Finalmente estou publicando o último post de nossa viagem pela Europa em Abril/14, que reuniu, em 15 dias, 5 países ( na verdade, foram 6, devido um pulinho rápido numa cidadezinha da Alemanha), começando pela Suíça, onde ficamos por mais tempo, seguindo para Colma e Rota do vinho da Alsácia e Estrasburgo, na França, passando por Luxemburgo, pela Bélgica e terminando em Londres, na Inglaterra.

Destes 6 países, eu ainda não conhecia a Bélgica e Luxemburgo e apesar de já ter pisado na Suíça em 2009, nem podia dizer que eu conhecia.

Reuni nesta viagem vários lugares que eu sempre quis ir na Europa, mas que ficavam sempre de lado, por questões logísticas ou por razões de prioridade mesmo.

rota suica

Alguns destes lugares há tempos faziam parte da minha wish list. Entre eles, figuravam: subir a montanha Jungfrau, na Suíça, ver o Matterhorn, em Zermatt, também na Suíça, passear pelos vilarejos da Rota do Vinho da Alsácia, na França e conhecer Brugges, cidade medieval na Bélgica.

IMG_0403
Zermatt, Suíça

Então, fiz um roteiro de 15 dias por estes lugares, com direito a um revival em Londres, que ficou bem corrido, é verdade, mas que satisfez minhas vontades. Só não deu tempo mesmo de conhecer bem Bruxelas, que a princípio não era mesmo a minha intenção, mas que depois acabei me arrependendo e vou ter que voltar :).

IMG_1601
Colmar, França

Então, segue abaixo nosso roteiro final da viagem e o que eu teria feito diferente hoje:

Dia 1 – chegada em Zurique, passeio pelo centro da cidade e ida para Luzern. Pernoite no Hotel Ibis Budget Luzern

Dia 2 – Luzern (passeio pela cidade de manha) e na hora do almoço, seguimos para Interlaken, onde nos hospedamos no Hotel City Oberland por 2 noites. Neste mesmo dia que chegamos, pegamos um trem para Spiez e Thun, cidades na beira dos lagos. 

Dia 3 – Interlaken: dia inteiro dedicado a subir o Jungfrau

Dia 4 – ida para Zermatt – hospedagem no Hotel Antika. Tarde livre para conhecer a cidade

Dia 5 – Zermatt: neste dia, fomos pela manhã fazer o passeio ao  e à tarde, ficamos perambulando pela cidade e fazendo algumas trilhas ate onde o gelo nas ,intanhas permitiu.

Dia 6 – ida Para Berna e bate e volta a Gruyères. Hospedagem no Bern Backpackers Glocke. Este dia foi loucura. Não façam isso!  

Dia 7 – passeio por Berna pela manha e ida para Colmar, com baldeação em Basel. Em Colmar, nos hospedamos por 2 noites no Hotel Turennes

Dia 8 – usando Colmar de base, fizemos parte da Rota do vinho da Alsácia.

Dia 9 – continuação pela rota do vinho, com um desvio ate a cidade a Breisach am Rhein, na Alemanha, ate chegar em Strasburgo, onde ficamos por 2 noites no hotel Le Colmar

Dia 10 – devolvemos o carro cedinho e fomos bater perna por Estrasburgo.

Dia 11 – ida para Bruxelas, com parada no caminho para conhecer Luxemburgo. Em Bruxelas, ficamos 2 noites no Hotel Chambord

Dia 12 – bate e volta a Brugges a partir de Bruxelas

Dia 13 – ida para Londres de trem Eurostar. Hospedagem no The Ridgemount Hotel

Dia 14 – Londres

Dia 15 – Londres

Dia 16 – retorno ao Brasil

IMG_9712
Luxemburgoo

Este roteiro ficou bem corrido. Se eu pudesse fazer diferente hoje, faria assim:

Dia 1 – chegada em Zurique, passeio pela cidade e ida direto a Interlaken
Dia 2 – Jungfrau
Dia 3 – ida para Zermatt . Tarde livre na cidade.
Dia 4 – Zermatt – passeio ao Gornengrat pela manhã e no final do dia, seguiria para Luzern.
Dia 5 –  Luzern
Dia 6 – sairia cedinho de Luzern em direção a Gruyères e na volta, conheceria Bern.
Dia 7 – ida para Colmar. Tarde livre na cidade
Dia 8 – Rota do vinho em 1 dia. Retorno pra pernoitar em Colmar
Dia 9 – Iria cedinho para Luxemburgo, conheceria a cidade e depois, Bruxelas ( não ficaria em Strasbourg).
Dia 10 – Bruxelas
Dia 11 – bate e volta a Brugge
Dia 12 – bate e volta a Ghent (não a conheço ainda)
Dia 13 – ida pra Londres (prefiro Londres a Paris, mas na verdade, Paris sai mais barato e é mais perto)
Dia 14 – Londres
Dia 15 – Londres
Dia 16 – retorno ao Brasil

IMG_1834
Londres

Na Suíça, eu queria muito subir o Jungfrau, e Interlaken é a melhor base para explorá-lo, mas também queria muito conhecer o charmoso vilarejo de Zermatt e seu famoso Matterhorn, mas se você tiver pouco tempo, escolha apenas 1, pois em ambos você vai ter contato com montanhas nevadas lindas. As diferenças básicas aqui são:

Interlaken: é uma cidade que está no meio de dois lindos lagos, que serve de base para subir o Jungfrau e outras cidades alpinas. Tem preços mais em conta e a possibilidade de se visitar mais vilarejos alpinos por perto, além das belas cidades de Thun, Spienz e Brienz, na beira dos lagos. Você vai precisar de um dia inteiro para subir o Jungfrau. A noite é bem tranquila por aqui.

Zermatt : já é o vilarejo alpino propriamente dito , com seus lindinhos chalés de madeira e sua grande atração é o Matterhorn. Os preços de hospedagem e alimentação por aqui aqui são bem mais salgadinhos que Interlaken, porém, o passeio à montanha é bem mais barato que o do Jungfrau. E estes passeios se resumem em 3, para que você escolha ou faça os 3 mesmo. O passeio às montanhas pode ser feito pela manhã, tendo tempo livre a tarde para caminhadas pela cidade. A noite é mais animada que Interlaken.

IMG_9816
Brugge, Bélgica

Se vocês observaram, eu exclui Strasburg do meu roteiro ideal. Não e que eu não tenha gostado da cidade. Acho ela perfeita para um bate e volta a partir de Paris, mas pra nós, que estávamos no interior da Alsácia e já tínhamos até enjoado de tanto ver casinhas coloridinhas de enxaimel, a arquitetura aqui meio que se repete. Obviamente que com um quê de cidade grande e com uma belíssima catedral como um plus! Já pra quem está em Paris, Strasbourg deve ser bem mais interessante.

IMG_1720
Estrasburgo, França

Outra opção neste segundo roteiro é não ir a Ghent e ter mais tempo pra desfrutar Bern e Gruyères, colocando inclusive a fábrica de chocolates da Cailler, em Broc, pertinho de Gruyères.

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

10 thoughts on “Roteiro de Viagem pela Europa: Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Londres”

  1. Estou precisando de orientação, estou viajando para Suiça, meu principal motivo e fazer o passeio completo no Glacier, acho que é de Zermatt a Moritz, voce pode me dar dica qual a melhor cidade para eu ficar. Tenho 72anos, estou viajando sozinha, tenho otima saude. Obrigada

    1. Oi Norma, que delícia! Quero chegar aos 72 como você: ótima saúde e muito pique pra viajar ainda! Que ótimo! Mas veja se entendi bem sua pergunta: você quer conhecer outras cidades da Suiça também, além de fazer o trajeto do Glacier e quer saber onde ficar, é isso? Ou você quer saber onde ficar pelo caminho? Me esclareça pra eu te ajudar. bjs

  2. Oi Carol, muito legal o seu blog.
    Viajaremos (casal) do dia 1 ao dia 10 para a Europa e gostaríamos de ficar somente na Suíça, mas estamos com medo do tempo. Será que corremos muito risco de não termos dias bonitos? Será que é melhor fazer algo da rota romântica (tipo, Alemanha, viena, salzburgo), por causa da época do ano? Mas a preferência mesmo é a Suíça, só que não quero arriscar. O que faço?

    1. Patricia, outubro é um bom mês pra ir pra Suíça ainda, não esta tão frio ainda, a paisagem é aquela de outono meio dourada, mas quanto a sol, chuva e dias nublados, tudo é possível. Eu peguei chuva e sol em algumas cidades e fui na primavera. Eu ja fui uma outra época em outubro ate Genebra e peguei
      Um dia lindo também. Da uma olhada em sites de clima específicos para saber suas chances antes de decidir. Bjs e boa sorte

  3. Querida adorei suas informações, irei pra Suíça em Setembro e pretendo conhecer Londres, você poderia me informar de que forma se pode fazer a valores? Desde já agradeço.

  4. As dicas do seu blog me ajudaram muito! Muito obrigada! Consegui organizar uma viagem à Europa que saiu exatamente como o esperado! Chegamos por Zurique, onde alugamos carro e percorremos Suíça, região da Alsácia na França, Alemanha (Rota Romântica),Áustria, com retorno a Zurique passando por Munique.
    Todas as informações do blog me serviram muito, valeu Carol!

  5. Carol bom dia .. estou em outubro indo a frança, vou passar 20 dias, queria saber quantos países a gente pode fazer em 20 dias, países esses que possa dar pra conhecer e aproveitar o máximo possível !

    1. Oi Iure, quando eu fui pra França pea primeira vez, eu fiz 4 países ao todo neste tempo: França, Espanha, Inglaterra e Italia. De quebra ainda passei um dia em Genebra, na Suíça, ou seja, 5 países e foi bem legal este tempo! Mas tudo depende das atracoes de cada pais e o que você quer fazer em cada um! Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram