Um das grandes surpresas desta viagem pela Grécia e Itália foram os charmosos balneários de Parga e Sivota, na Grécia, principalmente Parga.
Os charmosos balneários de Parga e Sivota, na Grécia!
Localizadas no continente grego, entre as cidades de Preveza (onde tem um aeroporto internacional) e Igoumenitsa (onde tem um porto gigantesco que liga a diversos pontos da Grécia, Itália e outros), estas cidadezinhas ainda são pouco conhecidas dos brasileiros, mas estão super acessíveis para quem visita as principais ilhas Jônicas, como Lefkada, Kefalonia, Zakynthos, Corfu, Paxos e Antipaxos
Leia também: Roteiro de Viagem pela Grécia e Itália: 19 dias pelas Ilhas Jônicas e Costa Amalfitana.
Parga
Chegamos num fim de tarde na cidade, vindos de Kefalonia e fiquei completamente apaixonada pela cidade. Fomos procurar por um hotel e escolhemos o super bem localizado Hotel San Nectarios, a poucos passos do centrinho e da praia de Valto, a mais popular de Parga.
Parga mais parece um vilarejo italiano, com suas casas coloridas de frente pro mar, vários restaurantes charmosos na orla e inúmeras lojinhas vendendo souvenirs…simplesmente apaixonante!
Decidimos ficar ali por 2 noites e aproveitar para conhecermos as praias locais e descansar. Saímos pra jantar e escolhemos o restaurante Helene. A comida estava muito boa, mas o dono fez questão de nos cobrar pelo azeite, acreditem se quiser…Azeite é o que não falta na Grécia e cobrar aceite do cliente no restaurante foi um verdadeiro desaforo!
No dia seguinte fomos até a praia Valto, praia bem estruturada, com espreguiçadeiras e guarda-sois para alugar. Amanheceu um dia lindo e ficamos um pouco ali, curtindo a praia e bebericando cervejas compradas num mercadinho pé na areia.
Mas eu sempre digo que o ser humano nunca está satisfeito com nada e eu quis sair dali pra conhecer praias ao redor, como Sarakiniko e Agios Sostis, quando nos metemos numa enorme enrascada. Isso porque o Google Maps nos indicava um caminho aparentemente curto e por estrada asfaltada, mas quando começamos, nos vimos no meio do nada, com estradas totalmente esburacadas e cheias de pedra, sem possibilidade de manobras.
Por sorte, meu marido dirige muito bem e mesmo sob estresse, ele conseguia sair dos buracos. Ainda assim eu insistia (era pra termos voltado, mas não tinha a menor possibilidade de manobrar o carro) e cada vez mais que avançávamos, mais encrencados estávamos. E o pior, chegamos em Agios Sostis e não tinha nada, totalmente deserta e cheias de onda. Definitivamente não valeu a pena e fica de aprendizado! Voltamos pra Valto nem sei como, ficamos por lá um pouco e depois fomos pra Sarakiniko, mas daí pela estrada principal.
A praia de Sarakiniko é de pedra e bem pequenininha, mas muito bonita! Nela há apenas um bar, chamado Alex, onde ficamos comendo e bebendo por um tempo.
De volta a Parga, saímos no fim da tarde e decidimos tomar um drink no Carte Postale, um bar super charmoso com bela vista da orla e das casinhas coloridas de Parga.
Depois, fomos jantar no Gemini, por indicação da Ellen do Blog Viagem Afora e foi muito divertido!
Sivota
Dia seguinte, a caminho de Igoumenitsa, paramos no Balneário de Sivota, outra gracinha de lugar…Como era bem cedo, o centrinho estava vazio e quase tudo ainda fechado. Fomos conhecer a praia de Agia Paraskevi, que tem uma ilhota na frente e dá pra ir caminhando de um lado pro outro. Muita gente pratica esportes náuticos por ali, principalmente o SUP.
No caminho, paramos na praia de Mikri Ammos, que no alto verão e sem ondas, era linda, mas que naquele fim de temporada não era nada demais!
Tanto de Parga quanto Sivota são oferecidos passeios bate-volta para as ilhas de Paxos e Antipaxos, que eram destinos que estavam incluídos no meu roteiro original para passar uns dias, mas que devido a todos os contra-tempos que tivemos nesta viagem, tiveram que ser deixados de lado.
Em Igoumenitsa, devolvemos o carro na Green Motion e pegamos o ferry para Corfu, onde passaríamos apenas 1 noite antes de pegar vôo pra Itália!
Leia também:
Dicas de Lefkada, uma ilha jônica apaixonante na Grécia!
Dicas de Kefalonia, a ilha jônica com as praias mais azuis da Grécia!
Roteiro de Viagem pela Grécia e Itália: 19 dias pelas Ilhas Jônicas e Costa