Halong Bay, a Baía do Dragão, é a atração turística mais famosa do Vietnã. A cidade de Halong, onde está localizada a baía de  mesmo nome, fica a cerca de 150 km da capital Hanói, mas há 4 horas de carro, já que os motoristas vão em velocidades bem baixas e a estrada é bem movimentada.

IMG_6210

A natureza aqui é exuberante e é um daqueles lugares para se visitar ao menos uma vez na vida. Não é por acaso que a Unesco já a tombou como Patrimônio Mundial.

A baía é um conjunto de formações calcárias em todo tamanho e formato que despontam no mar e formam um cenário único no mundo, de uma beleza estarrecedora sem igual.

E por que Baía do Dragão? A lenda diz que, quando o Vietnã lutava contra a invasão chinesa, deuses enviaram uma família de dragões para defender o território e que estes dragões cuspiram jóias e jade na baía, que por sua vez se petrificaram, dando origem às  atuais formações que vemos hoje  formando uma proteção natural conta os invasores. Daí o nome: Há Long (long = dragão).

IMG_6060

IMG_5992

IMG_5971

Não pesquisei sobre isso, mas eu acredito que 10 em cada  10 pessoas que visitam o Vietnã incluam Halong Bay no seu roteiro… E claro que eu também não ia deixar este lugar de fora, aliás ele costuma ser o principal motivo pelo qual muitos turistas visitam o país.

Artesanato Vietnamita
Artesanato Vietnamita

E todo mundo que vai pra Halong Bay, faz um cruzeiro pelas suas águas tranquilas, afinal não tem muita graça ir lá se não for pra passear pela baía e a principal dúvida de todo viajante quando se está organizado uma ida pra lá é justamente com qual empresa de cruzeiro escolher, frente a tantas opções.

Sou categórica em dizer que aqui, quanto o valor que se paga pelo cruzeiro será diretamente proporcional ao serviço que se recebe, ou seja, quanto mais você paga, mais conforto terá e provavelmente, melhor é experiência. Há certas coisas que podem estragar sua viagem e reservar um barco meia-boca e ficar 24 horas dentro dele passando perrengue definitivamente será uma delas, portanto, reserve um barco TOP!

Abaixo conto como foi minha MA-RA-VI-LHO-SA experiência com a Indochina Sails Cruise.

IMG_5939

De manhã bem cedinho, às 8h, uma van da Indochina Sails nos pegou no hotel em Hanói. A viagem é longa e tive a impressão que é mais demorada na ida do que na volta, para que não se chegue muito cedo e fiquemos esperando o horário do barco, já que tudo é perfeitamente cronometrado.

No caminho, parada num centro de artesanatos….

IMG_5823

O lounge da Indochina Sails é amplo e confortável e assim que chegamos recebemos chá gelado de boas vindas e o itinerário do passeio.

Aproveitei para usar o wifi aqui, pois na embarcação, embora exista, não funciona por conta da geografia do local…o sinal não chega no barco e foi uma boa oportunidade para um detox do mundo virtual haha #sqn.

Na sequência, pegamos um pequeno barco para acessarmos o cruzeiro. Como os barcos são muito grandes, todas as empresas  usam estes barquinhos para levarem os turistas até os junks, como são conhecidos os barcos de cruzeiro em Halong Bay.

Fomos recebidos por funcionários de máscaras que nos davam as boas vindas , toalhas geladas e o mais um chazinho de boas-vindas, desta vez, chá quente de canela. Enquanto aguardávamos nossas chaves, fui fazer o reconhecimento do barco e admirar a beleza e o requinte do mesmo! Confesso que fiquei bem impressionada e de cara já gostei de tudo!

IMG_5854

O barco tem 4 andares, sendo que o primeiro e no segundo ficam os quartos, no terceiro a sala de estar e sala de jantar, além de um pequeno deck com mesinhas de madeira e no último, o sundeck, um deck enorme com espreguiçadeiras com almofadadas, toalhas e mesinhas, tudo muito arrumado !

O melhor é que tinha bem pouca gente. Além de nós, tinha apenas mais 5 casais e uma moça.

IMG_5929

IMG_5941 IMG_5917

IMG_5895

Nosso quarto ficava no segundo andar e o diferencial em relação aos quartos do primeiro era a pequena sacadinha e uma bela hidromassagem. Gente, que quarto maravilhoso!!!! Dispunha de todas as comodidades e era super confortável! Nem parecia que estávamos num barco. Pra começar, a cama e os travesseiros eram perfeitos, super macios! Tinha um janelão bem grande de vidro onde tínhamos vista total pra baía…podíamos relaxar enquanto observámos as formações rochosas cobertas de verde de Halong Bay. Um luxo!

IMG_5883

IMG_5859

Os quartos ainda dispunham de TV, ar condicionado, cofre, frigobar, telefone, roupões, chinelos e um banheiro incrível, com amenidades completas, uma ducha maravilhosa e uma hidromassagem perfeita, onde fiz questão de dispender um tempo relaxando debaixo de muita espuma! Ô vidinha mais ou menos hehehe.

IMG_5865

Às 13horas o almoço foi servido, ao estilo buffet, com muitos frutos do mar (camarões, lula, ostra gratinada, casquinha de siri, peixe, frango, saladas, arroz, etc….Tudo caprichado, farto e delicioso!!! Eu experimentei ostras pela primeira vez, porque nunca tive coragem de comer aquele troço melindroso e vivo em praias, mas aqui eu experimentei e adorei!

IMG_5900

IMG_5906

IMG_5915

IMG_5914

IMG_5957
Almoço com a vista espetacular de Halongbay!

As bebidas são pagas à parte, exceto água que é distribuída como cortesia. Bebemos o que quisemos e a hora que quisemos, que coincidiu a maioria das vezes com os horários do happy hour e não pagamos mais que R$ 150,00 no final. Achei os preços justos e pagáveis, ao contrário do que tinha ouvido também. Esperava que fosse bem mais caro

Depois, às 16h, a programação foi visitar o vilarejo flutuante Cua Van, incluso no pacote, ou andar de kaiak, a custo de 10,00 USD por hora. Nós ficamos com a primeira opção. Eu imaginava este passeio diferente, achava que íamos descer em algum lugar, caminhar, mas o passeio consiste em andar num barquinho e passar perto destas casinhas flutuantes onde os moradores vivem. Confesso que não curti muito. O passeio dura 1 hora.

IMG_6138

De volta ao barco, fui descansar um pouco e `as 18h já estávamos de volta na sala de estar para o happy hour.

IMG_5973

IMG_6066

O happy hour consiste em comprar um drink ganhar outro e dura das 18h às 19h e depois, das 21h às 22h.

IMG_5916

IMG_6060

IMG_5971

Às 19:30h o jantar é servido e diferentemente do almoço, é servido à la carte.

Como entrada, nos foi servido uma sopa de camarões e uma salada com rolinho primavera fresco. Ambos deliciosos!!!

IMG_6180

IMG_6182

Como prato principal foram servidos:

Peixe grelhado com salada de manga e depois, tiras de frango assado com arroz e legumes.

IMG_6183

IMG_6184

E pra fechar, a sobremesa foi um delicioso bolo cremoso de côco com frutas.

IMG_6185

O jantar estava muito gostoso, só achei as porções pequenas! Eu adoro frutos do mar e a combinação de temperos foi sublime! Escolhi vinho branco pra acompanhar!

Depois do jantar, as opções são curtir mais um pouco o happy hour, assistir a filmes, jogar ou assistir à apresentação do chef, que faz arte com a comida

No dia seguinte levantamos super cedo e até consegui assistir à aula de Tai Chi no deck superior.

IMG_6205

Logo cedinho, antes de seguirmos pro passeio do dia, tem um café da manhã simples, composto de café , chá e alguns quitutes como croissants de chocolate e  queijadinhas. Na volta do passeio é que servido o café da manhã estilo completo, tipo brunch, composto de pães, sucos, iogurtes, omeletes, french toast, tomates, bacon, e especialidades dos cafés americanos / inglês e oriental. Mais uma vez, tudo perfeito e delicioso!

O passeio do dia foi até a ilha Titop, onde subimos muuuuitos degraus até chegar ao topo dela e termos uma bela visão da Halong Bay e seus muitos barcos de cruzeiro. Depois, tivemos uns 20 minutos para relaxar na praia da ilha!

2

5

3

4

Por volta das 11:30 desembarcamos novamente em Halong e seguimos caminho pra Hanói.

Sem dúvida, o cruzeiro da Indochina superou (e muito) todas as minhas expectativas. Não é por acaso que a  Indochina Sails Cruise é a número 1 do Trip Advisor e estejam certos que o valor pago vale o serviço que eles prestam. Pra ficar melhor do que tava, só se as bebidas fossem inclusas :)

IMG_5976

Fazer o passeio a Halong Bay com uma boa e conceituada empresa faz a diferença. Chega um momento em que a paisagem se repete, então um bom barco, com bom serviço é o ponto forte. Qualquer cruzeiro que se faça em Halong Bay não é nenhuma pechincha, então que seu dinheiro seja gasto em um que você tenha certeza de um bom serviço. E eu super recomendo a Indochina!

IMG_6057

Muitas dúvidas que muita gente tem também é se vale a pena fazer o cruzeiro de 2 dias e 1 noite (que foi o que fizemos) ou o de 3 dias e 2 noites. Eu não tinha esta dúvida, pois  só tinha 2 dias para o passeio e mesmo que tivesse mais eu não queria porque acho que um dia a mais iria me entediar um pouco, mas há quem goste para poder curtir mais a embarcação. Eu achei 2 dias e 1 noite suficientes e recomendo.

IMG_6211

Outra dica: hospede-se em Hanoi para ter direito ao transfer de ida e volta que as empresas de cruzeiro oferecem. Para quem quiser ir direto do aeroporto e dormir em Halong Bay na véspera, vai ter que pagar o transfer à parte. Nós íamos fazer isso e tínhamos até reservado este hotel aqui em Halong, mas depois cancelamos e decidimos dormir a noite anterior ao passeio em Hanói.

Não nos arrependemos, já que Hanói é fascinante e ficar algumas horas extras na cidade fez a diferença pra nós. Negocie com seu hotel para deixar as malas lá, mesmo que você mude de hotel na volta (como foi o nosso caso) e leve somente o básico pra Halong. Ficar zanzando com mala grande pra lá e pra cá é desnecessário! Os hotéis em Hanói já estão acostumados em guardar as malas dos turistas.

IMG_5990

Qual a melhor época para visitar Halong Bay?

Bem, eu visitei em Outubro/15, que é considerada época das monções no Sudeste Asiático. Embora eu não tenha pego chuva no passeio, o tempo ficou nublado o tempo todo. O sol não deu as caras nem um minutinho, o que faz toda a diferença nas fotos. E acho que isso é quase uma constante em Halong Bay. Sortudo é quem vê a cara do sol por lá. Julho costuma ser cheio porque os europeus invadem o país. De novembro a janeiro é muito frio nesta parte do país e os verões são bem quentes….Apesar de não ver o sol, gostei de ter ido nesta época do ano.

1

Você pode reservar seu cruzeiro pela Halong Bay aqui pelo blog, através do Booking.com, sem custos adicionais.

Este não é um post patrocinado. A convite da Indochina Sails Cruise e da Unique Travel Collection fizemos este passeio a Halong Bay para que eu pudesse contar minha experiência aqui. Agradeço enormemente À Indochina Sails Cruise e à Unique Travel Collection pela excelente experiência e oportunidade de conhecer o excelente serviço desta conceituada empresa e divulgá-los aos leitores! Muito obrigada!

Indochina Sails Cruise

Halong Bay, Vietnã

Site.: http://www.indochinasails.com/

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

1 thought on “Halong Bay num cruzeiro de luxo com Indochina Sails”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Koh Lipe fica a 1,5 horas da ilha de Langkawi, na Malásia e também do porto de Bakpara, na Tailândia. O aeroporto tailandês mais próximo é o de Hat Yai (2 horas desde Pakbara), mas veja opções de vôos via Langkawi, pois é bem mais prático! Provavelmente haverá conexões em Kuala Lumpur. Não é muito fácil chegar no paraíso... #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • A praia de Sunset Beach aqui em Koh Lipe é o lugar perfeito pra curtir o por do sol, que neste dia, foi de arrasar... 🌅 #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Ahhhh, este azul do mar tailandês! Quando estiverem em #KohLipe, não deixem de conhecer o pedaço da praia da Sunrise Beach próxima ao Mountain Resort. E subam até o restaurante do hotel para ter uma vista lindaaaa da praia! Recebi a dica dos amigos do @essemundoenosso e repasso para vocês! #thailand #viciosdeviagemtailandia #tailandia
  • Koh Lipe possui 3 praias principais: Pattaya, por onde os barcos chegam na alta temporada, mais central e com mar piscininha, Sunrise (foto), onde o azul neon é incrível e Sunset , cujo nome já fala! Dá pra conhecer tudo num dia só, seja a pé ou de tuk tuk (50 baht por pessoa/trajeto), mas o melhor de Koh Lipe é desacelerar e curtir o clima tranquilo da ilha aos poucos! #KohLipe #Thailand #Tailandia
  • Koh Lipe é uma pequena ilha na #Tailândia, distante 5 horas de speed boat de Phi Phi. São 2 companhias que fazem o trajeto e elas param em váaaarias ilhas. Parece ônibus circular! E o bilhete ainda é caro, custa entre 2350 a 3000 bahts. Tem que pesquisar. Nós viemos coma Bundhaya e o barco era desconfortável, super lotado e balançava bem, além de ter estragado 2 vezes em pleno mar! Foi tenso 😬 Mais no stories desta ilha 🌴 que é lindaaaaa! #KohLipe #ViciosdeViagemTailandia #Thailand
  • A felicidade da pessoa em voltar à #Tailândia pela 4a vez e ainda conhecer a paradisíaca #KohLipe 😂😂😂💃💃💃 #viciosdeviagemtailandia #thailand
  • O azul estonteante da bela Koh Lipe! É ou não de doer a vista? Tô mostrando todos os detalhes desta ilha linda no Stories! #kohlipe #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia
  • Como não amar este país? No blog tem vários posts da Tailândia! 🇹🇭 Link na bio! 💙💙💙 Corre no Stories pra ver um outro paraíso tailandês que acabei de chegar... #phiphi #thailand #tailandia #viciosdeviagemtailandia

Me Acompanhe no Instagram