Ficheiro:All Gizah Pyramids.jpg
Em nosso segundo dia no Cairo, acordamos cedo para ver de pertinho o complexo das famosas Pirâmides de Gizé.




E não tem como começar a contar as peripécias do nosso dia sem antes falar um pouco da história destas Pirâmides, não é mesmo?!

Bem, diversas são as histórias destas pirâmides, mas nada de muito concreto se sabe até os dias de hoje. Construídas 

há mais de 2500 anos e a única das 7 maravilhas do mundo originais ainda de pé, estas pirâmides são cercadas de mistérios, despertando o interesse e o fascínio  de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Qual função religiosa exerciam na sociedade?

Bem, o Egito antigo era 

politeísta, ou seja, os egípcios acreditavam em vários deuses e na vida após a morte. Portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.
A pirâmide tinha a função de abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. 
As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Algumas literaturas afirmam que foram construídas com mão-de-obra escrava, mas novas descobertas mostram que não foi bem assim que aconteceu. Feitas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas, muitas vezes sua construção demorava mais 20 anos e por isso, os faraós começava a planejar e executar sua construção ainda em vida.
Queóps , Quéfren e Miquerinos são seus nomes, sendo a primeira a de maior tamanho.


Na saída do hotel, negociamos com um taxista um preço fixo para ele passar o dia conosco, nos levando e nos esperando (sem ser guia) nas Pirâmides e depois nos levando ao Mercado Khan Al Khalili, na parte islâmica do Cairo e trazendo de volta ao fim do dia. O nosso “day tour” foi fechado em 120 LE (cerca de R$ 40,00).  


O motorista nos levou na entrada próxima da Esfinge e já foi direto numa agência de turismo que ficava praticamente em frente a esta entrada, na tentativa de nos vender ingressos mais caros e tentar ganhar sua comissão. Aí eu disse pra ele que eu iria comprar os ingressos na bilheteria das pirâmides e não ali. Fiquei muito brava e disse que esperava que ele fosse honesto conosco, já que iria ser nosso guia durante um dia todo: que eu queria comprar as coisas pelo preço honesto e blá blá blá…Aí ele não teve alternativas e nos levou na tal bilheteria, que mais parecia a sala do horror e não a bilheteria de um dos monumentos mais famosos e visitados do mundo! Bem, compramos os tais ingressos por 60 LE cada. 


Entregamos para uma senhora, passamos num detector de metais que, a meu ver, devia estar quebrado de tão velho e a tal senhora já logo tratou de entregar nossos tickets pra um senhor, que foi nos guiando pelo caminho, com certeza na tentativa de ganhar mais uns trocados às nossas custas. Imediatamente pedi meus ingressos e disse que não queria NINGUÉM me guiando e eles foram embora, tristes por não se darem bem conosco! É muito irritante !!

A primeira parada foi na Esfinge, onde tiramos dezenas de fotos. De vez em quando aparecia um dos muitos trambiqueiros que ficam lá dentro “sugerindo” uma nova pose ou ainda tendo a cara de pau de dizer que não era pra você tirar foto daquele jeito, mas sim, do jeito que ele achava melhor. Pelo amor de Deus, quanta gente desocupada dentro daquelas pirâmides querendo extorquir turistas. Só faltou pedir dinheiro em Real, porque no mais… Argh!!!


Segundo reza a lenda, o nariz da esfinge foi destruído pelo exército de Napoleão e sua barba, que caiu, foi restaurada e está exposta no British Museum, em Londres 

 

Da Esfinge, fomos subindo em direção às famosas pirâmides! Era chegada a hora de estar cara a cara com o monumento mais cobiçado por turistas e viajantes de todo o mundo! E elas são realmente tudo isso que falam: lindas, enooormes, imponentes, cheias de história…

Você pode percorrê-las de camelo, charrete, cavalo ou a pé, que foi o nosso caso. Tanto faz, o importante é estar lá! A cada ângulo, uma nova surpresa, uma nova imagem, uma bela fotografia!

Bem, e foto pra lá, foto pra cá, não é que eu caio no golpe do camelo, que eu tanto ouvi antes e ainda pensava: mas como podem cair no golpe do camelo, se já sabem como é? Pois é, mas inexplicadamente, quando voe se dá conta, você já caiu!
Bem, como relata muito bem minha colega blogueira Thaís Zundt, que assim como eu caiu no golpe, este acontece mais ou menos assim: estava lá eu bem tranqüila, olhando aquelas pirâmides, quando me peguei olhando pra um daqueles egípicios montados em um camelo. Isca fisgada! Aí ele começou a me perguntar se eu não queria tirar uma foto com o camelo. Eu respondi “não, obrigada, não quero”! Ele insistiu,  tentando ser simpático e agradável. Eu disse, mais uma vez, ” não, obrigada, já andei de camelo, não quero”! Ele insistiu mais um pouquinho,  cada vez mais gentil e simpático. Aí caí na tentação de ter uma foto de camelo no Egito e perguntei: quanto é? Ele me disse: “o que a senhora quiser me dar” (ah tá, vai nessa). Aí é que mora o perigo: você pensa que realmente pode dar o que quer e cai no golpe. Bem, ele desceu do camelo e foi puxando-o pra um canto e me chamando pra ir junto, pra eu montar no camelo e insistindo que o camelo se levantasse, tudo pra ganhar mais depois. E eu já estava começando a me irritar, porque queria 1 foto e nem precisava ser montada no camelo, muito menos com o camelo em pé (já passei por esta experiência antes e quase caí do camelo, literalmente kkk). Bem, eu me irritei mesmo porque não queria que o camelo subisse mesmo. Aí veio ele com aquele turbante que sabe lá Deus quando foi lavado a última vez, pra não falar outra coisa, e colocou na minha cabeça pra “compor” a foto. Nisso, o Alessandro tava tirando 2054 fotos por segundo, pra render o “ investimento”  kkkk. Bem, golpe concluído, dei míseras 5 LE para ele., quando ele falou: Não, senhora, é 20!! O quê???? 20???? Você disse que podíamos dar o que quiséssemos. Mas o infeliz nem pegava no dinheiro. Era 20 e fim de papo. Aí resolvi dar 10, irritada e xingando (hilário rsrsrs) . Ele nem sequer ameaçou pegar. Insistia nos 20 e não tinha jeito. Bem, mesmo ele tentando nos roubar, ainda é muito barato pra nós. Acabamos pagando os 20 porque o homem era grande e fiquei com medo de apanhar no Egito kkkk. Como já disse, o problema não é o $$$ em si, afinal foram menos de 6,00 por várias fotos no camelo, de frente pras pirâmides, mas o que detesto é ser feita de boba…mas que foi divertido foi!!!! Depois dessa, coitado do egípcio que se aproximasse da gente! Era “LA”pra todo lado, com tom de muuuito brava kkkk!

O cara que me aplicou o golpe com toda sua “simpatia” rsrsrs

Prestes a cair  no golpe
Bem, pra não cairmos em mais golpes, passávamos longe da “Polícia Turística”. Havia lido relatos de gente que foi extorquido nas Pirâmides pela própria polícia, que ao invés de protegerem os turistas destes golpes, estão lá pra levar mais um pouco de vantagem. Quando via uma se aproximando, saia de fininho.

Quando você sobe em alguns blocos das pirâmides, uns gritam pra você sair, mas se você não sai, nada acontece também. E do nada, uns pedem pra ver seu ingresso e acho que falavam pra gente não ficar ali. Ah, tá!


Uma hora, fomos entrar num túmulo lá e tinha 2 homens na porta. Um  deles me falou que não podia entrar com a câmera, que eu tinha que entregar pra ele. Eu falei que jamais deixaria minha câmera com ele. Aí veio o outro escondido e falou que eu poderia entrar com a câmera sim. E na volta, advinha o que aconteceu? Ele pediu bakhshish, propina em árabe. E advinha se eu dei? hahaha


Depois, fomos na entrada da grande pirâmide, quando de repente, rolou a maior briga entre 2 egípcios, de socos e pescoções! Pra entrar nesta pirâmide, paga-se 100 LE, além das 60 LE que você já paga para entrar no complexo. Não é tão caro, mas tinha lido vários artigos que não valia a pena e não fomos. Não me arrependo.

Entrada para Quéops

Eu nas Pirâmides do Egito uhuuuuu!!!

Após umas 3 horas zanzando pelas pirâmides, voltamos ao ponto marcado com o motorista de táxi e seguimos para o  Mercado Khan Al Khalili, que contarei no próximo post, porque este já está grande demais! É muito golpe pra um post só hehe!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

21 thoughts on “Egito: A magnificência das Pirâmides de Gizé”

  1. Carol,
    Poderia me dar uma dica, pretendo ir para o Cairo em outubro e de lá seguir para Jerusalém, mas não sei como fazer esta viagem (transporte), qual a melhor forma ou a mais economica?
    Obrigada, adorei seu blog!!
    Gislaine

  2. Oi, Gislaine, obrigada pelo comentário. Se vc quer ir do Cairo direto pra Israel, o jeito e pegar um vôo do Cairo pra Tel Aviv e de lá, ônibus ou sheruts ( pequenas vans) que fazem o trajeto. Agora, se tiver um tempinho a mais, de uma esticadinha até Sharm el Sheikh, comO eu fiz, e de lá, siga de ônibus até a fronteira, na cidade de Eilat. Ambas as cidades estão no mar Vermelho e são ótimas! Sharm e super barata, comO tudo no Egito. Vc nao vai se arrepender. Bjs

  3. Ola , fiquei com pena com aquilo que passou com vc na area das piramides mas isso faz parte do dia , sou guia de turismo em Egito e acompanho sempre Brasileiros e digo sempre q a melhor forma de aproveitar deste pais maravilhoso e contratar guia , alem de orientar e explicar todo relacionado com Egito , tambem facilita e afasta o massimo possivel estas forcas negativas que as vezes incomodam voce , Acredita que taxistas e cameleiros e vendedores nao representam todos os Egipcios , ha de todo

    http://glaucoadams.com/egito-dica-de-guia-turistico/#comments

    1. Ola, Hadi, eu tambem acredito que um pais nao se resume a uma experiência, mas no caso do Egito, nao foi uma vez só que passamos algum tipo de stress. Mas mesmo assim, ta valendo, né?! Estas experiências fazem parte da viagem. Bom saber que tem um guia egípcio que fala português para quando alguém perguntar, posso dar seu contato. Abraços

  4. Nice picture of Egypt Pyramids of Giza. Egypt trip to Pyramids and the Sphinx on the Giza plateau is on top of the list of every visitor and not without reason. Egypt is a beautiful place for tourism. I want to Egypt with my family in last month with the help of online travel agent Descobriregipto.com. Thank you for sharing with us.

  5. Bela foto do Egito Pirâmides de Gizé. Egito viagem para Pirâmides ea Esfinge do planalto de Gizé está no topo da lista de todos os visitantes e não sem razão. O Egito é um belo lugar para o turismo. Eu quero para o Egito com a minha família no mês passado, com a ajuda da agência de viagens online Descobriregipto.com. Obrigado por compartilhar conosco.

  6. OlA a todos.
    e muito bom ver amigos brasileiros escrevendo sobre egito bastante detalhes ,mas acho para conocer egito de verdade precisa de ver e conocer atraves de falar com as pessoas andar pelo as ruas ,eu sou egípcio ,faz 10 anos trabalhando com brasileiros como guia TAMBEM EU SOU egiptologo, no caso de precisar de ajuda ,não fique com dúvida escrever para mim e ter contato comigo meu e-mil e
    [email protected]

    bastante dicas sobre mim como guia voce acha nesse site

    http://viagemfantastica.com/dica-de-guia-turistico-no-egito/

    Abraço,

    bastante dicas sobre mim como guia voce acha nesse site

    http://glaucoadams.com/dica-de-guia-turistico-no-egito/

    Abraço,

  7. Fui com meus pais há 2 semanas para o Cairo, e acho que só não passamos por esses apuros porque contratei um guia para nos acompanhar. Estava com um pouco de medo porque ia chegar e sair do Egito de madrugada, e sem conhecer fiquei com receio justamente porque já tinha escutado e lido sobre essa insistencia do pessoal em pedir a “gorjeta” por tudo. Mas com o Ihab foi um passeio super tranquilo e maravailhoso. Ele nos ajudou orientando como funcionava esse esquema da gorjeta e que em alguns lugares realmente valia a pena dar e em outros não. Além disso ele foi nos buscar no aeroporto, contratou um carro grande para andar com a gente o tempo todo, e conseguiu fazer um milagre para nos levar em tantos lugares sendo que só tinhamos um dia e meio para passear e fazer comprinhas. E tudo isso por preço bem acessível viu. O Ihab ficou com meu celular e tirou fotos fantásticas da gente, parecia um fotografo profissional rsrs, e além disso explicou toda a história dos lugares que visitamos e me ajudou a tentar resolver alguns problemas que tive com o horário do voo e com o hotel. Resumindo … sem ele nós estariamos perdidos por lá, por isso super recomendo que se alguém for para lá fale com ele antes.

  8. Encontrei o contato do Ihab neste site e em alguns poucos outros. Nao é uma informação fácil de encontrar: um faltante de português no Egito. Meu marido, eu e meus amigos hesitamos um pouco, mas decidimos por passar nossos dias com o Ihab e sua equipe… Hoje posso dizer que nao existe arrependimento algum… Ihab é uma pessoa super simpática, fala um português incrível, conhece muito bem a historia do seu pais. Nao existe a possibilidade de sair do Egito sem ter a vontade de querer voltar para conhecer o que não de tínhamos programado. Fomos ao Cairo e Alexandria e gostaríamos muito de voltar para continuar a conhecer este país recheado de historia, com um pouco super feliz, acolhedor… Agradecemos muito ao guia Ihab e sua equipe pelo profissionalismo, simpatia e alegria em apresentar este lugar fascinante…. Eu incentivo tremendamente a quem esta em duvida!!! não pensem duas vezes, não se arrependerão!!!

  9. Viajamos em um grupo de 5 pessoas e contamos com a ajuda do guia Ihab, e devo confessar que a experiência de ter um guia ao lado ajudou muito: tanto a compreender a história do país (que é riquíssima) quanto a intermediar nossas relações com a população local (já que não falamos nada da língua). Parte do pacote com o guia incluía um carro muito confortável com motorista para nos levar a cada ponto turístico, o que ajuda muito considerando que são bem distantes. Para quem quiser ir ao Egito e considerar contratar um guia, pode ir sem medo de se arrepender.

    1. Filipe e Ludmila, que bom que vcs gostaram do Ihab. Aprovei o comentario de vcs , mas estou achando estranho ter recebido mais de outros dois no mesmo dia e os bloqueei, pois tô achando que é Spam! Quero que fique claro aos leitores que não conheço e por tanto, não recomendo o serviço deste Ihab.

      1. obrigado por sua gentileza, mas nao e spam ,sao amigos que foram juntos visitando egito comigo e a coincidência que escreveram no mesmo tempo ou seja no mesmo dia ,assim nos como guias damos o link de seu blog para que seja mais visitado por outros brasileiros no futuro .
        obrigado por sua atitude.

  10. Fui ao Egito de férias agora em maio de 2015, com um grupo de amigos, e contratamos o Ihab como o nosso guia, o que deixou a nossa viagem muito mais divertida, e produtiva! Indico o Ihab para quem quer visitar o Egito, não irão se arrepender! Excelente pessoa, ótimo profissional! Transporte, organização, pontualidade, bom humor, serviço em geral nota 10!

      1. Oi, Renata, eu não usei serviços de guia, mas tem sempre um guia egípicio que comenta aqui na caixa de comentários. Eu não o conheço, mas você pode pesquisar mais sobre ele. Abraços

  11. Estou indo e quero ir com um vestido bem longo. Disseram para ir de calça pra subir no camelo. Mas vi q vc subiu numa boa. Dá pra subir de vestido? É q quero estar bem bonita nas pirâmides! Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram