Esta foi a minha terceira viagem para Buenos Aires, mas a primeira com fins estritamente turísticos, então estava tão empolgada como se fosse a primeira. Ainda mais que, nesta viagem, estariam me acompanhando minha mãe, minha irmã e meu maridinho, que ainda não conheciam Buenos Aires.
A chegada ao Aeroparque foi um tanto conturbada, pois ímaginem só: véspera de feriado, 3 vôos chegando do Brasil ao mesmo tempo num aeroporto pequeno e sem muita organização. Foram 2 horas para fazer todos os trâmites. Era fila para sair do avião, fila para passar na Polícia Federal, fila para free shop, fila para imigração, fila para câmbio e, por fim, fila para pegar o táxi.
Com todas estas filas, já chegamos no hotel tarde e só nos restava um banho e uma boa cama para descansar para o dia seguinte.
|
Obelisco, na Av. 9 de Julho |
Primeiro dia em Buenos Aires:
Acordamos cedo, tomamos nosso café e partimos rumo à Florida, para trocarmos dinheiro. A Florida é o coração de Buenos Aires: um calçadão repleto de lojas, cafés, restaurantes, etc, onde se acha de tudo um pouco. É uma delícia ficar horas e horas andando pela Florida e suas adjacências. O calçadão Lavalle também é uma boa pedida.
O nosso hotel era o Gran Hotel de la Paix, que fica a menos de 1 quadra da Avenida 9 de Julho, paralela à Avenida de Mayo. Reservei pelo Agoda.com. O hotel é bastante razoável, mas é um pouco antigo. O café da manhã é muito bom. Enfim, super recomendo!!!
Após umas voltinhas para Florida, pegamos o metrô até a estação Scalabrini Ortiz, para irmos a Palermo. Lá, fomos andando umas 15 quadras até a Praça Serrano, onde há vários bares e lojas ao redor. Aliás, neste bairro está uma grande concentração de lojas de arte, decoração e moda.
Já estava na hora de retornarmos ao centro, pois minha mamis e mana iam chegar naquela tarde em um vôo vindo do Rio. Elas ficaram em outro hotel, a umas 3 quadras do nosso. O hotel era o Duomi Plaza, bem novo, com quartos espaçosos, com um bom café da manhã (segundo elas), a preços modestos. Era pertíssimos da Praça do Congresso e foi por lá que começamos nosso passeio, todos juntos desta vez!
|
Congresso |
Seguimos de metrô para a Casa Rosada, sede da Presidência da República, que fica na Plaza de Mayo. É muito interessante ver como os argentinos são patriotas e lutam por seus direitos. Nas 3 vezes que estive na Argentina, a Plaza de Mayo tinha faixas de manifestantes e a polícia sempre presente, é claro! Bem diferente do Brasil, que se acomoda com as roubalheiras e falcatruas do governo.
|
Plaza de Mayo e La Casa Rosada |
|
Avenida de Mayo e suas bandeiras |
Bem, seguimos novamente para a Florida. Mas fomos direto ao restaurante Capataz, um lugar com excelentes carnes, como o bife de chorizo! Sentamos e nos esbaldamos de comer e beber cerveja Quilmes. Ai, que delícia!!! Como as carnes argentinas são macias e saborosas…Como uma boa comedora que sou, já estava feliz por isso!
|
El Capataz, um brinde com a sogra!!! |
Lá pelas tantas e mooortos de cansados, voltamos para o hotel da minha mãe e tentamos fazer uma festinha no quarto, mas o cansaço era maior e fomos embora! Tínhamos mais dias pela frente!
Segundo dia:
Em nosso segundo dia em Buenos, fomos ao famoso Caminito! Meu Deus, só tinha brasileiro…nem parece que você está em outro país. Isto é o que eu chamo de valorização do real!
|
Caminito |
|
Mamis e suas meninas! |
Depois de batermos muita perna, chegou aquele momento clássico de tirar as fotos nestes painéis abaixo e minha irmã pegou meu marido emprestado, mas ele aproveitou da ocasião para beliscá-la por trás e ela ficou com esta cara aí kkkkkkk Não parava de rir! Me deu crises…
|
Acho que ele tava tirando uma casquinha da cunhada rsrs |
Depois de não aguentar mais entrar em lojinhas e ver as mesmas baboseiras e tirar trocentas fotos, fomos rumo ao Estádio do Boca Júnior. Aproveitamos para comer as empanadas mais caras da Argentina. A carne devia ser do Messi, pelo preço. Aliás, não sei como falam que a Argentina é barato. Será que só porque o peso vale duas vezes mais? Será que esquecem que o valor das coisas também sobe proporcional? Duas coisas são realmente baratas na Argentina: táxi e cachecol! Se bem que, no Bairro do Once, que estive na primeira vez, encontrei muitas roupas baratas e na época o real valia a metade do peso. Desta vez, nada de barato!
|
Estádio do Boca |
Bem, não pagamos os USD 25 para entrar no estádio. Seguimos rumo ao centro de novo para pegar trocar mais dinheiro e fomos para a região dos outlets zanzar e gastar “reales”, mas eu realmentr não estava me reconhecendo na Argentina: não comprava nada! Já era fim de tarde e resolvemos voltar a Palermo Soho, nos bares que vimos no dia anterior. Mas antes, mais lojas, mais andanças, ufa! Depois sentamos num lugar super simpático e fomos beber! Já não aguentava mais ver loja e minha irmã até achou que eu estava doente rsrs!
O barzinho era bem legal e demos muuuitas risadas!Voltamos pro hotel pra lá de bagdá dando risada de tudo (bêbado ri de tudo)! O taxista não entendia nada, mas tudo bem! Não precisava entender mesmo!
|
Palermo Viejo – Como Te Extraño Clara |
Terceiro dia:
Dia de ir pra Recoleta…
O espaço mais característico da Recoleta é, sem dúvidas, o cemitério, famoso pela majestuosidade e o charme de seus mausoléus. É lá que está o túmulo da famosa Eva Perón.
Mas a Recoleta, curiosamente, é também a zona de maior concentração de opções para o lazer dos jovens da cidade. Destaca-se a elegância e o valor arquitetônico de muitos dos prédios de estilo clássico.
|
Don’t cry for me, Argentina…. |
A feira tradicional da Recoleta tem dezenas de barracas de artesanatos típicos e é o “point” dos fins de semana. Lá também se encontra a Igreja Nossa Senhora del Pilar, o Hard Rock e o Buenos Aires Design, um complexo de lojas de arte e decoração. Há também a simpática loja Murphy! Esta loja é cheia de coisinhas fofas pra casa e a gente fica hoooras lá dentro, tentando achar umas coisinhas. Minha mãe que o diga…
|
Recoleta |
Bem, com o frio que estava e já próximo da hora do almoço, precisávamos forrar nossos estômagos com um bom vinho argentino (first of all, of course!!) e uma deliciosa e suculenta carne. Ai, meu Deus, como é bom beber comer!!!
|
Olha a cara dele fazendo maldades com a sogra e a cunhada!!! |
Bem, era hora de voltar pra Florida para mais umas comprinhas, afinal não tínhamos tido tempo de vasculhar as lojinhas da área e comprar as lembrancinhas argentinas para os amigos. Também faltava ir à Galeria Pacífico, o shopping chiquetésimo da Florida. Ao final, voltamos pra tomar cerveja no El Capataz.
|
Galerias Pacífico |
|
Florida |
Quando a noite chegou, fomos para Puerto Madero, no restaurante Capisci. O restaurante é bom porque é frequentado pelos locais. Não tinha nenhum turista a não ser nós. Carne e atendimento super 10, com preço justo! Mas do lado de fora o frio era cortante, Jesus! Eu fiquei com dor no pescoço de tanto ficar encolhida no vento, até acharmos o restaurante que íamos.
A vista que se tem de Puerto Madero `a noite é linda! Mas com aquele frio…não dava pra ficar de bobeira do lado de fora apreciando a vista! Não tive coragem nem de tirar fotos…
|
Puerto Madero |
Quarto e último dia
Nossos vôos estavam marcados para a parte da tarde, então pela manhã ainda dava tempo de conhecer (sim, não tinha ido ainda) à Feira de San Telmo, uma feira de antiguidades no bairro de próprio nome. A feira é super animada, com gente dançando tango, música, muitas barracas, cafés e restaurantes ao redor. É bem gigante e quanto mais você anda, mais descobre becos e ruelas cheias de trecos antigos e novos também.
|
Feira de San Telmo |
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
Adoro Buenos Ayres. Já fui algumas vezes para lá. Bom, moro aqui em Porto Alegre, né? Estou te seguindo há alguns meses, e teu blog é um “sonho de consumo”. Parabéns. Também tenho um humilde blog de viagens, onde procuro compartilhar com amigos, fotos e relatos de viagens.Quando tiveres um tempinho, visite-me. Grande abraço.
http://www.viagemsimplesmente.blogspot.com.br
Obrigada, Susana! E muito bom saber que estos agradando. Eu também adoro Buenos Aires. A cidade e tudo de bom!!! Bjs
Muito bom seu relato! uma dica que falta e talves eu posso ajudar seria o cambio, existe uma emprezas que se chama san telmo assistencia ao viajante. eles fizeram o cambio para mim me learam ate o hotel os valores, sao uns amores! assim que venho aqui deixar essa dica. ja q meu passeio foi qse 90% baseado no seu!!! OBRIGADA!
deixo o conteto deles assim todos podemos aproveitar esse serviço.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004897187462&fref=ts
este foi por onde eu falei com eles.
Olá Caroline, vc foi a algum show de tango em Buenos Aires como o Madero Tango ou Esquina Carlos Gardel? Gostaria de saber qual o melhor dentre esses dois e outros shows. Obrigada!
Oi Karla, não fui a nenhum show! Assisti uma vez no Hotel Abastos, mas isso faz anos, e era bem simples! Bjs
Olá Carol,
Aproveitando esse post, fiz um sobre se hospedar no Airbnb em Buenos Aires, espero que você e seus leitores gostem!
https://porondeagabifor.wordpress.com/2017/04/12/airbnb-em-buenos-aires/
Boa noite!Tenho férias na segunda quinzena de agosto e quero viajar para algum País da América do Sul. Já li vários posts mas só me confunde. Você pode me dar uma ajuda? Qual sua sugestão?
Oi Fernanda, depende do que você quer… Argentina e Chile sempre são ótimas pedidas. No CHile tem neve pra curtir nesta época, nas estações do Vale Nevado. Mas também tem Colômbia, que tá super em alta e tem praias lindas…Tem Peru, enfim, difícil dizer rs Bjs