Os Lagos Plitvice (Plitvice Jezera, em croata) são, sem sombra de dúvidas, a maior atração da Croácia e quem estiver de viagem marcada para o país não pode deixar de fora este lugar fenomenal que a mãe natureza preparou.
Jezera, em croata, signfica lagos e, como o próprio nome diz, são lagos, muitos e muitos lagos, localizados em diferentes patamares, com quedas d’água que brotam do meio da mata e que os nossos olhos mal podem acreditar por tamanha beleza do lugar.
A água é tão azul ou tão verde (dependendo da época) e em meio à mata verdinha ao redor, faz um dos cenários mais lindos deste planeta. As quedas d’água deste parque se diferenciam de cachoeiras normais justamente pelo fato delas surgirem no meio da matas e não simplesmente de pedras. Isto faz do parque a 8a Maravilha da Natureza, na minha opinião.
Nós chegamos aqui de carro, com nossos amigos franceses que moram na Croácia, vindos de Zagreb.
+ Leia mais sobre nosso roteiro de viagem
+ Leia mais sobre dicas para se viajar pela Croácia
Dormimos na região do parque na noite anterior à visita, no Hotel Vila Vuk, uma acomodação bem familiar, mas super organizadinha e limpíssima. A dona é uma senhorinha muito fofa que fala 3 idiomas, além do croata. Pagamos 55 euros pelo quarto e o café foi à parte, sendo de 7 euros por pessoa. Os quartos eram pequenos, mas tinha banheiro privativo, wifi, tv, secador de cabelo e aquecedor… O café da manhã também foi simples, mas bom, com pães, manteiga, omelete com presunto, café, frutas, geleia e suco.
Nossos amigos ficaram em outro local, no Hotel Knezevic, que também era excelente, porque não tinha vaga no Vila Vuk pra todo mundo, mas tomaram café com a gente pelo café do nosso hotel começar a ser servido às 7:30 e o do hotel deles apenas as 8:00h. Um ficava há poucos passos do outro.
Reservamos pelo Booking.com e os hoteis ficavam a uma curta caminhada da principal entrada do parque. Super recomendo dormir aqui na noite anterior e começar o passeio pelos lagos bem cedinho, ainda mais em alta temporada..
Nós chegamos no hotel por volta das 17:00h e fomos num bistrô do outro lado da rua e foi ótimo. Ficamos bebendo cerveja e comendo petiscos croatas até quase o bar fechar. Confesso que estava morrendo de medo de não ter um lugar legal pra comer e ficar meio “ilhada” e com fome no meio do nada, mas ainda bem que este restaurante nos salvou! Só não sei se ele funciona o ano todo.
Estava um frio congelante à noite, mesmo sendo em pleno verão, portanto, recomendo levar um bom agasalho.
Na manhã seguinte começamos nosso passeio cedinho: às 8 da manhã já estávamos no parque. Compramos nosso ticket na bilheteira principal e custou 180 kunas por pessoa ( +\- R$ 90,00), mas a bem da verdade, descobri que se você não usar o barco ou o trenzinho que tem no parque e for só caminhar, nem precisa pagar.
Eles validam o ticket quando se acessa um destes meios de locomoção lá dentro. Mas é bom saber que tem que ter muita perna, porque mesmo usando o barco por 2 vezes ( eles não carimbaram nossa ida e então, pudemos voltar de barco), andamos muuuuito. No final do dia minhas pernas até tremiam haha.
Para acessar o parque existem três entradas. Todo o passeio começa na entrada 2, que é a entrada central.
Desta, pode-se escolher começar tanto pelos lagos inferiores quanto os superiores. Nós começamos pelos inferiores, pegando o barco e atravessado um grande lago até chegar à margem oposta, onde começamos a caminhada. Em alguns momentos as trilhas sobem e temos a visão do alto das cachoeira.
Realmente o parque é lindo e arrancava nossos suspiros… Como era alta temporada, estava lotado também, mas nada que atrapalhasse o passeio, com exceção daqueles momentos em que você quer tirar uma foto e tem que ficar esperando a multidão passar.
Depois voltamos de barco e fomos para a área dos lagos superiores, que na minha opinião, foi a parte mais bonita, pois eram muitas quedas.
Ao todo, andamos por 6 horas no parque , percorrendo-o de cabo a rabo. Achei um pouco demais andar tanto, porque no final, a paisagem acaba por se repetir. Se estivéssemos só o Alê e eu teríamos andado menos. Mas por um lado foi bom porque vimos tudo e não fiquei com a sensação depois de que: “oh, isso eu não vi! ” ou ” ahhhh, não passamos por esta cachoeira”. Então, até que não foi tão mal.
O parque também tem uma boa infra-estrutura de restaurantes nas 3 entradas e todos vendem as mesmas coisas: sanduíche, batata frita, frango assado, bebidas…não achei os preços abusivos, mas como tínhamos levado frutas e barras de cereais, nem chegamos a comer aqui.
Pra quem quer ficar ainda mais bem localizado, recomendo dar uma olhada nos hoteis Bellevue ou o Jezero, na porta principal de entrada ao parque.
De Plitvice seguimos para Split, onde ficaríamos as próximas 2 noites, com uma paradinha em Trogir, assunto para os próximos posts.
Até lá!
Vc acha q dps de ver as quedas das cataratas do Iguaçu essas cachoeirinha impressionam? Vale a pena?
Carol,
Seu blog é maravilhoso. Vc nos dá detalhes e dicas incríveis, obrigada por compartilhar de modo tão sincero suas experiências.
Tenho 4 a 5 dias para ir na Croácia, pensei em combinar Hvar e Splitvice, vc acha viável?
Bjs
Obrigada pelo retorno, Carol. É Plitvice, estou pensando em ir para Zagreb e passar 1 dia nos Lagos. Bjs
Oi Carol! Adorei teu post!! Estou indo visitar os lagos no meio de junho e queria saber, qual das trilhas vocês fizeram (ou a maior é uma só?), pois também quero conhecer o máximo possível do parque!! Podemos comprar o bilhete no dia ou é melhor comprarmos pelo site? Obrigada
Oi Carol
Pretendo visitar os lagos no final de outubro/ início de novembro. Vou estar num tour pela Itália, e pretendemos sair de Veneza de carro para ver o parque.temos preocupação em comprar o ingresso na hora, pois dizem que nem todas as entradas estarão abertas pois estaremos fora de temporada.
Você pode dar uma dica ou um nome para que possamos comprar antes? Acha que o melhor seria dormir no hotel perto do parque?? Em fim… Ajuda a gente pra concretizar este somho. Somos 4 pessoas de aproximadamente 60 anos loucosor viagens.
Um abraço
Ana Maria
Oi Caroline, adorei o seu post sobre Plitvice! Eu também fiz uma viagem incrível pela Croácia, desbravando o país, com muita história e aventura!
É muito bom viajar, não acha? Amo!
Segue meu link para compartilhar os momentos incríveis por lá: http://namochiladaninja.blogspot.com.br/2015/08/os-belos-lagos-do-parque-nacional.html
Oii, é permitido mergulhar e nadar nos lagos??
Obrigada.
Oi Caroline! Acompanho seu site desde ano passado. Obtive ótimas referências sobre Milos na Grécia. Amei! Caroline, to indo agora em junho ao parque plitvice e to com uma grande dificuldade: quero dormir próxima ao parque e gostei do seu hotel. Porém, eu saio de Zagreb de onibus com destino ao parque e não sei se o local onde para é próximo ao hotel. Já tentei entrar em contato com o hotel, mas o email deles não funciona! De plitvice pego outro ônibus para Zadar. Ta difícil esse deslocamento! Obrigada!
Carol, tudo bem? Estou indo pra Croácia agora em Setembro e terei 11 dias por lá. A princípio pensei em ficar entre Zadar, Split, Hvar e Dubrovnik com um dia em Mostar e outro em Kotor. Ou seja, sobrariam 9 dias na Croácia. Mas pensei a princípio em pular o parque. Não sei, fiz recentes viagens de natureza e acho que a pegada dessa seria mais praia, sol, etc. Não sei, o fato de só poder olhar os lagos e não entrar na água, me tirou um pouco do tesão de conhecer o lugar. Pensei em deixar para uma próxima viagem. Dentro do roteiro de cidades que te passei, vale MUUUITO a pena encaixar os lagos entre esses 9 dias?