Terra do queijo e do chocolate, do relógio e do canivete, a Suíça é um dos menores países da Europa. Mas isso em área territorial, já que em outras categorias, ela consegue ser maior, como por exemplo: é um dos países com a maior qualidade de vida do mundo.

A pontualidade Suíça é uma coisa admirável! Por várias vezes estávamos parados na plataforma, esperando o trem, e faltando menos de 2 minutos pro horário de partida, lá vinha ele, sem o mínimo de atrasado. Em alguns momentos chegava a aportar comigo mesma: ah, agora ele vai atrasar! Nada, gene! Pontualíssimo!! Difícil ficar atrasado num lugar com tantos relógios!

A organização e limpeza das ruas também merece destaque e, em diversos pontos da cidade, mesmo em áreas menos urbanas, como os vilarejos alpinos, sempre tinha saquinhos pra colocar os cocôs dos cachorros.

A Suíça é dividida em três regiões: Suíça italiana (Lugano), Suíça francesa (Genebra, Montreaux, Lausanne, Gruyères) e Suíça alemã (Zurique, Bern, Interlaken, Zermatt). Nós ficamos praticamente toda a viagem na parte alemã, numa viagem de 7 dias, que englobou Zurique, Luzern, Interlaken & Jungfrau, Zermatt, Bern e Gruyères (esta última, a única na parte francesa do país que visitamos). Na verdade, já tínhamos visitado Genebra, também na parte francesa, em outra ocasião. De uma região a outra vê-se grande diferença na língua, na sinalização e na comida.

Pra nos locomovermos, usamos o Swiss Pass, que compramos quando chegamos, no aeroporto. Pra nós saiu mais vantajoso comprar o de 4 dias e um trecho à parte. Aconselho comprar o Swiss Pass na hora mesmo, pois comprando pelo site ou aqui no Brasil, pagam-se taxas. Na hora é fácil e tranquilo. Apenas tenha já uma noção do que se quer fazer e dos tipos de passe pra não ficarem perdidos. Para saber preços e horários, clique aqui.

Nosso roteiro ficou assim

Dia 1 – Chegada em Zurique, tour na cidade e trem até Luzern (1 noite) – 1 dia do Swisspass

Dia 2 Luzern -> Interlaken  – 1 dia do Swisspass

Dia 3 – Interlaken (subida ao Jungfrau)

PS: Nosso passeio foi cortesia do Escritório de Turismo de Interlaken, mas portadores de Swiss Pass têm 50% de desconto neste passeio)

Dia 4 – Ida pra Zermatt – 1 dia do Swisspass

Dia 5 – Zermatt (passeio ao Gornengrat, com 50% de desconto no ticket devido a termos o Swisspass)

Dia 6 – Ida pra Bern, com bate e volta a Gruyères (loucura, não faça isso!) – 1 dia do Swisspass

Dia 7 – Bern – > Colmar (França). Aqui compramos o trecho avulso pra Basel e de lá, fomos pra Colmar.

O resto do roteiro e o que eu teria feito diferente, vou falar mais adiante, em um outro post.

O franco suíço é a moeda do país. Vale pouco mais que o dólar.

A Suíça é um país extremamente caro. Até mesmo os suíços não passam férias no próprio país, devido ao alto custo de vida. Atravessar as fronteiras para a Itália e até mesmo para a França pode sair bem mais barato.

Um prato de comida em um restaurante simples, sai na faixa de R$ 80,00. Em Bern jantamos um dia na Spaghetti House, por indicação de uma local que conhecemos num barzinho, e os preços eram razoáveis, além da pasta ser realmente deliciosa. Recomendo!

O Big Mac custa na casa dos R$ 20,00. Já a cerveja, custa o equivalente a outros países da Europa, como Inglaterra ou França, na casa dos R$ 18,00 por 500mL. Conclusão: bebemos mais do que comemos! hehe

Prato de comida básico, quase sem carne e super apimentado: R$ 80,00

E por falar em bebida, uma bebida não alcoólica muito comum por lá é a Rivella, uma espécie de guaraná, feita à base de soro de leite. Até que eu gostei.

Tá bom, mas o que é bom pra ser comprar na Suíça? Chocolaaaaate, muito chocolate…. Um dos melhores do mundo. A Lindt é a principal marca do país, mas não despreze marcas menos conhecidas locais. Experimentei o chocolate da marca Frey e amei!

Outra ótima compra são os canivetes, boa opção de souvenir. A partir de 17 francos já se pode comprar um legítimo canivete suíço.

Nas redes de supermercado Coop e Migros encontram-se muitos produtos a preços, digamos, pagáveis. Nelas também costumam ter restaurantes self service, que pode sair mais em conta pra almoçar/jantar, mas isto nas grandes cidades. Não chegamos a almoçar lá ou jantar, mas li boas recomendações. O que mais comprávamos mesmo nestes mercados era vinhos, queijos, pães e embutidos, para nosso happy hour no quarto!

Coop de Zermatt

Quando nosso quarto não tinha frigobar, usávamos o lado externo da  nossa janela para gelar as bebidas, afinal, a temperatura exterior ficava na faixa do 5 graus. Em Zermatt, tinha uma montanha de gelo de frente pra nossa janela e o Alê chegou a colocar algumas garrafas de cerveja imersas no gelo, ali mesmo hahaha! Frigobar natural!

Outra coisa maravilhosa: os queeeeijos! Não há como negar que são excelentes! Mas vou falar mais de queijos e a maravilhosa fondue suíça no post sobre Gruyères, aguardem!

Em termos de belezas naturais, a Suíça é imbatível e em alguns km quadrados você pode ver montanhas nevadas, campos verdejantes, lagos azuis, riachos e cachoeiras, vaquinhas malhadas no pasto, daquelas com sino no pescoço e tudo, e muitas flores pra colorir a paisagem.

Interlaken, Suíça
Interlaken
Nas imediações de Gruyères

E falando em flores, elas estão por todos os lados, o que me enlouquecia, já que eu amo!

A florzinha típica dos campos suíços é a Edelweiss, mas não consegui fotografar nenhuma (pra falar a verdade, eu achava que era essa aí de baixo, mas agora vi no Google que não é haha).

Bem, este post foi só pra abrir o apetite para o que vem por aí.

No próximo post, Zurique! Aguardem!

22 thoughts on “Pequena Introdução à Suiça!”

1. Oi Carol!
    Tenho mt vontade de ir a Suíça mas fico com receio dos altos preços…
    Adorei o post e sua foto com a bandeira.
    Bjs

1. Obrigada Ana! Realmente os preços são altos, mas da pra resumir a viagem em uns 4 dias pra ver um pouco de tudo e sair mais em conta. Bjs

2. Carol amo seus posts sobre viagens =D
    sempre leio todos quando posso…

você já pensou em fazer Vlogs? ia ser muito bacana

bjs

1. Ola Beatriz, obrigada pelo carinho. Fico feliz :) Então, já pensei, mas da taaanto trabalho rsrs as vezes não dou conta de manter o blog em dia nem com fotos haha mas vou pensar no caso bjinhos

3. Carol,
    Já adoro suas fotos de viagem do Instagram, e, aqui, seus relatos de viagem são nota 10 tb! Eu me baseio bastante no seu blog quando vou para algum lugar que você já tenha ido!
    BJO!

4. Parabéns pelo blog, voltei da Suíça este mês, estive em Zermatt, Luzern, Zurich… realmente sensacional!

1. Voltei agora da Suiça e adorei (apesar de ter estado lá pouco tempo e ter conhecido apenas Zurique e Luzerne). Beijinhos.

5. Oi Carol

Estou amando seu blog. Pena que só o conheci agora, depois de algumas viagens feitas. Farei a próxima em maio, estou na maior dúvida acerca dos lugares a visitar, mas estou inclinada a ir a Suíça, apesar dos preços serem salgadinhos. Estive em Viena e Salzburg neste ano – achei-as caras e maravilhosas – mas parece-me que a Suíça é mais cara ainda! Mas, vou assim mesmo, apesar de ser detalhista e não gostar de fazer nada correndo. Na última viagem fui a PAris, Colmar, Estrasburg, Praga, Viena, Salzburg, Monique, Fussen, Garmisch, Rothenburg Ob der Tauber e retornei por Frankfurt – tudo em 40 dias e AMEI!! Desta vez ficarei 30 dias – Florença e algumas cidades próximas, Suíça e o que mais me sugere? Conheço Roma e Veneza. Se puder me dar sugestões serei grata. Que hotéis você sugere na Suíça ?
    Abraços
    Maria Esther

1. Olá Maria, obrigada. Sugiro Cinque Terres ou costa Amalfitana, ambas na Italia. Estou indo pra Cinque Terres na semana que vem e já tem um post sobe a costa Amalfitana no blog. Também sugiro Croacia( onde estou neste momento) e Grécia. São ótimos países para aproveitar nesta época do ano. Suíça eh cara mesmo, mas eh muito fofa. Beijos e divirta-se e depois nos conte como foi.

6. Carol, amooo seu site e fico fascinada com suas viagens!!

Parabens pelo site!! Maravilhoso mesmo! Ate sigo no insta…hehehe

Minha proxima viagem será Suiça-Italia, meados de abril, mas estou quebrando a cabeça tentando escolher o que visitar na Suiça em (apenas) 3 noites. O que me sugere? Com relação ao valor alto, não tenho idéia de quanto vou gastar lá; se no resto da Europa, faço calculo de 100 euros por dia com comida, souvenir e transporte, qual seria o calculo na Suiça?
    Abç,

Lílian.

1. Oi Lilian, obrigada pelo carinho! Eu também sempre uso sua lógica de 100 “dinheiros” por dia, mas geralmente em outros países sobra e na Suíça é provável que seja a conta rs Lembro-me de um prato de comida em Zermatt horrível que na época, custou cerca de R$ 100,00, o que hoje deveria equivaler a uns R$ 130,00 (reais). Eu acho que você pode usar sua lógica lá, considerando 100 francos suíços por dia e ter um cartão de crédito para emergências rsrs Beijão

1. Obrigada!! Cartão de crédito carrego sempre, mas uso realmente so em emergencias mesmo ou para pagar hospedagem (mas com essa crise onde não sabemos quanto vai ficar a inflação, estou pensando em não usar nem para isso nessa proxima viagem).

Pela sua experiência, o que me sugere nas 3 noites na Suiça? Onde ficar, o que vale mais a pena conhecer, já que tenho poucos dias…

1. Lílian, em 3 dias recomendo dividir Zurique e Lucerna ou Berna com Gruyères, mas depende de onde você vai estar antes e/ou pra onde vai depois. Por exemplo, você mencionou que vai estar na Itália e dependendo de onde, compensa visitar Lugano. Me dá mais detalhes pra eu te ajudar melhor. Bjs

7. Estou iniciando o estudo do roteiro com calma, então não sei se é melhor iniciar pela Suiça e ir para Italia ou vice-versa…

1. OK, Lilian, isso é fundamental pra saber o que encaixar na Suíça. A primeira vez que estive na Suiça só fui a Genebra em um dia porque estava na França e era a cidade mais próxima! Na segunda vez foquei no resto do país, mas ainda tive que deixar alguns lugares de lado, como Lugano! Beijinhos e boa sorte!

8. Oi Carol,

Sempre passo por aqui no seu blog para ler as novidades. Amo seus posts: muito bem escritos e com fotos sensacionais! Parabéns!!!
    Gostaria de te pedir uma sugestão: estarei em Março (2018) na região da Alsácia (Estrasburgo e Colmar). Pretendo alugar um carro em Estrasburgo para ir até Colmar (conhecendo em um dia algumas cidadezinhas pelo caminho). Já andei lendo sobre as que vc mais gostou e vou parar nessas par conhecer. Bom, terei 5 dias para fazer esses passeios e pensei em distribuir assim: um dia e meio em Estrasburgo, um dia para Colmar, um dia para conhecer as cidadezinhas pelo caminho e o que sobrar ou seja 1 dia e meio pensei em ir para alguma cidade da Suíça. Li que Basileia é bem perto de Colmar. Você chegou a conhecer? De repente passo por lá e sigo para outra cidade Suiça, que ainda não decidi qual seria (qualquer sugestão será muito bem vinda). Depois retorno para Colmar ou Estrasburgo para devolver o carro. Você acha que essa distribuição que fiz na região é interessante?
    Desde já agradeço sua atenção!!