Dicas da Highway 1 California – roteiro de viagem, onde ficar e o que fazer
Viajar pela Highway 1, a rota dos sonhos na Califórnia, está na wish list de milhares de pessoas no mundo e há tempos estava na minha também. O trajeto que vai de São Francisco a Los Angeles bordeando o Oceano Pacífico tem cerca de 700 km de extensão e pode ser feito de 1 dia, o que não recomendo, a 1 semana, dependendo do que se quer ver e fazer, mas o mais legal deste passeio é justamente fazê-lo sem pressa, parando nas cidadezinhas charmosas pelo caminho, como Monterey, Carmel, Big Sur e Santa Barbara, curtindo cada cantinho, parando nos mirantes e apreciando uma das mais belas paisagens. Neste post vou dar dicas da Highway 1 California: como foi o meu roteiro de viagem de 3 dias as principais cidades para parar, o que fazer nelas, dicas de hotel e ainda, o que eu teria feito diferente!
Antes de começar a ler este post, veja nosso roteiro completo da nossa road trip pelos estados Unidos neste post: Viagem de carro pelos Estados Unidos – roteiro de 23 dias e 4 estados e depois volte aqui ;)
Roteiro de viagem: 3 dias pela Highway 1
Dia 1: De Napa (Napa Valley) a Carmel: Passando por Half Moon Bay, Monterey e 17 Miles Drive
Nossa viagem pela Costa da Califórnia, começou, na verdade, a partir de Napa Valley, região vinícola super famosa. Após 2 noites na região, saímos de Napa, onde estávamos hospedados, com destino a Carmel, onde pernoitaríamos aquela noite.
Leia também: O que fazer em Napa Valley em apenas 1 dia.
No nosso caminho, paramos na charmosa cidadezinha de Half Moon Bay, com várias lojinhas, cafés, pequenos restaurantes e um pub super legal! Passeamos por ali apreciando a arquitetura fotogênica da cidadezinha, visitei lojinhas e logo seguimos adiante, passando também pela cidade de Santa Cruz, mas que acabamos não parando, pois queríamos chegar cedo em Monterey e fazer a rota das 17 Miles Drive ainda de dia…
Interessante que no nosso caminho, era muito comum vermos as famosas Pumpkim Farms, as (Fazenda de Abóboras), já que estávamos perto do Halloween, bem como várias fazendas de pinheiros de Natal…Coisas que só os Estados Unidos têm ;)
O que fazer em Monterey
Canery Row
Chegando em Monterey, fomos direto para o Canery Row, uma rua toda animada repleta de lojas, bares, restaurantes. Por ali está o famoso Aquário de Monterey, e aproveitei para visitá-lo.
Quem adquire o CityPass San Francisco tem o acesso ao Aquário incluído!
O Aquário de Monterey é lindo e super famoso por suas águas-vivas, pinguins e balé das sardinhas. Com ou sem crianças, vale a pena visitá-lo quando estiver passeando por Monterey.
Fisherman´s Wharf
O antigo píer de Monterey é uma das áreas mais coloridas e animadas da cidade. Várias lojinhas, docerias, sorveterias e restaurantes está ali. A pegada turística aqui é forte, mas mesmo assim o lugar é gostoso e imperdível para quem visita a cidade.
De Monterey, seguimos para Carmel, nosso destino final, porém queríamos fazê-la pela 17 MiIe Drive, uma estrada sinuosa cênica que vai beirando o mar com alguns pontos de parada pelo caminho, como The Lone Cypress (O Cipreste Solitário), árvore com mais de 250 anos de existência.
A estrada é paga, custa USD 9,75 por carro, pois fica dentro de um condomínio privado e o caminho é mais longo do que se fôssemos por vias normais, mas a beleza da estrada vale a pena!
Já era final da tarde quando chegamos em Carmel, onde pernoitamos no maravilhoso Carmel Country Inn.
Leia mais sobre este hotel no post exclusivo que fiz: Carmel Country Inn, dica de hotel em Carmel by the Sea!
O que fazer em Carmel By The Sea
Carmel é uma cidade muito fofa, uma das mais lindas ao longo da Highway 1. Muito charmosa com seus muitos cafés e restaurantes, antiquários, lojas de roupas, decoração, etc e com a praia bem ali de frente.
As principais atrações aqui são simplesmente flanar pela cidade, tomar um bom vinho, ir a um bom restaurante.Até tentamos jantar pelo centro, mas tudo estava lotado e eu, faminta! Preciso dizer apenas que no centro da cidade tudo é muito pacato e tranquilo, calmo demais. Nós gostamos de um pouco mais de movimento, então decidimos sair do centro e procurar por algo mais “agitado” e acabamos achando o Flanagan´s Pub. Aproveitamos pra jantar por lá, tomamos algumas cervejas e depois, voltamos pro hotel.
Um outra dica de passeio é fazer uma degustação de vinhos nos muitos Tasting Rooms do centrinho de Carmel, com o passe da Carmel Wine Walking.
No dia seguinte, demos uma nova volta pela cidade, mas desta vez, de dia, para conhecer a praia e outros lugares que não tivemos como conhecer na noite anterior.
Carmel concentra muitos restaurantes charmosos, mas estão sempre cheios…melhor jantar cedo. Algumas dicas que recebi de restaurantes em Carmel by the Sea da equipe do Visit Carmel, que quero compartilhar com vocês:
- Terry´s Lounge (no hotel Cypress Inn)
- Vesuvio
- Le Bicyclette
- Dametra
- Cultura (caro, mas é o novo hot spot da cidade)
Dia 2 – De Carmel a San Luis Obispo: Point Lobos, Bixby Bridge, Mcway Falls, San Simeon Cambria
Deixamos Carmel pra trás, começamos o trecho mais lindo de toda a Highway 1, chamado de Big Sur, com estradas sinuosas que beiram o pacífico.
Point Lobos
Primeira parada foi em Point Lobos, pois nos disseram ser um local de observação de lobos marinhos, mas foi uma enorme decepção, pois não vimos nenhunzinho por lá e ainda morremos em USD 10,00 para entrar com o carro.
Bixby Bridge
Na sequência, paramos num outro cartão-postal deste trecho: a Bixby Bridge, uma ponte de 1932 super fotogênica, que atravessa o Bixby Creek. Um pouco antes de chegar, você vai avistar um local onde todos parar para ter o ângulo perfeito da ponte! Esta beleza da engenharia tem 218 m e de comprimento e 79 m de altura e já foi considerada a mais bonita do mundo!
McWay Fall
Outra atração imperdível deste trecho de Big Sur é a famosa McWay Fall, uma cachoeira que deságua na área da praia do Parque estadual Julia Pfeiffer State Park.
É proibido acessar a praia e o mais próximo que dá pra chegar da cachoeira é caminhando por uma trilha de 1 km , aproximadamente. Deixe o carro na estrada e siga o fluxo, não tem erro.
Não recomendo entrar no parque se você só quiser mesmo conhecer a cachoeira, pois neste caso terá que pagar USD 10,00, a menos que você tenha pago o ticket do Point Lobos, pois ele dará acesso a visitar os parques estaduais por 1 dia. Mesmo assim achamos mais prático deixar o carro na rodovia e seguir a trilha.
Infelizmente, como era de manhã, a cachoeira estava ainda na sombra, portanto o melhor horário para visitá-la seria depois do meio-dia,quando o sol começa a virar pro lado da cachoeira e iluminá-la.
San Simeon e Cambria
Duas cidadezinhas neste trecho que valem uma paradinha rápida pra conhecer.
Nós paramos em Cambria pra almoçar no Main Street Grill, onde comemos um cheeseburguer delicioso. Nas férias a gente pode, né? Ainda mais estando na terra do hamburguer.
E por ali também está um ponto de parada para avistar MUITOS lobos marinhos…
Chegamos em San Luis Obispo e depois de nos acomodarmos no maravilhoso hotel Apple Farm Inn, seguimos para o centrinho da cidade.
Leia mais: Onde ficar em San Luis Obispo: hotel Apple Farm Inn
O que fazer em San Luis Obispo
San Luis Obispo é uma cidade universitária animada e por isso ela foi nossa opção de parada para hospedagem. Com apenas 45 mil habitantes onde destes, 20 mil são estudantes, a a cidade tem muitos bares, um intenso comércio, um cinema super antigo, cafés, restaurantes, enfim, uma cidade encantadora.
A rua principal é a Higuera Street, cheia daquelas lojas que a gente ama (eu pelo menos, amo): Victoria´s Secret, Zara, Abercrombie, etc
Passeamos pela cidade e fomos tomar cerveja e comer alguma coisa nos bares Black Sheep Pub, onde conhecemos um casal de Chicago super simpático que mora na cidade, e no Buffalo Bar and Grill. Todos ótimos!
Quando estávamos indo embora passamos pelo Bubble Gum Alley, que após algumas cervejas eu já até havia me esquecido que era uma das mais importantes e também mais bizarras atrações da cidade: um beco estreito cujas paredes são cheias de chicletes colados.
Dia 3 – De San Luis Obispo a Santa Barbara, passando por Los Olivos e Solvang
Los Olivos:
Depois do nosso café da manhã maravilhoso no Apple Farm Inn, seguimos viagem para em direção a Santa Barbara, mas parando primeiro em Los Olivos. Gente, que charme de cidadezinha! Impressionante a quantidade de casas de degustação de vinhos..vontade de já ficar ali e esperar.
Ficamos um bom tempo batendo perna ali, ao longo da Grand Avenue, praticamente a única rua da pequena cidade, entrando nas lojinhas, nos muitos tasting rooms, tirando zilhões de fotos! Uma das cidadezinhas mais fotogênicas da Highway 1, embora ela não esteja propriamente nesta estrada.
Solvang:
Totalmente diferente das demais cidades desta rota da California, Solvang tem cara de Europa e é conhecida por lembrar uma cidade típica dinamarquesa, com casas de madeira e moinhos em pleno centro da cidade.
Em poucos minutos percorri a cidade e pra ser sincera, achei muito com cara de Disney. Não que isso seja ruim, pois tudo é muito lindo e arrumado, mas me senti numa cidade cenográfica, bem diferente das outras por onde tínhamos passado.
Acabamos não demorando muito por ali e seguimos viagem pro nosso destino final do dia: Santa Barbara, onde nos hospedamos no charmoso hotel Cheshire Cat Inn.
Leia mais: Dica de hotel em Santa Barbara: Cheshire Cat Inn
O que fazer em Santa Barbara
De todas as cidades da rota, Santa Barbara é a maior e mais movimentada delas. E acabei me arrependendo demais de ficar aqui só 1 noite e menos de 1 dia inteiro pra explorá-la.Com certeza, merecia 2 noites.
State Sreet
A State Street é a principal rua de Santa Barbara e desemboca na praia, no Stearns Wharf.
Ao longo da State Street estão muitas lojas, pequenos centros comerciais, bares, cafés e restaurantes. A avenida é linda, repleta de palmeiras altas, super arborizada.
Aqui a gente contra TJ Maxx, Ross Dress for Less, Zara, H&M etc. O Paseo Nuevo é um centro comercial fofo que fica bem no centro da State Street e conta com outras diversas lojinhas e cafés.
Stearns Wharf
O Stearns Wharf é um dos lugares mais visitados de Santa Bárbara. Um píer de madeira datado de 1929 onde encontram-se lojinhas de souvenirs, restaurantes e o Aquário de Santa Barbara.
Old Mission
Esta área é linda e tem uma bela igreja super visitada na cidade. Infelizmente quando fomos, a mesma ainda não estava aberta à visitação e só conseguimos vê-la por fora.
Courthouse
Um belo edifício histórico no centro da cidade, onde é possível subir em uma de suas torres gratuitamente e ter uma vista 360 graus de Santa Barbara. Os jardins ao redor são impecáveis e muito procurados para festas. No dia que fomos estava tendo um casamento no local.
Degustação de Vinhos Urban Wine Trail
A área ao redor da Anacapa Street é repleta de barzinhos e Tasting Rooms, pequenos estabelecimentos onde é possível fazer uma degustação de vinhos.
A convite do Visit Santa Barbara, eu pude fazer um tour por vários Tasting Rooms desta área.
Durante um determinado período, você pode visitar quantos estabelecimentos você quiser e em cada um deles, você degusta em média 3 tipos de vinho…Parece pouco, mas em cerca de 1 hora, bebi tanto vinho que saí das wineries pra lá de Bagdá kkkk Quase nem acho o caminho de casa rs. Um super programa que vale muito a pena!
Antes desta experiência, experimentamos a pizza da descolada Pizzaria Lucky Penny, com mesinhas compartilhadas a céu aberto, drinks em jarrinhas de vidro e uma pizza em forno a lenha super saborosa. Foi um achado e super recomendo! Adorei!
Também visitamos outros bares ao longo da State Street. Algumas dicas de restaurantes que recebi do pessoal do Visit Santa Barbara, mas que não tive tempo pra experimentar:
- Savoy Café
- Opal Restaurant
- Crudo Bar
- Santa Barbara Public Market
Nossa viagem pela Pacific Coast Highway terminou em Santa Bárbara e de lá, seguimos para Calico Ghost e Las Vegas.
Dicas para Percorrer a Highway 1:
> O melhor sentido para fazer a rota é de San Fancisco a Los Angeles, pois assim você vai margeando o Pacífico e já fica na mão dos principais mirantes para as fotos.
> Fique pelo menos 2 noites em Santa Barbara para aproveitar mais a cidade. Nós ficamos praticamente só uma tarde e não deu tempo de fazer quase nada!
> Não pagamos pedágio em nenhum trecho da rota.
> Alugamos carro no aeroporto de San Francisco no dia que chegamos e devolvemos só em Las Vegas, onde pegamos um Mustang conversível para fazermos a Rota 66. Leia mais aqui: Viagem de carro pelos Estados Unidos – roteiro de 23 dias e 4 estados
> Como nosso vôo chegava e saía de San Francisco, deixamos pra visitar a cidade só no final da viagem. Deixe no mínimo 4 dias inteiros pra conhecer a cidade porque merece!
> Esta rota pode ser feita o ano inteiro. Nós escolhemos o outono para fazê-la e foi perfeito. Viajamos no mês de outubro/16 e pegamos dias claros e temperatura amena.
> Muita gente tem dúvida se é melhor é melhor se hospedar em Monterey ou Carmel, já que são cidades muito próximas e posso dizer que após conhecer as duas, ainda bem que escolhi ficar em Carmel. A cidade é muito mais charmosa!! Também achei as demais cidades de pernoite, San Luis Obispo e Santa Barbara ótimas opções e estrategicamente localizadas!
Leia também:
Viagem de carro pelos Estados Unidos – roteiro de 23 dias e 4 estados
Carmel Country Inn, dica de hotel em Carmel by the Sea!
Onde ficar em San Luis Obispo: hotel Apple Farm Inn
Dica de hotel em Santa Barbara: Cheshire Cat Inn
Campton Place: dica de restaurante estrelado em San Francisco!
Coqueta, dica de bar em São Francisco com ótimos drinks!
Esta viagem teve o apoio das equipes do Visit Carmel e Visit Santa Barbara.
Olá, Caroline!
Suas dicas me ajudaram bastante, estou fazendo meu roteiro e pretendo ir em março desse ano.
Minha dúvida é: Você reservou os hotéis com antecedência?
Olá, Renata, reservei sim, mas fui numa época mais concorrida. Em março eu não vejo necessidade de reservar com antecedência, a menos que queria muito ficar em determinado hotel. Beijos