Hvar não é a maior ilha da Croácia, mas com certeza, é a mais famosa. Famosa pelas suas lindas praias, pelo seu centro histórico bem preservado, por uma das maiores concentrações de iates de luxo do Adriático, pela lavanda, produto típico da ilha, mas principalmente por ser a ilha mais badalada da Croácia, concorrendo atualmente com Mykonos e Ibiza.
Eu não sou fã de baladas, acho já passei dessa época (#avelha), sou muito mais o dia do que da noite e não fui pra lá atrás de noitadas e badalações. Às vezes nós gostamos de sair num lugar badalado, como fizemos em Cancun, em Hong Kong e em Dubai, por exemplo, mas depende do lugar, da cidade, do ambiente e principalmente, do público! Em Hvar eu não estava disposta a isso… E se você é assim, como eu, saiba que dá pra aproveitar muito bem a ilha sem tanto barulho e sem muita bagunça.
Na manhã que partimos de Split para Hvar, nós fomos pegar o carro na locadora Fleet, previamente reservado pelo site da Rentalcars.com . Tivemos que pagar um taxi pra ir até lá, pois a locadora ficava uns 5 km do centro. Partimos no ferry das 11:00h e `as 13:00 desembarcávamos no porto de Stari Grad, na ilha de Hvar.
Para quem chega a Hvar de carro, os ferries que partem de Split ancoram neste porto, do contrário, os ferries chegam direto em Hvar Town.
No porto de Strai Grad, há ônibus que levam os passageiros até o centro de Hvar. O trajeto demora uns 40 min. Conheci um brasileiro e sua mãe no ferry que estavam fazendo bate-volta em Hvar e ainda chegando por este porto, ou seja, não sei quantos minutos ele iria ficar na ilha e morri de dó. Se você estiver na mesma situação de bate-volta, a qual não recomendo em hipótese alguma, chegue pelo menos pelo porto de Hvar Town.
Nós ficamos 3 noites e 2,5 dias na ilha.
No dia que chegamos, que foi nosso meio dia na ilha, tivemos a tarde inteira livre e pegamos o barco até as ilhas Pakleni, mais precisamente em Jerolim e Stipanska. Neste mesmo dia fomos ao bar Hula Hula assistir ao pôr do sol.
No segundo dia pegamos nosso carro e fomos conhecer Stari Grad e as praias de Zarace, Milna e Dubovika. Depois, fomos de novo pra perto do Hula Hula, assistir a mais um fantástico pôr do sol. Vou falar disso mais pra frente.
No terceiro dia fomos ao mirante da ilha e às ilhas Pakleni novamente, mas desta vez, para a ilha Palmizana.
E no dia de ir embora, saímos cedo do hotel e dirigimos até o porto de Sucuraj, onde pegamos a balsa para Drvenik. O trajeto até lá demora cerca de 1 hora e o Ferry atravessa em 35 minutos, mas como era alta estação, chegamos às 9:00h com a ideia de pegar o ferry das 9:45h, mas tinha mais de cem carros na nossa frente e só conseguimos pegar o Ferry das 12:00h, isto porque eles colocaram um ferry extra entre os horários regulares, ou seja, tinha um ferry a cada 45 minutos, se não, acho que não teríamos saído da ilha naquele dia.
Se a sua intenção for seguir pra Bósnia ou Dubrovnik, recomendo fortemente este trajeto. É só olhar no mapa abaixo vai entender o quanto de distância se economiza. Além disso, o preço pra atravessar este porto é muito mais barato que por Split.
A estrada é tortuosa, mas nada demais para quem está acostumado a dirigir em serras brasileiras ou nas curvas de Minas Gerais.
Enquanto aguardávamos a fila, deu até pra pegar mais um bronze na praia ao lado e também conhecermos o centrinho de Sucuraj, que é bem simpático!
Em Hvar, nós ficamos hospedados no Rooms & Apartments Dolac, que era uma suíte com varada super bonitinha, totalmente independente da casa dos donos. Era realmente como se fosse um quarto de hotel, mas sem ser propriamente um hotel, tendo tudo que precisávamos: frigobar, ar condicionado, banheiro privativo, secador de cabelo, TV e uma varandinha que era um charme, onde tomávamos nosso café da manhã. E a localização era excelente, há poucos passos da cidade velha de Hvar, com espaço disponível para estacionarmos nosso carros. Super recomendo!
No próximo post, nossos dias na ilha, aguardem :)
Amo seu blog, sempre que planejo alguma viagem faço pesquisas por ele.
Tenho algumas dúvidas, serei muito grata se você puder me ajudar.
Estou pensando em alugar um carro, para poder passar na bósnia no caminho de hvar para dubrovnik, é possível alugar em drvenik? Eu não queria alugar em split para ficar com o carro em hvar, você sabe se tem aluguel de moto em hvar? Como tem em mykonos e ibiza
Oi Tassyana, obrigada pelo carinh ;) Eu tive esta mesma dúvida na época sobre o carro em Drvenik e não encontrei nenhuma locadora na cidade. Acredito que realmente não tenha! Tem moto sim em Hvar, eu vi, mas é escasso e mesmo o carro na ilha deve sair mais caro do que em Split. Sem contar a perda de tempo com os trâmites na ilha. Bjs
Oi Carol, sigo muitas dicas do seu blog :) Quando você aluga carro na rentals faz seguro contra todos os riscos pela net ou quando chega ao escritório? Estava a pensar alugar carro na Croácia pela Fleet, e fica bem mais conta alugar pela rentals, mas por vezes os seguros que se vendem online não servem para nada e temos de voltar a fazer seguro no escritório, pois ficamos com medo que algo aconteça… Obrigada.
Oi Carla, uma vez um rapaz de uma locadora na Europa me disse que os sites só dão opções parciais de seguro e que é sempre no balcão das locadoras que se contratam os seguros totais, ou seja, eu saio achando que estou segurada, mas sempre pago no balcão para ter o seguro total. Eu tenho uma raiva disso, mas fazer o que? Ou seja, provavelmente você terá que pagar a mais no balcão também, pois se um parabrisa trincar, não está protegido por estes seguros oferecidos na internet! Bjs