Formentera é uma pequena ilha espanhola, localizada a 30 minutos de ferry a partir de Ibiza e que concentra uma infinidade de tons de azul no seu mar cristalino. Faz parte das chamadas Ilhas Baleares, que também incluem Ibiza, Mallorca e Menorca. Ahhh Formentera! Este pedaço super azul do mediterrâneo ganhou meu coração!  Saiba porquê a Ilha de Formentera ganhou meu coração!

ilha de formentera 1
Morrendo de amores por Formentera e seus infinitos tons de azul!

Formentera é destino de muitas celebridades durante o verão europeu, só com um clima de cidade do interior quando comparada à sua vizinha badalada, Ibiza! Ronaldo Fenômeno, Neymar e outros jogadores de futebol dão sempre pinta por lá! Foi uma das grandes surpresas da minha última viagem pela Europa e só não foi mais perfeita porque fomos na baixa temporada e pegamos um dia muito frio e chuvoso no primeiro dia, mas ainda assim deu pra curtir suas praias maravilhosas e ficar morrendo de vontade de voltar algum dia, desta vez, no badalado verão da Europa!! A vantagem de estar lá na baixa temporada foi ter praias inteiras praticamente só pra nós! Deu até pra arriscar um nudismo kkk

ilha de formentera 2
As ilhas baleares
ilha de formentera 3
Mapa da ilha !

 

Leia mais: Roteiro de viagem: França, Espanha e Marrocos

As Praias da Ilha de Formentera

 

Pra começar, as praias de Formentera são ainda bem selvagens, com pouca infra-estrutura turística (algumas sequer tem um estabelecimento comercial por perto). Os vários tons de azul e a cristalinidade de suas águas deixam qualquer fotoshop no chinelo! Nenhuma foto precisa de filtro quando o assunto é a cor da água deste pedacinho do Mediterrâneo!

ilha de formentera 4
Llevante, nossa primeira parada pelo tour de praias da ilha de Formentera!

A praia mais famosa da ilha é Ses Illetes e a meu ver, é também a mais bonita e a que ficamos mais tempo, tirando zilhões de fotos! Mesmo com a temperatura da água congelante naquela época do ano, arrisquei uns mergulhos e até fotos boiando! Quase morri congelada, mas o que a gente não faz por uma boa foto?

ilha de formentera 5
O que não fazemos por uma boa foto?
ilha de formentera 6
A cara da felicidade!
ilha de formentera 7
Entrada para Ses Illetes

Nós saímos de Es Pujols, onde estávamos hospedados e onde também está a linda praia de mesmo nome e fomos parando de praia em praia, dando praticamente a volta na ilha.

Minha dica é: não perca muito tempo já de cara na primeira praia, pois tem muita coisa linda por vir, mas fique o maior tempo que puder em Ses Illetes, porque certamente, é a praia mais linda da ilha e o azul neon estonteante vai fazer com que você não queira mais sair dali!

Platja de Llevant

 

Nossa primeira parada foi em Llevant, uma praia linda (serei redundante neste post, pois não existe nenhuma praia feia aqui), ou melhor, uma sucessão de praias pequenas que formam uma só! Estava completamente deserta, pois era ainda bem cedinho e ainda na baixa temporada… Ficamos pouco tempo por ali, já que tinha muita praia ainda por vir!

ilha de formentera 8
Llvante e sua sucessão de praias cristalinas
ilha de formentera 9
Llevante
ilha de formentera 1
Todos os caminhos te levam ao paraíso!

Ses Illetes

Me apaixonei pelo azul SURREAL desta praia! E acabamos ficando aqui bem mais tempo porque eu já sabia que era a mais linda…

Na entrada da praia, tem um restaurante à esquerda, mas o melhor pedaço dela fica pro lado direito. Onde seus olhos começarem a ver um azul sobrenatural de uma infinita transparência, pare e aproveite!

ilha de formentera 10
Ses Illetes, a mais linda!
ilha de formentera 11
Ses Illetes

A praia não tem muita infra-estrutura na baixa temporada, pode ser que no verão a coisa mude de figura, mas foi aqui que fizemos uma pausa para um lanchinho e umas cervejas que levamos…

ilha de formentera 12
Existem mar mais azul?

ilha de formentera 13

ilha de formentera 14
mesmo com a água congelante, ainda deu pra curtir

Uma curiosidade que só descobri depois que voltei é que Formentera tem uma pradaria de Posidonia Oceânica, uma planta subaquática que age como um depurador natural , ou seja, que limpa toda a água, fazendo com que este pequeno pedaço de mar seja um dos mais azuis e cristalinos de todo o Mediterrâneo! É por isso que este verdadeiro bosque subaquático foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.

ilha de formentera 15

 

ilha de formentera 16

ilha de formentera 17
Formentera e sua bela Ses Illetes..
ilha de formentera 18
Uma praia só pra mim…as vantagens da baixa temporada!

ilha de formentera 19

Cala Salona

ilha de formentera 20
Cala Saona, outra lindeza!

Tinha visto fotos lindas desta praia e resolvemos dar um pulo lá, onde ficamos um tempinho…Tinha muita alga num canto dela, mas eu particularmente acho este contraste de preto com o azul translúcido muito lindo!

ilha de formentera 21
Cala Saona: chega-se à praia pelo alto!

Chega-se à praia pelo alto, onde tem um restaurante e uma escada para acessar a praia. É tranquilo pra subir depois…Do outro lado também tem um pequeno bar e há também nesta praia um grande hotel, chamado Cala Saona & Spa, mas eu particularmente acho meio fora de mão e isolado ficar aqui!

ilha de formentera 22

Es Caló

ilha de formentera 23
Es Caló…Linda!

Esta praia deixamos pro final do dia…tem um restaurante super gracinha nela, de mesmo nome da praia, o Es Caló, que vale a pena a parada…nós não fomos nele porque queríamos aproveitar o máximo do tempo pra curtir as praias…nem lembro se almocei este dia rs

ilha de formentera 24

Entre uma praia e outra, percorremos pequenos trechos do interior da ilha, passando por várias outras prainhas, vilarejos, faróis e pelo centrinho de Sant Francesc Xavier, que vale a pena uma paradinha!

Terminamos o dia em Es Pujols, a praia central onde ficava nosso hotel, onde curtimos o fim do dia num barzinho pé na areia, tomando vinho branco geladinho, San Miguel e curtindo o visual!

ilha de formentera 25
Fim de tarde em Es Pujols regado a San Miguel e vinho branco espanhol gelado!

 

Onde ficar

 

Es Pujols é o ponto central da ilha e recomendo muito ficar aqui.  O lugar tem várias lojinhas, muitos restaurantes, supermercados, locadoras de carro, banco e a praia bem ali na frente, uma praia super bonita, com um calçadão cheio de barzinhos na frente…Pena o clima na véspera estar tão frio e não deu pra curtir esta praia, como era nossa intenção.

ilha de formentera 26
Es Pujols, melhor lugar pra se hospedar em Formentera

Além do mais, ficando ali você está no miolo da ilha, ficando perto pra se locomover de um ponto ao outro sem ter que andar muito.

Nós nos hospedamos no Apartments Es Pujols, e recomendo demais! É muito comum e muito barato alugar apartamentos nas ilhas espanholas. O Apartaments Es Pujols é super novinho, tinha toda estrutura que precisávamos e ainda era no centrinho, perto de tudo e a poucos passos da praia de Es Pujols! Ainda tinha uma super piscina e área de lazer onde rolava uma festinha no dia que eu quase me convidei pra ir de tão animada rs !Também tem um bar embaixo!

 

Quem prefere um hotel, recentemente abriu o Blanco Hotel Formentera, que pareceu super bacana!

Outra vantagem de Es Pujols é estar bem pertinho do porto de La Savina (veja mais abaixo preços das corridas de táxis)

Outros lugares que também tem um centrinho e vale a pena dar uma olhada é San Francesc Xavier e o porto de La Savina.

ilha de formentera 29
Terminal de Ferry de La Savina

ilha de formentera 28

ilha de formentera 27
Porto de La Savina

Como se locomover

Se você está em até 2 pessoas, o melhor jeito de se locomover é alugar uma scooter, mas como estávamos em 3, tivemos que optar pelo carro. Estes meios de transporte te darão liberdade para conhecer a ilha toda, incluindo as praias mais distantes…Acho furada bicicleta porque a ilha é bem grandinha pra pedalar tanto…São 82 km de extensão e 20 km de praias.

Nós alugamos carro na locadora Autos La Laguna, que ficava abaixo do nosso apartamento. O dono é um italiano muito simpático, que nos deu desconto e ainda nos levou no porto no dia seguinte!  O preço da diária era 40,00 euros, mas ele deixou por 35,00 depois deu chorar muito rs No porto também há locadoras de carro e para quem faz um bate e volta, talvez compense alugar o carro lá assim que desembarcar e devolver no final do dia, economizando assim com táxis.

ilha de formentera 30
Locadora de carro e motos em Es Pujols, exatamente abaixo do nosso AP

Há também opções de andar de ônibus. Existem 2 linhas diferentes, que ligam o porto de La Savina e passam pela maioria dos hotéis. Confesso que no dia que chegamos na ilha tentamos pegar o ônibus, mas esperamos muito tempo e ele nada de passar, daí resolvemos pegar um táxi, que custou 15 euros até Es Pujols.

ilha de formentera 31
Tarifas de Taxis para Circular pela ilha

Veja preços e horários dos ônibus em Maio/2016:

ilha de formentera 32
Preços e horários dos ônibus que percorrem a ilha!

E sempre há opções de táxis, caso você não dirija e não queira esperar os ônibus.

 

Onde comer

Fiquei muito pouco tempo na ilha para experimentar vários lugares, mas tem um que fui e curti bastante o clima, a comida e a vista. O restaurante chama La Palmera e fica de frente pra praia de Es Pujols. No dia que chegamos estava um vento tão forte e tão frio que este restaurante foi providencial: comemos muito goulash, lulas grelhadas e tomamos muito vinho espanhol! O preço das coisas em Formentera é bem em conta na baixa temporada, mas no alto verão a coisa com certeza muda de figura!

ilha de formentera 33
Abuse dos frutos do mar, uma abundância na ilha!

Outro restaurante que ouvi falar bem é o Juan y Andrea, na praia de Illetes, além do Es Caló, que falei acima.

Quando ir

Nós visitamos a ilha na primeira semana de maio de 2016, na baixa temporada! A água estava congelante e no primeiro dia fez muito frio, mas no dia seguinte que realmente que dedicamos a conhecer as praias, abriu o maior solão e deu até pra pegar um bronze e entrar na água, mas o ideal mesmo é visitar a ilha no verão, que vai de Junho a Setembro, evitando, se possível, o mês de Agosto, onde tudo é mais caro e lotado na Europa! Maio e Outubro você pode pegar um clima mais frio e a água ainda gelada, como eu peguei! A  vantagem são os preços baixos, comércio e praias vazias! Mas eu prefiro o verão, com certeza! Se um dia eu voltar (vontade não me falta), priorizarei os meses de junho, julho ou setembro!

ilha de formentera 34
Pagando de blogueira de moda kkkk

 

Como chegar

Há vários ferries, de várias companhias que saem do porto de Ibiza para a ilha de Formentera. Os ferries são grandes e modernos e a viagem dura cerca de 30 minutos.

Consulte horários atualizados no site do Visit Formentera.

Nós fomos com a empresa Transmap e o bilhete ida e volta custou 46,50 euros (preço Maio/2016). Compramos a volta em aberto, sem nenhum custo adicional, o que nos dá direito de voltar no dia e hora que quisermos, sem ter reservas prévias. Comprando ida e volta juntos há desconto no bilhete!

Quanto tempo ficar

A minha questão principal antes de ir era: vale a pena dormir por lá ou dá pra ver tudo num bate e volta?

Bom, nós decidimos dormir por lá e foi bom, mas só faria isso de novo se fosse no verão, onde a ilha é mais movimentada. Como era baixa temporada, daria pra termos feito bate e volta e curtido mais a noite em Ibiza.

ilha de formentera 36

Nós ficamos 1 dia e 2 noites na ilha. Chegamos lá por volta das 16h e saímos no ferry de 10:30h dois dias depois. Foi suficiente, mas no verão ficaria 1 dia a mais! Pra quem não tem muito tempo e quer só fazer um bate e volta, vale a pena mesmo assim! Formentera não decepciona!

Outras dicas:

> Leve uma bolsa térmica para as praias e a abasteça com lanchinhos, presuntos pata negra e as deliciosas cavas espanholas, que são muito baratas por lá, para levar pras praias! Tinha 2 supermercados muito próximos do nosso hotel e num deles, que era o maior, tinha muita coisa boa! Tinha até um brasileiro trabalhando nele.

> Assista o pôr do sol na lagoa

ilha de formentera 37
Pôr do sol na lagoa

 

Eu morro de saudades de Formentera e não vejo a hora de voltar, mas desta vez, no verão europeu!

 

Leia mais: Roteiro de viagem: França, Espanha e Marrocos

Espanha: a beleza da badalada ilha de Ibiza!

Em breve, tudo sobre a badalada ilha de Ibiza!

Outro blog que indico sobre Formentera:

Visite também o site oficial da ilha: http://www.formentera.es

Reserve seu hotel em Formentera conosco pelo Booking.com, sem custos adicionais. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

5 thoughts on “Ilha de Formentera, Espanha – as praias mais cristalinas do Mediterrâneo!”

  1. Olá Caroline,
    Acabei de regressar das ilhas Baleares e, de facto, as praias são uma coisa do outro mundo. Não estive em Formentera, com muita pena minha, mas apenas na vizinha Maiorca, e o meu espanto com as praias foi tal que acabei por visitar mais de 20 praias e pequenas calas (as minhas preferidas), como essa Ses Illetes de que tu falas. O difícil foi mesmo escolher (e depois sair da água que, na época em que fui – julho – a temperatura estava muuuuuito boa :) ). Fiquei tão fascinado que acabei até por escrever o post mais longo da história lá do meu blog… rsrsrsrs…. é uma espécie de guia sobre as praias de Maiorca – talvez interesse aos seus leitores que visitem as Baleares. Formentera também está na minha “lista” (Ibiza nem tanto, mas talvez me surpreenda – já vi o seu post a respeito também).
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho,
    Filipe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Sem legendas, só saudades deste país ❤️🇹🇭❤️🇹🇭❤️ #Thailand #PhiPhi #viciosdeviagemtailandia #mayabay
  • {Langkawi, Malasia} uma ilha duty free com praia, cachus, muito verde e ainda pertinho de Koh Lipe, na Tailândia! Estive lá em 2013 e não sabia desta proximidade toda rs. Viajando e aprendendo... #malaysia #langkawi #malasia
  • {Koh Phi Phi, Tailândia}Passagens compradas pra voltar ao paraíso 7 anos depois 😍😍😍 Chocada como hotéis subiram por lá... ainda assim, a Ásia é um destino super barato. Amo ❤️ #mayabay #kohphiphi #Thailand #phiphi
  • De ontem: @bumburestaurante , lindo bar / restaurante em #Sorocaba. Fazia tempo que queria vir aqui. Adorei! Veja mais no Stories! #viciosdeviagemsp #bumbusorocaba
  • Drinks deliciosos, ótima comida e um ambiente lindo : @bumburestaurante em Sorocaba, na companhia de uma seguidora fofa que acaba de virar uma super amiga!
  • {Railay Beach, Krabi} 🇹🇭 Quem mais ama a Tailândia? Planejando minha 4a visita a este país fantástico pra revisitar lugares paradisíacos e quem sabe, não incluir novos? #thailand #railaybeach #krabi #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • O que não falta em #Maresias são lugares pra comer. O @restaurantebadauemaresias foi um dos restaurantes de praia que experimentamos! O polvo 🐙 estava muuuuito bom (Deslize pra ver fotos) e os drinks também. O serviço é um pouco lento! Também recomendo muito o kiosk do Canto do Rio, no lado esquerdo da praia, onde comemos uma isca de peixe deliciosa e sequinha e tomamos cervejas super geladas 😉. Não curtimos os hamburgueres do @shakelokomaresias. Sem tempero e não tinha mostarda pra dar pros clientes 😒. #vempramaresias #viciosdeviagemsp #badauêmaresias
  • Praia de Maresias, Litoral Norte de São Paulo: foram dias lindos e ensolarados neste feriado. #Maresias é um pequeno bairro de São Sebastião, a 200 km da capital, muito procurada por surfistas e por sua vida noturna agitada! @paradormaresias e @sirenamaresias são as principais baladas locais, mas eu adorei o @santogolemaresias , um bar descolado e com ótimas bandas de pop rock! ❤️❤️❤️

Me Acompanhe no Instagram