Rota Romântica da Alemanha
Eu sempre quis conhecer a Alemanha, mas este desejo aumentou ainda mais há uns 2 anos atrás, quando recebi uma revista de viagem, com um especial sobre a Rota Romântica na Alemanha. Lendo a reportagem e vendo aquelas fotos lindas das cidadezinhas fofas que compõem a rota, minha vontade só fez aumentar e logo incluí o país na minha Wish List de lugares a conhecer antes de morrer rs.
A bela Wurzburg, primeira cidade da rota |
No mês passado este wish virou realidade e foi o primeiro destino em nossa viagem de 3 semanas pelo Leste Europeu. Mas então, o que é mesmo esta tal de Rota Romântica?
A Rota Romântica da Alemanha surgiu em 1950 na tentativa de chamar a atenção para o turismo no país. O governo queria mostrar que o país não era só guerra. A tentativa deu tão certo que hoje, a Rota Romântica é um dos destinos turísticos mais procurados no país.
A rota toda tem cerca de deliciosos 350 km, começando na cidade de Wurzburg e terminando em Fussen, já quase na divisa com a Áustria. Em todo o percurso avistamos belas paisagens e cenários bucólicos, dignos de um conto de fadas. Estradinhas estreitas, vinhedos nas montanhas, vilarejos pitorescos, rios, montanhas e vales, numa bela paisagem que fica ainda mais deslumbrante quando avistamos os Alpes, nos 50 km finais da rota, já quase chegando em Fussen.
Cidades da Rota Romântica da Alemanha
A rota compreende 27 belas cidadezinhas, mas as que realmente valem a pena são Wurzburg, Bad Mergentheim, Weickersheim, Rothenburg ob der Tauber (imperdível, é a TOP!), Dinkelsbuhl, Donauworth, Landsberg am Lech e Fussen, com o imponente e belíssimo castelo de Neuchwastein.
Como se locomover pela Rota Romântica da Alemanha
Apesar de terem ônibus e até trens que ligam as muitas cidadezinhas, este é um passeio que deve ser feito de carro, pois só este meio de transporte lhe dará total liberdade para parar onde quiser, fazer o que quiser, sem horário pra comer e sem ninguém pra controlar as fotos que você tira.
Nosso Kuguinha deixou saudades… |
Nós alugamos o carro já do Brasil, no site da Rentalcars.com. Chegamos no aeroporto de Frankfurt e fomos direto pra Avis (aliás, fiquei impressionada com a organização do aeroporto de Frankfurt, principalmente da área destinada às locadoras! Show!). Não tinha reservado GPS e pedi um na hora. O rapaz me ofereceu um up grade de carro já com GPS, pagando a mais o mesmo que pagaríamos se tivéssemos alugado só GPS. Depois conto se GPS vale ou não a pena! Bem, do aeroporto já saímos de cara na A3, auto-estrada que liga Frankfurt a Wurzburg, onde tínhamos hotel reservado para aquela noite.
Fizemos a rota em 2 dias completos, mas é claro que não paramos em todas as 27 cidadezinhas e, no comecinho da viagem, o GPS nos jogava para as estradas principais. Tínhamos que apelar pro mapa de papel pra achar o caminho de volta. Com exceção da primeira noite, que já tínhamos hotel reservado em Wurzburg, já que chegaríamos bem tarde, não reservamos hotel para os demais dias e parávamos na cidade que estivéssemos por volta das 18:00 para dar tempo de procurar um lugar com calma, sem estresse e com tempo pra comer algo com tranquilidade. No site da rota tem uma lista de todos os hotéis e suas respectivas faixas de preço, para quem se interessar. Em resumo, a organização geral ficou assim:
Roteiro de 3 dias pela Rota Romântica da Alemanha
Dia 1 (dia da chegada):
Chegamos no aeroporto de Frankfurt e de lá seguimos para Wurzburg (124 km), onde pernoitamos no City Hotel Meesenburg (Pleichertorstrabe, 8), reservado pelo Booking.com.
Dia 2: Wurzburg até Dinkelsbuhl:
Fomos de Wurzburg a Dinkelsbuhl, onde pernoitamos ( +/- 150 km). Hotel-Restaurante Frankisher Hof (Nordlinger Strabe, 10), melhor custo benefício que encontramos na cidade. Esta não é uma das cidades mais baratas da rota para se hospedar.
Centro medieval de Dinkelsbuhl, um dos mais bem preservados da Alemanha |
Dia 03: Dinkelsbuhl até Fussen (+/- 200 km),
Em Fussen, pernoitamos no Haus Gabriel B&B (Bahnhofstrabe 8 1/2, bem perto da estação central, no centro de tudo). Um dos mais em conta em Fussen se considerarmos a localização central. Quartos ótimos, com excelente café da manhã e free wifi. Recomendo!
Castelo de Neuchwanstein, principal atração de Fussen |
Dia 04: De Fussen a Innsbruck, com paradinha em Garmish-Partenkirchen
Seguimos pra Garmish-Partenkirchen e depois, para Innsbruck, na Áustria, que são cidades que não têm nada a ver com a Rota, mas é só pra vocês acompanharem para onde seguimos viagem.
Mas afinal, GPS vale a pena?
Não achei a rota romântica tão bem sinalizada, mas creio que isto foi culpa do GPS. É que algumas vezes, o GPS mais confundiu do que ajudou, pois ele sempre tentava nos jogar para as estradas principais, fazendo com que saíssemos, algumas vezes, da Rota e, quando nos dávamos conta, tínhamos uma certa dificuldade de achar o fio da meada novamente. O GPS foi mais útil para acharmos o ponto exato do centro das cidadezinhas e depois, já bem no final da viagem, na cidades de Innsbruck e também quando fomos entregar o carro em Munique. Creio que o bom e velho mapa ainda é mais funcional neste tipo de estrada.
Nos próximos posts eu contarei as aventuras nestas terras germânicas tão encantadoras…
Carol,
também tenho vontade de conhecer a Alemanha.
minha irmã morou lá por 1 ano e 2 meses e voltou em junho deste ano. ela fala tão bem de lá…
aguardo mais posts!!!
bjkss
Ana Paula, eu adorei a Alemanha, principalmente esta região da Rota, que e encantadora! Quando for, nao deixe de percorre – lá . Você Vera nos proximos posts. Bjs
Oi Caroline, estou qubrando a cabeca onde começo a Rota Romantica. Chego em Koblenz dia 6/04, pretendo dormir 2 noites, para fazer o passeio pelo Reno, de lá pegar um carro e ir para Wurzburg, dormir e no outro dia pegar novamente a estrada e dormir em Rothemburg O.D.T.De lá vou para Munique e entrego o carro lá. faço Fussem num onibus que tem. o Que você acha desse roteiro, tá corrido? Já que você já foi, poderia me ajudar?
Olá, Lenita. Até Rothenburg, está OK. Talvez você consiga até adiantar a viagem e dormir mais adiante, como fizemos. Mas Seria legal você ir de carro até Fussen no dia seguinte, dormir por ali e só no dia seguinte você ir pra Munique. Com isso você vai com mais calma pelas cidadezinhas da Rota Romântica e tem mais liberdade em Fussen e nos castelos. Mas se não tiver tempo, acho que dá também, mas vai ficar meio corrido. Beijos
Obrigada Carol, respondeu rapido! Você acha melhor dormir em Fussem para ver o castelo ou na cidadezinha que o castelo fica mais próximo? O hotel de Munique já esta pago, mas se o mais tranquilo é ficar por perto do castelo perco uma diaria em Munique. Me sugira um hotel legal proximo ao castelo.
Se já está pago, faça então como tinha previsto. Mas se optar por dormir, aconselho Fussen. A cidade é bem pequena, mas pelo menos tem alguns bares e restaurantes. Levemente mais movimentada. Não espere muito, mas é uma cidadezinha agradável. Pelas minhas fotos dá pra ver o que esperar de lá. Bjs, depois conte como foi pra gente
Muito obrigada, me ajudou muito. Sucesso no blog, por sinal muito bom.
Oi Carol, estou recorrendo a você para mais uma ajuda, se puder. Vou fazer a rota romantica, dormir em Rothemburg, como já lhe disse, e tenho mais uma noite de hotel para colocar, mais estou em duvida onde ficar. Se em Augusburg ou outra cidadezinha perto. Dormirei essa noite e de lá vou para Munique. Fussem farei depois. O que me sugere? Muito grata, Lenira
Lenira, eu aconselho voce nao reservar ja e escolher um hotel numa cidadezinha que estiver por volta das 18:00h. Augsburg eh uma cidade grande, nao aconselho. Optaria por alguma menor nas redondezas. Gostei bastante de Landsberg am Lech, mas vai depender da distancia percorrida no dia. Bjs
Oi Carol!
Estou indo à Alemanha em junho com meu namorado e descobrimos a Rota Romântica através de vc!!
Estamos montando o roteiro baseado no seu, mas ficamos em dúvida de quanto tempo vcs demoraravam mais ou menos em cada cidade…
E quantos km +- por dia… Também vamos de carro! Bjs e parabéns pelo blog!!
Oi Paula, os km e as cidades que visitamos por dia estao descritas neste post resumo, logo da pra ter uma nocao de tempo em cada, mas o fato e que sao todas bem
Pequenas. As que merecem mais tempo sao Wurzburg, que gastamos uma manha, Rothenburg (considere umas 3 a 4 horas, pelo menos) e Fussen por causa da visita ao castelo. Nas demais, as vezes nao chegavamos a ficar 1 hora. Paravamos o carro, caminhavamos um pouco, batiamos algumas fotos e seguiamos viagem…espero ter ajudado. Bjs
Perfeito !! Estava procurando um roteiro para fazer a Rota Romântica, mas só estava achando de 6 dias , até encontrar o seu, bem mais enxuto… adorei !!
Que bom , Milene, fico feli em ter ajudado! Bjs e boa viagem
Bom dia Caroline,
Sou jornalista e edito uma news eletrônica. Gostaria de saber se posso usar sua experiência numa matéria, incluindo as fotos,
Desde já agradeço a atenção.
Abraço,
Fátima
Ola Fatima, dando os devidos creditos, com meu nome r nome do blog devidamente inclusos, pode sim. Depois me envie a materia para publicar aqui, pode ser?
Obrigada
Olá Caroline,
Pra visitar o castelo é preciso comprar bilhete com antecedência?? E a gente compra onde??É possível chegar de carro até bem perto??Tem estacionamento que comporte um motorhome??
Grata pelas dicas,
Maria
Ola Maria, eu creio que vende pela internet, se não, tem que comprar direto no castelo. No dia que fui, cheguei fim do dia e os ingressos para os últimos horários já estavam esgotados. só tinha para o dia seguinte. Estacionamento e sempre na base do castelo. Depois tem que subir a pe, de ônibus ou charrete. Pra motorhome não sei te indicar, mas acredito que tenha sim. Bjs
Vou para alemanha em janeiro gostaria de saber se vale a pena fazer a rota romantica nesta época se vai estar nevando muito? Obrigado
Olha Gustavo, esta epoca na Europa o frio eh rigoroso. Voce nao vai aproveitar tanto quanto no outono ou primavera, mas eu particularmente, nunca estive na Europa nesta epoca.
ola Carol,
Gosto muito do teu blog e por influencia dele /tua, eu e meu marido estaremos indo p a Alemanha em setembro.Gostaria de uma ajuda tua na Rota Romantica.
Nosso roteiro: dia 2 set, Berlim onde ficaremos 4 noites.Ainda nao sabemos se faremos bate volta Potsdam.
Dia 6 alugaremos um carro e iremos p Dresden (2 h viagem)
Dia 7 iremos para Rothenburg ob der tauber e dormiremos la.
Dia 8 iremos p Fussen, mas acho que nao visitaremos os castelos, vamos curtir o local.
Dia 9, meu aniversario, iremos p Garmish e? Ou nao, dormiremos la? Sugestao tua e bem vinda.
Dia 10 insbruck e salsburg, onde dormimos?
Dia 11 as 11:30, entregaremos o carro em Muniche.
A duvida e: como dividir os dias 9 e 10? Vale a pena incluir Insbruck? Ou so salsburg?
Depois ficaremos 4 noites em Munique. Poderiamos ir a Salzburg de Munique tipo bate volta…O que achas?
Dia 15 iremos p Paris onde ficaremos 5 noites. Passagens compradas ja. A duvida esta principalmente dias 9 e 10. Desculpa tomar teu tempo, mas se puderes me dar dicas, ficarei muito agradecida.Obrigada e um grande abraco com votos de muitas viagens em teu caminho!
Oi, Daisy
Aconselho você fazer como eu fiz por causa da sua disponibilidade: De Fussen, passe por Garmish pra conhhcer a cidade e seus afrescos na fachada das casas. Depois Siga pra Innsbruck e pernoite por lá. Conheça a cidade no dia seguinte e durma mais uma noite e só então retorne a Munique. Considere fazer bate – volta a Salzburg de Munique, pois indo de Innsbruck de carro pra voltar depois pras Munique ficará corrido demais e você não vai curtir nada!
Bjs
Carol
Carol, Boa Noite.
Tenho algumas dúvidas em relação a rota romântica.
1 – é necessário carteira de habilitação internacional para dirigir na alemanha? é necessário visto para entrar na alemanha?
2 – quais cidades valem a pena dormir na rota?
3 – em quantos dias dá para fazer a rota?
4 – é necessariamente importante começar por frankfurt? ou vale a pena chegar por munique e ir embora por frankfurt?
Desculpe as muitas perguntas. É que pretendo passar minha lua de mel.
Obrigado,
Guilherme.
Ola Guilherme, na Alemanha não precisa de visto nem de carteira internacional de habilitação. Sugiro dormir em Rothenburg e Fussen, mas depende do seu roteiro e de o de estiver próximo das 18:00. Eu fiz a Rota em 2 dias, mas ha quem prefira faze-la em 3, com mais calma. Para as minhas necessidades, 2 dias foram suficientes. Você pode chegar tanto por Fankfurt quanto por Munique. Tanto faz! Espero ter ajudado! Alemanha eh TOP!
Somente um comentário que não vi aqui. Quando ultrapassar a fronteira para a Austria, tem que comprar o Vignette para não tomar multa. Pode comprar no posto de gasolina.
Sérgio, obrigada por complementar! Vou atualizar o post com seu comentário! abraços
Carol, Boa Tarde.
Quai são as cidades que valem a pena dormir?
Garmish fica perto de Fussen? Vale a pena ir até lá?
Nosso roteiro sairá de Frankfurt e terminará em Munique.
Obrigado,
Ola, Guilherme, nos dormimos em
Uma cidade proxima a Rothenburg, mas preferia ter ficado em Rothenburg porque e mais turística, então acho que vale a pena ficar la. Depois, pela distancia, dormimos em
Fussen e também gostei, embora hospedagem la seja bem carinha. Recomendo
Estas duas, mas como eh so pra dormir, considere a cidade que você estiver próximo das 18:00
Se nao tiver reserva já, pra poder escolher com tempo. Garmish eh perto sim, vale a pena se você tiver tempo sobrando. O grande destaque são os afrescos na faixada das casas e a montanha Zugspitze. Abraços
Ola, estou adorando as dicas! Vou para Alemanha em Setembro. Vi que alguém perguntou sobre onde dormir na rota e você sugeriu Rothenburg e Fussen, mas disse que Fussen é mais caro. Onde poderia me hospedar que seja perto de Fussen e mais em conta?
Muito obrigada!!!
Oi Ana, na verdade, se você não faz questão de luxo, a Haus Gabriel, onde fiquei (link no post de Fussen) tem ótimo preço. foi um achado, porque os hoteis realmente sao caros por lá, mas aqui não tem muito jeito: ou vc fica em Fussen, ou fica nas imediações do Castelo, mas que à noite não tem grandes movimentos. Recomendo Fussen. Bjs
Olá Carol,
Parabéns pelo seu blog, pois é muito útil! Minha esposa e eu estamos indo pra Alemanha na primeira quinzena de setembro e vamos chegar por Frankfurt. Vou deixar uns 3 ou 4 dias dedicados à rota, vale a pena reservar hotéis nas cidades que você mencionou ou deixo a vida me levar?
Ola Mario, muito obrigada ! Pode deixar a vida te levar rsrs Esta época eh baixa temporada, não vai ser difícil achar hotel na região. Isso também te dará mais liberdade. Boa viagem! Abraços
Oi Carol, adorei o seu Blog. Achei TOP!!!Irei a Alemanha em outubro próximo e farei a Rota Romântica de carro partindo de Munique até Frankfurt. Reservei 03 dias para realizar a Rota.
Gostaria de saber em quais cidades vc recomenda reservar hotéis para dormir?
Outubro é baixa estação? ou terei dificuldade de encontrar hotéis?
Olá, Anã Paula. Outubro eh baixa estação sim, pode reservar o hotel na hora. Quanto as cidades, veja os comentários anteriores, que dou umas dicas pra outros viajantes. Super beijo
Oi. Como vai?! Como foi fazer a rota em outubro?! Muito frio?! Neve?! Tempo feio?! Ou foi legal?! O q Vc achou?! Obgd. Abc
Oi. Como vai?! Como foi fazer a rota em outubro?! Muito frio?! Neve?! Tempo feio?! Ou foi legal?! O q Vc achou?! Obgd. Abc
Oi Lucas. Não era tãooo frio assim. Achei legal. Neve so encontrei na Austria, mesmo assim nas montanhas e um pouquinho na estrada entre Fusse e Garmish. Eu acho que outubro eh uma boa epoca. Abraços
Olá Carol
Farei um giro por alguns países da Europa e reservei dois dias pra Munique, pois não sabia da Rota Romântica. Vc acha que eu conseguiria fazer um passeio de carro de Munique à Fussen em um dia. Só mesmo pra eu não deixar de conhecer. Super beijo!!
Dedé
Sim, da pra fazer de carro ou de trem num bate e volta. Eh bem tranquilo e Fussen ainda tem o castelo mais lindo de todos. Beijos
Pretendemos ir à Alemanha e ficar uns 14 dias, em nosso roteiro iríamos direto para Munique, ficaríamos 2 dias para conhecer e depois alugariamos um carro e iriamos para Fussen e faziamos o passeio inverso até Wurburg, depois desceriamos até Stuttargt, Heidelberg e Frankfurt ( Essa seria a primeira parte da viagem )continuando….Colonia..Dusseldorf..Dortmund..Hamburgo..Berlim.
O que voce acha?
Bom dia, Carol!
Vou pra Rota Romântica no começo do mês que vem. Já aluguei o carro e vou pegá-lo na empresa Thrifty, no aeroporto de Frankfurt. Estou precoupado em como sair de lá e pegar a estrada pra chegar em Würzburg. Como faço pra sair do aeroporto e chegar em Würzburg? O local em que os carros das locadoras ficam no aeroporto já é do lado da autoestrada? É pra pegar a A3 ou A7 pra ir pra Würzburg?
Muito obrigado.
Rafael, assim que você sai do aeroporto, já da de cara com a auto-estrada (acho que é a A7), mas confirme no Google Maps. É colado . Abraços
Olá Carol,
Estou com viagem marcada para 07/08/15 a 25/08 com meu marido. Tiramos nossas passagens por milhas e por isso, chegaremos por Londres e sairemos por Munique.
Pensamos em fazer: Londres – Berlin – Praga – Munique
Faríamos esses trechos de trem, exceto Londres – Berlin que faríamos de avião.
Queríamos incluir 2 dias pela rota romântica e não sei por onde começar?
O que nos indica? Chegar em Munique (sem se hospedar) e alugar um carro e fazer direto a rota romântica e depois voltar pra Munique para se hospedar e conhecer ou fazer a rota romântica de Berlim?
Obrigada e Feliz Ano Novo
Olá, Thais, feliz ano novo! Uma opção: vá de Praga a Nuremberg e de lá a Wurzburg (não sei se há trens direto pra Wurzburg) e comece rota por ali até chegar a Fussen e depois, Munique. Se não, comece via Munique, mas não de Berlim, pois é meio longe. Só que começando por Munique, você vai andar dobrado , pois vai ter que voltar tudo depois por causa do vôo sair de lá, certo?! Espero ter ajudado. Beijos
Oi Carol, estou pensando em fazer a rota romantica. Minha viagem começa e termina em Frankfurt, de 22 a 28 de abril. Você acha que sete dias é muito tempo pra rota romântica? Não estava querendo nada muito corrido, e gostaria de aproveitar os lugares.
Seria melhor começar por Wurzburg ou por Fussen?
Como faço para me deslocar de Frankfurt até Fussen direto? Os hoteis vc acha melhor reservar com antecedência ou é fácil achar no mês de abril?
Obrigada
Oi, Dani, se você for ficar só nas cidadezinhas da Rota, eu acho muito sim. O que acontece é que depois de algumas cidades, tudo fica meio igual…a paisagem vai se repetindo. Pra fazer com calma, 4 dias está ótimo! O que você pode pensar é considerar Heidelberg. Eu não consegui ir, mas está na minha lista. Você está considerando ir a Munique? Porque o ideal seria ir de trem entre Frankfurt e Munique. Tanto faz você começar por Wurzburg ou Fussen, mas geralmente terminar em Fussen tem a cereja do bolo, que é o castelo de Neushwanstein :). Mês de abril é baixa temporada, logo acredito que você encontre hotel fácil sim. Recomendo que reserve o de chegada, pra não perder tempo com isso. Bom, espero ter esclarecido. Bjs
Olá Carol, como vai ?
Primeiramente Parabéns pelas informações postas neste site, são de muita utilidade para todos nós que pretendemos viajar a este país diferenciado como é a Alemanha.
Seguinte, tenho mais ou menos meu roteiro programado para a Alemanha em maio, gostaria apenas de validar minha ideia.
Chegada a Berlim (2 dias na cidade) e ida a Dresden (1 dia).
De Dresden pra Frankfurt (1 dia na cidade) e bate e volta a Colonia.
De Frankfurt fazer parte do trecho da Rota romântica de carro, começando por Wurszburg até Rothemburg O.D.T.
Em Rothemburg ODT ir a Nuremberg e Augsburg (2 bate volta) ou;
Ficar de Augsburg e ir a Munich (3 dias na cidade) e 1 bate e volta a Fussen para o castelo.
De Munich ou Fussen ir a Suiça e prosseguir com a viagem (Zurich e Lucerna).
Acho que ta bem enxuto sem comprometer nada, concorda ?
Sttutgart vale a pena conhecer ?
Desde ja agradeço
Oi. Tudo bem? Adorei seu post. Vamos para Europa em Julho começaremos pela Alemanha, estamos pensando em alugar um carro e conhecer a rota romantica. Mas temos receio de ter dificuldades por causa da lingua (ler placa, pedir informações, etc). O que voce acha?
Oi, Márcia, dá pra se virar bem. Tudo é muito bem sinalizado e na Rota Romântica, não tem muito como errar. Pegue um mapa da Rota na primeira cidade que conhecer. Bjs
Oi Carol! Parabéns pelo site!
Eu e meu marido vamos para Alemanha em abril. São apenas 7 noites, chegando e saindo por Frankfurt, e por isso elegemos o seguinte roteiro: chegamos e vamos no mesmo dia para Rothemburg ODT onde pernoitamos. Depois seguiremos para Munique (3 noites), Salzburg (1 noite), Fussen (1 noite), Heidelberg (1 noite), Frankfurt. O objetivo é conhecer durante o dia e no final da tarde partir para a próxima cidade do roteiro. Como o tempo é corrido, não incluimos outras cidades da rota como Ausburg e Würzburg. O que acha? Teria alguma sugestão para otimizarmos o roteiro?
bjs!!
Luciana, Wurzburg é bacana. Em 7 dias talvez fosse melhor se concentrar so na Alemanha e deixar Salzburg para outra viagem. Bjs
Olá Carol
Parabéns!! Também gostei muito das suas observações.
Estamos indo para a Rota Romântica depois de fazer a região da Alsácia, em junho e julho/2015. Vou com meu marido, com carro alugado. Deixamos 9 dias para a Rota Romântica, que agora está me parecendo muito… Será que em Junho/julho é arriscado deixar para escolher as cidades e os hotéis lá?? Ou seria melhor ir com tudo já reservado…
Talvez esticar um dia em Garmisch antes de chegar em Munique??
Ou quem sabe incluir também Heidelberg antes de chegar em Wurzburg??
Aguardo sua opinião…
Obrigada
Cecilia
Oi Cecilia, 9 dias só pra Rota é muito sim. Considere conhecer estas outras cidades que vc menciona também para preencher os dias. Talvez fosse melhor reservar alguns hoteis nas cidades que voce for ficar mais tempo. Julho pode ser arriscado encontrar hoteis la. Bjs
oi CAROL, parabéns pelas dicas, são fantásticas, pretendo ir para Alemanha entre 28 de maio a 06 de junho,vc acha que daria tempo de fazer Frankfutr até FÜssen, Insbruck, Liechtensten, Lucerna e Zurique, pelo mapa será 900 km, alugaremos carro a Frankfurt e entregaremos em Zurique, se não achar viável qual seria sua sugestão? obrigada
Cleude, obrigada! Acho meeeega corrido, porque voce tem que considerar os tempos de deslocamento, ou vai ficar so na estrada. Alem disso, devolver carro em outro pais é uma verdadeira fortuna. Tem que pegar e devolver no mesmo pais. Bjs
Ola CAROL, bom dia! Estou apaixonada por esta rota. Vou me casar em novembro e eu e meu noivo queremos fazer em dezembro a rota.
Foi você que fez seu roteiro? Teve ajuda de alguma agencia? Estamos com receio de não sabermos o alemão. O que sugere?
Obrigada.
Oi Larissa, obrigada! Eu que faço tudinho rsrs também não sei alemão e isto não teve o menor problema. Bjs
Olá Carol!!
Seu blog é maravilhoso e pretendo viajar nessa rota de ônibus, vc sugere qtos dias em cada lugar? irei sozinha e portanto não poderei me dá o prazer de viajar de carro por esses lugares lindos. Por gentileza, se puder me ajudar nesse roteiro.
Grata desde já. Abraço.
Oi Cristina, obrigada! Olha, ônibus é um pouco complicado e dificulta bem. O carro é sem duvida, a melhor opção. Não tenho ideia como funciona este tour de onibus, mas no site oficial da Rota Romântica eles devem
Mencionar. Menina, se joga sozinha de carro rsrs nao tem perigo nenhum!! Bjs
Quero viajar por 10 dias pela Alemanha.Onde ir?
Oi Angela, tudo bem? Em 10 dias sugiro: Rota Romântica (2 a 3 dias), Munique (3 dias), Berlim (3 dias). Bjs
Carol, parabéns pelo blog !!!
Gostaria de tirar uma dúvida: pretendo fazer a rota romantica até Fussen e de lá seguir para Salzburg e depois Munique. A intenção é fazer tudo isso de carro e entregar o carro em Munique. Acha que é tranquilo? Ou teria uma maneira melhor? Desde ja muito obrigada
Sim, é tranquilo, Cecilia. Outra opção é ir direto pra Munique depois da Rota Romântica, entregar o carro e seguir de trem pra Salzburg. Foi assim que eu fiz. Se você estiver acompanhada e for fazer bate-volta, vale muito a pena comprar o Bayern Ticket (eu usei, inclusive ele pra ir pra Salzburg). Leia mais neste post do Sundaycooks: http://sundaycooks.com/2012/09/28/como-comprar-o-bayern-ticket/ Bjs
Olá Carol!
Descobri seu blog pesquisando para uma viagem (inicialmente) à Alemanha e Itália em outubro. Comecei a ler seus posts sobre a Rota Romântica e “devorei” toda essa viagem de vcs de uma tacada só. Tanto que já mudei de ideia e vou querer fazer com meu namorado o mesmo roteiro que vcs fizeram. A Itália ficará para a próxima rs. Como vc tb sou viajante compulsiva e sempre estou planejando a próxima viagem. Nesse caso, ainda faremos uma viagem em junho e eu já estou pensando na de outubro!!Ah, e NYC também é minha paixão absoluta, para onde sempre quero voltar. Parabéns, seus posts são muito organizados, bem escritos, e as fotos, então…sem comentários!! Falando nisso, qual a câmera e/ou outros instrumentos que vc usa para conseguir fotos tão incriveis? Beijos da mais nova seguidora do Vícios de viagem!
Bruna, comentários fofos como o seu me deixam mega feliz . Eu estou na msm situação: viajo em junho, já pensando na de outubro e tentando dar um jeito de ir a NYC hahaha. Hoje uso praticamente minha Canon Xsi e algumas poucas fotos do Iphone. Comprei recentemente uma lente 18-135mm que faz a diferença em algumas fotos, mas ainda sou uma eterna aprendiz na arte da fotografia. Obrigada pelo carinho e por me seguir
Oi Carol, estou planejando para fazer esta rota com minha esposa. Vi que fez toda a rota em aproximadamente 3 dias, como comentou há 27 cidades, vocês conseguiram visitar todas elas? Penso em reservar a mesma quantidade de dias e fiquei com esta dúvida se deu tempo. Parabens pelo post, esta sendo referencia para muita pessoas. abs
Oi Anderson, não, impossível visitar todas em 2 – 3 dias, e nem acho imprescindível porque no final, a paisagem se repete e acaba ficando a mesma coisa. Nos posts eu falo quais vale a pena e quais conheci neste tempo. Abraços
Moro na Alemanha e já aluguei um carro e fiz parte da Rota Romântica e o Vale do Rio Reno de carro. Nosso carro tbm tinha GPS.
A dica nesas Rotas é realmente não andar pelas avenidas principais, assim você pode apreciar as cidades e a paisagem.
Quase todo GPS apresenta uma opção para não fazer o trajeto passando pelas autoestradas (Autobahn). Só fuçar um pouco e procurar essa opção. Vale a pena!
(só não esqueça de desativar essa opção quando precisar ir de um ponto a outro muito distante, pois o trajeto escolhido sempre será beeeem mais demorado e por estradas menores)
Obrigada pela dica, Maria! Bjs
Carol!!!
Meu anjo da guarda me ajude!
Estou na China a trabalho e daqui encontrarei meu marido em Amsterdam. Daqui 10 dias! E na correria nao consegui finalizar os planos da viagem e estou louca agora.
PS: são 2:30 da manha aqui… Estou aqui lendo seu blog inteirinho ignorando o impacto do fuso… Ah! Se não sabia, fique sabendo… Em meio a diversos bloqueios na net, seu blog não é bloqueado por aqui…
Mas entao, voltando a viagem… De Amsterdam iremos pra Cologne pernoitar e daí teremos de segunda a quinta para chegar em Munique… Estou sem saber o que fazer… Tenho um primo que mora em Karlsruhe e ouvi falar super bem de estrasburgo… O que vale mais a pena? Rota romantica ou este cantinho oeste da Alemanha? (Estrasburgo, Stutgart, karslruhe…) vc consegue me dar uma luz? Ps: se eu nao for a karlsruhe, meu primo nos encontrará em munique… Entao nao deveria influenciar na decisao pois vou ver ele de toda forma! Por favor me dá uma luz!!!! Muito obrigada e SUCESSO demais seu blog! Super parabens! Se eu optar pela rota romantica farei ctrl+c ctrl+v da sua viagem… Alias, parando em rottenberg como recomendou pra turma nos posts acima! Obrigadaaaa! Tomada q dê tempo de me responder!!! Beijos! :-)
Oi Marina, obrigada! Realmente nao sabia desta novidade! Que ótimo rs Obrigada por me avisar! Olha, nao conheço esta cidade do seu primo, mas recomendo muito a rota romântica! É linda demais, vá sem medo! Bjs e boa sorte! Lembranças aos chineses rs adorei este país. Bjs
Mais uma coisinha… Sera que da pra fazer karlshue e rota romantica??? Apesar de ver ele de todo jeito acho q ele ficaria feliz… Me diz sua opiniao bastante sincera e dai dou um jeito! Prometo contar como foi! Bj
Show Carol! Obrigada pela rapida resposta. Ps: desculpe criar novo post, mas o responder está bloqueado por aqui. Bjs
Ola, boa tarde Carol, estou vendo o seu posto sobre a rota romântica e nele você diz que saindo do aeroporto de Frankfurt , vcs pegaram a A7 que é a auto estrada que liga Frankfurt a Wurzubrg, porém em todos os mapas que procurei só encontro a auto estrada A3, fiquei em dúvida, e preocupada como estou indo pra la em setembro… vc poderia me esclarecer essa dúvida? quem sabe vc tem fotos já da sua saída do aeroporto, ainda mais que chegaremos a noite la. Agradeço muito e aproveito para te parabenizar pelo excelente blog!
Helys, vc está certa! Realmente é a A3, mas eu devo ter me confundido porque na saída do aeroporto tem placas indicando A7, deve ser isso, mas vá pela A3. Vou corrigir no blog. Bjs e desculpe o transtorno
Obrigada Carol! vou continuar te seguinte do porque você realmente escreve muito bem de forma fácil e encantadora, a gente já começa a viagem antes com as suas publicações! beijo para você.
Obrigada pelo carinho, Helys :) Super beijo!
Oi Carol!Parabéns pelo blog, suas informações são detalhadas e nos ajudam muito.Estou fazendo meu roteiro baseado nas suas experiências e nas suas dicas.
Estou precisando tirar duas dúvidas:a primeira é em relação à cidade de Rothenburg, é possível entrar no Centro histórico com o carro? E a outra é sobre a habilitação necessária para dirigir na Alemanha, é necessária a habilitação internacional?
Agradeço muito seu retorno,um grande abraço.
Oi Vera, obrigada! Não é possível entrar no centro histórico, mas o carro pode ir ate muito perto, perto da muralha que cerca o centro. Quanto à habilitação, dirigimos com a brasileira, sem problemas. Bjs
Olá! Vamos alugar o carro em Frankfurt, fazer a rota romântica, ir até Inssbruck e devolver o carro em Munique. Gostaria de saber se é necessário algum selo ou algo diferente para atravessar e dirigir na Áustria. Desde já, agradeço.
Oi, Fabiana, parece que sim: um selo que comprova o pagamento de pedágios. Eu não me lembro se quando loquei o carro na Alemanha e passei pela Austria questionei isso a eles e meu carro estava incluso ou se fui sem saber e não fui multada por sorte hehe. De qualquer forma, veja este post aqui : http://www.austria.info/br/para-planejamento-de-viagem/de-carro-1162018.html. Beijos
Oi Carol.
Procurando orientações na Alamenha, achei seu blog.Maravilhoso,parabéns.
Olha, vou para Alamenha em final Janeiro. Sei que é frio… mas adoro o frio. Minha ´duvida é se nesta época a rota romântica não esta congelada para se passar com o carro. Ai…. só de trem, rsrsrs.
bjs
Nádia, é provável que esteja sim, se tiver nevascas! Não da pra prever. Boa sorte rs bjs
Olá, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre os procedimentos de vistoria de passageiros na chegada à Alemanha e também na partida. O que me preocupa são os body scanners dos aeroportos, aquelas máquinas que mostram uma imagem “sem roupa” do viajante com o propósito de verificar se ele está trazendo algo escondido junto ao corpo. Como mostrado nos endereços a seguir, nos EUA essas vistorias são corriqueiras e muitas vezes feitas sem qualquer respeito ao cidadão. Gostaria de saber como são esses procedimentos na Alemanha, se existem tais máquinas, se é obrigatório passar por elas e se há agentes de imigração abusivos. Observação: não me refiro aos detectores de metais que se assemelham aos usados nas portas dos bancos, mas aos aparelhos que possibilitam a visualização detalhada do corpo.
http://joaomagrini.blogspot.com.br/2010/11/vergonha-nos-aeroportos-americanos.html
http://illuminati-xdddre.blogspot.com.br/2012/04/historias-de-terror-fisico-e-ideologico.html
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/passageiros-se-revoltam-nos-eua-1czytm1e266f1wz74lcwu5172
Olá Marina, eu nunca entrei nem
Sai da Alemanha por aeroportos, logo não posso te ajudar. Eu nunca tive nenhum problema em nenhum lugar com isso. Bjs
Uau Carol Guelber!
Parabéns pelo seu Post de viagem à Rota Romântica -Alemanha.
É um sonho que ainda pretendo realizar(ante de morrer…rsrsrs) como você também nos revelou! Se Blumenau-SC,Brasil é LINDA(sou mineira e aqui maravilhosamente resido há mais 25 anos)tento imaginar a Alemanha, mas principalmente a Rota que nos presenteia em fotos, comentários e in loco. Obrigada pelas informações e que tenhas sempre a possibilidade e Saúde para MUITAS viagens!
Anna Maria, obrigada pelo carinho! Com certeza você irá realizar este sonho! Acredite! Super beijo
Oi Carol,
Parabéns pelo blog!! Suas recomendações são sempre maravilhosas, seu blog é super bem escrito e detalhado!!!
Preciso de umas dicas que quem já conheceu a Rota… Vou para Munique no fim de outubro (29/10) e tenho dúvidas quanto ao que seria mais recomendável e econômico. Gostaria muito de ouvir sua opinião: somos três adultos (25 anos, 49 e 55) e vamos para Munique (ficando 3 dias na cidade). Depois pensamos em conhecer algumas cidades da Rota Romântica e Salzburg (tenho 4 dias para isso). Porém, não sei se devemos alugar um carro para conhecer Salzburg, Fussen e Rothemburg ou se é melhor fazê-las com o Bayern Ticket.
Ocorre que acho interessante ficarmos uma noite em Salzburg e outra em Rothemburg pois já ouvimos dizer que vale a pena ficar um pouco mais nesses dois locais. A questão é que, depois de ter conhecido essas cidades, precisamos ir para Amsterdan e se estivermos de carro teremos que devolver em Frankfurt (para não ter que voltar e devolver em Munique). Nesse caso, será que existe a possibilidade de pegar um trem (ou bus) de Rotemburg até Frankfurt e de lá seguir para Amsterdan? Ou (melhor ainda) pegar um trem que já saia de Rotemburg até Amsterdan? Ou talvez seja preferível alugar o carro em Munique, conhecer algumas cidades da rota, e voltar para essa cidade (Munique) e sair de lá para Amsterdan?
Pensamos em ir de trem para Amsterdan (pois deve ser mais barato e interessante que ir de avião). Precisamos estar lá até o dia 5/11 visto que na manhã do dia 06/11 já pegamos um voo para Lisboa.
Qualquer dica será de grande valia para planejarmos a viagem!!
Obrigada,
Ariadne
O que vc considera ser mais viável?? Estou cheia de dúvidas e qualquer dica será de grande valia!!
Obrigada,
Ariadne
Oi Ariadne, obrigada pelo carinho! Eu sugiro que você vá a Salzburg de trem pelo Bayern Ticket. O problema é que o ticket vale por 1 dia, logo se você for dormir lá, vai ter que pagar outro ticket pra voltar. Depois eu alugaria um carro em Munique e percorreria a Rota passando por Fussen e chegando a Rothenburg para pernoitar. Seguiria viagem no dia seguinte por outras cidades da Rota até Frankfurt, onde entregaria o carro e daí, você vê opções de trem pra Amsterdam no mesmo dia, à noite, ou no dia seguinte, que acredito ser menos corrido pra vocês. Veja tb opção de vôo, pois daí você j’;a devolve o carro direto no aeroporto. Espero ter ajudado um pouco! Beijos
Olá. Vou fazer essa viagem com meu marido saindo de Munique e voltando para Munique para pegar o voo de volta.
Chego em Munique dia 22/09/15 de manhã bem cedo e tenho que estar de volta dia 01/10/2015, para entregar o carro.
Pensamos em ficar 03 dias em Munique, 04 dias na Rota Romantica ( começando em Wurztburg e 02 em Salzburg, voltando para Munique no dia 01/10/2015.
O que acha desse tempo, fica apertado?
Seria melhor não irmos a Salzburg e ficar somente em Munique e na Rota Romantica?
Por ultimo, que cidades da Rota Romantica devemos conhecer nesse periodo?
obrigada
Oi Tania, o tempo é bom sim, sem correria. As cidades melhores eu falo em um dos posts da Rota! Bjs
Sobre o ônibus turístico da rota romântica como funciona, VC sabe? Quanto custa
Oi, Kátia, como não usei o serviço, não sei bem se é uma boa ou não ir de ônibus. Dá uma olhada no site deles para avaliar http://www.romantic-road.com/index.php?id=romantic_road_coach&L=10. Depois conte pra gente o que achou! Beijos
Oi Carol
Acabei não utilizando o ônibus turístico da Rota Romântica, pois li que ocorriam atrasos com frequência. Achei melhor contratar uma excursão, que saiu de Munique e foi direto aos castelos, ou seja, ao ponto principal da viagem.
Foi excelente, a guia era ótima, até cantou em alemão, para animar a turma, composta por 11 diferentes nacionalidades.
No
Oi Carol
Acabei não utilizando o ônibus turístico da Rota Romântica, pois li que ocorriam atrasos com frequência. Achei melhor contratar uma excursão, que saiu de Munique e foi direto aos castelos, ou seja, ao ponto principal da viagem.
Foi excelente, a guia era ótima, até cantou em alemão, para animar a turma, composta por 11 diferentes nacionalidades.
Olá,
Estarei na alemanha no final de Novembro e gostaria de saber se valeria a pena fazer a rota romântica. Chegarei no aeroporto de de Frankfurt sábado dia 28/11 às 11:30 e tenho que estar novamente neste mesmo aeroporto na segunda dia 30/11 às 17:00. Minha dúvida: Vale a pena fazer a rota mesmo tendo apenas 2 dias para ir e voltar de frankfurt? Outra coisa, vale a pena fazê-la em Novembro?
Obrigado
Eduardo, em nov ainda é um bom mês. Quanto ao tempo, fica meio corrido fazer toda a rota ja que vc terá que retornar a Frankfurt, mas dá pra conhecer algumas cidades. Considere conhecer também a cidade de Heidelberg e ir no
máximo ate Rothenburg ob der Tauber.
Olá Carol
Estarei na Alemanha fazendo a seguinte rota a partir de 30 de novembro , retornando para o Brasil no dia 04 dezembro de Frankfurt e pretendo visitar estas cidades: Wurzburgo, Nurenburgo, Rottemburgo e Frankfurt. Em quais cidades devo pernoitar e quais as que merecem mais destaques. Antes iremos a Dusseldorf, Colonia e Bonn.
Obrigada.
Obrigada.
Sem dúvida, Wurzburg e Rothenburg são mais charmosas e valem a pena pernoitar. Abraços
Esta de parabéns pelo blog.Estou na dúvida :
Tenho um período de 05.04. a 09.04 com retorno de franskfurt as 21:00 horas para o Brasil.PORQUE NO DIA 04.04 OU 05.04 POSSO PARTIR A NOITE OU NO OUTRO DIA CEDO DE COPENHAGUE para Alemanha onde eu estou.
E tenho lido o seu blog e pensei em fazer neste período a rota romântica indo direto para franskfurt de avião e la alugar um carro e fazer a rota romântica sabendo que volto para o brasil de franskfurt (
ou FAZER a rota do conto de fadas saindo de Hanover para franskfurt.
o
Ana, eu amei a Rota Romantica, acho que vais gostar também! Beijos
Oi Carol,
Parabéns pelo seu blog. Ajuda muito!!! Chegarei a Munique dia 01 de janeiro e saio também de Munique dia 10. Gostaria de saber sua opinião sobre as seguintes dúvidas:
Qtos dias devo ficar em Munique?
Qtos dias reservo para fazer a rota romântica?
Paro em quais cidades? Em quais pernoito?
Vc acha que devo alugar carro, já que não tenho experiência em dirigir nesta época de neve? Somos dois casais, pais, filho e nora.
No inverno tudo funciona normal, tipo museus, castelos, igrejas. Dá p/ visitar tudo?
Obrigada,
Regina
Regina, mínimo 3 dias em Munique. Quanto à Rota Romântica, eu fiz em 2 dias, mas tem gente que faz em 3 ou até em 4….Se você vai com mais gente, considere pelo menos 3 dias porque sempre gasta-se mais tempo quando se está com mais gente. Olha, difícil te dizer sobre dirigir em janeiro por lá….é provável que tenha neve, mas não sei como é…por outro lado, fazer a rota sem carro é inviável. Eu arriscaria alugar o carro, a menos que realmente as condições climáticas estejam péssimas. Geralmente, funciona tudo sim. Quanto à pernoite, falo sobre isso no blog, dá uma olhadinha e qq dúvida, me fale! Bjs
Olá Carol, estamos indo a rota romântica no carnaval de 2016, em grupo de 13 pessoas. Vc acha que podemos encontrar hotéis baratos sem reserva prévia? A alimentação diária custa quanto em média?
Andres, como vocês estarão em um grupo grande, não aconselho deixar pra reservar na hora, pois a chance de você encontrar um lugar pra acomodar todo mundo diminui. Alimentação considere máximo uns 15 euros por refeição, para uma refeição mediana a econômica. Abraços
Parabéns pelo blog, Carol!
Muito interessante e útil para planejar nossa viagem para Alemanha e Áustria.
Vamos passar o Natal em Innsbruck e antes disso teremos dois dias para fazer a Rota Romântica saindo de Mannheim.
Alguma dica ou cuidado especial considerando que estaremos viajando no inverno na região?
Outra coisa, vale a pena comprar um chip pré-pago local para o celular? Onde encontro?
Muito obrigado.
Abraços
Olá Gisele, desculpe a demora, mas estava viajando! Bem, precisa ficar atenta com tempestades de neve. Não tenho informações de chip de celular na Alemanha, mas geralmente as empresas têm kioks nos aeroportos. Eu nunca achei necessário usar, quase todo estabelecimento tem wifi grátis e reservei um GPS mesmo, mas hoje em dia todo mundo prefere ter um chip no celular…Precisa avaliar o custo x benefício! Bjs e boa viagem! depois me conte sobre o chip!
Oi .Carol .Adoramos as informacoes..mem maio iremos de Frankfurt a Munique, Viena e depois outras….somos em 2 casais e malas..que tipo de carro vc sugere e se vale a oena seguir em carro alugado ate Berlim e Amesterdan….depois desceremos por Colonia e ate Frankfurt isso em 20 dias
Ola Carol, adorei suas dicas, me deixou com ainda mais vontade de conhecer a rota romantica! Voce sabe se da pra ir de carro de milao a fussen? Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem com italia no roteiro e estou com vontade de esticar uns dias ate fussen e outras cidades da rota romantica indo de carro.
Obrigada
Carla
Oi, Carla, obrigada! De Milão até Fussen são mais ou menos 5 horas de viagem (-/- 500 km). Dá pra ir sim, mas considere devolver o carro no mesmo país que alugou, pois se não é uma fortuna! Beijos
Oi, Carol. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Excelente.
Meu marido e eu vamos em junho pra Alemanha e estou começando a planejar o roteiro.
Quero muito conhecer a rota romântica.
Vi que vc pegou o carro em Frankfurt e devolveu em Munique, depois de ir em Innsbrook. Achei a ideia ótima.
Como chego 15:00 em Frankfurt, pensei em dormir lá, mas vi que vc já foram para Wuzburg.
Vcs acharam muito cansativo? Acha que dormir em Wurzburg, Rotenburg e Fussen é suficiente para ver tudo sem correria? De lá eu estava pensando em devolver o carro em Munique e ir de trem para Salzburgo,Viena e Praga. Tenho 12 dias inteiros, tirando a ida é a volta. O que vc acha? Vai ficar corrido demais?
Desde já te agradeço pela ajuda.f
Muito obrigada, Ana Claudia! Olha, você pode ir direto pra Wurzburg quando chegar porque é super perto e você ganha tempo. Eu fiz a Rota em 2 dias e não achei corrido, mas há quem prefira fazer em 3 dias. Com 12 dias inteiros, sugiro você fazer mais ou menos isso: Rota Romântica (2 dias), Munique (3 dias), Salzburg (1 dia), Viena (2 dias) e Praga (3 dias). Considerei nesse tempo os deslocamentos. è corrido, mas dá pra fazer… E no fim da rota, considere já dormir em Munique pra ganhar tempo também. Bom, espero ter ajudado. beijão!
Muito obrigada pela atenção, Carol. Vc fez o resto da sua viagem de trem? Não consegui encontrar o relato do resto da sua viagem.
Oi, Ana Cláudia, sim, fiz de trem, mas usei ônibus também. O restante da viagem está nos posts dos respectivos países. MAs tem um post sobre meu roteiro que dá pra ver a sequência dos mesmos. Se não achar, me avise. Beijos
Nossa,Carol! Que sonho essa sua viagem!!!!
Qual a melhor época do ano para fazer esse roteiro? Pensamos em ir em meados de Outubro. Outra coisa, vi pelos depoimentos que uns 2 ou 3 dias são suficientes. Depois do rata romântica, aconselharia irmos mais aonde? Geralmente nossas viagens duram cerca de 10 dias.
Parabéns pelo blog!!!
Nossa, Carol! Que sonho essa sua viagem!!!!
Qual a melhor época do ano para fazer esse roteiro? Pensamos em ir em meados de Outubro. Outra coisa, vi pelos depoimentos que uns 2 ou 3 dias seriam suficientes. Depois do rota romântica, aconselharia irmos mais aonde? Geralmente nossas viagens duram cerca de 10 dias.
Parabéns pelo blog!!!
Seu comentário precisa ser aprovado.
Olá, Cristiane, obrigada! Outubro é um bom mês para visitar a Rota Romântica…Nós fomos em outubro. Sim, considere 3 dias incluindo Wurzburg e Fussen, com calma, que são as cidades de início e fim da Rota. Inclua 3 dias inteiros em Munique e depois, dá pra conhecer Áustria: Salzburg, Hallstat e Innbruck. Entre Fussen e Innsbruck há opção de conhecer a cidadezinha de Garmish (tem no blog). Beijos
ola! que epoca vc fez a rota romantica?
sabe como é no inicio de novembro?
e qto ao aluguel de carro…vc disse q ja tinha locado no brasil…ja foi necessario deixar a data de entrega reservada tbm? eu gostaria de alugar mas nao sei exatamente q dia pretendo devolver (tbm pretendo devolver em Munique). obrigado
Olá, Douglas, fomos em outubro de 2012 e início de novembro deve ser praticamente igual. Eu sempre loco carros com a Rentalcars, parceira aqui do blog. Eles fazem pesquisas de preços em diversas locadoras mundo a fora e sempre têm ótimos preços. Pelo site, você tem que escolher data e local de retirada e de devolução sim. Não sei como funciona se você agendar uma data e só devolver depois. Não se se há multas por causa disso, é bom checar com a locadora, mas eu aconselho reservar pela internet para pegar melhores preços e ter garantia de disponibilidade. Abraços
25/05/2016
Oi Caroline
Vou fazer com meu marido a rota romantica em agosto deste ano. Com certeza aproveitaremos todas as suas dicas. Muito obrigado !
Olá Mara, que bom! Espero que goste das dicas e que ajude na sua viagem! Adoro a Rota Romântica! Beijos
Oi Carol
Eu e o meu marido faremos a Rota Romantica de carro entre os dias 5 de agosto e 9 de agosto . Aproveitaremos todas as dicas que você sugeriu. Obrigado e Parabens pelo site.
Obrigada, Mara, espero que se divirta e goste das dicas! Beijos
Oi Carol, parabéns pelo excelente blog! Estou indo em julho para a Baviera e pretendo fazer o seguinte roteiro, poderia me dizer se acha que devo alterar algo?
1 dia Salzburgo
1 dia Munique/Rothenburg c/ pernoite
1 dia Rothenburg/Dinkelsbuhl/Fussen
1 dia Fussen com partida para a Suíça
Só não sei ainda a melhor opção para partir de Fussen para a Suíça, saberia me dizer? Muito obrigada!
Olá Andrea, obrigada ;) Certamente tem vários trens partindo de Munique para Suiça, mas de Fussen não sei se tem algo direto. Precisaria checar no site das companhias ferroviárias suíças e alemãs. Quanto ao seu roteiro, não entendi bem onde será sua base e achei muito pouco tempo em Munique. Beijos
Oi Carol,
Foi necessário carteira internacional de habilitação para alugar o carro na Alemanha? Quero fazer essa rota, mas estou insegura quanto à essa exigência.
Oi, Isabela, não precisa! A carteira brasileira é aceita, sem problemas! Beijinhos
Oi Carol. Estou indo para Munique-Praga, 12 dias. Gostaria de uma ajuda no roteiro intermediário. Agradeço se puder me ajudar. Obg
Fernanda, qual sua ideia de roteiro para que eu possa te ajudar? Já considere 2 dias inteiros pra Munique e 4 dias inteiros pra Praga, no mínimo! Bjs
Carol bom dia, me tira uma duvida, as cidades da rota romantica tem estacionamento publico ou nao ? qual o custo ?
Olá, Jorge, na grande maioria não e você estaciona na rua mesmo, mas na grande maioria das cidades provavelmente você terá que pagar pra estacionar na rua. Você vai ver vários “meters” onde parar e não é tão caro. Não lembro o valor, mas não é tão caro. Beijos
Olá Carol,
Sabes informar onde pegar MAPA da Rota Romântica p quem vai fazer vindo de Frankfurt de carro ?
Grato
Olá André, todas as cidades da rota têm o mapa disponível no centro de informações turísticas. No nosso caso, pegamos em Wurzburg, a primeira cidade que paramos depois de Frankfurt. Imagino que você fará o mesmo! abraços
Passeio que mais que vale a pena a Rota Romântica da Alemanha! Cidades repletas de história e arquitetura belíssima!
Conhecemos a Rota Romântica da Alemanha em setembro de 2015. As cidades que visitamos foram Rothemburg ob der Tauber, Würzburg, Bad Merghentheim, Dinkelbühl, Ausburg, Landesberg am Lech e a Wieskirche, Fussen e o castelo Neuschwanstein, passando depois em Garmish Partenkirchen para seguir para a Áustria (Insbruck). A maioria das cidades deu pra conhecer durante o dia de passagem, porque são pequeninas, e ao todo fizemos 3 pernoites. Achei que valeu muito a pena o passeio! Sem dúvida vale a experiência.
Revendo o seu relato da viagem pela região, lembro o quanto suas dicas e informações ajudaram na minha viagem!
Carol, muito otimo sua colocações, Eu e minha esposa (Ainara) temos um ingles de meia boca (como se diz) vai ser dificil a comunicação? ou preciso de um guia para fazer este trajeto dos Castelos.vmos em maio (12 dias).
agradeço se poder me tranquilizar quanto ao dioma.
abraço
Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, ajuda muito aos viajantes.
Estou programando uma viagem para a Alemanha em outubro. Chegarei em Berlim, vou para Frankfurt para de lá fazer a rota romântica.
Gostaria de fazer também o cruzeiro pelo Reno e ir até Colônia, a partir de Frankfurt. Qual a melhor forma? Dá para fazer em um dia tipo bate-volta? Como combinar o trecho de barco com trem ou carro?
Oi Katia, muito obrigada! Infelizmente eu nunca fiz este passeio de barco pelo Reno, mas vou indicar este post aqui pra você: http://www.viajenaviagem.com/2010/10/um-roteiro-pelo-reno-e-pelo-mosel-testado-pela-evelyn e também o site da minha amiga Fernanda: http://www.taindopraonde.com.br/2015/08/passeio-barco-cruzeiro-rudesheim-koblenz-loreley-kd-rio-reno-rhein.html Beijos, espero que te ajude!
Temos 06 dias na Alemanha no mês 20/04 a 26/04, apos temos mais 03 dias na Suíça, chegaremos em Frankfurt em 20/04, as 14:00hs, gostaríamos de ficar 04 dias na rota romântica e 02 dias no vale do Reno, o que sugere??
Olá, Feliciano, não conheço a região do Vale do Reno, mas acho que na Rota Romântica dá pra ficar de 02 a 04 dias, dependendo das paradas em cada cidade. Eu fiz em 2 dias e achei legal! Abraços e boa viagem!
Oi, eu queria fazer a rota romântica mas não sei falar inglês ou alemão, queria saber se é possível viajar tranquilo por lá mesmo não sabendo.
Oi, Maria Helena, isto é relativo, depende da sua desenvoltura pra se comunicar, pois para não passar tanto aperto, ideal é saber ao menos o básico do inglês pra se comunicar e entender algumas informações. Boa sorte! Bjs
Oi Carol, parabéns pelo Blog, com certeza é o melhor e mais completo sobre a Rota.
Você disse que o GPS muitas vezes mais atrapalhou e que foi preciso o mapa de papel, onde eu consigo esse mapa da Rota com todas as estradas para percorrer a rota pelo interior mesmo?
E outra dúvida, é preciso falar alguma coisa de alemão, ou só o ingles é suficiente pra se virar nos hoteis, restaurante e etc ao longo da Rota?
Oi Rafael, muito obrigada! Este mapa pode ser pego no Centro de Informações Turísticas de qualquer cidade da rota. Não precisa falar nada de alemão, inglês é suficiente! Abraços Carol
Olá, novembro é um mês bom para a rota romântica?
Oi, Daniela, sim, novembro ainda é um mês bom pra fazer a Rota. Beijos
Carol, suas informações são fantásticas, práticas e diretas, adoro.
Meu marido, nossa filha de 30 anos e eu estaremos em Lisboa dia 9/09/18 e queremos de lá fazer Paris e a Rota Romântica Alema.
Você nos seu ajuda?
Como acha melhor..
– de Lisboa ir para Paris ou ir primeiro para a Rota?
– como vc sugere esse site deslocamentos e os dias mínimos em cada cidade?
Temos até o dia 23/9 para retornar ao Brasil, e ainda não tiramos o aéreo de volta.
Obrigada e de novo, blog maravilhoso, parabéns!
Ola Lise, obrigada pelo carinho…desculpe a demora, mas eu acho melhor ir de Lisboa para Paris e depois, Alemanha. A rota pode ser feita em 3 dias e aí você deixa pra ver onde dormir quando estiver lá, é tranquilo e mais gostoso. Sugiro que se faça de carro. Beijos
Ola! Tenho vontade de conhecer a rota romantica. Soube que existe uma empresa de turismo que faz o passeio de onibus pela rota romantica.
Olá!!! Você acha viável em setembro fazer a rota sem reserva nos hotéis? Pra poder escolher onde quer pernoitar durante o percurso? Tenho reserva em Wurzburg no dia q chego e em Munique ninféia que programo já ter terminado a rota…
Ola, Danielle, eu acho que setembro dá sim. São muitas cidadezinhas na região, com certeza você vai encontrar algum lugar para ficar. Beijos 😘