Provavelmente quem está pesquisando sobre as lindas praias croatas já se deparou com fotografias da praia de Zlatni Rat, a praia cartão-postal do país.
Localizada na cidade de Bol, na ilha de Brac, esta praia é considerada a praia mais famosa da Croácia. Li que seria por causa de seu banco de areia que adentra ao mar e que, na ponta, forma um desenho de um gancho, desenho este que pode variar em função do vento.
A minha teoria para ela ser tão famosa é que, de todas as praias croatas que visitei, é a que mais tem uma vibe de praia, pelo menos pra nós, brasileiros.
Ela continua não sendo de areia, como 99,999% das praias da Croácia também não são, mas ela se diferencia por ter toda uma estrutura pra receber os banhistas. O clima é muito gostoso e se assemelha muito com as nossas praias no Brasil. Há uma série de barraquinhas vendendo comidas, “chopp”, lanches, drinks, e tudo bem ali, pé na areia pedra.
Também tem um bar de praia super gostoso, com sofás confortáveis na sombra das árvores, que vendem drinks deliciosos. Além disso, no calçadão que liga o centro da vila de Bol até a praia, há vários restaurantes mais arrumadinhos, especializados em massas e frutos do mar…
Neste mesmo calçadão tem também várias barraquinhas que vendem artesanatos e souvenirs diversos, como os feitos com a pedra branca natural da ilha.
Ah, e claro, a água é perfeita, em vários tons de azul, transparente e refrescante! Lindíssima paisagem…
O problema foi que tivemos muito pouco tempo pra curtir esta praia, pois não é tão simples chegar até ela.
No meu planejamento inicial, tinha contemplado fazer o bate – volta a partir da ilha de Hvar (assunto para os próximos posts), pois sabia que existiam barcos que levavam até lá, mas num esquema com horários um pouco restritos (veja o relato da Liliana do Catálogo de Viagens). Aliás, os posts da Liliana me ajudaram muito no planejamento da viagem. Recomendo ler os posts dela também se você está programando sua viagem pra Hvar!
Mas esta forma, além de mais cara (isto eu li em outros fóruns/sites), era mais restrita, pois você tinha horário pra sair (e neste caso, ainda era de Stari Grad) e pra voltar. Se eu não tivesse outra opção, teria feito isso, mas pesquisando um pouco mais, vi que a partir de Split, eu teria muito mais opções de horários de ferries. O único problema é que os ferries vão todos para Supetar, um cidade também na ilha de Brac, mas do lado oposto a Bol. Já os passeios partindo de Stari Grad (Hvar), vão direto a Bol.
O ferry é super confortável, com lugares tanto internos, com ar condicionado, quanto externos, pra já chegar ir pegando um bronze e chegar morena na ilha. A viagem dura cerca de 1 hora, aproximadamente. Os tickets custaram 33 kunas por pessoa cada trecho.
Outra opção para acessar a ilha é por Sumartin, num ferry que parte de Makarska, cidade no continente entre Split e Dubrovnik.
Em Supetar , pegamos um ônibus até a cidade de Bol, que levou uns 50 minutos em cada sentido, aproximadamente. Preço: 50 kunas ida e volta. Melhor comprar a volta de uma vez, pois só pra ir custa 40 kunas. Chegando em Bol, caminhamos por cerca de 2 km pela orla até chegar à famosa Zlatni Rat. Há opções de táxis e tranzinhos turísticos que levam à praia, por um precinho mais salgado, então dispensamos e fomos e voltamos a pé.
Ao todo ficamos umas 5 horas somente na praia, o que foi muito pouco, ainda mais porque foi um dos lugares que mais gostamos. Pra quem tem mais tempo, sugiro ficar pelo menos 1 noite pra curtir mais o clima animado do lugar. Ou, para aproveitar mais ainda, mesmo num bate e volta, pegue o primeiro ferry que sai de Split e volte no último. Nós não conseguimos acordar tão cedo (fomos no ferry das 10:30h, que chega às 11:20 na ilha), depois de ter andado muito nos Lagos Plitvice e em Trogir, no dia anterior, mas era nossa intenção. Também não queríamos chegar tão tarde em Split a ponto de não dar tempo de sairmos pra dar umas voltas pelo animado centrinho.
De qualquer forma, indo à Croácia, super recomendo dar uma passadinha por Bol para conhecer esta linda praia do Adriático!
+ Leia : Roteiro de Viagem: Croácia, Bósnia, Montenegro e Itália
Olá Carol! Estou planejando uma viagem a Croácia em junho e seus posts tem me ajudado muito! Vc sabe se dá pra atravessar de carro para Bol ,a partir de Split ou de Hvar?? Acha que vale a pena?? Obrigada e parabéns pelo blog, Marcelle
Olá, Marcelle, obrigada! Sim, dá para ir para ambos, mas para Hvar vale a pena porque a ilha é grande e tem muitas praias…Já para Bol não é necessário, pois há ônibus que ligam o porto a Bol e a ilha é pequena. Beijos e boa trip!
Oi Carol. Considerando que temos só dois dias inteiros, vc acha que seria melhor aproveitá-los em Bol ou Hvar? Minha preocupação é pegar muita bagunça em Hvar (vamos em julho) ou não ter nada para fazer em Bol rs. Obrigada!
Olá Mariana, eu aproveitaria em Hvar, pois a ilha tem praias lindas e você só vai ficar na muvuca se quiser. O clima da ilha é uma delícia e realmente acho que em Bol, à noite, deve ser bem fraco! Abraços e boa viagem!