Entre final de setembro e meados de outubro de 2018 passamos 3 semanas na Grécia e Itália, num roteiro de 19 dias pelas ilhas jônicas e Costa Amalfitana. Visitamos Zakynthos, Lefkada, Kefalônia, Parga, Sivota e Corfu, na Grécia, Sorrento, Positano, Amalfi, Ravelo e Ilha de Capri, na Itália.
Pra começar, quero avisar que este roteiro não foi o inicialmente planejado por conta de um furacão que estava entre Grécia e Itália bem nos dias que estávamos lá e isso fez com que ficássemos mais tempo em Zakynthos do que o planejado, que incluíssemos Lefkada ao invés de Paxos e Antipaxos, que déssemos uma volta enorme de mais de 300 km pra sair de Kefalonia rumo a Parga, enfim, foram dias recheados de probleminhas que acabaram atrapalhando os nossos planos, mas que ainda assim foram super válidos e fizeram com que voltássemos cheios de histórias pra contar…
Então abaixo, o nosso roteiro final pela Grécia e Itália…
Dia 1 – vôo Alitália de São Paulo a Atenas, com conexão em Roma.
Dia 2 – Chegada em Atenas e pernoite no hotel Holiday Inn, próximo ao aeroporto de Atenas.
Existem pouquíssimas opções de hotel próximas ao aeroporto e as que tem são bem caras. O Holiday Inn tem transfer gratuito ao aeroporto que funciona 24 horas e foi o melhor custo benefício. Como chegamos muito tarde e iríamos sair muito cedo, se ficássemos em outro hotel os gastos com transporte poderiam sair mais caros!
Dica: há vôos direto de Roma para Zakynthos, sem necessidade de pernoite em Atenas, já que nós já conhecíamos a cidade e não ficaríamos por lá. Quando descobri isso já era tarde e já tinha comprado as passagens, mas esta parada em Atenas foi totalmente sem necessidade e só fez encarecer custos da viagem, ainda mais que só existem 2 hotéis na região do aeroporto, que é o Holiday Inn, onde ficamos, e o Sofitel Athens Airport
Dia 3 – Vôo para Zakynthos com a Aegean Airlines. Chegada em Zakynthos às 6:35h, onde havia o pessoal da locadora Zante, onde alugamos o carro (110 euros/3 dias) e fomos até a região de Tsivili, onde nos hospedamos por 4 noites no Yiannis Studio, uma noite a mais do que o previsto devido fechamento dos portos devido ao furacão.
Dicas de Zakynthos: a ilha jônica mais famosa da Grécia
Dia 4, 5 e 6 – Zakynthos
Dia 7 – Vôo de Zakynthos para Preveza com a Sky Express. Alugamos um carro com a Green Motion no aeroporto e seguimos para Lekfada, uma ilha ligada ao continente.
Dicas de Lefkada, uma ilha jônica apaixonante na Grécia!
Em Lefkada pernoitamos por 2 noites e tivemos 1 dia inteiro pra desbravar a cidade, o que é pouco, mas como estava friozinho e chovendo, não deu pra curtir praia. Nos hospedamos no Hotel Isalos ,no centrinho fofo de Vasiliki.
Inicialmente sairíamos de Zakynthos rumo a Kefalonia de ferry, mas como o porto fechou, saímos da ilha de avião, que também não pousou e Kefalonia devido ao mau tempo e por isso, tivemos que descer em Preveza e voltar pra Lefkada e só então depois seguir pra Kefalonia. Pensem num perrengue…
Dia 8 – Ferry de Lefkada (porto de Nydri) para Kefalonia (Porto de Fiskardo), onde nos hospedamos 1 noite no Stella Hotel Apartments , em Fiskardo, e 2 outras noites no Tourist Hotel, em Argostoli, centro da ilha. Atravessamos com o carro que tínhamos alugado em Preveza para Kefalonia, mas não há necessidade. No post sobre Kefalonia dou a dica de locadora na ilha, evitando assim que se pague a taxa de atravessar com o carro.
Dicas de Kefalonia, a ilha jônica com as praias mais azuis da Grécia!
Dia 9 e 10 – Kefalonia
Dia 11 – Ida para Parga: Fizemos check-out no hotel e a ideia era irmos até o porto de Fiskardo e voltarmos de ferry para Nidri, em Lefkada, quando recebemos ligação da empresa de ferry dizendo que o mesmo estava cancelado por causa do mau tempo, que diga-se de passagem, era uma chuvinha bem leve. Dirigimos por quase 1 hora até o porto de Poros e atravessamos para o porto de Killini, no continente e tivemos que andar uns 300 km a mais por causa disso, até chegarmos em Parga, onde pernoitamos por 2 noites no Hotel San Nectarios. Pensem em mais perrengues kkk
Dia 12 – Parga
Dia 13 – Dirigimos até Igoumenitsa, onde entregamos o carro e pegamos o ferry para Corfu, parando antes no simpático balneário de Sivota. Em Corfu, pernoitamos por 1 noite no Hotel Atlantis.
Dia 14 – Vôo para Roma pela Olympic Airlines, com conexão em Atenas. Trem para Nápoles e depois, para Sorrento, onde montamos base para conhecer a Costa Amalfitana. Ficamos por 3 noites no Hotel Tourist.
Sorrento é uma cidade que tem muita infra-estrutura e é uma excelente cidade para montar base para conhecer as cidades da Costa Amalfitana. Recomendo fortemente alugar uma moto e ter liberdade total. Os ônibus que circulam entre as cidades vão sempre cheios e acabam fazendo perder muito tempo. #ficaadica
Dia 15 – Costa Amalfitana: passeio em Amalfi e Ravello.
Dia 16 – Costa Amalfitana: passeio a Positano
Dia 17 – Ida para Capri de barco a partir de Sorrento. Hospedagem por 2 noites em Capri no Hotel San Felice.
Dia 18 – Capri
Dia 19 – Ferry de Capri até Napoles e de lá trem até Roma, onde fomos visitar o Mercado Central nos arredores da estação Termini, antes de seguir de ônibus até o aeroporto de Fiumicino para pegar o vôo de volta ao Brasil.
Foram dias maravilhosos, apesar dos perrengues…Itália e Grécia são dois destinos perfeitos para se viajar durante o verão europeu.
Leia também:
Roteiro de Viagem: Grécia, Turquia, Egito, Jordânia e
Cinque Terre: charme e rusticidade na costa italiana!
Roteiro de Viagem: Croácia, Bósnia, Montenegro e Itália
Dicas de Kefalonia, a ilha jônica com as praias mais azuis da Grécia!
Olá,
Estou planejando minha viagem para Grecia e estou tendo dificuldade em encontrar informações de ferryboats (horários, preços, etc). Qual é melhor site para essas buscas? Tem como comprar com quanto tempo de antecedência?