One happy Island (ou Uma ilha Feliz): assim é o slogan de Aruba, a mais desenvolvida das ilhas ABC – Aruba, Bonaire e Curaçao, pertencentes às Antilhas Holandesas, mas embora holandesa, é uma ilha praticamente ” feita ” para americanos e dominada por eles. Neste post compartilho com vocês todas as dicas de Aruba: as melhores praias, bares, restaurantes, passeios, dica de hotel, compras e muito mais…
Informações Gerais de Aruba
Apesar de pertencer à Holanda, o país é um território autônomo, com suas suas próprias leis, um governador que representa a monarquia e um primeiro ministro. Os cidadãos de Aruba têm passaporte holandês.
Sua capital é Oranjestad. O turismo é a principal fonte de renda do país e papiamento é a língua mais falada na ilha, seguida do holandês e depois, inglês. Como o papiamento é derivado da língua portuguesa, as palavras muitos se assemelham. É muito comum ouvir “Bon dia” e a gente logo pensa que estão falando português.
A moeda é o florim arubano, mas o dólar é amplamente aceito. Em junho/15, época da nossa viagem, a cotação era de USD 1,oo = 1,75 florins.
Embora holandesa, parece até que estamos nos Estados Unidos, já que as principais redes da terra do tio Sam estão presentes por lá, como McDonald’s, Taco Bell, Burger King, Hooters, Pizza Hut, Hard Rock, Wendy’s e por aí vai… Tem até cassino na ilha!
Leia também: Aruba e Curaçao – Roteiro de Viagem
O clima é agradável o ano todo, com uma média de 28 graus Celsius. Por estar fora da rota dos furacões. é um destino bom para ser visitado o ano todo!
Áreas de interesse na ilha:
Podemos dizer que Aruba é dividida nas seguintes áreas de interessante turístico:
– Palm Beach
– Eagle Beach
– Noord
– San Nicolas
– Arirok National Park
– Oranjestad
Nos ficamos 5 noites e 4 dias inteiros em Aruba e só não fomos no Arirok National Park. Achei o tempo suficiente pra curtir a ilha com calma!
Palm Beach
Palm Beach é onde estão os hotelões e mega resorts pé na areia. Quando a gente passa de carro pela principal avenida da área nem dá pra ver a água porque os hotéis estão na frente.
O mar é bonito, bem azul e tipo piscininha, mas definitivamente há outras praias mais bonitas , só que eu gostei do clima daqui. As praias têm gente, vários bares na areia. As palapas (cabanas de sapé) pertencem aos hotéis, mas quando fomos haviam várias vazias e acabamos ficando em uma delas, sem ninguém nos perturbar.
Sempre levávamos bolsa térmica com bebidas, sanduíches e água para as praias. Comprávamos gelo nos mercados ou postos de gasolina por USD 2,00 o saco grande ou pegávamos no nosso hotel.
À noite é aqui que está o maior movimento da ilha: Hard Rock, Senor Frogs e vários outros bares e restaurantes estão situados ao longo da rua principal de Palm Beach, mas achei o movimento fraco, meio parado! Queríamos ir num lugar alegre, animado, cheio de gente dançando e ouvindo música caribenha, mas não encontramos isso em Aruba. Então saímos no começo da noite, jantávamos e íamos dormir cedo.
Jantamos um dia aqui no Restaurante Casa Tua. A pizza era muito boa!
É daqui também que saem os barcos de passeios, nos dois píers localizados ao longo da praia: Pelican’s Nest Pier (de onde saiu nosso passeio de barco pelo pôr do sol e onde está o famoso restaurante de frutos do mar, Pelican’s Nest, onde jantamos logo após o nosso passeio de barco para ver o pôr do sol e De Palm Pier ( exclusivo aos passeios da principal agência turística da ilha.
Leia também: Aruba: assistindo ao por do sol em alto mar com jantarzinho no final
Em relação aos bares de praia em Palm Beach, fomos a dois: Moomba Beach Bar e Carlito’s, além do bar que tem no Pelican Pier. O primeiro eu havia lido maravilhas em um blog, e por isso acho que dei azar, porque pedi uma porção de mixto de frutos do mar e veio uma fritura horrorosa e sem sabor! Não gostei! A música também que estava tocando não ajudou…umas músicas lentas em pleno dia, em pela praia, em pleno Caribeeeee! Pelo amooorrrr!!!
Já no Carlito’s não comemos nada, só tomamos alguns drinks, mas gostei do climinha despojado do lugar, com cadeirinhas coloridas e bem em frente ao Pelican’s Nest Pier.
E por falar em drinks, estes drinks caribenhos são pura enganação! Todos que tomei, desde os dos locais mais simples aos mais sofisticados, pareciam mais um xarope cheio de gelo e zero de sabor alcoólico! Apenas o mojito e a margarita que o Alê tomou um dia no nosso maravilhoso jantar no Flying Fishbone tinha realmente sabor e valia a pena os USD 8,oo cobrados por eles, em média, na ilha.
Se tomado no happy hour então, aí que você pode esperar pra beber o gelo mais caro ever! E isso não foi só em Aruba, foi também em Curaçao.
Eagle Beach
Eagle Beach é a praia logo após Palm Beach, sentido de quem vai para Oranjestad ou aeroporto. Esta praia foi onde ficamos hospedados porque encontramos no MVC Eagle Beach o melhor custo x benefício da ilha para o que queríamos!
O hotel era simples, mas o quarto era bem bom, com tv, ar condicionado, wifi, um a boa ducha e um frigobar super potente! O café da manhã é pago à parte e servido no bar do hotel que por sinal, à noite funciona um restaurante que dizem ser bom. Não comi nada por ali e nem o café da manhã tomamos, já que compramos coisas no Super Food e tomávamos no quarto.
A praia é linda, mas bem vazia e com zero de animação. O melhor ali é o bar de praia do hotel Amsterdam Manor, da mesma rede do MVC , inclusive, só que mais sofisticado. No dia que cheguei, fui pra praia na frente e acabei achando este bar. Cheguei bem na hora do happy hour. Pedi um drink e vieram 2 pelo preço de um. Fiz amizade com os barmans, conectei o wifi e fui feliz com vários drinks Sex On The Beach.
As watapanas, árvores de troncos retorcidos pelo vento e também conhecidas como divi-divis, são o cartão-postal da ilha e comumente vistas nas areias de Eagle Beach.
Pra quem está sem carro, o ônibus da Arubus passa bem na frente do hotel para ir a Palm Beach e outras praias ou para Oranjestad. Pra ir andando acho que demora uns 15 minutos a passos largos.
Por falar em carro, como contei no post sobre o Roteiro de Viagem , alugamos carro em Aruba com a Óptima Rental Cars. Alugar carro em Aruba não é tão necessário quanto em Curaçao, mas fez toda a diferença e nos deu mais liberdade e menos preguiça de conhecer outras partes encantadoras da ilha.
Noord
É no litoral sentido Noord, logo depois que acaba Palm Beach, que estão as praias mais lindas da ilha. Ficam há menos de 5 minutos de carro de Palm Beach, super perto!
A nossa primeira parada foi Boca Catalina, famosa na ilha por ser o melhor lugar para fazer snorkel, mas eu não achei nada por ali! Mal tinha peixe! Fraco! Mas o visual era lindo, como todos.
A parte da praia em si é pequenininha, há mais uns cliffs, que são aquelas pedras que já dão direto pro mar… Se chegar cedo dá pra descolar uma palapa pública. Não há nenhuma estrutura nesta praia, então tem que levar bolsa térmica com bebidas e lanchinhos.
Assim como em Boca, aqui também tem palapas públicas, algumas até maiores que dão até pra dividir com outras pessoas, e também neca de estrutura!
A água fica mais linda e cristalina assim que você avança pelo mar e sai da parte da arrebentação! Era uma piscina! Saquei minha bóia do carro e fiquei ali só de boa…Depois me reabastecia debaixo de uma palapa tomando uma Balashi, a cerveja local (sim, Aruba tem uma cerveja local, que é famosa por realmente não ser nem americana e nem holandesa).
Fizemos amizade com um advogado arubiano após pedir a ele a gentileza de abrir minha Balashi enquanto o Alê tinha saído, e ele me disse que embora Aruba seja muito segura, é uma importante rota do tráfico de drogas :[
Nesta área está o farol de Aruba, o Califórnia, e lá em cima, um restaurante italiano que muitos recomendam: Trattoria El Faro Bianco. Eu só apreciei o visual, não fui ao restaurante. O visual é bem bonito lá de cima.
San Nicolas
San Nicolas é uma pequena cidade operária e rústica na ilha. Passamos aqui porque estávamos a caminho da praia Baby Beach, a mais longe de todas que fomos.
Mas gostamos tanto do colorido das casas que depois da praia paramos aqui e descobrimos uma mercearia/bar/vendinha tão antiga, daquelas com todo tipo de produto dentro de um balcão de madeira. O lugar é comandado por um arubiano e uma chinesa, marido e mulher, com muita simpatia. Tomamos Balashi em pé no balcão, a mais barata da ilha, conversando com ela sobre os motivos que a levaram a sair da China: e ela me disse: ” queria conhecer o mundo .” Ficamos amigas naquele momento :)
Na rua principal existem muitas casas da luz vermelha e a prostituição é legalizada. Uma das casas tem um conhecido nome dos brasileiros: Copacabana haha
Depois fomos conhecer o tradicional Charlie’s Bar, que descobri após ler sobre ele no @lonelplanet_br, pois não tinha lido em nenhum blog de viagem. Eu adoro ir além do óbvio e descobrir coisas fora dos lugares turísticos mais batidos e embora o Charlie’s bar esteja longe de ser um lugar não turístico, você não lê muito sobre ele por aí, pelo menos eu não li em nenhum site/blog brasileiro.
Bem, mas o bacana do bar é sua decoração brega e cafona, com objetos colecionados pelos donos ao longo de várias décadas, que vai desde obras de arte feitas por clientes a objetos garimpados no fundo do mar…
O bar é comandado pela mesma família há 3 gerações, desde 1941. Como diz a placa na porta, ele abre geralmente às 11:00h, mas algumas vezes mais tarde, outras mais cedo; e outras nem abre rsrs
Acabamos comendo alguma coisa por aqui. Pedimos misto de camarões e lulas, que vieram acompanhados de arroz, batatas e salada. O preço é salgado como tudo nestas ilhas caribenhas. Nossa conta foi 49 dólares, com cervejas e serviço incluso.
Mas voltando a Baby Beach, a praia foi a primeira que visitamos na ilha, logo no dia seguinte ao que chegamos. Ventava bastante em Aruba naquele dia e depois, durante todos os dias. Era cedo e a praia estava vazia. Acabamos ficando pouco tempo ali.
Em San Nicolas paramos para perguntar o caminho e uma senhorinha veio correndo pro nossos carro pra gente dar carona pra ela. Ela trabalhava no único restaurante da praia e estava esperando condução pra ir até lá e acabamos a levando. Foi engraçado porque estava com o colchão d’água no banco de trás ela foi se enfiando entre ele pra poder ir com a gente :) rs
Ali pertinho de Baby Beach está a praia Rogers Beach, com as melhores ondas para os amantes do surf. Há também Hadicurari Beach, com o mesmo perfil.
No caminho de volta, paramos em outras duas praias: Mangel Halto e seus lindos cliffs, onde não resisti e dei mais uns mergulhos, e a praia conhecida como Nikki Beach, logo depois do aeroporto, por ter um pequeno clube de praia de mesmo nome. Procurem pelo restaurante Barefoot que é a praia dele!
Adorei esta praia e terminamos o dia ali, descansando no colchão d’água naquele mar-azul-piscininha-caribenho!
Perto de San Nicolas está o melhor restaurante de Aruba, na minha opinião (e olha que nem precisei experimentar muitos outros pra afirmar isso), o Flying Fishbone, onde comemorei meu aniversário de 35 anos em grande estilo !
Arirok National Park
Este pedaço da ilha é onde estão duas outras atrações, que acabei não indo conhecer: Natural Brigde (Ponte Natural) e a Natural pool (Piscina Natural).
Oranjestad
Oranjestad é a capital de Aruba e é lá que está o porto da cidade, que recebe dezenas de navios de cruzeiros na alta temporada, mas também durante o ano todo, já que uma das vantagens desta ilha é estar fora do circuito dos temíveis furacões, que passam pelo Caribe fazendo alguns estragos entre agosto e novembro.
Em Oranjestad estão várias lojas duty free, de eletrônicos, cosméticos, jóias e relógios, bem como o complexo Renaissance, composto de um gigantesco hotel e um shopping repleto de lojas de grifes: Chanel, Louis Vuitton, Gucci e por aí vai, estão todas aqui.
Eu gostei do clima do bar localizado na parte superior do shopping, mas nem deu tempo de curtir o happy hour por ali.
Compras e outras dicas de Aruba
A principal área de comércio da ilha esta em Oranjestad e vai desde lojinhas pequenas até lojas de grifes internacionais, como as que estão presentes no Renaissance Mall.
Para comprar eletrônicos, vá direto na loja Boolchand’s, cujos preços são melhores que no freeshop do Panamá, mas ainda não ganham dos preços dos EUA. Entrei numa loja do lado e o vendedor tentou me dar o golpe, então vá na Boolchand’s sem medo e peça desconto!
Aqui comprei meu pau de selfie por USD 25,00 enquanto no freeshop do Panamá o mesmo estava por USD 32,00.
A GoPro Hero 4 Silver aqui custava USD 399,00 e no freeshop do Panamá, USD 439,00.
A GoPro Hero 4 Black custava USD 475,00 e no Panamá, USD 549,00. Preços em Junho/2015.
A Penha já é o paraíso da mulherada e também tem ótimos preços de cosméticos. Minhas compras aqui foram: uma sombra Naked 2, da Urban Decay (USD 54,00), mais barato que na Sephora dos EUA, já que em Aruba não tem taxa, e um perfume Chanel Eau Tendre (3×20 ml = USD 68,00). Este perfume de 50 ml lá custava USD 65,00 e vi o mesmo perfume depois, no freeshop de Curaçao, por USD 78,00, se não me engano.
Os batons MAC custam USD 16,00 na Penha assim como no freeshop do Panamá, também mais em conta que nos EUA se considerarmos que lá temos que pagar taxas.
Então, comprar em Aruba vale mais a pena que nos freeshops da vida…
Os supermercados de Aruba são verdadeiras atrações à parte: os principais são o SuperFood e o Lions & Songs. Eu amei os dois e, além de comprar alimentos e bebidas para nos abastecer durante nossos dias na ilha, compramos muita coisa pra trazer pro Brasil.
***
Para reservar seu hotel em Aruba sem custos adicionais, clique neste link. Para alugar carros em Aruba, reserve conosco pela RentalCars. O blog ganha uma comissão e você não paga nada a mais por isso
Leia também:
Aruba e Curaçao: roteiro de viagem
Compras nos supermercados de Aruba e Curaçao
Aruba: o melhor restaurante de Aruba: Flying Fishbone
Aruba: Assistindo ao pôr do sol em alt mar (com jantarzinho no final)!
Oi, Carol. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Eeeeee, muito obrigada, Natalie! Adooooro ! Beijão
Li toda sua postagem com interesse e atenção. Senti muita honestidade e um senso crítico muito bem vindo.
Não gosto de aparência e estrelismo, vocês são ótimos.
Parabéns.
Obrigada, Suez! Fico muito lisonjeada com este tipo de depoimento como o seu! Obrigada de coração! Beijos