Spread the love

Finalmente estou publicando o último post de nossa viagem pela Europa em Abril/14, que reuniu, em 15 dias, 5 países ( na verdade, foram 6, devido um pulinho rápido numa cidadezinha da Alemanha), começando pela Suíça, onde ficamos por mais tempo, seguindo para Colma e Rota do vinho da Alsácia e Estrasburgo, na França, passando por Luxemburgo, pela Bélgica e terminando em Londres, na Inglaterra.

Destes 6 países, eu ainda não conhecia a Bélgica e Luxemburgo e apesar de já ter pisado na Suíça em 2009, nem podia dizer que eu conhecia.

Reuni nesta viagem vários lugares que eu sempre quis ir na Europa, mas que ficavam sempre de lado, por questões logísticas ou por razões de prioridade mesmo.

rota suica

Alguns destes lugares há tempos faziam parte da minha wish list. Entre eles, figuravam: subir a montanha Jungfrau, na Suíça, ver o Matterhorn, em Zermatt, também na Suíça, passear pelos vilarejos da Rota do Vinho da Alsácia, na França e conhecer Brugges, cidade medieval na Bélgica.

IMG_0403

Zermatt, Suíça

Então, fiz um roteiro de 15 dias por estes lugares, com direito a um revival em Londres, que ficou bem corrido, é verdade, mas que satisfez minhas vontades. Só não deu tempo mesmo de conhecer bem Bruxelas, que a princípio não era mesmo a minha intenção, mas que depois acabei me arrependendo e vou ter que voltar :).

IMG_1601

Colmar, França

Então, segue abaixo nosso roteiro final da viagem e o que eu teria feito diferente hoje:

Dia 1 – chegada em Zurique, passeio pelo centro da cidade e ida para Luzern. Pernoite no Hotel Ibis Budget Luzern

Dia 2 – Luzern (passeio pela cidade de manha) e na hora do almoço, seguimos para Interlaken, onde nos hospedamos no Hotel City Oberland por 2 noites. Neste mesmo dia que chegamos, pegamos um trem para Spiez e Thun, cidades na beira dos lagos. 

Dia 3 – Interlaken: dia inteiro dedicado a subir o Jungfrau

Dia 4 – ida para Zermatt – hospedagem no Hotel Antika. Tarde livre para conhecer a cidade

Dia 5 – Zermatt: neste dia, fomos pela manhã fazer o passeio ao  e à tarde, ficamos perambulando pela cidade e fazendo algumas trilhas ate onde o gelo nas ,intanhas permitiu.

Dia 6 – ida Para Berna e bate e volta a Gruyères. Hospedagem no Bern Backpackers Glocke. Este dia foi loucura. Não façam isso!  

Dia 7 – passeio por Berna pela manha e ida para Colmar, com baldeação em Basel. Em Colmar, nos hospedamos por 2 noites no Hotel Turennes

Dia 8 – usando Colmar de base, fizemos parte da Rota do vinho da Alsácia.

Dia 9 – continuação pela rota do vinho, com um desvio ate a cidade a Breisach am Rhein, na Alemanha, ate chegar em Strasburgo, onde ficamos por 2 noites no hotel Le Colmar

Dia 10 – devolvemos o carro cedinho e fomos bater perna por Estrasburgo.

Dia 11 – ida para Bruxelas, com parada no caminho para conhecer Luxemburgo. Em Bruxelas, ficamos 2 noites no Hotel Chambord

Dia 12 – bate e volta a Brugges a partir de Bruxelas

Dia 13 – ida para Londres de trem Eurostar. Hospedagem no The Ridgemount Hotel

Dia 14 – Londres

Dia 15 – Londres

Dia 16 – retorno ao Brasil

IMG_9712

Luxemburgoo

Este roteiro ficou bem corrido. Se eu pudesse fazer diferente hoje, faria assim:

Dia 1 – chegada em Zurique, passeio pela cidade e ida direto a Interlaken
Dia 2 – Jungfrau
Dia 3 – ida para Zermatt . Tarde livre na cidade.
Dia 4 – Zermatt – passeio ao Gornengrat pela manhã e no final do dia, seguiria para Luzern.
Dia 5 –  Luzern
Dia 6 – sairia cedinho de Luzern em direção a Gruyères e na volta, conheceria Bern.
Dia 7 – ida para Colmar. Tarde livre na cidade
Dia 8 – Rota do vinho em 1 dia. Retorno pra pernoitar em Colmar
Dia 9 – Iria cedinho para Luxemburgo, conheceria a cidade e depois, Bruxelas ( não ficaria em Strasbourg).
Dia 10 – Bruxelas
Dia 11 – bate e volta a Brugge
Dia 12 – bate e volta a Ghent (não a conheço ainda)
Dia 13 – ida pra Londres (prefiro Londres a Paris, mas na verdade, Paris sai mais barato e é mais perto)
Dia 14 – Londres
Dia 15 – Londres
Dia 16 – retorno ao Brasil

IMG_1834

Londres

Na Suíça, eu queria muito subir o Jungfrau, e Interlaken é a melhor base para explorá-lo, mas também queria muito conhecer o charmoso vilarejo de Zermatt e seu famoso Matterhorn, mas se você tiver pouco tempo, escolha apenas 1, pois em ambos você vai ter contato com montanhas nevadas lindas. As diferenças básicas aqui são:

Interlaken: é uma cidade que está no meio de dois lindos lagos, que serve de base para subir o Jungfrau e outras cidades alpinas. Tem preços mais em conta e a possibilidade de se visitar mais vilarejos alpinos por perto, além das belas cidades de Thun, Spienz e Brienz, na beira dos lagos. Você vai precisar de um dia inteiro para subir o Jungfrau. A noite é bem tranquila por aqui.

Zermatt : já é o vilarejo alpino propriamente dito , com seus lindinhos chalés de madeira e sua grande atração é o Matterhorn. Os preços de hospedagem e alimentação por aqui aqui são bem mais salgadinhos que Interlaken, porém, o passeio à montanha é bem mais barato que o do Jungfrau. E estes passeios se resumem em 3, para que você escolha ou faça os 3 mesmo. O passeio às montanhas pode ser feito pela manhã, tendo tempo livre a tarde para caminhadas pela cidade. A noite é mais animada que Interlaken.

IMG_9816

Brugge, Bélgica

Se vocês observaram, eu exclui Strasburg do meu roteiro ideal. Não e que eu não tenha gostado da cidade. Acho ela perfeita para um bate e volta a partir de Paris, mas pra nós, que estávamos no interior da Alsácia e já tínhamos até enjoado de tanto ver casinhas coloridinhas de enxaimel, a arquitetura aqui meio que se repete. Obviamente que com um quê de cidade grande e com uma belíssima catedral como um plus! Já pra quem está em Paris, Strasbourg deve ser bem mais interessante.

IMG_1720

Estrasburgo, França

Outra opção neste segundo roteiro é não ir a Ghent e ter mais tempo pra desfrutar Bern e Gruyères, colocando inclusive a fábrica de chocolates da Cailler, em Broc, pertinho de Gruyères.