Há tempos Cuba estava nos meus planos e, principalmente, nos do meu marido…Adoramos um destino exótico e melhor ainda, se este destino contar com praias lindas…
O fato de Cuba ser um país comunista e ter vivido por anos isolado do resto do mundo e fechado totalmente ao turismo sempre nos despertou curiosidade e foi então que, meio que em cima da hora, decidimos passar 1 semana na ilha de Fidel para ver como é que era.
Por sorte, era mês de Junho, considerado um bom mês para visitar a ilha. Foi uma viagem bem tranquila e relax, geralmente bem diferente das que costumamos fazer e por isso mesmo foi uma delícia! Confesso que me surpreendi demais com os encantos desta ilha.
Foi uma viagem decidida meio de última hora e por isso contei com a ajuda da minha amiga Isa, da Agaxtur Sorocaba, para organizar tudo pra mim. As minhas únicas exigências foram o horário do vôo, a localização do hotel de Havana (que tinha que ser em Habana Vieja) e o hotel de Varadero (que tinha que ser o Royalton Hicacos).
Cuba – roteiro de viagem de 7 dias por Havana e Varadero
Cuba tem uma infinidade de locais bacanas pra conhecer, ilhas lindas e cidades cheias de charme e história, mas com apenas uma semaninha, eu acabei restringindo minha viagem às cidades mais turísticas do país: Havana e Varadero. Abaixo meu roteiro de viagem por 7 dias por estas duas cidades.
14/06/19 – Dia 1 – viajamos com a Copa Airlines num vôo com destino a Havana que saiu de São Paulo às 01:40 e fez uma escala de 1 hora na Cidade do Panamá. Desembarcamos em Havana às 11:30h e já havia um transfer nos esperando, já incluso no pacote.
O hotel que reservamos em Havana era o Hotel Ambos Mundos, categoria 4 estrelas, porém devido falta d´água no hotel, acabamos mudando para o Hotel Florida, de mesma categoria e do mesmo grupo, ambos na rua Calle Obispo, no coração de Habana Vieja , o bairro mais animado e agitado de Havana. Suuper recomendo ficar por aqui.
Neste dia fizemos um reconhecimento da área de Habana Vieja, almoçamos por ali, sem muitas programações.
15/06/19 – Dia 2 – Havana – passeio de carros antigos pela cidade visitando a Plaza de La Revolución, bairro de Vedado e terminando no Mercado San Jose, o maior mercado de artesanatos da cidade. Depois seguimos para Habana Vieja para almoçarmos e no final da tarde, fomos conhecer o famoso El Floridita , um bar tradicionalíssimo de Havana que é famoso por ser onde o escritor americano Hemingway tomava seus daiquiris. Imperdível! À noite fomos ao show de música cubana no Buena Vista Social Club, outra tradicional casa de shows da capital cubana.
16/06/19 – Dia 3 – Havana – visitamos logo cedo o Museo de La Revolución, em Habana Vieja e continuamos descobrindo cantinhos charmosos no centro de Habana. À tarde fomos a outro tradicional bar da cidade: o La Bodeguita Del Medio, casa dos mojitos e frequentado por muitas celebridades do mundo todo! Terminamos o dia tomando drinks em diversos barzinhos de Havana, que vou contar mais no post específico da cidade.
17/06/19 – Dia 4 – Havana/Varadero – após o café da manhã no nosso hotel, nosso transfer foi nos buscar com destino a Varadero. A viagem demorou cerca de 2 horas a bordo de um ônibus confortável.
Em Varadero nos hospedamos por 4 noites no belíssimo e exclusivo Royalton Hicacos Resort All Inclusive – Adults Only.
Vou escrever um post exclusivo sobre o hotel, que é incrível e um dos melhores (se não o melhor) de Varadero.
Os dias em Varadero se resumiam a comer, beber, dormir, ir na praia e na piscina, assistir aos shows diários do hotel, descansar… Quer coisa melhor?
18/06/19 – dia 5 – Varadero
19/06/19 – dia 6 – Varadero
20/06/19 – dia 7 – Varadero
21/06/19 – Varadero / Havana / Panamá / São Paulo – Saímos de Varadero às 6h da manhã e nosso vôo para São Paulo era apenas ao meio-dia, com escala de 1,5 horas no Panamá.
Visto para Cuba
Brasileiros precisam de visto para ir a Cuba e o mesmo pode ser facilmente adquirido no balcão de embarque da companhia aérea e custa USD 20,00 por pessoa, válido por 30 dias.
No nosso caso, o visto já estava incluso no pacote adquirido com a Agaxtur Sorocaba.
Vacinas
Brasileiros têm que apresentar o certificado de vacinação contra febre amarela antes de viajar para Cuba.
Nos próximos posts vou contar mais detalhes sobre o país, o hotel de Varadero e outras dicas de Havana para você ir visitar esta ilha o quanto antes. A abertura cada vez maior da ilha ao turismo pode fazer com que Cuba perca sua essência muito em breve, sendo assim, a hora de ir a Cuba é agora! Vá, mas vá logo, antes que seja tarde demais!
Leia também:
Aruba: tudo sobre a ilha mais feliz do Caribe!
Guia de introdução a Curaçao, a ilha mais colorida do Caribe!
Guia de praias de Curaçao e as minhas 3 preferidas
Jamaica, onde tudo começou – o nosso roteiro pelo país do rastafari!
ficou demais a foto em velha Cuba!
Obrigada ;)