Confesso que estava morrendo de preguiça de escrever um post sobre Roma, afinal o que mais eu posso escrever desta cidade que ainda não foi dito? Então eu comecei falando de alguns temas específicos, em posts específicos, começando por : Onde ficar em Roma, Onde comer (bem) em Roma e depois, o bairro boêmio de Trastevere e seus famosos happy hours.
E depois de duas idas à cidade sem ter publicado o post do primeira vez (na época nem imaginava que um dia teria um blog), vou tentar reunir neste post as principais atrações da cidade e mesclar umas fotos da primeira vez, em Out 2009 (Outono) e da última viagem, em Ago/Set 2014 (verão).
Então vamos lá, vou falar um pouquinho das principais atrações da cidade:
Coliseu
O Coliseu dispensa comentários…é o maior anfiteatro de Roma e foi construído no ano 72 (velho pra c…) para ser palco de combates entre animais e gladiadores, assistidos pelos ricos da época. Tem capacidade para 55.000 pessoas o assento delas era de acordo com sua posição social. Muitas mortes de animais aconteceram ali….
As filas para entrar no Coliseu são enormes, o que me fizeram desanimar de conhecer seu interior na primeira visita, mas desta vez, chegamos mais cedo, antes das 10 da manhã, e conseguimos esperar menos para entrar.
Os ingressos custam 12 euros. Paga-se um pouco mais pelo audio-guia.
O Coliseu está na linha B do metrô e para chegar lá, só descer na estação de mesmo nome!
Fórum Romano
Ali era onde tudo acontecia…Segundo os historiadores, Roma surgiu ali, nas imediações do monte Palatino. Eu visitei o Forum na primeira viagem a Roma; desta vez não fui…
A verdade é que é tudo bem mal sinalizado, então a gente não sabe muito bem o que é cada coisa…Sei lá, a história do lugar é bem interessante, mas vendo hoje, não me atrai muito, então , vou colocar um link aqui do blog 360 Meridianos pra quem quiser saber mais detalhes!
Piazza Navona
Podemos dizer que esta praça é o coração do centro storico de Roma e uma das mais belas praças da cidade! Cafés de charme e lindas fontes barrocas enfeitam e dão um charme todo especial à praça.
Há também muitas igrejas na região, escondidas nas ruelas ao redor da praça. Ali há uma loja de bonecas feita à mão que são perfeitas, chamada Berte.
A praça tem um desenho de um estádio do século I e era usada nesta época para competições de atletismo.
A Fontana dei Quattro Fiumi foi erguida no século XVII e representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época: Nilo, Prata, Ganges e Danúnio! É considerada a obra mais grandiosa de Bernini
A Corso Vittorio Emanuele II é a principal rua comercial de Roma e está há poucos passos da Piazza Navona. O ônibus 116 passa pelo centro histórico.
Campo del Fiori
Um dos lugares mais pitorescos e agradáveis de Roma, é o Campo del Fiori, que abriga uma feira matinal de produtos locais, rodeada por trattorias para aquela parada básica por almoço depois de algumas comprinhas no mercado.
Difícil de se pensar que um lugar tão colorido e animado já foi, no passado, local de execuções e cenário de assassinatos.
Há uma estátua no centro da praça que retrata o filósofo Giordano Bruno, que foi queimado aqui em uma fogueira por ter afirmado que a Terra girava em torno do sol!
Pantheon
O Pantheon é um dos edifícios mais antigos e mais bem preservados de Roma. Considerado o templo de todos os deuses. Depois de ter sido considerado invadido por demônios pelos cristãos, no século XVII, passou a ser uma igreja cristã.
A beleza do Pantheon está em seu interior, principalmente de sua cúpula cilíndrica com um óculo central para permitir a passagem de luz.
Ao redor do Pantheon tem milhares de bares, restaurantes e pequenas trattorias.
Almoçamos por ali, numa bem turística! Nada de muito especial…
Há também um lugarzinho que vende pizzas perto, onde comemos em um dos dias a melhor pizza de atum da vida! Fantástica!!!! Esqueci de anotar o nome, sorry! É uma portinha nesta ruela aí da foto acima!
Piazza di Spagna
Outra praça imperdível e que, para minha tristeza, esta em reforma nesta minha última viagem, com sua famosa Fontana della Barcaccia ( Fonte do Barco).
É a praça mais famosa de Roma e está no centro turístico da cidade, com uma infinidade de ruas e ruelas comerciais que se ramificam a partir da praça, incluindo a chiquérrima Via Condotti, reduto das grifes de luxo.
Seu nome é devido ao Palazzo Spagna, do século XVII, construído para sediar a Embaixada da Espanha.
Uma escadaria (Scalinata di Spagna) foi construída nos anos de 1720 para ligar a praça até a igreja francesa Trinitá dei Monti er esta escada fica cheia de gente nos dias quentes de verão, descansando das compras e saboreando os famosos gelattos italinaos
Fontana di Trevi
Sem dúvida, a maior e mais famosa fonte de Roma, concluída em 1762.
Como figura central está a estátua de Netuno. A tradição diz que, quem jogar moedas na fonte, vai voltar à cidade. Deve-se jogá-la de costas. Bom, esta tradição se cumpriu, no meu caso, que joguei as moedas em 2009 e voltei em 2014 hehe
Assim como a Piazza di Spagna, a Fontana di Trevi também estava em reforma quando fomos, em out/14. Frustrante!
O problema desta praça é que ela é sempre super mega lotada de turistas e é mega difícil tirar uma boa foto sem não se cotovelar com alguém do lado!
Uma dica de restaurante ali perto que li em alguns blogs (depois que já tinha voltado) é o L’Archetto Spaghetteria.
Vaticano
A cidade do Vaticano é a capital da Igreja Católica e é considerada o menor estado do mundo e está dentro da cidade de Roma, ou seja, Roma é a única cidade do mundo a ter um Estado dentro e este, por sua vez, é governando pelo Papa.
A Basílica de São Pedro é o mais importante santuário da igreja católica, atraindo milhões e milhões de fiéis o ano inteiro. Não bastasse todo cunho religioso envolvido, ainda é um reduto de obras de arte valiosas, mostrando o poder que a igreja católica já teve (e ainda tem) um dia.
De frente pra Basílica está a Praça de São Pedro, onde fiéis se reúnem aos domingos e dias festivos para receberem a bênção do Papa!
O Museo do Vaticano é outra importante atração local e abriga a famosa Capela Sistina. Nunca consegui entrar devido às filas descomunais que se formam pra entrar…
Dica: não vão de ombros de fora, como eu fui, pois certamente você será barrada! Tive que pedir um lenço destes de identificação de grupos de excursão pra pra uma pessoa pra poder entrar.
Castel Sant’Angelo
Este Castelo é muito lindo por fora (por dentro não conheço) e vale passar por aqui depois da visita ao Vaticano.
Foi construído para ser mausoléu do imperador Adriano, mas já serviu de prisão e até de refúgio de papas durante crises políticas. Hoje funciona como um museu e ainda é interligado ao Palácio do Vaticano.
Trastevere
Escrevi um post exclusivo sobre este bairro boêmio de Roma. Leia O bairro boêmio de Trastevere e seus famosos happy hours
Eataly Roma
O Eataly é um centro gastronômico de produtos típicos italianos, que surgiu na cidade de Turim, Itália, mas que tem filiais em vários lugares do mundo e , a mais recente, foi aberta em São Paulo, no início de 2015 (escrevi um post sobre o de São Paulo aqui e sobre o de Nova York aqui) .
Num dos meus dias em Roma, fui conhecê-lo. Pra chegar lá, pegamos o trem para Estação Ostensensi. Para ir de metrô, tem que descer na estação Piramide.
Bom, eu achei o lugar bem vazio e sem muita graça, já que tinha o de Nova York em mente. Os preços também não são nenhuma pechincha. Descolei uns molhos de tomate por 1 euro; foi a única coisa pagável que achei por lá…
É mais barato comprar produtos nos supermercados e mercadinhos italianos do que no próprio Eataly de Roma, mas vale a experiência pra quem tem tempo sobrando.
Bem, gente, Roma tem muito mais atrações e lugares pra conhecer do que os que mencionei acima, mas estes são os principais e essenciais para uma primeira visita à cidade!
Use e abuse do sistema de metrô da cidade, trens e ônibus de superfície. Abaixo o mapa de metrô! Depois, caminhar pela cidade será seu segundo meio de transporte. Aproveite!!! E quem tiver dicas outras dicas imperdíveis da cidade, por favor, deixe na caixa de comentários, para uma próxima trip!
Leia mais:
Clique aqui para ler todos os posts de Roma
Sigam o Vícios de Viagem nas redes sociais:
Instagram: @viciosdeviagem
Facebook: VïciosdeViagem
Snapchat: viciosdeviagem
Twitter: @carolguelber
As fotos são espetaculares!!!
Adorei ;)
Roma nunca é demais!
Obrigada, Gabi! Beijos
Carol, realmente as moedas jogadas na Fontana di Trevi são infalíveis… fui em 2012 e voltei em 2014 na encantadora Roma (e pretendo voltar!!!).
Recomendo muitíssimo o Hotel Tritone, pertinho da Fontana di Trevi, dali pode-se fazer tudo à pé, e o hotel é uma graça!
Programar a viagem para estar num domingo em Roma (checar no site do Vaticanos e haverá o ‘Angelus’) para ver o Papa no Vaticano, é válido também, e muito marcante! A visita ao Museu, para não enfrentar filas (gigantescas!), vale já ter o passeio marcado com um guia.
O Castel Sant’Angelo por dentro é lindo, vale a visita após a ida ao vaticano. E recomendo também subir no monumento ao Rei Vittorio Emmanuelle para ter uma bela vista panorâmica da cidade, mas chegue cedo para não enfrentar filas no elevador para subir!
Obrigada pelas dicas, Karina! Desta vez nao joguei moeda porque eatava em
Reforma, mas sei que voltarei im
Dia rsrs O Papa não fui porque na véspera enfiamos o pé na jaca hehe bjs