O título do post já é extremamento controverso, mas é essa a essência de Xangai: de um lado, prédios ultra-modernos como os de Pudong e lojas caras de grife do bairro de Xintiandi e, de outro, mercados de flores e insetos, vendendo de simples peixinhos coloridos a grilos nos mais variados tamanhos, aprisionados nas mais belas casas.
Ficamos nos perguntando um bom tempo para que o chinês compra grilo e, depois de algumas pesquisas, descobri que o grilo é um amuleto da sorte para os chineses. Andar com um grilo no bolso traz sorte e prosperidade. OK, esta era a resposta que eu imaginava mesmo. Eu só não sabia que os grilos também são comprados para lutas. Isto mesmo! Para lutar com outros grilos em mini-ringues. No Brasil, temos briga-de-galo, na China, temos briga-de-grilo! Segundo minhas pesquisas, quanto mais jovem for o grilo, maior sua elasticidade e poder de salto, atributos essenciais para combater o inimigo e ganhar a competição hehe…”negócios da China”!
Pois bem, o meu guia da @Lonelyplanet mostrava um mercado de insetos e um flea market bem próximos um do outro, no bairro de Xintiandi. Pegamos um táxi nos arredores da Nanjind Road e pedimos ao taxista que nos deixasse primeiro no mercado de antiguidades. Não teve erro. Desembocamos na entrada do Shanghai Dongtai Road Antique Market e fomos conhecê-lo.
Já de cara nos interessamos por um mini relógio antigo e começamos nossas barganhas com a vendedora e conseguimos levar o produto pelo que queríamos, achando que tínhamos abafado com a compra, mas foi só andar até a próxima banca para descobrirmos que o que mais tinha era este relógio por lá (como eu não pensei nisso antes?) Bem, nem quisemos saber o preço pra não passar raiva, mas acredito que não devia ser muito diferente.
Depois fomos barganhar joguinhos de chá e por aí vai…Compras feitas, fomos procurar o tal mercado de insetos, mas nem sinal por ali. Nenhuma placa indicando, nenhum sinal de insetos , a não ser por algumas lojas do outro lado da calçada. Resolvi perguntar pra um ocidental que me disse morar por ali e ele me afirmou não ter nenhum mercado de insetos por ali. Então, sem mercado, resolvemos passear pela HuaiHai, a rua mais famosa de Xantiandi, repleta de lojas de grifes e grandes lojas de departamentos. Fui me refrescar do calor na Marks & Spencer e ver se tinha algo interessante, mas nada!
A verdade é que as coisas de lojas europeias na China são muito caras. Zara, H&M, Mango, tudo é mais caro que na Europa e nos EUA, pelo menos em Pequim e em Xangai. Então, sem muito o que ver por ali e não conformada em não achar o tal mercado, mais uma vez recorri ao guia para ver o ponto exato do mercado que o guia marcava. E o ponto era exatamente nas tais lojas de insetos que eu havia visto do outro lado da rua. decido conferir de perto descobri que era ali, em meio a alguns corredores estreitos, o tal mercado de insetos de Xangai.
Pássaros, peixes, plantas, ratos, tartarugas, larvas e grilos, muitos grilos, numa verdadeira sinfonia de Bethoven. Todos devidamente acomodados em caixinhas, latinhas e gaiolas sofisticadas, de todos os tamanhos e cores…Realmente intrigante e surpreendente. Presenciamos alguns senhores negociando um bom grilo, sei lá pra que (até então, eu não sabia mesmo)…Ali, era impossível qualquer tipo de negociação; ninguém falava nada de inglês pra poder me explicar o que acontecia. Só me restou pesquisar no google depois pra descobrir. É por isso que eu amo viajar…só as viagens nos possibilitam descobrir tanto…
Depois, continuamos batendo perna por Xintiandi, com seus muitos restaurantes, bares e cafés sofisticados.
O bairro é bem gostoso e é um dos lugares em que expatriados moram, Se eu morasse em Xangai, esta seria uma excelente região pra se viver, mas estando turistando, prefiro algo mais autêntico, “made in China”mesmo rs
Pra quem quiser visitar estes mercados, peça ao taxista pra deixar na frente do Antique Market e de lá, é só atravessar a rua para o mercado de insetos ou caminhar pela arborizada HuaiHai… O Antique Market fica na Dongtai Rd e o mercado de Insetos na S Xizang Rd, ambas também acessíveis pelas estações de metrô Dashijie ou Laoximen. #ficaadica