Como voamos para a
China via Etihad , o hub da companhia é Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, uma boa oportunidade para quem quer conhecer a cidade ou dar um pulinho em
Dubai.
Abu Dhabi é uma cidade que está se esforçando muito para ser o novo epicentro emiresco, mas ainda é difícil chegar aos pés da opulenta
Dubai. As atrações turísticas por aqui não são tantas e também não estão concentradas num mesmo lugar, então, saiba que quem quiser conhecer as principais atracões da cidade vai ter que circular bastante de taxi.
Como nossa intenção era também revistar Dubai, o melhor jeito que achei para nos locomover entre as cidades foi alugando um carro. Para isso, tivemos que providenciar uma
carteira internacional de habilitação e escrevi como fazer
aqui.
Nós chegamos na cidade à noite, vindos de
Kuala Lumpur, na Malásia, e já pegamos o carro no aeroporto, que reservei previamente pela internet no site da
RentalCars, que depois acabou se tornando parceiro aqui do blog.
O carinha da agência disse que não era necessário usar o GPS e acabamos não alugando. Realmente não foi complicado, mas no começo chegamos a perder um certo tempo pra nos localizar na cidade e achar nosso hotel. Em Dubai também, acabamos nos perdendo na região de Deira e não achávamos o caminho de volta, então, recomendo usar o GPS.
Bem, mas voltando a Abu Dhabi e suas poucas atrações, abaixo um roteiro que fizemos no único dia que passamos por lá.
1) Sheikh Zayed Mosque
Acordamos cedo e fomos direto para esta que é uma das maiores e mais belas mesquistas do mundo. Inaugurada em 2007, comporta cerca de 40.000 pessoas em seu pátio interno. Incrível!!!! Colossal a sua beleza e já valeu a pena ter parado em Abu Dhabi só por causa dela.
A Mesquita é uma das poucas abertas para não muçulmanos e está devidamente preparada para receber turistas desavisados que chegam lá com pernas e braços de fora.
Eu fui de saia longa, blusinha de manga e levei uma pashimina para cobrir braços e a cabeça, mas não foi suficiente. Tive que vestir a abaia, a roupa preta que as muçulmanas usam, pois segundo o rapaz da recepção, só o fato deu tirar foto poderia expor algumas partes do meu braço, então, dá-lhe abaia, sem nenhum custo.
Sapatos, obviamente, do lado de fora, sempre!
A Mesquita é toda feita de mármore, cristais, ouro e pedras semi- preciosas. Tem o maior tapete persa do mundo. Dizem que precisou de mais de 2000 artesãos para fazê-lo durante 2 anos. O tapete pesa 47 toneladas e tem mais de 5.ooo m2 e está até no livro dos Recordes como o maior tapete persa do mundo.
Além disso, sua área total é equivalente a 5 campos de futebol e pode comportar cerca de 40.000 fiéis.
Esta Mesquita é tão linda e deslumbrante que merecia um post exclusivo…É até pecado, com tanta foto linda!
Candelabros gigantes de cristais gigantes adornam o seu interior também, tudo com muito requinte e bom gosto e flores de murano e cerâmica enfeitam as paredes de uma das entradas, uma verdadeira obra de arte. No piso, tanto interno quanto no pátio externo, flores de mosaico contrastam com um piso de mármore branco que reluz
A Mesquita é um must see em Abu Dhabi e é principal e mais bonita atração da cidade. Ela está aberta das 9h – 12h, de segunda a quinta-feira. Há tours guiados às 10h, de dom-qui.
2) Yas Island e o Parque da Ferrari
Depois da Mesquita, siga para a Yas Island, onde está parque de diversões Ferrari World, o primeiro da marca no mundo e que também conta com a montanha-russa mais rápida do mundo, com velocidade de 200 km/h.
Nós não queríamos entrar no parque, porque não sou muito fã destes brinquedos radicais. Além disso, nosso tempo na cidade era pequeno, então nos contentamos em só conhecer a entrada e a grande estrutura que o abriga.
Na ilha também está
Yas Marina Circuit (onde acontecem as corridas de Fórmula 1 da cidade) e o
Yas Viceroy Abu Dhabi Hotel, construído dentro do circuito e que contém o maior sistema de iluminação de LED do mundo. Mais bonito quando visto à noite, mas não volte aqui só por causa disso porque não compensa.
A Yas Island está em franco desenvolvimento. Até 2015 será inaugurada uma filial do Louvre e uma do Guggenheim aqui.
Se quiser fazer umas compras, é aqui que está a maravilhosa IKEA, onde fui me abrigar do calor do deserto e torrar alguns dihrans.
3) Emirates Palace Hotel
De vota ao centro de Abu Dhabi, siga para o
Emirates Palace para ver um dos mais luxuosos hotéis da cidade, com acabamento interior em ouro de verdade e lustres feitos com cristais swarovski. Não precisa estar hospedado qui para conhecer todo o luxo deste hotel.
E aqui também está a única máquina do mundo que vende medalhas e barras de ouro de verdade. Ao contrário do que muitos pensam ( eu também pensava), este não é o hotel do filme Sex in the City 2, que se passa em Abu Dhabi. O hotel do filme, na verdade, fica no Marrocos, e pelo que li, nenhuma cena foi rodada na capital emiresca.
4) Central Market
Depois da visita ao hotel, siga para o Central Market, o local ideal pra quem quer comprar artesanatos típicos e lembrancinha da cidade. Este mercado me decepcionou bastante. Imaginava algo bem grandioso, como os Souks mais bonitinhos de Dubai, mas o que vi foram poucas lojas abertas e destas, muito poucas com coisas interessantes. Parece até que está meio falido.
Mas estando aqui, tenho uma dica quente: almoçar no Restaurante Tarbouche Al Basha, que tem dentro do mercado, de comida tipicamente árabe. Delicioso. Comemos muito bem aqui e por um preço justo.
Nós pedimos dois pratos e um deles, foi por sugestão da casa: o primeiro foi o Moutabal ao baska com lamb chopp, e o segundo era um Kebab de carne divino.
Este Moutabal é uma pasta de berinjela com limão, azeite, romãs e outras especiarias que, combinados com as costelas de cordeiro são de um sabor único. Esta é a recomendação da casa, escrita em um quadro negro na entrada. Super aprovado e super recomendo!
5) Mercados locais
Abu Dhabi tem um mercado interessante de frutas e vegetais e outro de tapetes. No primeiro, e interessante é ver como os locais negociam suas frutas, verduras e legumes…é o cotidiano deles…
Aproveitamos para comprar alguns quitutes no mini mercado que tem em frente. Você encontra delícias como o famoso mel da Arábia Saudita, considerado um dos melhores do mundo, além de outras delicias. Aproveitamos para comprar várias comidinhas pro happy hour no quarto do hotel ( adoro) e para nosso café da manhã do dia seguinte.
Dali seguimos para o mercado dos tapetes e nos divertimos muito com a quantidade de árabes disputando nossas fotos, nossos olhares, nosso dinheiro rsrs. Hilário, pois aqui eles pedem para que você tire fotos deles e querem que você entre nas lojas, a todo custo. Não basta só olhar. “Come in, come in” Look! “Look, come in!” eles diziam…
Teve uns que me ofereceram chocolate e queriam que eu tomasse um chá com eles Hahaha. Impossível não imaginar a quantidade de poeira e ácaro que tem em cada um daqueles tapetes. O cheiro de mofo e pó das lojas vai longe…
6) Passeio pela Corniche
Termine o dia assistindo ao por do sol da Corniche, a calçada beira-mar deles e super arborizada, embora o calor seja de matar.
À noite, você pode escolher ir num restaurante, no Abu Dhabi Heritage Village, badalar na Etoile, uma das casas noturnas do momento, que fica no hotel Emirates Palace, ou gastar seus dihrans nos shoppings da área, como o Abu Dhabi Mall.
Nós preferimos beber no quarto do nosso hotel e descansar, pois achamos que os investimentos por ali não valiam a pena. Não nos arrependemos!!!
Nosso hotel foi o
Al Diar Mina e ficava perto da Corniche. Bom custo beneficio, mas abro um parêntese aqui para contar alguns pequenos problemas que aconteceram conosco. Primeiro que o hotel não tem estacionamento e na primeira noite, tivemos que estacionar uns 300 m do hotel, ao custo de 15 AED. Era por volta de 1:30 da manhã quando chegamos e não tinha vaga na frente do hotel, então o rapaz da recepção nos sugeriu deixar o carro por ali perto até às 3:00, quando ele nos ligaria pra tirar o carro! Ah???? Oi??? Era mais de 1 da manhã quando chegamos e ele ia nos chamar as 3:00 pra tirar o carro? Não íamos dormir então?! Afff, bati boca com o rapaz e fomos pra este estacionamento longe que falei.
Chegando no quarto, só uma toalha, só um roupão, sendo o quarto pra dois. Ok, não vamos brigar de novo. Vamos tomar banho com a mesma toalha e amanha eles repõem, pensei! Eis que no outro dia à noite, o quarto continuava sem toalhas. Aí eu liguei pra recepção pra pedir e a moça me pergunta se eu ia extender a jornada, pois eles haviam cobrado apenas 1 noite. Oi ???? (de novo) Minha reserva era de 2 noites, como assim?! Então, eu pedi que ela subisse até o quarto para eu pagar e reforcei o pedido da toalha. Aí chega um rapaz pedindo o dinheiro do hotel, como se eu fosse uma bandida prestes a dar o golpe kkkk. Perguntei da toalha. Ele me pediu pra pagar primeiro que ele traria a toalha. Ah???? My God…coisa de árabe? Não, pois o cara era indiano. Fiz uma cara tão feia pra ele e um sinal de inconformidade total, que ele mandou outro entregar a toalha. E advinha o que aconteceu no dia seguinte? O nosso carro alugado amanheceu todo riscado, que Deus me perdoe se eu tiver errada, mas quem mais poderia ser?
E a moça da recepção ainda me pergunta se minha estadia foi boa. Vocês já imaginam o que respondi pra ela, né?!
No último dia, quando retornamos à cidade vindos de Dubai, reservamos o
Ibis Abu Dhabi Gate, que ficava bem perto do aeroporto, o que foi uma mão na roda, pois nosso vôo pra São Paulo saia cedinho no outro dia.
Leia também:
Dubai, muita emoção no Desert Safari!
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
Antigamente nem considerava ir pra Dubai e Abu Dhabi mas esses blogs de viagem tão me fazendo mudar de ideia!!! hehehe Post divino!!!
Fe, Dubai e maravilhoso! Abu Dhabi vale mais pela mesquita, mas Dubai nao ! Eu tambem viajo pra alguns lugares depois de descobri-los bos blogs hehe bjs
Fernanda Scafi, mesmo sobrenome… Estive vendo, somos parentes :) eu moro atualmente no Japao
Oi Caroline Scafi, eu sou a Caroline Guelber, rsrs seja bem vinda a meu blog ;)
Oi Carol,
duas perguntas:
-Como você teve coragem de dirigir por lá? Aqueles motoristas são loucos! rsrs
Ficamos com medo antes mesmo de sair do Brasil e só rodamos de taxi mesmo…
– Você entrou no Emirates pra visitar sem ter reserva em nenhum restaurante??
Ai, só de ver as fotos da vontade de voltar…
Beijão
Thaís Towersey
http://www.guiamundoafora.com
Nossa, thais, achamos bem tranquilo dirigir nos Emirados, não vimos nada de anormal. Sim, pode-se visitar o hotel sem nenhuma reserva pra restaurante. Ele eh aberto ao publico. Bjs
Dubai é sensacional,tuuuuudo de bom,comida,cultura,os lugares….quero ir para Abu Dhabi na próxima vez,louca pra ir na mesquita!
Monica, eu também amooooo Dubai, fui 3 vezes! A Mesquita de Abu Dhabi é um espetáculo, super linda! Vai amar! beijos
Carol,
Boa tarde! Estamos indo para abu dhabi agora no dia 21/abril e ficamos apenas o dia 22 para conhecer a cidade! Temos algumas opções de tour como o bus turistico mas estamos buscando algo que seja possivel ir nos pontos turisticos (mesquita, passar no pq da ferrari e jantar no deserto) se desse demais pontos seria legal. Recomenda algum site ou lugar para fechar isso? Vamos ficar no Hilton e eles nos passaram algumas opções:
– Desert Safari Tour 290 AED p.p.
– Half day Abu Dhabi Tour 180 AED p.p.
– Full day Abu Dhabi Tour 300 AED p.p.
– Dubai Tour 300 AED p.p.
Desde já agradeço sua ajuda.
obrigado.
Abraço,
Marcelo Alonso
Olá, Marcelo…Passei só 1 dia em Abu Dhabi e aluguei carro, logo fiz tudo por conta e o passeio no deserto eu fiz em Dubai, mas se o hotel recomendou, deve ser bom e confiável! Abraços
Olá Carol, vou fazer um stopover de 3 dias em Abu Dhabi (Vou ficar 1 em Abu Dhabi e dois em Dubai, provavelmente) a caminho do Japão. Lendo os blogs sobre transporte, estou cada vez mais tentada a alugar um carro mesmo. Minha pergunta é, como é para estacionar lá? Tem estacionamento gratuito, dá para parar na rua ou tem que pagar toda vez perto dos pontos turísticos? Qual seria mais ou menos o valor dos estacionamentos???
Obrigada
Barbara
Oi Barbara, geralmente é facil patar na rua e tem parquimetro. Nao lembro preco
(Acho que era algo em torno de 2AED a hora), nao tenho certeza mas nao era caro. Na região dos souks já é mais dificil,
Entao paramos num estacionamento privado. Não me recordo tb do valor. Shoppings também tê
Estacionamentos, mas não me recordo se eram pagos (eu acho que não. Beijos
Oii carol!! estou me organizando em fazer uma parada em Abu Dhabi, pois tenho viagem para China marcada, estou tentando me organizar financeiramente, você lembra dos valores que pagou para entrar nesses lugares citados?
Passeio no deserto não achou interessante fazer?
obrigada!
Gabi
Ola, Gabriel, não paguei nada pra entrar em nenhum destes. O único aqui pago é parque da Ferrari, mas como eu não entrei, não paguei. O passeio no deserto eu já tinha feio em Dubai, quando visitei a cidade pela primeira vez, em 2010. Achei que valeu a pena sim. Abraços