Spread the love

Mesmo que você nunca tenha ido a Zermatt, tenho certeza que conhece a cidade, mesmo sem saber. Isto mesmo. Sabe aquele desenho de uma montanha na caixinha do Toblerone? Pois bem, é do Matterhorn, a montanha símbolo do vilarejo.

IMG_1398

IMG_0181

E esta montanha estampa também as embalagens dos lápis de cor Caran D’Ache e foi por causa dela que eu vim parar aqui. Conhecer o Matterhorn e me hospedar num vilarejo típico alpino, com chalezinhos de madeira e telhados brancos de tanta neve estava na minha wish list há longas datas…

IMG_0441

IMG_0291

IMG_0260

Nós viemos de Interlaken. O trem faz uma baldeação em Spiez e outra em Visp. De Visp em diante , o trecho é feito no Glacier Express, o trem panorâmico super famoso na Suíça e, nesta rota também a paisagem começa a ficar cada vez mais linda, com muita neve nas montanhas, lagos, rios e cachoeiras….

fotor1

IMG_0477

A viagem de Interlaken a Zermatt demora cerca de 1h. Chegamos por volta da hora do almoço e encontramos um vilarejo charmoso, bastante movimentado, mesmo para uma baixa estação. Seguimos pela rua principal até nosso Hotel Antika, super bem localizado, com um café da manhã ótimo!

IMG_0240

IMG_0130

IMG_0131

IMG_0136

IMG_0138

IMG_0150

Nosso hotel ficava perto da igrejinha da cidade e perto do cemitério dos alpinistas! Acho que foi o primeiro cemitério congelado que eu vi. No meio de tantos túmulos, descobrimos o de um alpinista brasileiro.

IMG_0121

IMG_0169

IMG_1428

IMG_0254

Ficamos 2 noites na cidade. O tempo estava fechado e caia uma garoa, o que me impossibilitou de ver o Matterhorn de perto. Tinha esperança do tempo abrir no dia seguinte, pelo menos, para eu ver a montanha mais famosa da Suíça de perto. Tinha lido histórias de muita gente que vai até Zermatt e o bichinho não da as caras devido mau tempo. Já pensou que triste?

IMG_1431

IMG_0476

IMG_0292

Feito check in, seguimos caminhando pelo centrinho. Entramos em lojinhas, fomos fazer compras para nossos lanches e festinhas no quarto no Coop, entramos em alguns bares e restaurantes, caminhamos pela beira do rio, enfim, vagamos sem pressa, fazendo um reconhecimento de território.

IMG_0193

IMG_0192

Zermatt é muito famosa como destino turístico de neve e a cidade respira alpinismo. Todas as lojas são voltadas para venda de roupas para esquiar, botas, sei, enfim, todos os apetrechos que este esporte demanda. E todo mundo anda na rua com roupa de alpinismo. Acho que eu era a única de casaco “normal” por ali. E parece bobagem, mas quando subimos a montanha, no dia seguinte, senti o peso do casaco a uma altitude daquelas… Além de cansar mais ao andar, devo ter pago o maior mico hahaha

IMG_0153

IMG_0155

IMG_0156

Antes de voltar pro hotel, fui em busca de um lugar na parte alta da cidade que eu pudesse ter uma visão geral e descobri, por dica da recepção do nosso hotel, que o The Omnia Hotel , um dos mais chiques da cidade, tinha uma bela vista. Então lá fui eu atrás do acesso ao hotel. E quando achei e cheguei no topo, UAAAAUUUUUU! Que vista linda!!!

IMG_0204

IMG_0209

IMG_0214

Gostei tanto que voltei de noite, pra ver a cidade iluminada e postei logo umas fotos no Instagram :) (@carolxguelber).

IMG_0281

IMG_0282

IMG_0285

A noite de Zermatt  é bem animadinha. Estava tendo um pequeno festival de música na cidade, mas nunca tinha ouvido falar em nenhuma da bandas, então ignorei.  Na rua principal rola música ao vivo em diversos barzinhos, já no finalzinho da tarde! O clima é delicioso…

IMG_0271

IMG_0274

Preferimos procurar um bar ou restaurante e encontramos o Sparky’ s , muito bem avaliado no Trip Advisor, considerado um lugar o de a comida era boa e a cerveja “barata” .  Fomos la conferir e gostamos do ambiente. O dono, um inglês super simpático, nos recebeu muito bem. Gostamos tanto que voltamos no outro dia. Ele fica do outro lado do rio, numa área com outros bares e restaurantes bem recomendados também pelo site.

IMG_0265

IMG_0267

No Sparky’ s também resolvi jantar e dei com os burros na água! A comida era cara, mas dentro dos padrões suíços de ser, porém muito apimentada. Além disso, tinha pedido um prato com carne, carneiro mais precisamente, e mal vi carne no prato. E o preço? Leia este post aqui pra você ver se descobre rsrs.

IMG_1437

E dali não saímos mais!

No próximo post, a subida ao Gornergrat pra ver o Matterhorn mais de pertinho, aguardem…