Chegamos em Santiago numa tarde de quinta-feira, véspera de feriado. Trocamos milhas TAM e embarcamos no feriado da Páscoa! A viagem foi tranquíla e a paisagem das Cordilheiras dos Andes, com seus picos nevados, é de tirar o fôlego! Uma dica ao reservar sua passagem ao Chile é escolher o local do avião que vc vai se sentar. Na ida, escolha o lado esquerdo e na volta, o lado direito.
No aeroporto, tomamos o ônibus Centropuerto até a estação Los Heroes. De lá, tomamos um táxi até nosso hotel (que não nos custou nem R$ 5,00).
Ficamos no Hotel Espana, um hotel super bem localizado, a poucas quadras da Plaza das Armas, Palácio La Moneda, Paseo Huérfanos e Paseo Ahumada. O café da manhã é bem fraco, mas as acomodações são boas. Quarto grande com TV a cabo, frigobar, banheiro grande, wifi free! Pra quem quer economia, vale a pena!
Feito check-in, saímos em direção à Plaza das Armas, coração de Santiago.
Plaza das Armas e Catedral ao fundo
Prédio dos Correios, na Plaza das Armas
A Plaza das Armas é considerada o marco zero de Santiago. Ao seu redor se concentram importantes e belos prédios arquitetônicos históricos, como a Catedral de Santiago, o Correio, a Prefeitura e o Museu de História Nacional, dentre outros.
Andamos pelo Paseo Ahumada, região do comércio de Santiago, bem como Paseo Huérfanos e Estado. Nesta área, há cafés muito famosos e conhecidos como “Café con Piernas“. A foto abaixo mostra o porquê (como fiquei meio “sem graça” de tirar fotos das piernas, peguei esta foto da net).
Paseo Ahumada
Na Plaza das Armas, há um prédio recheado de restaurantes e lanchonetes, todos muito simples, mas onde se pode ter contato com os locais. Comi um “arroz com churrasco” no El Portal que estava divino! Há todo tipo de comida chilena, pizzas, massas não tão boas e sanduíches gigaaaantes…

Isto que é fartura de champignon
Seguimos para o Palácio La Moneda, sede da presidência da República do Chile. Neste Palácio, ocorre a cada dois dias a tradicional troca da guarda, mas nós não a assistimos, por questões de tempo e prioridades.
La Moneda
Um lugar charmozinho em Santiago é o Bairro Paris – Londres. Ruas sinuosas de ladrilho e casas em estilo europeu são a marca deste bairro, que é um charme na área central de Santiago.
Casinhas ao estilo europeu
Bairro Paris – Londres

Chegando ao final do dia, ainda dava tempo de ir até o Cerro Santa Lúcia (metrô Universidad Católica). Este cerro fica no centro da cidade e tem 69 metros de altura. Está a 629 metros acima do nível do mar. De cima, tem se uma poderosa vista de Santiago, quando a poluição e o clima deixam. Não se paga nada para entrar. O cerro funciona de 08:00 às 21:00.
Cerro Santa Lúcia

Vista da cidade ao entardecer, a partir do Cerro Santa Lúcia, com a Cordilheira ao fundo
Após a visita ao Cerro, demos uma voltinha pelo bairro de Lastarria, um bairro com alguns barzinhos e onde funciona uma feirinha de antiguidades durante o dia. Na hora que chegamos, a feira já estava sendo desmontada. O bairro fica bem pertinho do Cerro Santa Lúcia e é local dos santiaguinos passearem aos sábados durante ou após o almoço.
Bairro de Lastarria

Bem, depois de toda esta maratona desde o Brasil, estávamos mortos e precisávamos de um bom banho e uma bela noite de sono porque no dia seguinte teríamos mais aventuras (próximos posts).
Algumas dicas:
  • Táxi em Santiago é super barato e vale muito mais a pena quando você está em 2 ou mais pessoas!
  • Várias casas de câmbio do centro trocam real por pesos chilenos, então não se preocupe em levar somente dólares. Um cartão de crédito internacional sempre ajuda muito!
  • As estradas do Chile são muito fáceis de dirigir. No nosso caso, valeu a pena alugarmos um carro para irmos tanto à Cordilheira dos Andes quanto a Valparaíso e Vina del Mar. Contratamos direto no hotel.

Leia todos os posts desta viagem ao Chile:

24 thoughts on “Chile – Santiago – Parte 01”

1. Gostei das dicas de Santiago, principalmente sobre a posição do avião para admirar melhor a paisagem! (esse tipo de dica só vemos em blogs)

2. Oii, gostaria de saber se são caros os passeios aos pontos turísticos, pois não conheço nada lá…vou no fim do ano pro Reveillon…e as coisas lá são mais baratas (do tipo que compense comprar lá ao invés de comprar aqui) celulares, perfumes, etc…
    bjs

1. Olá, o que eu achei bem barato no Chile foram objetos de decoração e coisas pra casa, em geral. As lojas Falabella e Paris tem grandes achados. Que eu me lembre também, eletrônicos tinham preços bem atrativos. Achei roupas caras. Restaurantes também são bem salgados. Perfumes com certeza vai ser melhor vc comprar no free shop do Brasil. Bjs

3. Gostaria de deixar aqui meu relato sobre Cajón del Maipo, uma região belíssima nos arredores de Santiago, e ainda pouco visitada pelos brasileiros.
    O lugar mais bonito que eu fui nos arredores de Santiago. De carro deve ser aproximadamente 1h a 1:30h até a cidade de San José del Maipo.
    Da cidade pega-se uma estrada em direção ao vulcão de San José del Maipo para chegar até Embalse el Yeso, que é uma represa que abastece Santiago e que tem um lago lindo.
    Na outra direção tem uma estrada para Baños Colinas e Baños Morales. Eu optei ir a baños colinas que é muito mais bonito, apesar de bem mais longe. Os baños colinas são piscinas naturais abastecidas com água que sai a 60º Celsius. Essa água é quente por passar pelo vulcão da cidade. é um local muito bonito.
    Porém tanto para Embalse El Yeso como para Baños Colinas a estrada é de terra depois que passa do centro de San José del Maipo. Cada uma das estradas tem aproximadamente 33 km de terra e portanto eu não aconselho a irem por conta própria, já que não tem ônibus que deixe perto e carro alugado só se for bem alto, pois senão é muito arriscado.
    Aconselho a ir por uma agência. Em geral as agências não realizam os dois passeios no mesmo dia, mas eu dei a sorte de conhecer o Maurício Tapia Navarrete, que é quem agencia a entrada a baños colinas (valor da entrada: 8 mil pesos chilenos).
    O Maurício fez um preço camarada e buscou a mim e a minha família numa Caravan ( carro alto e extremamente confortável, no qual cabem umas 9 pessoas). Saímos as 6: 45 h da manhã do hotel, fomos direto para o Embalse El Yeso, paramos para fotos. Depois fomos para baños colinas, entramos na água e depois almoçamos numa pensão lá perto. Comida deliciosa, apesar do local ser bem simples. Pagamos 4500 pesos por uma refeição completa, que incluía caldo de frango de entrada e de prato principal frago cozido no vapor ( pechuga de pollo ao jugo) acompanhado de arroz e salada. Para quem não quisesse almoçar, eles vendiam empanadas gigantes assadas no forno a lenha e muito gostosas de pino (carne) e queijo na faixa de 1500 pesos.
    Super recomendo esse passeio. No local é bem frio, então recomendo levarem casaco, pois está abaixo da cordilheira dos Andes.
    Uma outra curiosidade é que Baños colinas faz fronteira com Mendoza, na Argentina. São aproximadamente 7 km apenas de cavalo entre as duas.
    Então a minha dica é: vão com o Maurício que é supergentil, e no dia nos buscou e nos deixou no hotel por volta das 17 h .No dia o motorista foi o Alejandro, supersimpático também. O Maurício adora o Brasil e os brasileiros.
    Contatos do Maurício Tapia Navarrete :
    whatsapp: + 56 9 862 45 155
    email: [email protected]
    facebook: https://www.facebook.com/mauriciot1 ou Termales Turismo Intereses Especiales

4. OLÁ PESSOAL. SOU DE SALVADOR E MORO EM SANTIAGO – CHILE. TRABALHO NA “VIAGEMCHILE”. FAZEMOS TRANSLADOS E TODOS OS TOUR: VALLE NEVADO, CONCHA & TORO, VIÑA DEL MAR – VALPARAÍSO, CITY TOUR ETC. FROTA NOVA DE CARRO E CONDUTORES E GUIAS E EXPERIENTES.
    WHATSAPP: +56967550805 GLAUBER ARAUJO
    EMAIL: [email protected]

5. Olá Caroline,

Gostei do seu blog e conteúdo dele, tira grande parte das duvidas que tem os brasileiros aqui. Seu roteiro foi fantástico, realmente os melhores lugares que nao poderia deixar de conhecer em Santiago.
    Mais uma dica super importante é tomarem muito cuidado com taxi, ja perdi as contas de quantos turistas ja passaram sufoco aqui, o metro de Santiago é uma ótima opção, muito bem sinalizado, gasta bem menos e pode ir a qualquer lugar. Grande parte dos taxistas (lembrando que nem todos) costumam aproveitar muito de turistas e os roubando. É super importante também tomar cuidado com aglomerações de pessoas pois há muitos pequenos furtos (claro que nada comparado aos assaltos violentos que estamos acostumados no Brasil).

Sou brasileira e moro aqui em Santiago, tenho uma sociedade com uma agencia de turismo que ja está a quase 5 anos no mercado, temos serviços de transfers (aeroporto-hotel, hotel-aeroporto), passeios turisticos, city-tours, e sociedade com ApartHoteis no centro de Santiago.
    Deixo o contato da agencia se tenha viajantes interessados:

E-mail: [email protected]
    Whatsapp: +56978019491
    Facebook: MercoTurSTGO

1. Obrigada pelos seus comentários, realmente tenho um amigo que foi roubado dentro de um restaurante aí em Santiago, mas sobre taxistas, eu não sabia! Abraços