Railay Beach, Tailândia, é uma das praias mais famosas do país, tanto que a praia de West Railay já foi considerada uma das mais belas da Tailândia por especialistas no assunto.
No passado, Railay era simplesmente um vilarejo bem hippie, sem muita estrutura e isso fez a fama ao lugar e nós, inclusive, chegamos a conhecer esta “antiga Railay” em 2010, quando a visitamos pela primeira vez.
Na época nós não nos hospedamos por lá; ficamos em Ao Nang e fizemos passeio bate-volta de um dia a esta linda praia. Na ocasião, havia pouca estrutura de hotéis e um pequeno comércio em meio a uma trilha que ligava as praias West e East, trilha esta hoje que foi calçada e ampliada, dando lugar a vários bares e restaurantes e muitas lojinhas.
Railay também ganhou excelentes e charmosos hotéis pé na areia, que mantiveram a essência da praia.
E era isso que queria quando escolhi Railay para me hospedar: não ter nada pra fazer além de descansar em um bom hotel pé na areia, sem ter que ficar ticando atrações, rodando praias, etc. Aliás, essa é a graça e o charme de se hospedar em Railay Beach: não fazer nada!
Os dias em Railay se resumiam em tomar café da manhã, andar de caiaque, ou fazer SUP, ler um livro, dormia, ir na piscina, boiar no bar, assistir ao pôr do sol tomando drinks no happy hour, ir na vilinha principal comer algo, fazer massagem….quer férias melhor que isso?
Praia de Phra nang Cave
Railay tem uma praia linda, um verdadeiro cartão-postal, que é a praia de Phra nang Cave, que tem este nome por causa de uma caverna cheia de pênis. Não encontrei o significado e, sinceramente, não lembro de ter visto isso em 2010.
A praia é realmente linda, o que estraga é a multidão que se aglomera já cedo na praia, com centenas de chineses vestindo seus coletes-salva idas( por que eles não largam estes coletes, mesmo no rasinho, alguém me explica?).
Filas e filas de speed boats e long tail boats disputam espaços com banhistas. Tirar uma foto sem um chinês atrás é quase uma missão impossível.
Ao chegar na praia, siga para o canto direito, oposto ao lado da caverna para ter uma praia com menos gente , mais areia e mais clarinha, com destaque para a bela pedra ao fundo…
Se quiser comer e beber algo, vários long tail boats se transformaram em mini bares vendendo comida, panquecas, shakes de frutas…
Onde ficar em Railay Beach
Nós nos hospedamos no Sand Sea Resort, um hotel lindo e pé na areia em Railay West.
O único ponto negativo deste hotel é que ele não vende bebidas alcoólicas. Railay é praticamente toda comandada por muçulmanos e esta é a razão. Mas nenhum problema em comprar bebida fora e tomar na piscina, por exemplo.
Railay tem um hotel super luxuoso, disputadíssimo para casais em lua de mel, que é o Rayavadee. Este hotel tem acesso às Railay West, Railay East e Phra Nang Cave Beach, o que achei um luxo, além de um restaurante dentro de uma gruta aberto na maior parte do ano apenas para hóspedes (um seguidora me disse que abre ao público apenas em fevereiro). Perfeito para casais em lua de mel!
Em Railay East também há ótimos hotéis om bom custo benefício, mas atenção, pois nesta área está um mangue e não tem praia.
Quanto tempo ficar em Railay Beach
Ahh, eu ficaria fácil aqui uma semana apenas pra relaxar, mas nesta vida corrida onde até as férias são curtas, eu fiquei apenas 3 noites, sendo que 2 dias fiquei curtindo as praias, o hotel, a vilinha e um dia fiz um passeio de barco a Hong Island.
Passeios a partir de Railay Beach
Estando hospedado em Railay Beach, você pode fazer todo tipo de passeio para as principais ilhas da região de Krabi: Phi Phi, o Passeio das 4 ilhas, Hong Island, etc.
Em 2010 nós havíamos feito o passeio às 4 ilhas: Poda Island, Chicken Island, Tup Island e mais uma outra que não me recordo e desta vez, fomos a Hong Island, uma das praias mais lindas que conheci na Tailândia…
Muita gente também faz passeios de um dia para Phi Phi Island, mas eu acho um crime, pois a ilha merece ficar alguns dias por lá.
Leia mais: Dicas e informações das ilhas Phi Phi – Tailândia
Como chegar em Railay Beach
Railay Beach não é uma ilha , é uma praia que fica no continente e pertence a Krabi, que tem um aeroporto internacional, logo esta é a principal porta de entrada para conhecer Railay. No entanto, só se chega em Railay de barcos. Long tail boats ligam Ao Nang e Ao Nammao Pier a Railay, mas existem ferries e/ou speed boats a partir de Phuket, Koh Lipe, Phi Phi, Koh Lanta, etc.
Os transportes marítimos entre alguns destes destinos funcionam apenas na alta temporada, pode ser que parte dos trajetos tenha se se fazer pela estrada se estiver viajando em outra época.
Vida Noturna em Railay
Embora tenha muitos barzinhos , principalmente de reggae, e alguns restaurantes, a vida noturna em Railay é bem tranquila. Quem quer agito, loucura e badalação, vá pra Phuket ou Phi Phi. Aqui a vibe é bem mais low profile!
Pôr do Sol em West Railay
Diariamente o pôr do dol de Railay é apreciado por muitos turistas que se instalam nas areias em frente á rua principal para tomar drinks no happy hour e assistir ao por do sol em West Railay, que é lindíssimo, mesmo quando o céu tem um pouco de nuvens. O clima do lugar é muito gostoso e mesmo após o sol se por, a galera fica por ai ainda um bom tempo curtindo o clima de paz daquele lugar abençoado…É a hora do dia mais aguardada por todos! Dica: leve uma toalha ou canga para estender na areia e apreciar a magia daquele lugar! Já morro de saudades só de pensar…
Dicas gerais de Railay Beach, Tailândia
– troque dinheiro nas grandes cidades e/ou ilhas como Bangkok, Krabi, Phuket, pois a cotação em Railay é bem ruim.
-Cartões de crédito não são aceitos em alguns pequenos estabelecimentos e nos que aceitam, há uma sobretaxa de 3%.
– A comida tailandesa é maravilhosa e sou fã de carteirinha, sempre comi muito bem em todas as cidades e ilhas que viajei, inclusive em mercadinhos de rua, mas em Railay eu achei a comida meio fraquinha, com pratos não muito apresentáveis e pouco caprichados. Comi em quase todos os restaurantes da ruazinha principal e os que mais gostei foram o Mangrove (que fica já no final, perto de East Railay) e no primeiro restaurante da vilinha (que não descobri o nome, mas é este da foto abaixo). Este último também foi o mais caro.
– Massagens são mais caras em Railay do que em Phuket. 1 hora de massagem custa de 300 a 400 bahts em Railay.
– Internet: o wifi dos hotéis e restaurantes funciona muito bem, assim como a internet 4 G da True, que funciona inclusive em alto mar. Vale a pena comprar um chip assim que chegar na Tailândia. Comprei 1 pacote de 8 dias com 15 GB de internet por 300 baht e usei e abusei o tempo todo, carregando vídeos e fotos pro instagram.
– Os shakes de frutas custam entre 40 e 60 baht para levar, mas se você sentar e pedir um, pode pagar até 3 vezes mais, um absurdo!
– Para a mulherada que adora uma comprinha, fiquem de olho nas roupas das lojinhas de Railay, tem cada coisa linda e super barata! O algodão na Tailândia tem ótima qualidade e as estampas são incríveis! Mas leve dinheiro ou alguma lojinha pode não aceitar cartão, o que é comum por lá!
Encontrando seguidores em Railay Beach
Enquanto estava em Railay, uma seguidora me mandou mensagem dizendo que tinha me visto na piscina do hotel e logo marcamos de nos ver…Que emoção, ser reconhecida por uma leitora portuguesa em plena Tailândia haha Demais!
Eu amei meus dias em Railay e certamente recomendo demais se hospedar aqui por alguns dias para relaxar num dos lugares mais lindos e gostosos da Tailândia…
Leia também:
Roteiro de viagem: Índia, Nepal, Tailândia e Turquia
Dicas de Phuket, a maior ilha da Tailândia
Dicas e informações das ilhas Phi Phi – Tailândia
Dicas de Koh Lipe: ilha paradisíaca de mar azul e cristalino na Tailândia!
Tailândia: as atrações de Bangkok!
Leia todos os posts que já escrevi sobre a Tailândia clicando neste link.
2 thoughts on “Railay Beach, Tailândia – vale a pena conhecer!”