Dicas de Doha, no Catar
O Catar (Qatar) é um país insular da Ásia Central, que faz divisa apenas com a Arábia Saudita e é banhada pelo Golfo Pérsico nas demais extensões.
No passado, vivia da extração de pérolas e da criação de camelos, mas atualmente é um país em franca expansão, um dos mais ricos do mundo, por possuir muito petróleo e a maior reserva de gás natural do planeta!
Doha é um verdadeiro canteiro de obras, com edifícios modernos sendo erguidos a cada dia…E é cada edifício mais lindo que o outro, principalmente na região do centro e West Bay. Parte desta expansão se deve ao fato do pais sediar a Copa do Mundo de 2022.
O Catar é governado pelo Emir Tamim bin Hamad al-Thani, que lidera o país desde 2013 e é muito adorado pelo povo. Tanto que seu rosto é visto nas fachadas de muitos prédios residenciais e comerciais em Doha, num gesto de apoio da comunidade ao Emir, desde que as barreiras comerciais foram impostas ao país em junho de 2017 pela Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito Bahrein, Yêmen e Líbia, sob acusações de apoio ao terrorismo. Este embargo, inclusive, faz com que o vôo de São Paulo a Doha leve muito mais tempo agora do que antes, já que o Catar não tem permissão para sobrevoar o espaço aéreo destes países.
Com quase 2 milhões de habitantes mas com apenas 20% da população sendo de origem catari (os outros 80% são de expatriados, na grande maioria, indianos), o Catar faz questão de manter sua cultura viva. A religião predominante é muçulmana e os respeitos a vestimentas é levado bem a sério por lá. Mulheres devem cobrar seus joelhos e ombros e homens devem vestir calças. Homens podem casar-se com até 4 mulheres simultaneamente, desde que provados que eles têm condição de mantê-las.
Assim como em todos os países de religião muçulmana, mesquitas chamam os fiéis para rezarem 5 vezes ao dia…Às sextas-feiras, dia sagrado para os muçulmanos, é comum todos irem à mesquita. Lojas e shoppings só abrem após o meio dia, depois das orações principais.
O que fazer em Doha, no Catar
Souq Waqif
O souq é o coração e a alma das cidades do Oriente Médio e em Doha não é diferente. O Souq Waqif é um conglomerado de lojas e restaurantes localizado na área central de Doha. Todo tipo de mercadoria é encontrada aqui, mas senti falta de um artesanato mais autêntico e bonito. O que vi foram muitas lojas made in China por lá vendo muita porcaria, é verdade, O que vi de mais lindo são os artesanatos iranianos, mas a preços exorbitantes que não cabiam no meu orçamento. Os tecidos são bonitos e bem diferentes e só.
Uma área do souk é dedicada ao comércio de aves e outros animais, como coelhos, tartarugas e gatos. Anexo ao souk está o mercado dos falcões. A falcoaria é uma tradição nos países do Oriente Médio, principalmente no Catar. Na antiguidade, os beduínos treinavam seus falcões para caçarem e assim, complementarem sua alimentação. Falcões e artigos para falcões são vendidos em diversas lojas e até um hospital existe ali para cuidar das aves…super interessante!
Museu de Arte Islâmica:
Lugar de arquitetura incrível, construído pelo mesmo arquiteto que fez o Louvre, em Paris, que concentra várias obras da cultura árabe. Tem uma vista incrível e só por isso já vale a visita. Entrada gratuita.
The Pearl:
Um conglomerado de 9 mini ilhas particulares de altíssimo nível, que concentra prédios residenciais, lojas de grifes mundiais e alguns dos melhores restaurantes da cidade, além de uma marina!
Os edifícios do The Pearl têm um sistema que ejeta o lixo a 70 km/h para um local totalmente afastado e conta com um dos melhores sistemas de refrigeração do mundo!
Katara Cultural Village:
Um centro de entretenimento e artes, que conta um belo teatro, um lindo anfiteatro e restaurantes de frente pra baía.
Grand Mosque:
Linda mesquita aberta para não muçulmanos. para acessá-la, só de táxi. Mulheres têm entrada diferente de homens.
Aspire Park:
Parque onde está o estádio de futebol da próxima Copa, o The Torch, hotel em forma de tocha e o shopping Villagio.
Corniche:
Um calçadão que se estende por vários km à beira mar e que na altura de West Bay, tem lindos prédios como pano de fundo. É onde os cataris vão passear com as famílias às sextas-feiras, doa de descanso dos muçulmanos, e é um ótimo lugar pra caminhar no fim de tarde e observar um pouco do cotidiano dos locais.
Villagio Mall:
Este shopping localizado no Aspire Park tem inspiração italiana e concentra principais lojas internacionais,como Zara, Mango, H&M, Victoria´s Secret, etc.
Onde ficar em Doha:
Antes de ir a Doha, fiquei com muita dúvida de qual região me hospedar e acabei decidindo por West Bay, a área moderna da cidade , que concentra alguns dos melhores hoteis. Se você gosta de sair à noite, provavelmente vai gostar de ficar nesta área pois é nos hotéis que estão os principais bares da cidade.
Nós ficamos hospedados no Movenpick West Bay e adoramos! Serviço e localização impecáveis. Dali íamos a pé para pegar o ônibus do Doha Bus e também para os bares de outros hotéis, como do Hilton e Four Seasons, que ficavam bem adiante.
Escrevi um post contando tudo sobre como é se hospedar neste hotel: Onde ficar em Doha: Hotel Movenpick West Bay
Um outro lugar que recomendo é na área ao redor do Souq Waqif, pois esta área tem bastante movimento à noite.
Os melhores hotéis nesta área são:
- Souq Waqif Boutque Hotel – Tivoli
- Al Najada Doha Hotel by Tivoli
- Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks
Como circular em Doha:
Nós usamos bastante o serviço do Doha Bus, aqueles ônibus que percorrem as principais atrações turísticas e que você pode descer e subir quando quiser.
A vantagem deles é que existe um áudio em português que vai contando toda a história da cidade.
Existem passes de 24 e 48 horas. No ônibus, eles oferecem água geladinha à vontade, essencial naquele calor de Doha.
Em novembro/2017 os preços eram:
Adultos: 180 QR (24 horas) e 225 QR (48 horas)
Crianças: 90 QR (24 horas) e 110 QR (24 horas)
Há preços especiais para famílias.
Os preços são salgadinhos, mas se você tem pouco tempo, pode ser uma alternativa.
Táxis em Doha são bem baratos e por diversas vezes também usamos o serviço. Pega-se na rua mesmo e é sempre mais barato do que pedir pra chamar no hotel, já que os recepcionistas ganham comissões dos taxistas.
Quanto tempo ficar e Doha:
Nós ficamos 4 noites e 3 dias inteiros e achei um bom tempo pra ver tudo com calma, voltar em alguns lugares que gostamos, descansar um pouco…Mas pra quem menos tempo, em 2 dias dá pra ver quase todas as atrações da cidade!
Dicas de bares e restaurantes em Doha:
Damasca: este restaurante de comida síria é muito recomendado e tem menus de 2 pratos no almoço a preços ótimos. O ambiente é lindo e do lado de fora, ainda tem várias mesinhas ao ar livre de frente pra uma pracinha fofa! Fica no Souq Waqif. Quem me deu a dica deste lugar foi a Leila, guia de turismo em Doha, do instagram @turistandoemdoha. Amei e recomendo!
Tajine Moroccan Restaurant: outro restaurante gostoso de comida marroquina, onde comemos um tajine delicioso, sentados numa mesinha numa das principais vielas do Souq Waqif. Preços bons!
Dunia Restaurant: Este restaurante de comida iraniana/persa fica no Villagio Mall e é delicioso. Pedimos de entrada um quarteto de mezzes com pães árabes deliciosos e de prato principal costeletas de cordeiro. Bar do hotel Hilton
Bar Old Manor no Hotel Mercure : este bar é aquele lugar que dá medo quando a gente chega, mas depois a gente entra no clima. Com cervejas mais baratas, é só frequentado por locais (árabes, que bebem, inclusive). Foi uma experiência bem legal ver aqueles árabes bebendo escondido haha. Infelizmente não pude tirar fotos.
Bar do Hotel Hilton: o Hilton tem vários bares e nós fomos em um deles um dia à noite, por ficar bem próximo a nosso hotel…Procure sempre ir no happy hour, quando se paga metade do preço pelos drinks.
Guia Brasileira em Doha
Pra quem quiser serviço se guia turístico em Doha, entre em contato com a Leila Martinez instagram: @turistandoemdoha), pois ela vai te guiar pela cidade mostrando aqueles cantinhos que só quem mora no local conhece bem. Infelizmente a Leila estava no Brasil nos dias que passei em Doha, mas ela me deu várias dicas pelo instagram e sei que não faltarão oportunidades de conhecê-la pessoalmente.
Leia também:
Roteiro de Viagem Sudeste Asiático: Cingapura, Indonésia, Camboja, Tailândia e Catar