Chegamos em Luzern no final da tarde, vindos de Zurique. Do lado de fora da Estação Central da cidade há um centro de Informação Turística, onde pegamos um mapa e pedimos informações de como chegar no nosso hotel, o Ibis Budget Luzern City, que ficava nos arredores da estação. Quem for ficar aqui, na frente da estação tem os ônibus que circulam pela cidade. Só pegar o número 4, que para praticamente na porta.
O hotel era bem bonzinho. Quarto minúsculo, é verdade, mas atendeu às nossas necessidades. O café da manhã do pago à parte, mas era super farto, tendo tido um ótimo custo benefício.
Luzern é considerada uma das cidades mais românticas e bonitas da Suíça. Tive azar pelo clima cinzento e frio, mesmo no começo da primavera, mas com sol esta cidade deve ser ainda mais linda!
As principais atrações da cidade se concentram nas margens do Rio Reuss. Foi pra lá que seguimos depois de um belo banho.
Começamos pelo belo calçadão National Quai, onde está o elegante Grande Hotel Europe e o Cassino Luzern.
No caminho, passamos pela Igreja Hof, com suas torres gêmeas de estilo gótico.
O cartão postal mais famoso de Luzern é a Ponte da Capela (Chapel Bridge) e a Torre De Água. A ponte de madeira é antiga, de 1333, mas sofreu um grande incêndio em 1993, que a destruiu quase por completo. Como ainda estávamos bem no início da primavera, ela ainda não estava cheia de floreiras, como de costume nesta estação.
Em seu interior, pinturas que contam sua história e história da cidade.
Ao redor do lago temos uma outra bela igreja chama a atenção: a igreja jesuíta de São Francisco Xavier, a primeira igreja dos alpes.
O centro histórico de Luzern está logo ali, do outro lado do rio. Como era um sábado à noite, tudo já estava fechado e os restaurantes ainda estavam começando a abrir. Voltamos aqui no domingo de manhã também, antes de seguirmos pra Interlaken. Aqui a ordem é se perder pelas ruelas, observando a linda arquitetura da cidade velha.
Estávamos bem cansados depois de 11 horas de vôo, um tour por Zurique e mais um tour por Luzern. Jantamos num restaurante localizado no piso superior da Estação Central e fomos descansar.
No dia seguinte, continuamos o passeio pela cidade velha e Chapel Bridge, mas decidimos ir a um outro ponto turístico de Luzern: o Monumento do Leão, uma imagem de um leão agonizando, com uma lança no peito, que simboliza os suíços mortos na revolução francesa. Para chegar até lá, fomos com om ônibus número 1, passando por uma rua movimentada, a Zurichstrasse.
Bem, o nosso dia em Luzern ficou meio picado, o que não é aconselhável, mas acabou dando pra ver o principal que a cidade tem, já que seu centro é bem compacto e fácil de caminhar em poucas horas. Achei uma boa opção pra se montar uma base pra explorar outras áreas da Suíça, mas vou deixar minhas conclusões para o post final, com o roteiro da viagem e o que eu teria feito diferente.
Luzern também é a cidade base pra quem quer conhecer o Monte Pilatus. Como eu já iria subir o Jungfrau e ainda visitaria Zermatt, ambos com muita neve, pulei este passeio.
Próximo post: Interlaken!
Leia também:
Olá Carol, adorei o post!
Estou indo daqui a alguns dias para a Suíça.
Já olhei bastante na internet e tive dificuldade em achar exemplos de preços por lá. Só acho a generalização “muito caro”.
Se possível, gostaria de saber quanto custa, mais ou menos, alimentação e transporte em Zurique e Lucerna.
Muito obrigada.
Olá Mariana, você chegou a ver o meu post de Introdução a Suíça? Lá eu falo preços médios de comida e bebida. Uma água, em um bar ou restaurante, eh na faixa de 4 francos, meio litro. No supermercado você compra 1 litro por 1,5. Hotéis mega simples na faixa de 300 reais a diária. A fondue pra dois em Gruyeres foi 29 francos (nem foi tão cara pelo lugar) mas em Zermatt este preço, por exemplo, e cobrado por pessoa. Zermatt e a mais cara das cidades que fui, também pudera: Uma vila Alpina super turística . Bem, qq coisa, pode perguntar que ajudo com o maior prazer. Bjs
Vou olhar este post agora. Não tinha visto.
Muito obrigada pela atenção!
Ola carol!!
Amo suas dicas de viagens e não à toa escolhi ficar nesse mesmo ibis de Lucerna! Conheço a rede e vc indicou, entao, pretendo ficar la tb! Mas me tira uma duvida: para chegar la partindo da estacao central, pega-se o onibus 4 e para em que ponto de referencia, vc lembra?