Em nosso terceiro e último dia na Holanda, fomos visitar Zaanse Schans, uma cidadezinha bem fofa e turística, há cerca de 20 minutos de trem de Amsterdam. Para chegar até lá, pega-se o trem na Estação Central no sentido Alkmaar, descendo na estação Koog Zaandijk. 

Dizem que mineiro não perde o trem, mas no meu caso, eu peguei foi o trem errado, ou melhor, a mocinha da estação me vendeu o ticket errado, que ia direto pra Alkmaar e, como era o trem express, não parou em Koog Zaandijk. No meio do caminho percebi que estava demorando muito pra chegar e resolvi perguntar, quando fui informada de que já estava chegando a Alkmaar. Conclusão: tivemos que voltar e perdemos cerca de 1 hora nesta brincadeira. Se fosse numa sexta-feira, daria até pra ter conhecido o mercado de queijos da cidade, que funciona apenas neste dia da semana.

No caminho, casas fofas e muitas vaquinhas holandesas pelo pasto.  

Bem, chegando em Zaanse Schans, já damos de cara com um belo moinho e umas casinhas de madeira bem pitorescas. 

Atravessando a ponte da cidade, chegamos ao vilarejo repleto de casinhas do século XVII e XVIII. Cada uma delas abriga uma lojinha, um mercado ou um café. Tudo em tons de verde, branco e marrom, super charmoso! 

No vilarejo, além das casinhas, tem 2 pequenas fábricas: uma de queijo, onde é possível degustá-los e também comprá-los; e uma de tamancos de madeira, onde  há um pequeno museu do tamanco com uma demonstração do processo produtivo deste ícone do artesanato holandês. E claro, como todo bom local turístico, é possível comprar os produtos, mas não pense que por estar nas fábricas você vai comprar souvenirs mais em conta, pois eles são bem caros que em Amsterdam. 

A histórica dos tamancos de madeira vem desde a Idade Média, quando as sandálias de madeira evoluíram para os tradicionais tamancos que conhecemos hoje. Por volta de 1429, na Holanda, surgiu a necessidade de se ter solas mais altas para que as pessoas não tivessem contato com a lama das ruas. Depois, também começaram a ser usados dentro de casa, para se evitar o contato com a umidade gerada nos afazeres domésticos. As árvores eram cortadas no outono e inverno e estocadas em casa, quando então, após 6 meses, eram talhadas manualmente. Somente por volta de 1918 que os tamancos passaram a ser produzidos mecanicamente.

Mas a grande atração de Zaanse Schans são seus moinhos. Seis deles ainda estão em funcionamento, sendo um deles produzindo mostarda.

De volta a Amsterdam, fomos comprar os tamanquinhos mais baratos pra trazer de lembrança. Almoçamos num restaurante argentino muito bom, chamado La Pampa, perto da Dam Square. Depois, fui visitar o Anne Frank Huis, um dos museus mais emocionantes de Amsterdam. Eu adorei e meu uma vontade imensa de ler o livro. Se você tiver que escolher um museu em Amsterdam, vá nesse!

Próximo post: Estocolmo, Suécia.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

19 thoughts on “Holanda: Zaanse Schans, a cidade dos moinhos!”

  1. Muito bom, estive aqui também em 2011, os moinhos são lindos e pitorescos, assisti a fabricação de clogs, trouxe um pequeno como souvenir pra casa, além dos tradicionais snowglobe. Show de Bola seu post.

  2. Olá! Só parei para agradecer o tempo e o carinho que você coloca no blog e que é capaz de ajudar demais viajantes, como eu! Seu blog foi um dos melhores que encontrei, parabéns e obrigada!

    1. Oi, Juliana, comentários carinhosos assim enchem meu dia de alegria. Obrigada por dispender seu tempo com este comentário fofo! Feliz 2015 pra você…Beijos!!

  3. Olá Carol, parabéns, seu blog é ótimo.Tem me ajudado bastante na finalização e escolha dos meus roteiros de viagem.
    Estou indo para Alemanha e Holanda em outubro. Em uma foto sua tem tulipas. Qual o mês que você esteve na Holanda ? Como estou indo no outono,acho que não vou ver tulipas.Obrigada.

  4. Olá! Parabéns pelo relato! Você saber dizer se este trecho de trem é coberto pelo ticket GVB? Obrigada!

  5. Olá Carol, estou estruturando minha viagem para Holanda, Bélgica e Paris para Set/17, mas a minha única dificuldade está sendo o hotel em Amsterdam que concilie, preço, alguma comodidade , pois vejo muitos com muitas escadas, e já que vou com minha mãe de 79 anos tenho que pensar nisso. Já não faço questão que seja tão no Centro,
    Você teria alguma boa dica para me dar? Tenho pesquisado bastante,mas talvez quem já conhece pode dar uma dica melhor.
    Desde já muito obrigado, e parabéns pelas suas dicas que tanto nos inspiram
    Bjs???????

  6. Olá Carol, eu de novo, pensei também em alugar um apartamento, já que somos 3 pessoas, você conhece algo assim legal?
    Obrigado

    1. Oi, Claudia, apartamentos você pode ver no site do AirBnB, mas eu não conheço nenhum pra indicar! Escadas realmente são um problema nestes hoteis da Europa. O hotel que fiquei em Amsterdam era ótimo, mas tinha uma escada…a menos que você entre em contato direto com eles e peça um quarto no térreo, Super recomendo o hotel que fiquei e no blog tem o link. Beijos

  7. Qual o nome desse animal da região dos moinhos que tem muito pêlo? Parecido ovelhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram did not return a 200.

Me Acompanhe no Instagram