Com uma das praias mais azuis do Caribe, um centrinho histórico antigo e colorido, gastronomia de primeira e um povo hospitaleiro, só posso dizer que me apaixonei por Curaçao… e muito! Neste guia de introdução a Curaçao dou os detalhes desta ilha que virou a minha queridinha no Caribe!
Informações Gerais
Curaçao , assim como Aruba, faz parte das ilhas ABC (Aruba – Bonaire – Curaçao) e também pertence às Antilhas Holandesas. Pode ser visitada o ano todo por estar fora da rota dos furacões.
Sua moeda é o florin das antilhas holandesas (Nafl) e a cotação na época que viajamos (Junho/15) era USD 1,00 = 1,77 Nafl.
Antes de ir, confesso que ficava bem confusa em relação à geografia da cidade…eram tantos nomes estranhos que só gravei e entendi depois que fui…
Leia também: Aruba e Curaçao – Roteiro de Viagem
Sua capital é Willemstad, que localizada bem no centro da ilha e a divide em duas partes: PUNDA e OTRABANDA.
ENTENDENDO WILLEMSTAD
O LADO PUNDA
PUNDA é o bairro mais charmoso e concentra a maior parte dos hotéis e restaurantes de Willemstad, grandes lojas de nome e uma vida noturna mais animadinha.
É aqui também que está o conjunto arquitetônico de prédios holandeses que são a cara de Curaçao e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Em Punda também está localizado o WaterFront Arches, complexo gastronômico com vários restaurantes de diferentes tipos de culinária, de frente pro mar, ótimo pra um drink no fim de tarde! Infelizmente quando fomos estava era já noite e as fotos não ficaram muito boas. Acabamos não ficando por ali, mas acho que vale a visita pra cutir o pôr do sol, como fez a Anna, do blog Miss Check-in
Em Punda também está o Floating Market, um mercado de frutas vindas da Venezuela que são vendidas dispostas em barcos e o Central Market, onde tem muitos souvenirs da ilha e também , muitas barracas de comidas.
Por falar em restaurantes, em Punda está o famoso Mundo Bizarro, uma mistura de restaurante /bar / café localizado num prédio muito colorido e super bem decorado! Passamos por lá de dia e de noite, já que era pertinho do nosso hotel, mas acabamos não indo nenhum dia porque achamos o clima do bar meio paradão.
Um outro lugarzinho que fomos 2 vezes e recomendo é o EatCafé de Buren. Comemos uma carne deliciosa lá e os preços são bem camaradas :)
A ” OTRABANDA “
Já OTRABANDA também concentra ótimos restaurantes e bares, como o excelente Gouverneur de Rouville, onde tivemos uma experiência gastronômica fantástica!
Leia também: Gouverneur de Rouville : “O” Restaurante em Curaçao
Nesta parte também está a maioria do comércio popular da ilha, sendo a rua Breedestraat a principal rua de comércio de Otrabanda.
É em Otrabanda que está localizado o Hotel Renaissance, com sua praia artificial, única nesta área da cidade. Anexo ao hotel, está o Rif Fort, um complexo de shoppings , bares, restaurantes que fica lotado quando navios de cruzeiros desembarcam na ilha.
PUNDA e OTRABANDA são separadas por um canal e conectadas pela Queen Emma Bridge, uma ponte móvel que se movimenta para passagem de barcos. à noite, a ponte fica toda iluminada e é um orgulho da ilha!
PIETERMAAI
Colado em Punda está o charmoso e recém vitalizado bairro de Pietermaai, onde ficamos hospedados no Saint Tropez Ocean Club, que também tem um ótimo restaurante. Recomendo demais se hospedarem neste bairro!
> Onde se hospedar em Curaçao: Saint Tropez Suits & Apartments
Leia também:
> Dica de boutique hotel no descolado bairro de Pietermaai
O bairro se transformou e ainda vem se transformando muito rapidamente. Esta área pertencia à classe alta da ilha, mas acabou caindo em decadência nas últimas décadas do século XX após um grande período sendo negligenciado e com baixa taxa populacional.
Muito recentemente, as mais de 200 mansões históricas foram sendo revitalizadas e começaram a se transformar em charmosos cafés, restaurantes e hotéis, fazendo com que hoje seja uma das áreas mais procuradas para se hospedar e curtir a tranquila vida noturna da ilha.
PRAIAS DE CURAÇAO
As praias de Curaçao são tantas e são tão incríveis que escrevi um post completo com um Guia de Praias de Curaçao:
Guia de praias de Curaçao e as minhas 3 preferidas
ALUGANDO CARRO EM CURAÇAO
Alugar carro em Curaçao é essencial, pois a ilha é bem grande e transporte público praticamente inexistente. Nós alugamos carro com a empresa local Blue Skies, que apresentou o melhor custo benefício por termos alugado meio em cima da hora e eles foram ótimos. Como eles ficam no centro da cidade, um motorista nos pega e nos leva ao aeroporto mas geralmente uso o site da RentalCars para fazer reserva.
Esta viagem a Curaçao foi tão especial, tão maravilhosa, que vira e mexe me pego pensando em quando voltarei pra esta ilha incrível! Amei demais da conta !!!
Leia tudo que já escrevi sobre Curaçao:
Guia de praias de Curaçao e as minhas 3 preferidas
Passeio de barco all inclusive a Klein Curaçao com a Bounty Adventure!
Curaçao: dica de boutique hotel no descolado bairro de Pietermaai
Onde se hospedar em Curaçao: Saint Tropez Apartments e Suites
Gouverneur De Rouville: O restaurante em Curaçao
Compras nos supermercados de Aruba e Curaçao
Aruba e Curaçao: roteiro de viagem
Reserve seu hotel em Curaçao conosco pelo Booking.com através deste link. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão.