Mesmo que você nunca tenha ido a Zermatt, tenho certeza que conhece a cidade, mesmo sem saber. Isto mesmo. Sabe aquele desenho de uma montanha na caixinha do Toblerone? Pois bem, é do Matterhorn, a montanha símbolo do vilarejo.
E esta montanha estampa também as embalagens dos lápis de cor Caran D’Ache e foi por causa dela que eu vim parar aqui. Conhecer o Matterhorn e me hospedar num vilarejo típico alpino, com chalezinhos de madeira e telhados brancos de tanta neve estava na minha wish list há longas datas…
Nós viemos de Interlaken. O trem faz uma baldeação em Spiez e outra em Visp. De Visp em diante , o trecho é feito no Glacier Express, o trem panorâmico super famoso na Suíça e, nesta rota também a paisagem começa a ficar cada vez mais linda, com muita neve nas montanhas, lagos, rios e cachoeiras….
A viagem de Interlaken a Zermatt demora cerca de 1h. Chegamos por volta da hora do almoço e encontramos um vilarejo charmoso, bastante movimentado, mesmo para uma baixa estação. Seguimos pela rua principal até nosso Hotel Antika, super bem localizado, com um café da manhã ótimo!
Nosso hotel ficava perto da igrejinha da cidade e perto do cemitério dos alpinistas! Acho que foi o primeiro cemitério congelado que eu vi. No meio de tantos túmulos, descobrimos o de um alpinista brasileiro.
Ficamos 2 noites na cidade. O tempo estava fechado e caia uma garoa, o que me impossibilitou de ver o Matterhorn de perto. Tinha esperança do tempo abrir no dia seguinte, pelo menos, para eu ver a montanha mais famosa da Suíça de perto. Tinha lido histórias de muita gente que vai até Zermatt e o bichinho não da as caras devido mau tempo. Já pensou que triste?
Feito check in, seguimos caminhando pelo centrinho. Entramos em lojinhas, fomos fazer compras para nossos lanches e festinhas no quarto no Coop, entramos em alguns bares e restaurantes, caminhamos pela beira do rio, enfim, vagamos sem pressa, fazendo um reconhecimento de território.
Zermatt é muito famosa como destino turístico de neve e a cidade respira alpinismo. Todas as lojas são voltadas para venda de roupas para esquiar, botas, sei, enfim, todos os apetrechos que este esporte demanda. E todo mundo anda na rua com roupa de alpinismo. Acho que eu era a única de casaco “normal” por ali. E parece bobagem, mas quando subimos a montanha, no dia seguinte, senti o peso do casaco a uma altitude daquelas… Além de cansar mais ao andar, devo ter pago o maior mico hahaha
Antes de voltar pro hotel, fui em busca de um lugar na parte alta da cidade que eu pudesse ter uma visão geral e descobri, por dica da recepção do nosso hotel, que o The Omnia Hotel , um dos mais chiques da cidade, tinha uma bela vista. Então lá fui eu atrás do acesso ao hotel. E quando achei e cheguei no topo, UAAAAUUUUUU! Que vista linda!!!
Gostei tanto que voltei de noite, pra ver a cidade iluminada e postei logo umas fotos no Instagram :) (@carolxguelber).
A noite de Zermatt é bem animadinha. Estava tendo um pequeno festival de música na cidade, mas nunca tinha ouvido falar em nenhuma da bandas, então ignorei. Na rua principal rola música ao vivo em diversos barzinhos, já no finalzinho da tarde! O clima é delicioso…
Preferimos procurar um bar ou restaurante e encontramos o Sparky’ s , muito bem avaliado no Trip Advisor, considerado um lugar o de a comida era boa e a cerveja “barata” . Fomos la conferir e gostamos do ambiente. O dono, um inglês super simpático, nos recebeu muito bem. Gostamos tanto que voltamos no outro dia. Ele fica do outro lado do rio, numa área com outros bares e restaurantes bem recomendados também pelo site.
No Sparky’ s também resolvi jantar e dei com os burros na água! A comida era cara, mas dentro dos padrões suíços de ser, porém muito apimentada. Além disso, tinha pedido um prato com carne, carneiro mais precisamente, e mal vi carne no prato. E o preço? Leia este post aqui pra você ver se descobre rsrs.
E dali não saímos mais!
No próximo post, a subida ao Gornergrat pra ver o Matterhorn mais de pertinho, aguardem…
Em qual mês do ano você foi à zermatt??
Em abril/14 Libia. Bjs
Carol parabéns pelo Blog ! adorei tudo.
Vou com minha esposa em OUTUBRO 2016 para a Suiça e a principio escolhemos essas cidades, nessa sequencia: Zurique,Lucerna, Interlaken (Berna 1 dia, voltando para Interlaken e finalizando em Genebra. Mas depois de ler seu post sobre Gruyere e Zermat me bagunçou as ideias rsrsrs. O que vc acha? consigo encaixar alguma coisa ou esse meu roteiro é legal tambem?
Obrigado
Olá, Guilherme, não sei quanto tempo você tem, mas se você vai a Interlaken, já vai ter uma experiência de neve e vilarejos alpinos (pare nas cidadezinhas no caminho pra Jungfrau), logo Zermatt não seria tão primordial, embora eu tenha gostado muito da cidade. Já Gruyères, seria interessante pra conhecer um pequeno vilarejo da Suíça e dá pra conciliar com fábrica de chocolate, se vocês gostarem. Mas teria que ter um dia a mais no seu roteiro para ir até lá e não ficar corrido. Abraços
Ola Carol! Adorei seu blog! Estamos indo a Zermatt em setembro 2016. Minha filha de 5 anos ira conosco, e como ela nunca viu neve….seria legal se tivesse alguma por la….sei que ainda e fim de verao, entao a minha pergunta e será que tem alguma nesta epoca do ano? Obrigada pelas dicas valiosas!!!
Olá Nadia, é muito provável que tenha neve sim, nos picos! Boa sorte! beijos
Oi Carol! Tô montando meu roteiro de viagem e confesso que está sendo o mais difícil da vida hahah. Vou em dezembro e chego por Milão. A passagem de volta ainda não comprei, mas provavelmente volte por Zurich. Gostaria de uma ajuda com o roteiro, se você puder. Não ficarei em Milão pois já conheci em outra ocasião, então minha intenção é ir direto pro Lago Como e dormir lá uma noite.
Segue meu roteiro:
1) Chegada em Milão —> Lago de Como (pernoite no Lago de Como)
2) Lago de Como –> Lugano (pernoite em Lugano)
3) Lugano –> Zermatt (2 noites em Zermatt)
E aí então surgem minhas dúvidas. Qual o melhor trem panorâmico pra ir? Gostaria de incluir ao menos um em minha viagem.
Estava pensando em ir de Zermatt pra Montreux (com um pernoite) e então ir pra Berna e ficar 3 ou 4 noites pra fazer bate-volta em Interlaken, Lucerna, Lausanne e Vaduz.
– Você acha que Berna é um bom lugar pra fazer base?
– Na hipótese de eu querer diminuir minha estadia no país, o que você acha que não posso deixar de fora?
Agradeço desde já! Beijos
Oi Rafaella, quanto aos trens panorâmicos, sugiro que você olhe os posts do Ricardo Freire , no Viage na Viagem. Ele tem muitas dicas sobre estes trens. Acho Berna uma ótima cidade para bate-voltas. Acho que Zermatt, Luzerna, Zurique são imperdíveis! Estando em Berna vá visitar Gruyères. Interlaken vale mais a pena se você quiser muito subir o Jungfrau, pois neve você tb verá em Zermatt. Bjs
Olá Carol. Ótimo post!
Me diz uma coisa… vc embarcou no Glacier Express em Visp? Pergunto, pois no site do Glacier não consta parada em Visp 🤔
Outra coisa… vc tinha Swiss Travel Pass né? Vc teve que pagar algum suplemento?