Gente, quem tem instagram e é viciado em viagens, com certeza já conhece o perfil @loucosporviagem (quem não conhece, corre lá pra seguir), comandado pela Fabi Gama, uma carioca super gente fina e que, assim como eu, é viciada em viagens. O insta dela é um daqueles pra se gente se inspirar e babar! Cada foto… E sempre com posts recheados de dicas e fotos deslumbrantes dos lugares mais lindos deste planeta…
Há uns dias atrás, tive a alegria de poder conhecer a Fabi pessoalmente, numa viagem a trabalho ao Rio, mas antes mesmo de conhecê-la, já éramos amigas virtuais e então, eu a convidei pra escrever um post aqui para o blog, sobre um roteiro de sonho na Itália e que, infelizmente , por falta de tempo, acabei tendo que riscar da minha programação desta viagem (quem me segue lá no insta @viciosdeviagem) sabe que estou de férias na Croácia e Itália estes dias).
Mas minha wish list interminável de viagens já contempla este destino surreal e ver as fotos maravilhoooooosas da Fabi só faz minha vontade aumentar…
Então, é com grande prazer que recebo a Fabi Gama aqui no blog pra nos contar um pouquinho deste roteiro de sonhos pela Costa Amalfitana e ilha de Capri, na Itália.
Costa Amalfitana & Capri, por Fabi Gama
ONDE: A Costa Amalfitana é um trecho de 60km no litoral da Itália entre Salerno e Sorrento. Ao longo da estrada encontram-se as belas cidades de Positano, Praiano, Amalfi e Ravello. A estrada costeira é super estreita e conta com incríveis visuais! A vista do alto dos penhascos é deslumbrante!
COMO CHEGAR : Nápoles é o melhor ponto de partida para conhecer bem essa charmosa região. Do aeroporto de Nápoles até Positano são 70km, percorridos em um pouco mais do que uma hora. É possível alugar um carro no próprio aeroporto ou fechar algum transfer diretamente com o hotel, caso não queira dirigir. Caso opte pelo aluguel do carro, lembre-se que um GPS sempre ajuda muito e não esqueça de emitir no DETRAN a sua carteira internacional de habilitação (PID). Mas lembre-se que esta só é válida mediante a apresentação em conjunto da carteira nacional de habilitação.
Outras opções para chegar até a Costa Amalfi : Na estação central de Nápoles embarque em um trem na plataforma da ferrovia regional que te leva até Sorrento em 1h07. Ao chegar em Sorrento, pegue um ônibus da SITA e, na alta temporada, há também a opção dos barcos Metro del Mare.
QUANDO : O período ideal para visitar a região é de maio a outubro. Evite os meses de julho e agosto, período de férias na Europa, época em que a região fica muito cheia e muito mais cara. Evite também o inverno, pois muitos restaurantes e hotéis até fecham. Os vilarejos perdem um pouco de vida nesse período mais frio.
MELHOR BASE : A melhor opção de base para explorar a Costa Amalfi é, sem dúvida, o vilarejo de Positano. A cidade é um charme! No entanto, os hotéis de Positano costumam ser mais caros do que os hotéis das demais cidades da Costa Amalfi. Vale a pena investir nessa diferença!
PASSEIOS IMPERDÍVEIS:
• Positano – é o vilarejo mais charmoso da região, possui casinhas coloridas ao longo de sua encosta, ruas estreitas repletas de flores, cafés e restaurantes no alto dos penhascos com vistas de tirar o fôlego! Escolher um, sentar e simplesmente admirar tamanha beleza é um programa que não pode faltar! Não deixe de visitar sua bela igreja Central – Chiesa di Santa Maria Assunta. Para chegar até a praia Spiaggia Grande, desça por uma ruazinha toda florida e repleta de lojas de artesanato. Dica para não levar um susto: a melhor parte da praia de Positano é paga. Mas existe uma parte próxima ao porto que é de graça.
• Amalfi – no caminho para Amalfi faça duas paradas : uma na elegante vila de Praiano e outra na Grotta Dello Smeraldo, uma linda gruta onde é possível fazer um passeio de barco por suas águas cristalinas.
Amalfi é a maior cidade da Costa. Não deixe de passear pelo seu centrinho onde está a Catedral Sant`Andrea e o belo Duomo di Amalfi. Há também ótimas opções de compras de artesanato e muitos restaurantes charmosos.
• Ravello – o vilarejo está localizado a 400 metros acima do nível do mar e, por isso, tem uma vista privilegiada, provavelmente, as melhores vistas da Costa Amalfi. Imperdível um passeio pelos jardins da Villa Cimbrone e Villa Rufolo. Uma boa dica é tomar um drink no terraço do chiquérrimo hotel Palazzo Sasso, que tem um belíssimo visual! A cidade é pequena, linda e super agradável.
Há muitas lojinhas de cerâmica por lá. O vilarejo parece que parou no tempo! Se puder jantar em Ravello e estiver com sobra no orçamento, vá até o restaurante Il Flauto di Pan que fica na Villa Cimbrone. Um charme! Que vista! Ou jante no próprio hotel Palazzo Sasso (mas fique preparado para gastar bem!). Para uma opção com custo benefício melhor, vá até o Ristorante Garden.
• Ilha de Capri – pegue um ferry em Positano e vá conhecer a bela e badalada ilha de Capri. São apenas 30 minutos de travessia. É possível fazer um bate e volta ou então, aproveitar para ficar pelo menos uma noite na ilha que conta com ótimos hotéis e restaurantes.
Lá em Capri, faça o passeio de barco que sai da Marina Grande até a famosa Gruta Azul, que é iluminada por uma claridade resplandecente. Existe outra opção de passeio de barco que dá a volta completa na ilha, passando entre os Faraglioni – três bonitos rochedos no meio do mar, próximos a costa de Capri.
Depois, pegue um ônibus de Capri até Anacapri e suba de teleférico até o Monte Solano. Passeio belíssimo e imperdível! Na volta a Capri, circule pela via Camerelle, rua de compras de luxo. Após, desça a Via Serena e vire à direita pela Via Matteotti até chegar aos Jardins de Augusto, para tirar uma foto clássica com os Faraglioni ao fundo. Se der tempo, desça pela via Krupp até a Marina Piccola. Depois suba de volta para Capri de ônibus e, de lá, pegue o funicular para voltar ao porto (Marina Grande), de onde sairá o ferry de volta a Positano (no caso da opção pelo bate e volta no mesmo dia) ou a Nápoles (no caso de pernoite na ilha de Capri).
• Pompéia – se sobrar tempo, no caminho de volta a Nápoles, aproveite para visitar Pompéia, que está a apenas 22 km de Nápoles e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do Vulcão Vesúvio, que sepultou completamente a cidade. Pompéia se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada, por acaso, em 1748. Abre todos os dias para visitação, exceto no Natal, 1 de janeiro e 1 de maio. O ingresso custa 11,00 euros. As ruínas são bastante espalhadas.
DICA DE HOTÉIS EM POSITANO : Os melhores hotéis de Positano são Palazzo Murat, Le Sirenuse e Il San Pietro di Positano, porém muito caros. Hotéis muito bons com preços mais acessíveis são : Hotel Marincanto, Albergo Punta Regina e Villa Rosa. Mas lembre-se que os hotéis nessa região são mais caros do que a média na Europa de uma forma geral. Faça reserva com antecedência, pois os melhores hotéis lotam muito rápido, uma vez que os hóspedes “habitués” costumam reservar com um ano de antecedência.
RESTAURANTES EM POSITANO :
• La Tagliata – localização incrível com vista belíssima. Não é fácil chegar até lá, mas o restaurante possui uma shuttle que busca os clientes no hotel. Basta pedir para o seu hotel efetuar a reserva e eles irão lá te buscar. Comida deliciosa, ambiente super agradável. Ótimo custo x benefício.
• Il Ritrovo – muito parecido com o esquema do La Tagliata : fica em um belíssimo lugar, bem no alto, não sendo de fácil acesso. No entanto, eles também tem esquema de shuttle, basta pedir para o seu hotel reservar. Ótima comida, ambiente e custo x benefício. Vista incrível!
• Next2 – esse restaurante é uma ótima opção para jantar em Positano mesmo, não sendo necessário uso de shuttle ou de carro. O ambiente é bem clean e aconchegante. Boa comida, funcionários atenciosos.
• Al Marincanto – esse restaurante fica dentro do hotel Marincanto. Um lugar super charmoso, que vale a pena, embora seja caro. O ideal é chegar no final da tarde e aproveitar o lindo pôr do sol. Vista espetacular.
COMPRAS: Há muita opção de artesanato nos centrinhos de Positano, Amalfi e Ravello. Para quem aprecia cerâmica, não pode deixar de visitar o Ceramiche Solimene, em Vietri Sul Mare, um belo palácio com oficina aberta ao público.
QUANTO TEMPO: O ideal para conhecer essa região com calma e curtir suas belas praias é de 4 a 5 dias.
Por Fabiane G. Gama
Fabi, Carioca, viciada em viagem e em fotografia, já carimbou o passaporte em 45 países. Comanda o perfil no instagram @loucosporviagem, no qual compartilha fotos e dicas dos belos lugares por onde já passou.
Belíssimo post!!!!!fotos lindas e texto claro e objetivo!!!!amei!!!
Obrigada querida Vanessa. Loucos por viagem também agradece :)
Carolzita, adorei! ficou lindo!! Que inspire seus leitores a viajar pela bela Itália! beijos
Fabi, querida, eu que agradeço por ter aceitado o convite e enriquecer o blog com tantas dicas e belas fotos. Bjs
Que lindas as fotos da Fabi! Especialmente ela na piscina com Positano no fundo, ficou show de bola…
Sobre Capri, concordo com ela que vale super a pena subir de teleférico para o Monte Solaro. Aliás, quem quiser descobrir mais detalhes sobre a ilha, aqui tem 16 atrações de Capri para incluir na próxima viagem:
http://bit.ly/16-atracoes-Capri Espero ter contribuído com o meu pitaco também.
Um abraço,
Barbara
Oi, Barbara, as fotos da Fabi são lindas mesmo! Um sonho! e obrigada sim por contribuir . Beijos
Olá Carol!
Tudo bem?
Paixão define o que sinto pelo seu blog.. parabéns! Estou planejando ir com o meu marido para a Grécia em setembro. Sou praticante de Stand up paddle. Vc acha que dá para remar nas praias gregas ou venta demais?
obrigada!
bjs,
Priscilla
Muito obrigada, Priscilla, é muito gratificante receber comentários como o seu :) Si, dá perfeitamente para praticar Stand up; algumas praias são verdadeiras piscinas e o vento em setembro é ainda fraco. Bjs
Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano há 10 anos, para qualquer informação para hospedagem e/ou excursões para Capri e Costa Amalfitana, estarei a disposição.
Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilhados.
Podem entrar em contato pelo meu email [email protected] ou WhatsApp +393349129013
Bom saber, Mariana ;)
Quando quiser voltar na Costa Amalfitana, estarei a disposição. Será um prazer. ..
Mariana, na verdade eu, Carol, nunca fui! Quem escreveu este post foi minha colega Fabi, do Loucos por Viagem! Sou doida pra conhecer, até tô pensando em encaixar este ano junto com a Sicília, mas acho que vao ficar corrido para o temo que eu tenho… Beijos
ola! Sigo vcs no insta e snapchat. Sou fã!
Eu e meu namorado vamos p Italia agora dia 02/05/16 chegaremos em Roma, 3 dias la, depois teremos 4 dias na Costa Amalfitana. Amamos bons restaurantes e vinhos. Sou apaixonada por flores, mar, natureza, fotografia e arquitetura. Depois mais 5 dias na Sicila.
Se puder nos dar dicas de detalhes imperdíveis num roteiro enxuto agradeço muitíssimo. Algo a nível 4 estrelas. Muito obrigada. Brilhante seus posts, fotos, dicas e contribuição.
Abraço Miriam
Oi Míriam, eu sou a Carol e escrevo este blog, o Vícios de Viagem. Quem escreveu este post a meu convite foi a querida Fabi, do ótimo blog Loucos por Viagem e ela pode te dar mais informações. Vou marcá-la neste post para ela te ajudar. Abraços e obrigada pelo seu comentário ;)
Excelente post!Já visitei Capri e adorei é lindissimo mesmo. Aconselho a todos a visitar :)
Obrigada, Andreia! A Fabi quem escreveu este post, eu mesma não conheço Capri e sonho em conhecer! Bjs
Parabéns pelo excelente blog! Também tenho um blog sobre viagens e seria uma horna escrever um guest post para o seu blog… O que você acha?
Oi Juliano, obrigada! Estou mudando o blog e por enquanto, não estou recebendo guest posts, mas agradeço seu interesse. Abraços
Adoramos as fotos, sem duvida a visitar.