Depois de um dia nublado e chuvoso, o dia amanheceu um dia lindo, mas bem gelado e partimos para as montanhas…mas logo que saí do hotel já pude ver nitidamente, sem nenhuma nuvem pra atrapalhar, a formosura desta montanha! Lindíssima!!!
Zermatt tem três passeios diferentes que podem ser feito para se ver o Matterhorn mais de perto e ainda ficar mais pertinho da neve:
Gornergrat
Glacier Paradise
Klein Mattherhorn
Eu só queria ir em um deles, até porque, já tinha subido o Jungfrau dias antes. Então, nas minhas muitas pesquisas, todas apontava o Gornergrat como o passeio mais legal, mais bonito, etc e foi ele que decidimos fazer.
Com o Swiss Pass ainda válido, conseguimos desconto de 50% de desconto. A estação fica na praça central da cidade, ao lado da estação de trem. As saídas são a cada 30 min, se não me falha a memória. Fomos de manhã para pegar a montanha iluminada pelo sol.
O passeio é feito por trem e o trajeto até o ponto final dura cerca de 30 minutos e a cada metro andando, uma nova paisagem se revela…sentem-se do lado direito do trem para ter a visão da cidade e do Matterhorn.
No caminho, é absurdo de se ver a quantidade de estações de esqui…e o taaaanto de gente esquiando. Definitivamente os alpes são para os suíços o que as praias são para os brasileiros. Não aguentava ver cada tiquinho de gente todo paramentado pra esquiar… Tinha uns tão petiticos que esquiavam no colo dos pais….coisa mais fofa!
Ficamos lá um tempinho suficiente para contemplar a bela paisagem e na descida, paramos em algumas estações de esqui pra observar….
Numa delas tinha uma estrutura super bacana e até um restaurante enorme ao estilo buffet. Do lado de fora, todo mundo “pegando um bronze” na neve.
Os outros dois passeios são feitos via teleférico, o que eu evito se puder, pois quem lê o blog já sabe o quanto tenho medo de altura.
De volta ao centro, fomos fazer uma trilha e seguimos caminhando até a entrada do Glacier Paradise, seguindo um mapinha de trilhas que pegamos no centro de informações turísticas. Seguimos a trilha de Rield até quando a falta de gelo deixou.
Depois, só com sapatos especiais e tivemos que dar meia volta, mas recomendo muito fazer esta trilha para se ter um panorama diferente do visual da cidade, com direito ao Matterhorn como pano de fundo. Show!!! Queria ter voltado aqui ao anoitecer, mas fiquei com muita preguiça, já que era uma boa caminhada do nosso hotel.
Nosso dia em Zermatt terminou novamente no Sparky’s, tomando muitas Calandas, a cerveja local, jogando conversa fora e programando nossos próximos dias em terras suíças.
Irei p/ a Suíça em fev/2018. Vou passar tanto por Interlaken como por Zermatt. vale a pena fazer o passeio Top of Europe (Interlaken a Jungfraubahn ) e o de Gornergrat? meu medo são as tonturas que li em alguns comentários que acontecem. Tiveram?
Desde já agradeço a atenção.
Olá, Carol. Adorei teus relatos e fotos. Desculpa-me se perdi essa informação. Você foi a Zermatt em que época do ano? Gostaria de ter uma ideia da paisagem. As estações de esqui estavam todas abertas? Obrigada.