Quando a gente ouve falar em Bósnia, já logo associa o país a guerras, dor e sofrimento…E foi assim mesmo, até meados dos anos 90, quando durante a guerra da antiga Iuguslávia, a cidade foi completamente destruída.

IMG_1380

Eu nunca me imaginei um dia pisar na Bósnia, mas eu adoro lugares diferentes e exóticos, lugares pouco divulgados… E quando eu organizei a viagem pra Croácia tinha certeza que queria dar um pulinho na Bósnia, já que era ali do lado e bem no nosso caminho…

IMG_1386

Aliás, pra quem sai de Split ou Hvar em sentido a Dubrovnik, que era nosso caso, obrigatoriamente tem que passar pela Bósnia, pela cidade de Neum. Isto porque a Croácia cedeu há alguns anos atrás um pedaço de terra para a Bósnia, para que o país tivesse acesso ao mar.

Mas nós mesmos não passamos por este trecho de Neum e a ainda assim chegamos a Dubrovnik no final do dia (já já você vai saber).

Nosso destino na Bósnia era Mostar, uma cidadezinha bem próxima da divisa com a Croácia, famosa pela Ponte Stari Most, que foi totalmente destruída durante a guerra. E o que me chamou a atenção nesta cidade e me fez querer ir conhecê-la é que, embora no Brasil a gente mal ouve falar de lá, é uma cidade super bonitinha, que já virou um importante (mas não insuportável) polo turístico na região dos Balcãns.

IMG_1433

Pra chegar lá não foi fácil… Nossa ideia era ficar um dia inteiro lá, e no final do dia seguir pra Dubrovnik, mas como falei aqui, na saída de Hvar pegamos uma fila descomunal no ferry e depois, uma fila pior ainda pra atravessar a fronteira e entrar na Bósnia.

IMG_1385

IMG_1388
Revista de alguns carros na fronteira!

A fila de carros era monstruosa e, acreditem se quiser, só tem uma guarita checando carro a carro, passaporte por passaporte! Mas a fila toda era porque era altíssima estação (meados de Agosto/14) e também porque talvez nós estivéssemos entrando pela fronteira mais movimentada

mapa mostar

IMG_1387
Estou há dois passos…da Bósnia!

 

Na imagem acima, em azul, está o trajeto que fizemos, entrando pela fronteira de Metzóvic, que estava completamente travada. As outras opções, que acredito serem menos movimentadas, seriam os dois caminhos em cinza, com a vantagem de passar por Medugorje, cidade famosa de peregrinação por ter sido o local onde a Virgem Maria apareceu anos atrás.

IMG_1409

Bem, depois que atravessamos a fronteira (foram 3 horas só pra atravessar apenas 1 km), chegamos rapidinho em Mostar (cerca de 30 min). As estradas são muito boas e bem sinalizadas. No caminho, uma linda mesquita, nas aproximações de Pocitelj, outra cidade que vale uma paradinha, mas que nós passamos batido por falta de tempo!

IMG_1394

IMG_1401

Eu estava dirigindo e não tinha GPS, mas todas as placas levam a Stari Most (ou Old Bridge), que é o centrinho da cidade. Paramos num estacionamento pago (5 euros) e lá fomos nós tentarmos conhecer Mostar, mesmo chegando as 16:30 na cidade :(

IMG_1418

IMG_1437

IMG_1530

Foi pisar no centrinho e já me bateu um arrependimento duplo: a cidade era tão fofa, tão bonitinha, o clima era tão gostoso que arrependi tanto de não ter ficado 1 noite por lá quanto de não ter incluído Sarajevo no roteiro…Que ódio de mim! Bem, quem sabe um dia…

IMG_1417

O ponto central da cidade é, sem dúvida, a Ponte Velha (Stari Most), que foi completamente destruída nos bombardeios da guerra e que, mesmo antes, já era alvo de atiradores. Algumas lojas  e galerias mostram muitas gravuras da cidade durante a guerra, com imagens fortes e tristes daquela bela ponte em ruínas. O Alê até comprou uma pra trazer de lembrança!

IMG_1415

IMG_1430

IMG_1524

O rio Neretva cruza a cidade e a Stari Most liga as duas margens. O clima ao redor da ponte é delicioso, de ambos os lados, com muitas lojinhas de artesanatos, artes, souvenirs e vários restaurantes charmosinhos…

IMG_1508

IMG_1459

IMG_1494

IMG_1521

A população na Bósnia é de maioria muçulmana, mas também composta por sérvios e croatas.

Antes de mais nada, fomos procurar um lugar pra almoçar. Escolhemos o Restaurante Sadrvan, um restaurante delicinha, ao ar livre, debaixo de uma bela árvore, especializado em comida Bósnia. O restaurante é recomendado pelo guia Lonely Planet, inclusive.

IMG_1497

Nós pedimos a especialidade da casa (18 euros/2 pessoas), acompanhado de uma cerveja bósnia (1 a 2 euros), que não estava tão gelada, mas valeu mesmo assim. O prato tinha de tudo um pouco e era tudo delicioso e barato! Com a fome que eu estava, esqueci de anotar o nome, mas a foto é esta abaixo. Recomendo muito!

IMG_1503

IMG_1500

IMG_1499

Depois fomos bater perna pelas lojinhas, tirar (mais) fotos, comprar algumas lembrancinhas e bijouterias (que são lindas, por sinal).

IMG_1462

IMG_1509

IMG_1425

IMG_1435

Antes de seguirmos viagem, fomos em busca das marcas da guerra: procuramos pelos prédios que até hoje guardam as marcas de balas. Chocante!

Ainda bati o carro na hora de sair do estacionamento, numa pilastra invisível rs  #acontececomosmelhoresmotoristas.

IMG_1534

E antes mesmo de começar a anoitecer, por volta das 19:30 pegamos o caminho de volta pra Croácia, pois precisávamos chegar em Dubrovnik ainda naquele dia, já que tínhamos hotel reservado.

Eu estava apavorada de voltar pela mesma fronteira e perguntei pro garçom do restaurante outra alternativa. Ele me sugeriu voltar pelo interior da Bósnia, passando por Stolac, até chegar em Trebinje, uma das últimas cidades da Bósnia, já nas proximidades com Dubrovnik. Usei a internet do restaurante pra dar uma carregada no Waze e Google Maps do Iphone e depois, ele funcionou sozinho, mas acabou que nem precisou. Veja que desta forma, deixamos de atravessar 3 vezes a fronteira (a fronteira de Neum é dupla).

mapa mostar - dubro

O interior da Bósnia é lindo e igualmente vazio. As estradas não têm movimento algum. De vez em quando, passávamos por algum vilarejo perdido…Era um domingo e era noite, logo não dava pra ver muita coisa da paisagem, só as nuances das montanhas iluminadas pela lua, mas mesmo assim, dava pra imaginar que o lugar realmente deve ser lindo! A estrada era estreita e cheia de curvas, com precipícios de fazer medo. Eu dirigia bem tensa, não dava pra relaxar um só minuto naquela estrada desconhecida.

IMG_1392

A fronteira de Trebinje estava completamente vazia: só havíamos nós. E quando os oficiais vêem que somos brasileiros, todas as portas se abrem, é impressionante!

Chegamos em Dubrovnik às 22:30h e eis que surge um outro problema: onde estacionar o carro e chegar no nosso hotel, dentro da cidade velha…Isso eu conto no próximo post!

Outras informações:

Moeda: a moeda na Bósnia é o BAM (marco convertível), mas nós só usamos euro. As kunas croatas também são bem aceitas.

Vistos: brasileiros não precisam de visto para entrar na Bósnia

Capital: Sarajevo, há poucos km adiante de Mostar!

Guia: eu comprei o capítulo avulso sobre a Bósnia no site da Lonely Planet. Custou USD 4,95 e agora está até mais barato. Vale a pena! Você recebe o guia em pdf no seu email.

Mais Mostar e Bósnia nestes excelentes blogs:

Dri Everywhere, da Dri Miller

Viajar Pelo Mundo, da Cláudia Liechavicius

Felipe o Pequeno Viajante, da Cláudia Rodrigues

– Manu do Outro Lado do Mundo, da Manu Isidro

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

12 thoughts on “Mostar, Bósnia & Herzegovina, uma ótima surpresa!”

  1. Carol, assim vc me mata do coração! kkkk Minha grande frustração de viagem foi não ter ido para Mostar qdo estive na Bósnia e agora esse seu post só enfatiza o que já sabia: vale a pena e muito! Que lugar gostoso, fofo e bucólico :o)
    Obrigada por mencionar o Blog!

    Bjocass

    1. Oi, Manu, seu blog é ótimo! As dicas da Croácia também me ajudara muito rs. Pois é, eu me arrependi de não ter ido a Sarajevo, mas um dia certamente irei e poderei também ficar um pouquinho mais em Mostar…foi corrido demais! Bjs

  2. Que sonho suas viagens. Acho bacana vc postar as fotos dos detalhes. Eu também gosto de roteiros exóticos. Já fui na Patagônia, Matchu Pitchu, Egito, Dubai e Indochina. Agora em maio/junho vou viajar com minha mãe, mas ela prefere pacotes prontos. Se vc tivesse que escolher entre Alemanha Romântica+Eslovênia+Croácia ou Croácia+Bósnia+Montenegro,qual roteiro escolheria? Obrigada.

    1. Hummm, Yara, que difícil… Mas acho que incluiria a primeira porque Alemanha é muito legal tambem e diferente dos outros paises. Mas o problema é você estar na Croácia, do lado da Bosnia e Montenegro, e não conhece-los. Decisão difícil… Rs

  3. Oi Caroline, tudo bem?
    Logo estaremos visitando a Croácia e pretendemos ir de Dubrovnik para Zadar e no caminho dar uma paradinha pra visitar Mostar. Vc recomendaria ir pelo caminho alternativo via Trebinje? Fiquei em dúvida por causa do comentário das condições da estrada. Será que é mais rápido que ir por Neum? Obrigada!
    Ana

    1. Olá Ana, tudo bem e você? A estrada de Trebinje deve ser maravilhosa, o problema que a percorremos de noite e, como era serra, era meio perigosa pra noite, mas de dia acho tranquilo. Se você for na altíssima temporada, recomendo sim passar por ela e evitar dupla fronteira em Neum. Beijinhos

  4. Oí Carol una pregunta os brasileros podemos ingresar na Bosnia so com pasaporte

  5. Bom dia Caroline, estou verificando a melhor forma de ir de Mostar a Dubrovik pra evitar muita fila na fronteira, será q é melhor ir de carro de Mostar -> Neum -> Dubrovik ou de Mostar -> Stolac -> Trebirge -> Dubrovik. Devo ir em Abril de 2018, até preferia o trajeto Mostar -> Stolac -> Trebinje -> Dubrovik pra passar em lugares diferentes na Bosnia…. pois depois vou de Dubrovik a Split , pra não passar pela mesmo caminho, mas fiquei com medo de ficar horas na fila da fronteira, será neste período vou pegar muita fila na fronteira ?
    Agradeço desde já o retorno e parabéns pelo post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • A piscina fabulosa do @theedgebali por outro ângulo! Tem post no blog sobre minha visita nesta mega piscina, já viram? ➡️ www.viciosdeviagem.com #Bali #TheEdge #viciosdeviagemindonesia 📸 @golden_heart
  • Só em Koh Lipe, Tailândia 🇹🇭, a gente encontra uma praia destas só pra nós ❤️❤️❤️. Roteiro completo no blog ➡️ www.viciosdeviagem.com #Thailand #Tailandia #KohLipe #viciosdeviagemtailandia
  • O por do sol em Uluwatu, #Bali, é lindo tanto do alto quanto da praia , que por sinal no fim do dia, fica uma piscina 🏊‍♀️ ! Nós experimentamos assistir das duas formas e ambas são imperdíveis! 🌅 #Indonesia #viciosdeviagemindonesia
  • Padang Padang foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts... ao contrário de Uluwatu, esta praia não some na maré alta e é uma das praias mais parecidas com as nossas praias brasileiras! Saudade enorme de #Bali ❤️❤️❤️ #Indonesia #PadangPadang #ViciosdeViagemIndonesia
  • Quem foi que disse que #Bali tem praias feias? A ilha tem praias lindas, como Uluwatu, Balangan, Bingin e Padang Padang (foto)... Sonho o dia em voltar nesta ilha dos sonhos ❤️! No blog o roteiro desta viagem! #Indonesia #ViciosdeViagemIndonesia
  • Durante meus dias em #Bali, fui visitar a piscina do @theedgebali , de fundo de vidro a 182 m de altura dos penhascos de Uluwatu (na foto dá pra ver as rochas láaaa embaixo) No blog tem um post detalhado de como foi conhecer esta piscina que está dando o que falar... #theedgebali #oneeighty #infinitypool
  • O roteiro de 30 dias da minha última viagem pelo Sudeste Asiático está no blog, já viram? 📸: Maya Bay, Tailândia, Nov/17 ! #asia #thailand #tailandia #mayabay #phiphi
  • Retrospectiva 2017: em abril visitamos a África do Sul, um país pra lá de incrível, com ótima gastronomia, vinhos, belas paisagens, safaris e ótimos custos! Esta é a vista do topo da Table Mountain. No blog tem uma série de posts desta trip! #africadosul #capetown #viciosdeviagemafricadosul

Me Acompanhe no Instagram