O muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o local mais sagrado e venerado pelos judeus por ser a uma relíquia do último templo.




O muro das Lamentações é, na verdade, uma pequena parte da muralha que Herodes construiu no ano 20 a.C. No ano de 70 d.C., quando da destruição da cidade por Tito, este deixou de pé esta parte da muralha com seus enormes blocos de pedra, a fim de mostrar às gerações futuras a grandeza dos soldados romanos que foram capazes de destruir o resto da edificação. 

No período romano, os judeus eram proibidos de entrarem em Jerusalém. Mais tarde, no período bizantino, o acesso foi novamente permitido, uma vez ao ano, no aniversário da destruição, para que os judeus pudessem lamentar a dispersão de seu povo sobre as ruínas de seu Templo. Daí o nome “Muro das Lamentações”.


O costume de orar permaneceu até hoje.  No Shabbat, dia de descanso para os judeus, os mesmos seguem para o Muro para orarem e lerem a Torah, livro sagrado do judaísmo. Neste dia, apenas os judeus são permitidos ali e não se pode tirar fotos, assim como em dias de feriado.

Judeu lendo a Torah
Mulheres e homens devem vestir-se adequadamente para entrarem no muro. Os homens devem usar o quipá e as mulheres devem cobrir joelhos e cotovelos.
Alê de quipá
A praça onde está o muro é pública, mas para acessá-lo, passa-se por barreiras policiais providas de raio-x, onde bolsas e mochilas são inspecionadas. Isto porque o Muro é um alvo constante de ameaças terroristas.



O local de oração é dividido para homens e mulheres.  É muito interessante ver os sinais de devoção ao muro pelos fiéis judeus, que rezam se apoiando no muro e balançando a cabeça em sinal de afirmação, sempre com a Torah em punho. Outra coisa bastante interessante é que, ao final das orações, as pessoas não dão as costas para o muro, em sinal de respeito,  e vão andando de costas até ficarem bem distantes, quando então se viram.

Mulheres andando de costas para não darem as costas ao Muro

A tradição de colocar papeizinhos com pedidos nas fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre os pedidos dos judeus, estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo e a chegada da era messiânica com a chegada do Messias judeu. E é claro que eu também pus meu papelzinho lá, bem como os da minha mãe, sogros e cunhada!

Atrás do Muro, numa parte mais elevada, está o Domo da Rocha, que já pertence a território muçulmano e que falarei nos próximos posts.


Por várias vezes passamos pela área do Muro. E uma delas, em plena segunda-feira, quando estávamos indo ao Domo da Rocha, nos deparamos com uma multidão no muro. Juro que cheguei a pensar: “este povo não trabalha?” Era mais uma das inúmeras comemorações judaicas e seus rituais de agradecimento a Deus.

Homens de um lado; mulheres do outro
Trajes típicos de festa
O Muro, claro, fica na região do bairro judeu. Um bairro bastante limpo e relativamente novo, mas ainda em constante reconstrução, já que foi destruído completamente por nazistas durante a Segunda Guerra.
Na verdade, não dá pra saber exatamente onde começa um bairro e termina o outro, mas começamos a ter uma noção quando os trajes das pessoas começam a mudar. 

Muçulmanos e judeus se misturam pelas ruas da cidade velha

Tirei esta foto só pra pegar o chapelão do colega
Além disso, os produtos das lojinhas também começam a se diferenciar. Nos bairros judeus, Menorahs e quipás são produtos frequentes.
Menorah, um dos símbolos judaicos

Tem quipás para todos os gostos
E termino este post com uma saudação judaica, que significa “A paz esteja com você!”

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

4 thoughts on “Jerusalém: o bairro Judeu e o Muro das Lamentações”

  1. GOSTARIA DE COLOCAR MEU NOME NO LIVRO DE ORAÇÔES EM ISRAEL PARA QUE DEUS ME ABENÇOASSE E ME LIVRASSE DE TODO E QUALQUER VICIO E QUE ME CONCEDESSE A ME CASAR COM MINHA ESPOSA E VIVER UMA VIDA DIGNA DE UM FIEL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • A piscina fabulosa do @theedgebali por outro ângulo! Tem post no blog sobre minha visita nesta mega piscina, já viram? ➡️ www.viciosdeviagem.com #Bali #TheEdge #viciosdeviagemindonesia 📸 @golden_heart
  • Só em Koh Lipe, Tailândia 🇹🇭, a gente encontra uma praia destas só pra nós ❤️❤️❤️. Roteiro completo no blog ➡️ www.viciosdeviagem.com #Thailand #Tailandia #KohLipe #viciosdeviagemtailandia
  • O por do sol em Uluwatu, #Bali, é lindo tanto do alto quanto da praia , que por sinal no fim do dia, fica uma piscina 🏊‍♀️ ! Nós experimentamos assistir das duas formas e ambas são imperdíveis! 🌅 #Indonesia #viciosdeviagemindonesia
  • Padang Padang foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts... ao contrário de Uluwatu, esta praia não some na maré alta e é uma das praias mais parecidas com as nossas praias brasileiras! Saudade enorme de #Bali ❤️❤️❤️ #Indonesia #PadangPadang #ViciosdeViagemIndonesia
  • Quem foi que disse que #Bali tem praias feias? A ilha tem praias lindas, como Uluwatu, Balangan, Bingin e Padang Padang (foto)... Sonho o dia em voltar nesta ilha dos sonhos ❤️! No blog o roteiro desta viagem! #Indonesia #ViciosdeViagemIndonesia
  • Durante meus dias em #Bali, fui visitar a piscina do @theedgebali , de fundo de vidro a 182 m de altura dos penhascos de Uluwatu (na foto dá pra ver as rochas láaaa embaixo) No blog tem um post detalhado de como foi conhecer esta piscina que está dando o que falar... #theedgebali #oneeighty #infinitypool
  • O roteiro de 30 dias da minha última viagem pelo Sudeste Asiático está no blog, já viram? 📸: Maya Bay, Tailândia, Nov/17 ! #asia #thailand #tailandia #mayabay #phiphi
  • Retrospectiva 2017: em abril visitamos a África do Sul, um país pra lá de incrível, com ótima gastronomia, vinhos, belas paisagens, safaris e ótimos custos! Esta é a vista do topo da Table Mountain. No blog tem uma série de posts desta trip! #africadosul #capetown #viciosdeviagemafricadosul

Me Acompanhe no Instagram