Zagreb me surpreendeu. E muito! Em alguns posts que eu tinha lido, relatavam a capital croata como uma cidade sem graça, fazendo com que qualquer pessoa desanimasse de incluí-la no seu roteiro de férias. Mas eu tive 2 bons motivos pra ir até la e ainda bem que eu fui. O primeiro porque eu queria muito incluir os lagos Plitvice e eles ficam há apenas 1,5 horas de Zagreb. Logo, passar por Zagreb era mais lógico e mais fácil. E o segundo, porque tinha um casal de amigos morando na cidade.

A princípio pensei em realmente não ir, cortar os lagos Plitvice e marcar com os amigos em uma outra cidade croata, mas como eu poderia ir até a Croácia e não conhecer a sua maior atração (refiro-me aos lagos, claro!) Além do mais, a passagem chegando por Zagreb era bem mais barata do que chegando por Dubrovnik, ou seja, tudo conspirou a meu favor para conhecer a capital croata. E o que eu encontrei foi uma cidade com um centro histórico muito arrumadinho e muito animado, causando-nos uma excelente primeira impressão do país.

A cidade não tem grandes atrações turísticas e talvez por isso, muitos não a considerem um destino imperdível , mas eu já achei o contrário. Justamente por não haverem monumentos em que você tem que ficar batendo ponto na frente pra tirar foto é que eu acho que gostei. Só não posso falar mais porque o tempo que fiquei por lá foi muito curto.

A cidade é fácil de ser percorrida a pé e em poucas horas dá para se ter um overview da cidade.

No dia em que chegamos e depois de muito bem instalados na casa de nossos amigos, fomos tomar umas cervejas no centro. Mas antes, iniciamos os trabalhos degustando uma boa seleção de queijos (franceses, claro, já que nossos amigos são franceses), vinhos e cervejas…

A noite de Zagreb é super animadinha, embora os bares fechem cedo, por volta da 01:00h. A rua Tkalciceva é repleta de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre, num clima total de verão europeu. Foi nela que paramos para beber as cervejas locais acompanhadas de um tira-gosto bem típico: mix de carnes com batatas e feijão.

Já a rua Ilica é onde estão as principais lojas da cidade.

+ Leia mais sobre cervejas e Gastronomia croata

A Croácia não é um dos países mais caros da Europa, mas também não está mais entre aqueles mais baratos. Depois que a Croácia entrou para a Comunidade Européia, as coisas subiram um pouco por lá, entretanto, Zagreb ainda é um dos lugares mais baratos do país para se comer e beber, e ainda assim, a diferença em relação a outras localidades não é tão abusiva.

comida zagreb

Nós percorremos três bares na aérea boêmia da cidade. Entre eles o Bulldog e o History. O outro não me lembro.

Zagreb é dividida entre cidade alta (Gornji Grad), que incluem os bairros de Gradec e Kapitol, e cidade baixa (Donji Grad), sendo que  Tkalciceva Ulica faz a ligação entre elas.

Começamos nosso passeio na manhã seguinte pelo mercado Dolac, na cidade baixa, um dos maiores da cidade. Debaixo de dezenas de guarda-sóis vermelhos encontram-se verduras, frutas, legumes, flores, queijos, mel e alguns artesanatos croatas.

O mercado fica na Trg Josipa Jelacica, praça considerada o coração de Zagreb, onde todos se encontram e ao redor dela, os locais aproveitam o dia tomando um café ou um prosecco pra começar bem o dia, curtindo o melhor dolce far niente croata…

Este mercado me frustrou, pois pensava que ele ia um pouco mais além do que algumas barracas de frutas, legumes e outros produtos regionais.

Seguimos para a praça Kapitol, onde fica a Catedral da Assunção da Virgem Maria, já na cidade Alta, e a bela coluna com a imagem dourada da Virgem no topo.

IMG_0383 IMG_0382

Depois fomos caminhando até a bela Igreja de São Marcos, com seu telhado colorido feito de ladrilhos coloridos com brasões de armas medievais da Croácia.

As cidades baixa e alta são conectadas pela rua Tkalciceva, a principal da cidade, como disse acima, que além dos diversos bares e restaurantes, abrigam as tradicionais kavas, ou cafés em croata. Nas manhãs de sábado, a tradição de sentar-se numa kava e degustar um café é chamado de spica. Paramos em uma delas pelo caminho para cumprir a tradição, mas preferi um suco de cranberry (café tem muito no Brasil, mas cranberry não ;)

Também e possível acessar a cidade alta pelo funicular. Lá em cima está o Strossmartre, uma área com alguns barzinhos e cafés a céu aberto que é montada nos meses de verão.

A vista da cidade lá de cima não é grandes coisas, mas quem se animar, pode procurar pelo Eye View, que acredito ter a vista mais bonita pelo que vi em algumas fotos. Eu acabei não subindo :(

Bem, isto é tudo que vi da cidade. Depois voltamos pra casa almoçar e pegar nossas coisas para podermos ir pra Plitvice, onde dormiríamos naquele noite para visitar o parque na manhã seguinte.

Como estávamos com nossos anfitriões, ficamos um pouco limitados em desbravar os cantinhos escondidos das cidades,  nos perder pelas ruelas, como sempre fazemos. Fiquei com a sensação de que precisava de um pouco mais de tempo, mas pelo pouco que vi, gostei e me surpreendi com Zagreb, principalmente pelas ruas e bares sempre movimentados. Se o povo é feliz, a cidade é o reflexo disso. Lembrou-me muito a Bratislava, capital da Eslováquia, que visitamos em 2012.

Como fiquei hospedada na casa de amigos, uma bela casa, por sinal, não posso indicar nenhum hotel, mas a Claudia do blog Felipe, o Pequeno Viajante, indica o Hostel The Brit.

A melhor área pra se hospedar em Zagreb, com certeza é na cidade baixa. Procure algo perto da rua Tkalciceva, do mercado Dolac ou da Catedral.

Para escolher os melhores hotéis de Zagreb, clique aqui.

Para ver quem mais escreveu sobre a cidade, da uma olhadinha na no site da RBBV neste link aqui.

Não comi por “falta de tempo”, mas fiquei com vontade de experimentar estes bolinhos da foto abaixo. Não sei se chamam Fritule ou Nadine  e nem do que são feitos, mas é parecido com nossos tradicionais bolinhos de chuva.

Outros lugares pra se visitar em Zagreb:

– Portão de Pedra

– Bogoviceva

– Trg Petra Preradovica

– Ilicia

5 thoughts on “Zagreb, um rápido giro pela capital da Croácia”

1. Boa tarde, Sónia. Tudo bem?
    Vou de férias pra Itália e estava pensando em conhecer um pais vizinho, daí pensei em Paris. Mas por gostar de ir a lugares e conhecer coisas menos conhecidas, fiquei curioso por conhecer outro país e os meus olhos caíram sobre a Croácia. Na procura de informações na Net achei o teu Blog e desde já os meus parabéns.

Entretanto, estou pensando comigo mesmo: Como vou-me virar por lá? So falo Português e o meu Inglês não é grande coisa? Então, queria que me desses algumas dicas nesse sentido.

Abraços,

1. Oi Diego, eu sou a Carol e não a Sonia rsrs olha, eu jamais deixaria de ir visitar um lugar por causa de língua. Se vc é bom de mímica ou de senho, vá fundo rsrs

2. Gostaria de saber se consigo fazer os passeios nos parques, monumentos no mês de janeiro? Não quero ir para as praias.

1. Oi Adriana, janeiro tem muita neve, o inverno é bem rigoroso por lá, mas acredito que dê para passear sim, se você nã se importar com o frio intenso e monumentos e parques cobertos de neve!