainda. Beijos e boa viagem!

  3. Olá Carol!
    Parabens pelo Blog! Como vc selecionou belos posts!
    Por favor, vc tem como me informar em que site posso conhecer melhor o artesanato feito em Colmar? Gostaria de aproveitar essa oportunidade perguntando: sua mãe desenvolve algum trabalho que tenha relação com a Artes? E ela comercializa?
    Um abraço!
    Ednalda

    1. Olá, Ednalda, muito obrigada ;) Talvez você encontre algo no site oficial da cidade: http://www.tourisme-colmar.com/en/. Minha mãe sempre trabalhou com decoração de festas e além disso, já fez todo tipo de artesanatos que se possa imaginar, mas atualmente ela não comercializa, infelizmente, pois ela é uma artista e tem um dom incrível! Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Feriado na capital paulista botecando 💕☀️🍹🍻#viciosdeviagemsp #vilamadalena #becodobatman #saopaulo
  • Take me back to @mo_marrakech ? Hotel fantástico, uma Vila dos sonhos 💕💕💕. No blog tem vários posts de #Marrakech e deste hotel estupendo ➡️www.viciosdeviagem.com
  • Muito amor pela Tailândia 🇹🇭 💕💕💕 Quem aí sabe o nome desta ilha? #Tailândia #thailand #krabi #phiphi #viciosdeviagemtailandia
  • Quem mais ama o interior da #Inglaterra? Esta é a charmosa Bourton on the Water, na região de #Cotswolds, onde fizemos uma road trip
por vários vilarejos como este! No blog tem um post com todo nosso roteiro ➡️ www.viciosdeviagem.com
  • Desejo de hoje: acordar nesta pousada e ficar de pernas pro ar 👙☀️@pousadatocadapraia #maresias #viciosdeviagemsp
  • Saudade das noitadas em Las Vegas e do maravilhoso show das águas do @bellagio ! ❤️❤️❤️ no blog tem vários posts sobre esta cidade opulenta! #lasvegas #viciosdeviagemeua #bellagio #estadosunidos
  • Estou nostálgica e só penso nas férias... enquanto elas não chegam, mato a saudade com as fotos das últimas 😂 📸: piscina mara do @thecosmopolitan_lv ! O post com a review deste hotel está fresquinho lá no blog 👉www.viciosdeviagem.com
  • Outra ilha sensacional na Tailândia é Nang Yuan, perto de Koh Phangan e Koh Tao. A vista do mirante é esta aí, um deslumbre! Voamos para Koh Samui e fomos de barco até Koh Phangan, onde passamos alguns dias e fizemos bate-volta a esta ilha linda! No blog tem vários posts deste paraíso na Tailândia! ➡️ www.viciosdeviagem.com

Me Acompanhe no Instagram