Dubrovnik, a pérola do Adriático, como é conhecida, é sem dúvida, o lugar mais visitado do país. Também pudera, pois a cidade é linda!
O epicentro da cidade é seu lindo e super bem preservado centro antigo (Old Town), que fica separado das demais áreas da cidade por uma gigantesca muralha construída entre os séculos XIII e XVI. Passear pelas Muralhas de Dubrovnik é a principal atração da cidade.
No total são cerca de 2 km de extensão x 25 m de altura e 1,5 m de espessura. A vista que se tem lá de cima é estarrecedora: telhados vermelhos sobre casas de pedra em tons pastéis e o extremo azul do mar do Adriático do outro lado! É realmente sensacional. Preço em ago/14: 100 kunas.
A cidade velha tem alguns pontos turísticos interessantes como a Fonte de Onofrio, construída em 1438 como parte de um sistema de abastecimento de água de um poço a 12 km de distância, o Mosteiro Franciscano, o Palácio do Reitor, a Sinagoga e a Catedral da Assunção da Virgem Maria, mas o gostoso mesmo é se perder pelas ruelas labirínticas deste preservado centro histórico.
A principal entrada para a cidade velha é o Portão de Pile, que leva até a rua principal de Old Town, A Stradun. Esta rua chama a atenção pelo brilho do mármore e pela fachada dos comércios, todas iguais: uma porta e uma janela conectadas entre si.
Nas ruas perpendiculares à esquerda, ficam muitos apartamentos para alugar, o que é muito comum na Croácia. Nós ficamos ali, no Apartments Old Town Dubrovnik. Neste post aqui falo mais sobre hospedagem na Croácia e Dubrovnik e neste aqui, conto mais sobre nosso roteiro.
Estas ruas têm escadas bem íngremes. Nas travessas há vários restaurantes mais refinados, especializados em frutos do mar.
Já nas ruelas do lado direito há uma infinidade de restaurantes menores, barzinhos, lojinhas, enfim, um comércio efervescente.
Durante o dia, há uma feirinha de produtos regionais na praça Gunduliceva Poljana. Sabonetes, azeites, sais aromatizados, artesanatos….tem de tudo um pouco. O preço é um pouco salgadinho!
É do porto de Dubrovnik que saem barcos para Ilha de Lokrum e outras ilhas. Também há barcos para a cidade vizinha de Cavtat, mas neste caso, recomendo ir de ônibus (vou falar sobre o passeio que fizemos no próximo post)
Ainda dentro da cidade velha, vale a pena das uma espiadinha no Bar Buza, que fica encravado nas pedras e de frente pro mar…Uma pena não dar pra ver o pôr do sol neste canto da cidade. Seria o máximo poder assisti-lo dali.
Há cerca de 400 m da cidade antiga, perto do Portão de Ploce, está a praia pública de Banje Beach, onde além de poder tomar um belo banho pra se refrescar, tem-se uma bela vista das muralhas da cidade velha! Achei esta praia linda e a cor do mar estava surreal de tão azul e transparente! Ali em frente está o beach club luxuoso East West Club.
Fora da cidade velha, está o bairro de Lapad, que consta com hospedagens mais baratas e é uma ótima opção para quem está de carro alugado, já que na cidade velha não transita nenhum e os estacionamentos próximos são extremamente caros.
Para se ter uma noção de quão caro é, no dia que chegamos em Dubrovnik tentamos deixar o carro num estacionamento pago próximo ao portão de Pile, mas quando vi o preço de cerca de 250 reais só por 1 noite! Claro que saímos correndo. Descobrimos um estacionamento público um pouco mais adiante, mas o lugar é super escondido e também estava lotado. Foi um verdadeiro parto achar uma vaga ali.
Lapad é uma gracinha. Fomos no ônibus número 6, que sai de frente ao Portão de Pile. Leva uns 10 minutos. A rua principal do bairro que dá acesso à praia é cheia de restaurantes e alguns bares. Almocei por ali no dia que fui, no Restaurante Konavoka, uma lula recheada que estava muito gostosa. Os preços nesta área também são mais em conta que na centro histórico. A praia é pequena e tem alguns bares na beira, nos quais bebemos alguns drinks no final do dia.
Dubrovnik também tem uma Praia de Copacabana, mas não tivemos tempo hábil de conhecê-la…Fica um pouco mais adiante de Lapad.
Outra atração, na qual não tive muita vontade de ir (eu morro de medo de altura) é o teleférico da cidade, de onde imagino ter uma linda vista da cidade velha.
Nós ficamos 4 noites e 3 dias na cidade, sendo que já no primeiro dia fizemos bate-volta a Montenegro
No segundo dia passeamos pela cidade velha, fomos à praia de Banje Beach e Lapad
No terceiro dia visitamos a Muralha e fomos passear em Cavtat (próximo post)
Para mim, 2 dias inteiros em Dubrovnik foram suficientes e bem aproveitados.
Como ir e voltar do aeroporto
Em frente à entrada do teleférico existe um ponto de ônibus, onde passam os ônibus da empresa Atlas, que seguem até o aeroporto. Preço 35 kunas por pessoa. O trajeto dura 30 minutos. No dia de ir embora, estávamos no ponto às 6:30 da manhã. Compramos os tickets numa agência que fica em frente ao ponto, pois não vende dentro do ônibus e lá fomos nós. Os ônibus são bastante confortáveis. Na hora de ir pro aeroporto, sente-se do lado direito e prepare a câmera para ver lindas imagens de Dubrovnik :)
E em Dubrovnik terminou nossa linda viagem pela Croácia (ainda tem mais um post do nosso bate-volta a Cavtat pra sair), que começou em Zagreb, passou pelos Lagos Plitvice, Trogir, Split, Hvar, e ainda teve direito a visitar a Bósnia e Montenegro pelo caminho.
Daqui partimos para Milão, na Itália! Em breve os posts :)
Para ler tudo que foi publicado sobre a Croácia, clique aqui
1 thought on “Dubrovnik, a pérola do Adriático! ”