A Costa Amalfitana é um destino de sonhos na Itália: um conjunto de vilarejos charmosos sobre penhascos que se debruçam sobre o mar do golfo de Salerno, interligados entre si por estradas estreitas e sinuosas. Há tempos sonhava em conhecer a Costa Amalfitana na Itália e em outubro de 2018 passamos 6 dias por lá, conhecendo as principais cidades da Costa: Amalfi, Ravello, Sorrento e Positano e uma estocada até a ilha de Capri. Neste post vou contar meu roteiro e dicas da Costa Amalfitana na Itália.
Roteiro e dicas da Costa Amalfitana na Itália:
A Costa Amalfitana:
Os vilarejos da Costa Amalfitana se distribuem ao longo de um trecho de 60 km, que vai de Sorrento, a primeira cidade da Costa para quem vem de Roma ou Nápoles, até Vietri Sur Mare, um pouco depois de Salerno. As cidades mais famosas e conhecidas delas são: Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello e foi estas que decidimos conhecer nas 4 noites que passamos neste trecho, antes de seguirmos pra ilha de Capri.
Onde montar base na Costa Amalfitana:
Esta era uma das minhas principais dúvidas antes de viajar pra Costa Amalfitana, pois localização pra mim é tudo! Lia muitos relatos de que pra vivenciar a Costa Amalfitana de verdade, tínhamos que ficar em Positano, a cidade mais charmosa da região, sem dúvida. Por outro lado, Sorrento nos dava opção de mais coisas pra fazer, ser o ponto final do trem que vem de Nápoles e ter mais estrutura, além de preços mais atrativos que a glamurosa Positano.
Cheguei a reservar hotéis nas duas cidades e após muitas e muitas pesquisas, decidi que nos hospedaríamos em Sorrento pelas vantagens que mencionei acima e não me arrependi. A cidade é muito charmosa e animada, com muitas opções de bares e restaurantes, um centrinho repleto e lojinhas fofas e preços bem mais módicos que Positano. Eu nem considerei me hospedar nas outras cidades justamente por serem mais afastadas para os deslocamentos, principalmente porque chegamos por Nápoles e pegaríamos um ferry depois para Capri.
Onde se hospedar em Sorrento
Nos hospedamos no Hotel Tourist em Sorrento, com localização perfeita, na Corso Italia, a poucos passos do centro, de locadoras e da estação de ônibus da cidade. O café da manhã era bem bom, embora os garçons eram meio atrapalhados! Eu super recomendo!!
Agora, pra quem quiser ficar em Positano e tiver disposto a gastar um pouco mais, eu recomendo o Hotel Marincanto, que a Fabi do Loucos por Viagem ficou e contou neste guest post que ela fez aqui pro blog um tempo atrás: Guest Post: dicas de viagem pela Costa Amalfitana & Ilha de Capri.
Passei na frente do hotel e além da vista surreal, ele é super bem localizado, na estrada principal de acesso a Positano, logo não tem problemas pra levar malas.
Como se locomover na Costa Amalfitana
O jeito mais comum de se locomover pela Costa Amalfitana é de ônibus da empresa Sita. Você compra o passe de um dia e para nas cidades que quiser, no entanto este é também o mais demorado. As filas chegam a ser enormes e às vezes o ônibus demora um pouco pra passar, o que nos faz perder muito tempo.
Entre Sorrento e Amalfi, por exemplo, gasta-se quase 2 horas. De Amalfi a Ravello, tem que subir em outro ônibus. O ticket para o dia todo custa 10,00 euros por pessoa e o trajeto de Amalfi a Ravello está incluso. Já de Sorrento a Positano pagamos 2,90 euros a ida e 2,00 a volta. Atenção, pois em Positano, os tickets são vendidos nos Tabbaco Shops, no centrinho. Cheguei a subir toda a ladeira achando que teria ticket perto do ponto do ônibus, mas não tinha e tive que descer e subir tudo de novo pra comprar.
No entanto, eu não recomendo pegar estes ônibus e sim, alugar uma scooter. Com certeza era o que deveríamos ter feito desde o primeiro dia, mas não achei que o ônibus fosse demorar tanto.
Não recomendo alugar carro de forma alguma! Não imagino como seria estacionar naquelas ruelas ou então pagar verdadeiras fortunas por algumas horas de estacionamento! Definitivamente seria uma péssima ideia!
Nossos dias na Costa Amalfitana
Dia 1 – chegando em Sorrento
Nós chegamos em Sorrento à noite, vindos de uma longa viagem: Corfu (Grécia) > Atenas > Roma > Napóles > Sorrento (veja mais abaixo – Como chegar na Costa Amalfitana).
Depois de nos acomodarmos no Hotel Tourist , saímos para procurar algum lugar para jantar. Na pracinha principal da cidade estão dois lugares famosos: Fauno Bar e La Syrenuse, na Piazza Tasso, a principal da cidade. Escolhemos o Fauno Bar para jantarmos e comemos uma bela massa por lá.
Num outro dia, fomos no happy hour no Bar Syreneuse e voltamos mais tarde pra jantar. Uma delícia de lugar, daqueles pra sentar e ficar curtindo um dolce far niente.
Dia 2 – De Sorrento a Amalfi e Ravello
Compramos o ticket para o dia do ônibus da Sita e fomos direto pra Amalfi. Levamos quase duas horas pra chegar.
Amalfi
Amalfi é uma das cidades mais turísticas da Costa Amalfitana. A atração principal da cidade é sua bela catedral do século 9.
A principal rua da cidadezinha é repleta de lojas e alguns bares e restaurantes. Fizemos algumas comprinhas e comemos pizza na volta de Ravello.
Ravello
Ravello está localizado no alto de uma montanha e da cidade é possível ter belas vistas do Mediterrâneo…
É uma cidade voltada a artes, com muitas galerias e lojas vendendo algumas cerâmicas belíssimas. Os jardins da cidade são muito bem cuidados e a Villa Rufolo e o Festival de Música estão entre os destaques de Ravello.
Sorrento
De volta Sorrento já no fim da tarde, fomos percorrer o centrinho da cidade e escolhemos o restaurante L ´Abate para jantar, mas confesso que foi a pior comida da viagem. Massa sem gosto, sem sal.
Em Sorrento, todo o movimento está localizado na Corso Italia, Piazza Tasso e rua S. Cesarea e adjacências. É uma delícia se perder por ali, descobrindo lojinhas e restaurantes charmosos. A cidade sempre cheia, dia e noite!
Num outro dia comemos muito bem num lugar chamado Pizzeria da Franco, na Corso Italia. As mesas são comunitárias e o presunto divino!
Dia 3 – De Sorrento e Positano
Positano
Por ser a cidade mais charmosa da Costa Amalfitana, decidimos dedicar praticamente um dia todo a Positano! Compramos os tickets com o ônibus da Sita e cerca de uns 40 minutos depois chegamos.
Positano é um charme, uma cidade linda e super fotogênica. Há duas paradas do ônibus e desça na segunda, no começo da estrada principal que leva ao centrinho e à praia.
O caminho em si já é lindo, nós vamos tendo aquela vista incrível das casinhas coloridas debruçadas no penhasco.
Pra quem curte praia, a Praia Grande de Positano tem tanto opções públicas quanto pagas, sendo esta parte a mais estruturada.
Uma curta caminhada nos leva até a Praia de Fornillo, pequenina e de tons verde esmeralda.
Depois de rodarmos muito pelo centrinho conhecendo cada canto, decidimos parar para bebericar uns drinks. Escolhemos o bar Bucca di Bacco, onde passamos o dia tomando apérol spritz, prosecco e cervejas. Cada drink comprado é companhado de um petisco, o que é ótimo, né? Mas não dava pra sair dali sem comer a pizza, que era um caso à parte de tão gostosa: pedimos a capricciosa (9,5 euros). Preços dos drinks: aperol (7,50 euros), cerveja (5 euros) e prosecco (5 euros).
Saímos de lá no fim de tarde…Os tickets de volta têm que ser comprados numa Tabacaria no centro, não tem na parte de cima da cidade, atenção!
Qual a melhor época para conhecer a Costa Amalfitana
Pra curtir a vibe da Costa, recomendo os meses de Maio e Junho ou Setembro e Outubro. São meses quentes e ainda menos cheios do que Julho e Agosto, que são os piores. Nós fomos na primeira quinzena de outubro e pegamos muito calor, além de muitas filas nos ônibus da Sita. E olha que estávamos na baixa temporada, mas mesmo assim as cidades estavam lotadas e o calor ainda de matar! Nem imagino como seria estar lá em pleno verão europeu! Acho que seria um verdadeiro inferno, portanto, fuja, fuja e fuja da alta temporada!
Outros meses do ano não vão conferir aquele clima gostoso de verão e portanto, eu também não recomendo!
Daqui seguimos para a ilha de Capri onde ficamos por mais 3 noites, assunto para um próximo post!
Leia também:
Roteiro de Viagem pela Grécia e Itália: 19 dias pelas Ilhas Jônicas e Costa Amalfitana
Guest Post: dicas de viagem pela Costa Amalfitana e Ilha de Capri
Todos os posts da Itália
1 thought on “Roteiro e dicas da Costa Amalfitana na Itália!”