Innsbruck, a capital do estado do Tirol, é uma simpática cidade da Áustria, que fica bem na divisa com a Alemanha, de onde viemos. A cidade é até bem grandinha, com cerca de 118.000 habitantes. Por estar localizada entre 7 montanhas alpinas, Innsbruck é um destino bastante procurado para aqueles que querem esquiar e praticar outros esportes na neve. O nome Innsbruck vem da junção do termo em alemão “brucke”, que significa “ponte”, e “Inn”, nome do rio que divide a cidade em duas partes. Daí o nome: Innsbruck ou “Ponte sobre o rio Inn”.
Nós chegamos numa tarde fria e muito chuvosa e ficamos pouco depois da hora do almoço no dia seguinte, o que foi suficiente para conhecer as principais atrações, que incluem o Museu do Cristal Swarovski e a subida em uma das suas montanhas.
Na tarde que chegamos, depois de fazermos o reconhecimento do terreno, já fomos direto ao Museu do Cristal Swarovski, que na verdade, não fica na cidade de Innsbruck, mas sim, numa cidade há cerca de 18 km, chamada Welten. Como estávamos de carro com GPS, rapidinho chegamos lá, mas para os que visitam a cidade via trem ou avião, há ônibus que saem do centro da cidade para o museu.
O museu é um aglomerado de salas que usam o cristal em várias obras de arte. As esculturas mais belas, na minha opinião, são a “Silent Light“, uma árvore feita de cristais em sua forma primitiva e rude, que remete a um frio intenso numa noite de inverno iluminada pela lua, feita por Alexander McQueen; e as águas-vivas de gigantescas caldas, que mudam de cor de tempos em tempos.
Árvore 100% de cristais , de McQueen |
O museu é aberto diariamente, das 9:00 às 18:30 e a entrada custa 11 euros.
Bem, mas voltando a Innsbruck, as ruas Friedricc-Strasse e Maria-Theresien-Strasse são as principais da cidade e o centro de tudo. Na verdade, são um enorme calçadão onde só circulam pedestres.
Montanhas alpinas dão o toque especial no cenário de Innsbruck |
E a principal atração turística da cidade está bem ali, o chamado Golden Roof ou Telhadinho de Ouro, um conjunto de 3 sacadas do século XV, cobertas por um pequeno telhado formado por quase 3.000 ripas de cobre, que reluzem ao longe, principalmente em dias de sol! Foi construído pelo imperador Maximiliano I para abrigar os príncipes do estado do Tirol.
Bem ao lado do prédio do telhadinho, está o edifício Helblinghaus, casa burguesa de estilo gótico do século XV. A fachada é linda e muito mais atraente que seu ilustre prédio vizinho. Funciona como casa comercial e residencial, atualmente.
Nas laterais destas ruas estão dezenas de lojas, bares, restaurantes e simpáticos cafés… A grande maioria coberta por grandes marquise… É por aqui que encontramos os mais variados produtos, artesanatos típicos da região e objetos diversos, que vão desde simples bonequinhas em trajes típicos a luxuosas peças de cristais Swaroviski.
Bem no centro do maior calçadão está a estátua que representa a Virgem Maria, a Annasaule.
A subida `a Torre Stadtturm é imperdível. São 150 degraus, mas que valem muito a pena. Se o visual já e fantástico em dias chuvosos e nublados, imagine num dia ensolarado! A entrada é baratinha.
Com o sol, tudo fica mais colorido! |
Catedral de St James, uma das atrações de Innsbruck |
Andar pelas ruazinhas de Innsbruck é uma delícia. Caminhando em direção ao rio Inn, passamos pela Ottoburg, uma espécia de casa (ou torre, como chamam) gótica de 1494, que hoje abriga uma casa de vinhos e um restaurante.
Mas a meu ver, o cartão-postal de Innsbruck são estas belas casinhas coloridas que margeiam o Inn, tendo como cenário de fundo os picos nevados da Nordkette ao fundo. Estas casinhas, na verdade, são diversos estabelecimentos residenciais e até comerciais. Alguns hotéis estão aqui, com um dos melhores preços da cidade (se reservado antecipadamente). Elas nem são citadas em nenhum guia ou site como um ponto turístico porque não têm nada de mais, mas a combinação de cores das casas, aliada ao rio Inn à sua frente e os alpes ao fundo foram o que me chamaram a atenção ao abrir uma revista de viagem há uns anos atrás e me levaram a esta cidade…
Subindo a montanha:
Depois de rodarmos todo o centro, mesmo debaixo de chuva e dormirmos uma boa noite de sono, dia seguinte fomos conhecer as montanhas. A chuva deu uma trégua. Parecia até que o sol iria dar as caras e, graças a Deus, ele deu mesmo. Mas diante de 7, qual escolher? Escolhemos a que tinha acesso mais fácil e também, uma das mais recomendadas nas minhas fontes de pesquisa prévias: a montanha Nordketten.
Para quem não está de carro, o acesso é feito por meio de um trem que sai do centrinho de Innsbruck, na estação do Congresso e vai até Hungerburg (é coisa de minutinhos). Pra quem está de carro, como era o nosso caso, o melhor é ir direto até Hungerburg por uma única razão: o estacionamento lá é grátis e já no centro, estacionar o carro vai custar alguns bons euros. Em Hungenburg compramos o ingresso por 23 euros euros, que dá acesso ao Hafelekar, no topo! O rapaz nos disse que a temperatura no topo era de -2 graus Celsius, o que não era nenhum absurdo. Nos encapotamos todos de roupa térmica e um zilhão de blusas, casacos, luvas, gorros, etc, etc. O trajeto é feito em duas etapas: primeiro, um teleférico até Seegrube, a 1905m de altitude. Depois, um outro teleférico até o Hafelekar, no topo da montanha, a 2256 m de altitude. Ambos têm restaurante. Quem preferir, pode arriscar as muitas trilhas na neve que partem de ambos os pontos!
Lá em cima , um céu azul e um sol escaldante, que estava torrando nossos milos. As nuvens ficaram lá embaixo, encobrindo a cidade. Chegamos a sentir calor com aquela “rouparada” toda. No mais, foi muita diversão e muuuuitas fotos.
Ver o Alê escorregar por estar com o tênis errado era ótimo rsrs. Ficamos lá em cima umas 2 horas e quando voltamos, as nuvens haviam se espaçado um pouco e sol brilhava na cidade, o que me fez voltar ao centro para mais algumas fotos. Sem dúvida, uma ida a Innsbruck não seria completa sem um pulinho nas montanhas.
Onde ficar:
Como falei neste post aqui, ficamos no Hotel Mozart, que não era no miolo do centro histórico, mas foi o melhor custo benefício que encontramos. Não achei referências do hotel no Booking.com, então coloco o link aqui de outros hotéis em Innsbruck.
Quanto mais próximo do Golden Roof, mais bem localizado você estará. Gostei bem da localização do Hotel Innsbruck.
Comida típica:
O Schinitzel é o prato típico na Áustria. O prato consiste em filé de carne de porco empanado, acompanhado de batata frita e uma geleia de frutas vermelhas, que dá um toque especial ao prato. Mas não foi todo schinitzel que comi que veio com esta geleia. Foi só o do restaurante Messino 1903, que ficava bem próximo ao nosso hotel. Outro ícone da culinária austríaca é a Sacher torte, mas que experimentei só em Viena e depois conto sobre.
Dica: visite o Markt Halle, bem no centro da cidade, um mercado um pouco requintado, mas cheio de comidinhas típicas.
De Innsbruck, seguimos viagem para Munique, na Alemanha, num trajeto emoldurado pelos Alpes. Lá deixamos o carro e fomos curtir a cidade por alguns dias. Cenas dos próximos capítulos…
Ai Carol,
Que delícia! Estive no ano passado pela última vez em Innsbruck. Que cidade adorável. Fiquei bastante tempo por estar acompanhando o marido à trabalho. Foi ótimo para conhecer muito bem a cidade, os arredores, as montanhas, os restaurantes todos. rsrsrs
Tenho ótimas recordações.
Um beijo
Claudia
Oi Claudia, eu lembro quando você foi. Fiquei com mais vontade ainda de ir depois que vi seu post e suas belíssimas fotos!!! Bjs
Oi, Carol. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi , Natalie, que ótima noticia!! Obrigada bjs
Áustria é o país muito bonito. Li artigo acima. Todas as imagens em artigo acima são muito impressionante. Uma perspectiva de Cristal Swarovski Museu está procurando um estilo único de cachoeira.
Hotel
Luizze, gostei muito da Áustria. Tem paisagens belíssimas e em Innsbruck, em especial, temos o contato com as montanhas nevadas, que todo brasileiro adora! Bjs e obrigada pelos comentários. Eles deixam o blog mais vivo. Bjs
Carol, quanto tempo você gastou com a subida na montanha??
Suas fotos são lindas!!!
Beijos
Obrigada, Aninimo! Considere gastar metade do dia. Nos fomos de manha cedo e voltamos por volta da hora do almoço. Bjs
Prezada Carol, será que pego esta neve fofa no topo da montanha em meados de agosto? Adoro seus post. Tatiana
Olá Carol,
Vou passar alguns dias em Innsbruck em meio a uma viagem a Àustria. Você acha que 3 dias inteiros em Innsbruck são suficientes para conhecer a cidade sem muita correria? Vamos em pleno verão, meados de julho. Obrigada. Adorei seu blog, as fotos e dicas, muito bom. bj
Carol, parabéns! Muito legal seu site, objetivo, sincero, informativo e c muitas fotos legais.
Seguinte – Faremos um grande tour de carro, em “u”, 29 dias, começando em Berllin, terminando em Frankfurt. Entre junho e julho. Não sobrou tempo para Innsbruck, mas poderíamos passar o dia na cidade, entre Salzburg e Munich. Vc acha que vale a pena, mesmo sendo tao pouco tempo? Obs – ficaremos 5 dias em Vienna e 3 em Salzburg, já tendo o gostinho de Austria.
Tb já pretendemos subir os alpes em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha.
Gostaria de ouvir sua opinião, com certeza.
abs,
Luis
Será que em julho, as montanhas continuam com neve o suficiente para esquiar?
Carol, eu já estava louca de vontade em ir para Innsbruck. Agora vendo seus post estou mais apaixonada pela cidade e determinada a conhecer.
Quanto tempo você ficou na cidade para fazer tudo que fez ???
Bjs
Oi Carol tudo bem, adorei seu blog!
Por favor, vc ou outra pessoa que já visitou Innsbruck saberia me dizer se em abril eu consigo ver neve la ainda? Obrigada!
Oi Carol !!!
Bom dia!
Pra te falar a verdade antes de conhecer seu blog não tinha idéia de ir a Salzburg e a Innsbruck mas lendo seus relatos fiquei apaixonada por isso queria sua opinião. Irei viajar com o meu marido em maio/2015 e o meu roteiro é o seguinte, vou sair do Rio de Janeiro para Praga, de lá para Budapeste, de lá para Viena, de lá para Munique e volto pro Rio. Só que pensei em incluir Salzburg e Innsbruck no roteiro quando eu estiver em Vienna, o que você acha? Não estou pensando em alugar carro para fazer o trajeto de Viena para Munique. Quantos dias é suficiente pra conhecer as 2 cidades? Ou você acha que alguma delas eu faço um day-trip? Na Alemanha irei aos alpes em Garmisch-Partenkirchen, sendo assim você acha desnecessário subir a montanha em Innsbruck? Você poderia por favor opinar sobre a distribuição de dias do meu roteiro?
Praga, Budapeste,Viena – 5 noites
Munique – 6 noites
Ainda tenho disponível umas 3 noites para incluir no meu roteiro pois ia conhecer Cracóvia mas resolvi deixar para uma outra oportunidade e conhecer melhor a Austria.
Desculpas por tantas perguntas mas gostaria muita da sua ajuda.
Desde já muito obrigada,
Bjos
Oi Carol,
Muito obrigada pelas dicas,
bjos
Oi Carol! Adorei seu blog! Um achado para quem vai para Áustria! Vou chegar em Innsbruck ao meio dia e vou embora no outro dia ao meio dia. Estou em dúvida de qual montanha subir: Bergisel ou Nordkette! O que você acha?
Estou indo em setembro (segunda quinzena). É muito frio nesta época??
Beijos
Oi Carol!
Muito obrigada por essas dicas, visto que Innsbruck não é um destino tão conhecido entre os brasileiros, há muitas dificuldades em encontrar informações. Também vou fazer um roteiro de carro, e pelo que entendi, foi o caso de vocês. Vcs partiram de qual cidade? Acharam seguro dirigir nas estradas no inverno? Tiveram alguma dificuldade?
Irei dia 29 de novembro e sairei de Munique, passando por Innsbruck, Zurich, Interlaken e deixaremos o carro em Paris lá pelo dia 10 de dezembro.
Vamos viajar em janeiro ,primeira quinzena. O q poderemos fazer?três dias e u. Bom tempo?
Carol,
Vc acha que um bate-volta de Munique à innnsbruck vale a pena? bj
Olá carol,
Estamos indo conhecer os Alpes na próxima semana dia 19/01/2015 e ficamos animados devido as suas fotos.
Obrigada por compartilhar as mesma conosco. Abraços. Emília de bh/ mg
Ola Carol, adorei suas dicas estamos indo p Innsbruck inicio de marco, qual hotel vc ficou? Aconselha ele? Que mes vc foi? Obrigada
Oi, Carol! Amei seu blog!!! Meu marido sempre quis conhecer a Áustria mas não tínhamos um rumo. Com seu post tudo ficou mais fácil!!!! Obrigadaa!
Gostaria de te perguntar uma coisa: Qual bota é essa que está usando e onde comprou ela e o casaco?
Eu tenho muita dificuldade para comprar artigos de frio pois moro em Cuiabá e aqui não vende!!!! Acho que vou ter que comprar algo pela net e talvez arriscar de comprar algo por lá!
Beijinhos
Oi, Carol!
Estou organizando minha viagem pra Alemanha em abril e adorei seu blog, está me ajudando muito.
Queria incluir um dia numa cidade bonitinha com alpes, que tenha a possibilidade de subir em montanha e ver neve…
Vi que você foi em Garmisch na Alemanha também.
Gostaria de saber a tua opinião, Garmisch ou Innsbruck?
Muito obrigada,
e parabéns pelo blog!
Adorei teus relatos da viagem a Alemanha, está ajudando muito no meu roteiro. Viajarei agora em maio/2015 para fazer a Rota Romantica e Innsbruck tbm. Tu alugastes um carro direto em Frankfurt e devolveu em Munique? Qual locadora de veículo tu recomendas? Reservastes aqui do Brasil ou alugastes quando chegou na Alemanha? Muito obrigada pela atenção!
Oi, Carol.
Fantastico seu blog. Parabéns. Estou com viagem marcada para 09/15 e busquei informações a respeito da Rota Romântica e te achei!!!! Pronto vc me deu 500 ideias e estou animadíssima. A começar pela ida a Innsbruck que ja inclui no meu roteiro vindo de Fussen e provavelmente vou dar uma paradinha em Garmisch, assim como você. Tenho muitas coisas a te perguntar mas vou tentar segmentar.
Vou copiar sua visita a montanha portanto, de que forma vc acha que preciso me preparar para essa visita com relação a roupas, sapatos, etc? ( eu e marido…rsrsr)
De uma forma geral estou muito insegura com a temperatura para esse roteiro que vai de 05 a 27/09. Começa em Amsterdã e acaba em Paris passando por Berlim – Rota Romântica – Innsbruck – Munique – Paris
Aguardo sua ajuda. Bjsssssss
Ola Carol
Amei suas dicas sobre Innsbruck. Estarei indo para lá mês que vem e vou seguir o teu roteiro . bjs
Olá Carol!
Gostaria de saber em qual período você foi a Innsbruck. Abs!
Gostaria de saber como faço para comprar passagem de ônibus de Innsbruck para salzburg
Obrigada pelas dicas! Está excelente!! Quais dias de outubro vc foi? Chego doa 1/10. Obrigada, bjs, Dani
Olá Carol. Parabéns pelo blog. Pretendemos, eu e minha esposa, ir a Innsbruck após ler seus cometários.É possível comunicar em italiano ou espanhol sem grandes dificuldades?
Obrigado.
Marcio NOgueira – B.Hte.
Oi Carol, parabéns pelo blog, muito rico em informações e lindas fotos,
gostaria de uma ajudinha, estou morando atualmente em Praga, em novembro teremos apenas 5 dias de férias antes de voltar para o Brasil, meu marido e eu pensamos em rodar pela Áustria e Alemanha, tais como Salzburg, innsbruck e fazer a rota Romântica, vc acha que dá tempo em 5 dias? vc tem alguma sugestão de roteiro, ou até mesmo outras cidades? já que não queremos ir tão longe pela Europa. Desde já agradeço, beijoss
Olá, Carol…
Bah… vou ter que incluir no meu roteiro Innsbruck!!!
Já está apertado, mas vamos lá.
Adorei as dicas…
Vou em Maio/2016, em viagem de lua-de-mel… Depois te conto!
Bjos,
Fran
Olá Carol muito obrigado pelas dicas .
Estamos indo em novembro para Innsbruck , porém estava vendo e muitas montanhas vão estar fechadas .
Aonde você achou as montanhas que tem perto de innsbruck , gostaria de saber o nome delas certinho , sabes me dizer se tem alguma outra perto de innsbruck ?
Olá ,adorei seu Post. Estou indo passar o réveillon 2015 la,sabe dizer se o museu no dia 01/01/2016 é aberto?
Oi Carol,
Estou tentando buscar informações para montar meu roteiro de viagem. Estou indo para Frankfurt e de lá para Áustria. Antes de achar você aqui, ia direto para Viena de trem, agora estou repensando meu caminho. Como vou em janeiro, será que as montanhas estarão fechadas por causa da neve?
Olá Carol, parabéns pelo Blog. Eu irei passar 2 dias em Innsbruck em Dezembro e depois 4 dias em Munich. Meu plano em Innsbruck o primeiro dia pela manha conhecer a cidade e o museu da Swarovski e o segundo dia cedinho ir para as montanhas Você indica algum hotem em Innsbruck?
Obrigada
Olá Carol
Muito legal o seu Blog. Estamos indo em família agora para o fim do ano em Innsbruck e precisamos de dicas para a festa do ano novo. Pretendemos jantar em um lugar legal e perto saber das recomendações para esta noite, queima de fogos, dicas etc. Estaremos hospedados em Gotzens cidade ao lado. Um abraço
Há possibilidade de haver neve em final de março/ inicio de abril????
Muito bom artigo! Innsbruck é um destino maravilhoso!
Oii Caroline, primeiramente adorei seu post e tirou muitas dúvidas que eu tinha! Estou indo para Austria e Suíça agora em Outubro e eu e meu noivo estamos muito em duvida quanto a alugar um carro… Vamos conhecer 5 cidades, Innsbruck é uma delas, e a princípio achamos que alugar um carro é a melhor opção, o que você me diz sobre a sua experiência? Como funciona a questão de estacionamentos e tudo mais? Desde já agradeço sua atenção!!
Olá! Iremos em outubro, eu, marido e bebe 1 ano, viena, salzbourg, innsbruck e munich. Você lembra a média de temperaturas? Será que innsbruck basta uma tarde e um dia inteiro? Quanto tempo vc gastou no museu? Basicamente quero o museu e subir na montanha tb!
Beijos!
Oi Carol, estou amando seu site e suas dicas!!! Viajar é a melhor coisa do mundo, não é verdade? Então, vou fazer um passeio em outubro por essas bandas e estou com muitas dúvidas. Será que vc poderia me ajudar? Coloco meu roteiro a seguir, vc poderia me dizer se está ok ou fica muito apertado?? E o que vc tiraria ou acrescentaria, se o caso??
14/10 chegada em Munique 17h.
15/10 Munique
16/10 Munique
17/10 Fussen/Innsbruck (ou Garmish)
18/10 Innsbruck (ou Garmish)
19/10 Salzburg
20/10 Hallstatt (bate e volta partindo de Salzburg)
21/10 Viena
22/10 Viena
23/10 Budapeste
24/10 Budapeste
25/10 Praga
26/10 Praga
27/10 Praga
28/10 retorno vôo saindo às 7h.
Pensei em fazer a primeira parte, até Salzburg, de carro. E depois de trem, com exceção de Budapeste a Praga que penso em fazer de avião.
Outra dúvida é: entre Innsbruck e Garmish qual vc recomendaria?
Ahh, quando vc foi? Será que verei essa neve fofa nas montanhas em outubro?
Obrigada!! Aguardo ansiosa a resposta.
Excelente a sua postagem Carol! Quando fui a Innsbruck, segui muitas das dicas que você deixou aqui. Achei a cidade apaixonante, linda… Como você disse, o cartão postal da cidade são as belas casinhas coloridas!
Sempre um prazer ler seus textos. Já estou apaixonado por insbruck
Carol, parabéns pelo site!!
Eu e meu namorado vamos em dezembro para a Baviera e Alpes (Alemanha e Austria). Ficaremos em Munique, onde pretendo conhecer Rothenburg e o castelo da Cinderela em Fussen.
Mas como também quero muito ficar em algum lugar nos alpes, preferencialmente um vilarejo, pretendemos dormir um dia em Garmish e outro em Innsbruck, e na volta para Munique, fazer um pit stop em Salzburg.
Acha redundante Garmish, Innsbruck e Salzburg? Estou encantada com as suas fotos das três cidades e não consigo abrir mão de nenhuma delas! Queremos ver neve (e fazer atividades na neve) e ver decoração/mercados natalinos.
Ah, caso a gente acabe optando por manter as três…em qual delas você acha mais adequado a gente subir montanha/ ir à estação de esqui? Garmish ou Innsbruck?
Muito obrigada!!!
Amei seu post.
Graças a ele já decidi o tempo de.estada em Innsbruck.
Gosto de conhecer tudo com calma e vagar, logo pretendo dormir 3 noites em Innsbruck
Vou em outubro/novembro
Já fui a Viena e a Salzburg no inverno.
Amei ambas, retornarei a Viena, mas qto a Salzburg talvez faça um bate e volta ou dormirei umas 2 noites.
Amei suas fotos!!!
Abraços
Oi, Carol! Estou pensando em fazer o mesmo passeio que vc! Vc sentiu frio no pé por estar usando botas de couro ou deu para se virar bem? Alguma dica para não passar frio no pé? Estamos indo em outubro e não queríamos comprar calçados próprios para neve para usar apenas neste passeio! Parabéns pelo blog, adorei seus relatos, estão nos inspirando bastante! Obrigada!
Olá Carol, tudo bem?
Iremos fazer este trajeto que fez [rota romântica] e chegando a Salzburg passando por Innsbruck… e li todos os seus post e poxa…SENSACIONAL…. iremos em outubro [saindo de SP dia 12] minha pergunta é: Esta época do ano é tão frio assim [espero que sim] ?
Abraços!!!!
Ola Carol,
Estarei em Fussen próximo maio e visitaremos o Castelo De Neuschwanstein .
Pode rapidamente explicar como proceder para a compra dos ingressos, em um site seguro? Por gentileza .
Agradeço
Fatima
Oi carol, queria saber que trem é da austria?
eu quero ir de INNSBRUCK para interlaken e não estou encontrando nem trens e nem aviaõ low cost, poderia me dar alguma pista?
OI Carol tudo bem? Vou para a Alemanha em outubro, chegando e saindo por Frankfurt… a ideia era fazer a rota romantica e voltar pelo outro lado da floresta negra, por Freiburg. Já emendei Innsbruck e estou pensando se é loucura esticar até Salzburg… temos 9 dias inteiros, estaremos de carro com uma criança de 2 anos. O que vc acha? Obrigada e parabens pelo blog!
Oi Carol!
Estava aqui pesquisando sobre destinos para Áustria e achei seu blog, estou em dúvida entre Innsbruck e Salzburg, qual a melhor? Pois eu quero conhecer a neve, e também em junho na primeira quinzena tem neve nas montanhas ? Agradeço.