Estrasburgo ou Strasburg, em francês, é a capital região da Alsácia. Possui um dos maiores redutos estudantis da França . É uma cidade grande, com cerca de 272.00 habitantes, e esta há 2:20 h de trem de Paris, por isso é uma cidade bastante procurada para uma bate-volta a partir da capital francesa.
Nós, no entanto, viemos de Colmar e chegamos aqui num fim de tarde de domingo, após percorrermos a rota do vinho da Alsácia.
A grande atração de Estrasburgo é, sem dúvida a sua belíssima Catedral de Notre Dame.
Esta Catedral já figurou como a maior catedral do mundo e até mesmo, como maior edifício do mundo, lá pelos séculos XV, mas hoje é a quarta igreja maior do mundo.
Impressionei-me ao ver esta catedral surgindo aos meus olhos , meio que repentinamente, iluminada pelos reflexos dourados dos últimos raios de sol daquele dia. Foi lindo! Foi inesperado…Tinha deixado pra conhecê-la apenas no dia seguinte e não imaginava que estava tão pertinho até vê-la radiante de frente de mim.
No seu interior, repare nos lindos vitrais e no famoso relógio astronômico, que tem uma apresentação diária, sempre às 12:30, com bonequinhos de madeira encenando a vida de Jesus.
Ao redor da Catedral está Place de la Cathédrale, com alguns restaurantes e muitas lojinhas de souvenirs.
E bem pertinho dali está a Rue des Tonneliers, com vários restaurantes e bares. No dia que chegamos fomos direto pra la atrás de alguns barzinhos recomendados pelo guia Lonely Planet e adoramos o ambiente do Exils (28, Rue de l’Ail) tanto que fomos lá dois dias. Outro ali do lado bem recomendado, mas que não agradamos tanto, é o Jeannette et les Cycleaux, todo decorado de mobiletes nas paredes.
As ruas principais da cidade são a Grand Rue, a Rue des Grands Arcades e a Rue du 22 Novembre, que liga o miolo da cidade à estação de trem.
A Place Kleber é onde está a sede da Printemps e Monoprix e também, nas redondezas, uma filial das Galleries Lafayete.
Outra grande atração da cidade e o local chamado de Petite France, uma área com vários bares, restaurantes e lojas às margens do River III, rodeada por casas em enxaimel.
Por ali está a Academie de La Bière (17 rue Adolphe-Seyboth), um lugar famoso por servir dezenas de rótulos de cerveja. Nos divertimos bastante por ali. Ficamos hooooras!
Estrasburgo é repleta de museus e outros passeios, bem como também abriga a sede da União Européia, mas nós preferimos andar sem muito compromisso e realmente fazer coisas menos turísticas, ir a barzinhos, sentar e beber com calma, conversar com as pessoas…
Nos hospedamos no Hotel Le Colmar, um hotel super-híper simples e bem baratinho, mas bem limpo e super bem localizado, há poucos passos da Estação Central. Eu só recomendo pra quem quer economizar com hospedagem e abre mão de luxo pra isso.
Por nós termos vindo de Colmar e das cidadezinhas da Rota do Vinho, já estávamos enjoados de ver casinhas de enxaimel, então Estrasburgo não nos pareceu tãaaao impressionante assim, mas pra quem vai a Paris e faz um bate -volta na cidade, com certeza, deve se encantar mais, já que a arquitetura muda completamente.
Quem quer conhecer mais Estrasburgo, o Alessandro, do blog Wazari fez um post bem legal da cidade. Pra ver clique aqui
Carol, muito obrigado pela indicação do Wazari! Já acompanho seu blog há algum tempo e o acho fantástico! Os posts são super completos do jeito que eu gosto. Parabéns pelo blog e mais uma vez obrigado.
Abraços!
Obrigada, Alessandro! Você e muito gentil. Também adoro seu blog e já peguei várias dicas lá :) abraços
Carol,
Eu adoro Strasbourg! Fui há uns 4 anos atrás e fiquei encantada, agora no final de ano volto a região para conhecer o mercado de natal de Colmar.
bjos
Ou, Paula, se você ainda não conhece Colmar, vai amar! Eu ainda quero visitar um mercado de natal europeu algum dia…Boa viagem
Strasbourg é um passeio que sem dúvida vale a pena! Linda a região da Alsácia, das cidades floridas, castelos, riqueza em história…
Foi uma viagem inesquecível! Sem dúvida entre as melhores!
Oi! Irei à Suíça em outubro e penso em ir para Estrasburgo ou Colmar em um bate-volta. Qual das duas cidades você acha mais legal? Obrigada
Oi Claudia, eu gostei mais de Colmar porque a cidade é menor e mais engraçadinha e pitoresca. Além disso, há duas cidadezinhas bem próximas dela na Rota do Vinho que vale a pena visitar; Riquewihr e Ribeauvillé! Bjinhos