Nosso encantamento por Praga começou assim que saímos de dentro da estação de Metrô Mustek, emergindo no meio da Wenceslau Square, em Nové Mesto, a Cidade Nova. 

 

 

Uma profusão de coisas boas passou pela minha cabeça ao sair de “dentro da terra” e, como num passe de mágica, cair numa vibrante e contagiante cidade; extremamente animada, movimentada, com música a cada estabelecimento que se passava, inclusive as brasileiras. Não foram poucas as vezes que escutei um “Ai, se eu te pego” ou um  “Tchê tchererê tchê tchê, tchererê tchê tchê, Gustavo Lima e você…”. Brasileiros?! Tem de monte, às pencas! Depois de Miami e Nova York, Praga deve ser a terceira cidade mais invadida por nós. E não é pra menos: uma cidade que esbanja beleza a cada canto, com um centro histórico que é um charme total, com um dos relógios astronômicos mais lindos e encantadores de toda a Europa, ótima comida, cristais da Boêmia a preços tentadores, belas igrejas com seus mais de cem pináculos e onde a cerveja é mais barata que água mineral?!… Impossível resistir a todos estes encantos. 

Por falar em cerveja, em Praga, este líquido dourado é realmente mais barato que água, o que atrai muitos jovens europeus para a cidade. Meu marido, amante de cerveja, se esbaldou! A Pilsner Urquell é a mais parecida com a nossa, mas nem por isso deixamos de experimentar várias delas. Abaixo uma tabela de preços que eu tirei do site do restaurante U Vejvodu, que visitamos. Comparem o preço da Urquell de 300 ml com a água mineral de 330 ml! Sentiu? 

 

PIVO – BEERS
0,3l Pilsner Urquell 12º 20,90
0,3l Tmavý Velkopopovický Kozel / Dark Pilsner beer 20,90
0,5l Pilsner Urquell 12º 33,90
0,5l Tmavý Velkopopovický Kozel / Dark Pilsner beer 33,90
0,4l Master speciál 18º tmavé pivo / dark beer 36,90
0,3l Radegast Birrel-non alcoholic /bottle/ 20,90
0,33l Pilsner Urquell 12º – láhev /bottle/ 33,90
0,33l Guinness / Heineken / Kilkenny láhev /bottle/ 79,-
0,33l CORONA Extra ( Mexican beer) /bottle/ 99.-
0,33l Desperados /bottle/ 99,-
NEALKOHOLICKÉ NÁPOJE – SOFT DRINKS
0,2l Coca-Cola, Coca-Cola light, Sprite, Fanta 44,-
0,25l Kinley Tonic/ Kinley Tonic Bitter lemon 44,-
0,2l Cappy orange, multivitamin, rybíz, jablko 44,-
0,2l Cappy tomato, jahoda, meruňka, višen 44,-
0,2l Ice tea Nestea 44,-
0,25l Bonaqua 44,-
0,33l San benedetto – mineral water 69,-
0,33l San benedetto / Evian – non gaz water 69,-
0,25l Red Bull, Burn 99,-


 

Pra levar de lembrança, que tal um Becherovka, um aperitivo ou digestivo com 38% de teor alcoólico, composto por cerca de 30 tipos de ervas? Depois da cerveja, com certeza esta é a bebida mais famosa da República Tcheca. Tome bem gelada!

 

 
 

Depois da cerveja e da “Beche”, a comida de rua em Praga é uma grande atração da cidade e é realmente deliciosa! No dia que chegamos, depois de nos acomodarmos , fomos direto pra feira de comidas da Wenceslau Square, que embora esteja localizada no bairro de Nové Mesto, é colada na Praça da Staré Mesto (Cidade Velha). 

 

 

Chegamos lá famintos e começamos experimentando tudo, sempre acompanhado de uma excelente cervejinha! 

 

 

 

Estava muuuito frio, o que nos deu mais apetite. Experimentamos a salsicha no pão, com mostarda; presunto assado na brasa; Trdelník, umas rosquinhas assadas num rolete, com açúcar por cima,  e um queijinho típico holandês derretido e disposto sobre uma fatia de pão, com geleia de frutas vermelhas. Foi um  dos mais saborosos e inovadores! O contraste do salgado do queijo quente com o doce da geleia fria estavam extraordinários! Amamos! 

 
 

Ainda tinha várias outras comidinhas por experimentar, mas já era impossível àquela altura. 

 

 

 

Mas Praga também tem muitos restaurantes simpáticos, com ótima comida, a preços justos. Recomendo Marientrich, onde comemos um pato com gnocchi e molho de cogumelos delicioso. Este restaurante fica numa porta entre o prédio da Marks & Spencer, na Wenceslau Square. Também fomos ao U Bulova, um pouco mais pra cima, mas na mesma calçada do Marientrich. Este último é mais simples, mas a comida é igualmente deliciosa. Também adoramos o U Vejvodu, uma espécie de taverna Tcheca deliciosa e enorme, mas com ambiente muito aconchegante, auto denominado restaurante original da Urquell, uma das cervejas mais famosas de Praga. Lá comemos um delicioso joelho de porco no rolete com molhos e mostardas variadas. Aquilo nos deixou sustentados o dia inteiro e nem precisamos jantar depois. Não estranhe se, ao terminar de comer, o garçom já tire seu prato e traga a notinha. É assim mesmo que eles fazem! Ao entrar, também já esteja certa do que pretende comer e não fique com muita enrolação, pois eles vão passar várias vezes pela sua mesa perguntando se já escolheu :)

 
Pato com Gnochi do Marientrichi
Vitelo com batatas e espinafre do U Bulova
Porco defumado de uma taverna (esqueci o nome) de Malá Strana
Porco no Rolete do U Vejvodu

 

U Vejvodu
 

Saindo da Wenceslau Square e indo em sentido à Praça da Cidade Velha, passamos por outra feirinha, também super movimentada, porém esta era mais voltada à compra de artesanatos, embora tenha algumas coisas comestíveis. Aqui é possível encontrar vários souvenirs, como chaveirinhos, canecas e artesanatos de madeira…

 

 

 

Mas os artesanatos mais típicos da cidade são as famosas bruxinhas risonhas de PRAHA e as marionetes, cada uma mais fofa que a outra! Não resistimos e trouxemos pro Brasil pra darmos de presente, mas me arrependi de já não ter comprado uma de cada para o(s) meu(s) futuro(s) filho(s) rsrs. Embora haja muitas lojas que vendem só marionetes, nesta feira eu achei os preços mais em conta, embora algumas lojas tenham bons preços também. Tem que pesquisar pra ver a mais bonitinha. 

 

 

 

 

 

Outra coisa maravilhosa e que não pode se deixar de comprar quando estiver em Praga ou qualquer outra cidade da República Checa são os cristais da Boêmia! Meu Deus, que tentação! Lustres, taças, cinzeiros, licoreira, tudo maravilhoso e a preços super em conta. 

 

 

 
 

Eu comprei pouco porque fiquei com medo de pagar excesso de bagagem, mas mesmo assim não resisti e trouxe 6 licoreiras de cristal; 5 só pra mim hehehe. Vi as mesmas numa loja no Rio Sul por muito mais que o dobro do preço, então saibam que vale muito a pena!!! Ainda mais considerando que os vendedores dão de 10 a 15% de desconto (eu consegui 20% depois de muita barganha e discussão rsrs) + tax refund! Um verdadeiro negócio da Tcheca!

 

 

Mas voltando a falar da cidade, Praga é divida em 4 áreas bastante turísticas: Nové Mesto (Cidade Nova), Staré Mesto (Cidade Velha), Malá Strana (Cidade Pequena) e Hradcany (Distrito do Castelo). As duas primeiras são separadas das duas últimas pelo Rio Vltava, que corta a cidade ao meio, e unidas entre si por outra grande atração: a Karluv Most (Ponte Carlos). Para se hospedar, nós escolhemos o bairro Staré Mesto e não nos arrependemos. Ficamos no Hotel U Zlateho Jelena, reservado pelo booking.com e a localização não poderia ser melhor: há alguns passos da Praça da Cidade Velha, numa rua paralela à bela Igreja Tiny, perto de tudo e de todo movimento de Praga.

 
Tiny Church, na Praça da Cidade Velha
 

Recomendo muitíssimo ficar nessa região. Também gostamos muito do hotel. Os quartos eram exageradamente grandes e o café da manhã, perfeito! O único problema foi subir com 2 malas de 32 kg cada, por 4 lances de escada, mas isto foi um problema só pro Alê rsrs tadinho! Diária: 75 euros! Ficando por aqui dá pra visitar todas as atrações da Cidade Nova, da Cidade Velha e de Malá Strana, a pé! Praticamente você não vai precisar de metrô, embora o sistema de transporte de Praga seja bastante eficiente e abrangente. Mas nós só precisamos usá-lo para vir da Estação Central à cidade Antiga, no dia que chegamos; subir de bonde ao Distrito do Castelo e ir pro aeroporto, no dia de ir embora. 

 
Estação de Metrô em Praga
 

 

Nós visitamos Praga no mês de outubro e já fazia bastante frio, #sóquenão ! O máximo que pegamos um dia foi – 1 grau, com sensação térmica de -5 graus. Imagina em Dezembro!  Nesta época do ano anoitece bem cedo por aqui. Cerca de 5 da tarde já estava noite, o que nos enganava bastante! Mesmo assim, gostei muito de ter ido nesta época e ainda pude ver neve sobre casas e parques na área do Distrito do Castelo. 

A moeda aqui é a Coroa Checa e pra converter pra Real, basta dividir por 10, pra facilitar a conta. 

Nos próximos posts falarei mais sobre esta linda cidade do Leste Europeu! Aguardem!

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!

Reserva de Hotéis

Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.

Aluguel de Carros

Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.

Seguro Viagem

Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.

Passagens Aéreas

Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.

Ingressos e Passeios

 A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.

50 thoughts on “Comer, Beber, Hospedar e Comprar…em Praga!”

  1. Oi Carol!!!

    Adorei o post!!! Estou indo para Praga no próximo mês e gostaria de saber uma informação: onde você comprou a coroa tcheca? Vou chegar em Praga de trem, na estação tem alguma casa de câmbio??

    Aguardo contato.

    Neila

  2. Carol,

    Praga é um encanto. Um suspiro a cada passo. Fiquei apaixonada. Fui numa época mais quente. Andava de mangas curtas, com um sol lindo, céu azul. Fiquei hospedada no Mandarin Oriental que recomendo fortemente. Quero voltar. Olhei suas fotos e deu saudade. Linda demais! Ah, Praga!!!!

    Beijos

    Claudia

  3. Claudinha, querida, lembrava muito de você em Praga e de como vc e sortuda de pegar sempre lindos dias de sol, o que favorece suas belas fotos. Lá em Praga o sol deu as caras no ultimo dia e eu estava de partida. Mas um dia eu voltarei nesta linda cidade, se Deus quiser! Bjao pra vc!

    1. Olá Cornetos, sim são bem bons, principalmente cristais e roupas tipo Zara, h&m, mango, etc. Comida e bebida bem baratas tb! Praga e tudo de bom!!!

  4. Adorei seu post. Parabéns. Vou em setembro e só para ter uma idéia, quanto vc pagou nas garrafas? E lustres vc viu os preços? Abs. Adriane

    1. Oi Adriane, As garrafas ficaram em torno de 70,00 com todos os descontos. Um lustre de cristal bonito tipo chandelier que eu paguei uns 800 na Consolação em Sp custa uns 500 reais lá. Compensa muito! Bjs

  5. viajo em meados de setembro para Viena e Praga. Suas indicações estão sendo preciosas. Vc será minha “guru”.
    Cleyde

  6. Oi Carol,

    Adorei sua página e também as dicas. Estou embarcando no próximo domingo, 09/02. Com que li aqui fiquei SUPER empolgado para desembarcar em Praga e sair curtindo tudo. Um pouco de frio nesta época, mas se Praga for como Paris, LINDA EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO, sei que vou adorar. Vou também a Viena e Budapeste, se tiver algumas dicas vou agradecer MUUUIIITTTOOO. TAMBÉM AMO VIAJAR. Obrigado!

    1. Olá Ilton, sim, Praga é linda em qualquer época…No blog tem os posts de Budapeste e Viena. Dá uma olhada no que escrevi por lá. Abraços

  7. olá quero mais informações sobre compra de iluminação por gentileza Bjs.

  8. Olá, estou indo para Praga em outubro, no post vi que voce comentou q foi em outubro, o que me diz do clima? media de temperatura, obrigada

    1. Ola Andrea, pegamos diss beeeem frios em outubro. Acho que foi o pais mais frio dos que viajamos nesta época. No dia de ir embora, o sol voltou com tudo e o frio diminuiu, mas prepare-se para algo na cada dos 0 graus. Porem, em se tratando de previsão do tempo, tudo pode mudar. Bjs

  9. Oi Carol, vou para a Europa em dezembro e passo natal em Praga! Adorei seu blog, você é linda, suas fotos são um charme! Estou adorando suas dicas! Beijoss

  10. Olá Carol. Adorando seus posts. Parabéns. Estamos indo pra Praga e Viena em outubro e nao imaginava que seria tao frio.. Imaginei pegar um outono com arvores avermelhadas etc. Preciso de algumas informaçoes: a) qual moeda você levou pra fazer a troca nas casas de câmbio
    2) Existem passes de 3/4 dias para o transporte público (metrô, tram etc)?
    3) O que significa ter que “validar”o ticket do metro.
    4) Vamos chegar diretamente no aeroporto. Quando eu comprar a passagem de onibus pra ir até a estaçao de metrô e dai me dirigir para o centro, esta passagem (de onibus), já dá direito à de metrô?
    Muito obrigada e parabéns!!!

    1. Olá maria Angela. Muito obrigada pelo comentário. Eu Levei euros porque era a moeda que eu ia usar em outros países também. Olha, sempre tem alguns passes para comprar por X dias, mas não me lembro agora pra quantos dias existem em cada uma destas cidades. Validar o ticket significa que você tem que colocá-lo numa maquinista que vai carimbar a data e hora que você está acessando o metro. Isso controla a validade do ticket. Quanto a passagem de ônibus, também. Ao me lembro, mas creio que nestas cidades não dão direito não. Mas não usei aeroporto em nenhuma delas, então não sei te informar com certeza. Beijos, espero ter ajudado.

  11. OLá Carol.
    Estamos chegando em Praga no mês de abril e ficaremos por 2 a 3 dias. Como está o clima nesse período? Vamos nos hospedar em hostel….qual a melhor região para ficar, considerando que é a 1ª vez que visitamos a cidade? é aconselhável fazer o city tour, uma vez que dizem que pode-se visitar os pontos turistios a pé?. O que vc acha?

    Obrigada

    1. Olá Aracy, td bem? A melhor região pra ficar é no centro histórico, perto da Wenceslau Square, da Torre do relógio, por ali. Dá pra fazer tudo a pé em Praga e não acho que precise de city tour. Só pra ir pro bairro de Malá Strana e Castelo que você pode ir de Ônibus, porque é uma caminhada maior, mas nada demais se você estiver acostumada a andar. Em abril você ainda deve pegar dias mais friozinhos ainda. Bjs

  12. Oi, Carol.
    Adoro seu blog!!
    Me diga, quantos dias é o ideal para conhecer Praga?

  13. Olá, Carol! Adorei seu post e anotei tudinho. Estarei em Praga em maio e gostaria que vc me dissesse se tenho que levar euros ou coroas tchecas. E na rua? Se quiser comprar qqer coisa, que moeda eu uso?
    Agradeço a atenção

    1. Obrigada, Cássia! Leve euro e lá você troca aos poucos pra não sobrar. Foi assim que fiz, mas também saquei com meu cartão de crédito direto nos ATM em koroa. Costuma ser mais vantajoso. De qualquer forma, troque ou saque aos poucos para não sobrar e você não perder depois. Beijos

  14. Oi Carol, que delicia suas dicas…estou indo a praga em maio e gostaria de saber por exemplo, quanto se gasta para comprar uma licoreira da boemia…

    1. Oi raquel, obrigada. Que eu me lembre, foi uns 80 reais na época. Nao tenho muita certeza, mas lembro que aqui no Brasil era mais de 200. Bjs

  15. Ola Carol, parabéns pelo site, li todas as dicas dos lugares que passarei e as achei muito úteis. Estarei indo a Praga final de junho, você acha que 2 dias dá para conhecer o principal? e a temperatura nesta época? bjs

    1. Oi Elizangela. 2 dias é bem pouco pra Praga. Ideal pelo menos 3 dias inteiros. A sua vantagem é que junho é verão e os dias são longos, então vai render mais e pode ser que estes 2 dias sejam suficientes para o básico de Praga. Bjs

  16. ola,estou indo para praga,budapeste e viena em agosto!Gostaria de saber se é frio e qual moeda levar!

  17. Olá! Estou indo dia 22 de junho para Praga, como é o clima por lá nessa época?

    1. Andrea, em junho é verão na Europa, mas uma semana antes de ir dá uma checada na previsão pois com este clima doido, td é possível rsrs Bjs

  18. Bom dia.
    Estarei indo para Praga com minha esposa no final de setembro.
    Em media quanto ficaria Hotel razoavel.
    A cerveja em reias sairia por quanto em Praga.
    Obrigado e parabens pelas dicas.

    1. Jesus, o hotel que fiquei, na época, era na faixa de 80 dolares, se não me engano. Segue link: https://www.booking.com/hotel/cz/u-zlateho-jelena-golden-deer.pt-br.html?aid=362327;sid=45fc4b36714991ea32b435ab6fc93e13;dcid=1;checkin=2015-09-01;checkout=2015-09-02;dist=0;group_adults=2;sb_price_type=total;srfid=30a5a6e1ec34d4ae8308ee502af9a9daab3f4624X1;type=total;ucfs=1&

      Cerveja é super barata; pagávamos 3 reais, 5 reais num copão! Ai, salivo só de lembrar rsrs Boa viagem!

  19. Olá! adorei as postagem, vou em praga em fevereiro de 2016 e estou baseando meu roteiro por aqui, muito bom mesmo. Em quantos dias você fez tudo que publicou? Terei 3 dias inteiros. Poderia me dizer a melhor sequencia desse seu roteiro e se dá para visitar realmente essas 4 partes de praga? Agradeço!

    1. Olá, Lis 3 dias inteiros dá pra ir em todos estes pontos que publiquei. Foi o que fiz também… O que toma mais tempo é o Castelo de Praga. Considere metade de um dia pra visitá-lo e outra metade para conhecer Malá Strana. Abraços

  20. Ola.. seu blog é bem bacana e super útil, adorei.
    Gostaria de saber quanto pagou nas marionetes? E se foi em alguma balada.. irei para praga em maio…

    Agradeço desde já,

    Att
    Rafaela Gimenes

    1. Puxa, Rafela, nao vou me recordar agora, mas vou chutar uns 25 euros rsrs Praga tem uma balada famosa, acho que pus até foto do lado de fora num post do blog, mas nós não fomos! Bjs

  21. adorei sua informações irei para praga em agosto com minha mãe ela tem 86 anos ela adora cristais poderia me dar uma idéia mais ou menos de preço de jarras e enfeites pequenos desde já agradeço

    1. Oi Glaucia, obrigada! Pelo que me lembro, paguei em cada licoreira de cristal algo perto de R$ 100,00, enquanto na época aqui no Brasil custava uns R$ 250,00 igualzinha. Lá compensa muito comprar cristais. Tem cada lustre lindo…o problema é trazer! Beijos

    1. Oi Wellington, não entendi. Não falo de dificuldade de transporte neste post, pelo contrário, falo que Praga tem um excelente sistema de transporte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram has returned invalid data.

Me Acompanhe no Instagram