Durante meus dias de viagem no país, comecei a anotar vários detalhes que não poderia deixar de mencionar nos posts que fosse escrever do país, mas foram tantas diquinhas / observações que achei melhor escrever um post só com resumo de todas elas, dividindo-as por categorias: compras, época do ano, custos, transportes, como dirigir no país, etc. Então, voilà!
QUANDO IR
A melhor época pra se visitar o país é de maio a setembro, entre o começo da primavera e final do verão na Europa. O ideal é evitar os meses de julho e agosto por ser a altíssima temporada, onde as coisas ficam mais caras e tudo mais cheio, por outro lado, as cidades estarão vibrantes e super animadas, com todos os estabelecimentos funcionado, mais horários de ferryes disponíveis. Nós viajamos na segunda quinzena de agosto e gostei da experiência, mas por causa das filas nos ferries e até na fronteira com a Bósnia, melhor se eu tivesse ido na primeira quinzena de setembro.
MOEDA
A moeda oficial é o kuna. 1 euro vale 7,7 kunas. Alguns hotéis aceitam euro. Em estabelecimentos menores, tipo as acomodações mais simples, não aceitam cartão de crédito. O melhor é ter sempre papel moeda disponível. Eu levei tudo em euros e fui trocando aos poucos por kuna.
A CULINÁRIA CROATA
A culinária croata tem muita influência da Itália. São muitos restaurantes italianos por todo o país. A pizza é tira-gosto pra eles. Frutos do mar são a especialidade do país e são pratos mais caros, principalmente nas ilhas.
As cervejas são Osujisko Pivo e a Karlovako, ambas deliciosas. Não deixe de experimentar o burek. Um salgado típico do pais, que é uma massa folhada recheada de queijo, espinafre ou carne. Sensacional. O melhor que comi foi na padraria do principal supermercado da ilha de Hvar.
Em Zagreb e região dos Lagos Plitivce, no entanto, é muito comum estes mix de carnes servidos com batata e feijão, que é uma delícia e lembra nosso churrasco.
Os vinhos croatas também são bons, principalmente os brancos e rosés, que combinam perfeitamente com o verão.
O queijo da ilha de Pag é o mais famoso do país. É um queijo fresco salgado e ardido e bem seco. Muito usado como entradas com azeitonas ou ralado, em substituição ao parmesão. O sal levado pelo sopro do vento na ilha se acumula sobre a vegetação e depois, quando carneiros e ovelhas se alimentam, passa o sabor para o leite, resultando num queijo bem salgado.
O azeite croata é super famoso, principalmente o azeite da região da Istria.
HOSPEDAGEM NA CROÁCIA
Os hotéis na Croácia são caros e geralmente o serviço deixa a desejar. O que muitos turistas fazem é alugar apartamentos ou quartos em pequenos estabelecimentos, onde moram os próprios moradores. Nós alugamos quartos em Split, Hvar e Duborvnik, e foram todos excelentes, sem exceção. Todos reservados pelo Booking.com. Em Dubrovnik, uma dica importante: se estiver de carro, não fique dentro das muralhas. Procure um hotel nos arredores e que tenha estacionamento. Vale até ficar no bairro de Lapad, que eu achei super fácil e rápido de ir de ônibus pro centro. Além disso as opções de hospedagem são bem mais em conta e há maiores opções hotéis disponíveis.
E, optando por ficar na cidade velha, saibam que há algumas partes que são um sem fim de escadas. Esta área são as ruas compreendidas entre Ul. Celestina Midovica e Zlatarka ul e quanto mais alto é o número do hotel/apartamento/quarto, mais escadas você terá que subir. E as escadas são íngremes. Nós ficamos no Old Town Apartments, número 18 da Naljeskoviceva, e subimos uns 4 lances íngremes. Considere ficar no máximo até 18, principalmente se você estiver com malas grandes.
Um hotel que tem ótima localização e fica fora da muralhas, mas colado no portão de Pilé é o Hilton Imperial Dubrovnik
Uma boa opçào para quer quer um pouco mais de luxo e ainda dentro das muralhas é o The Pucic Palace, dica da Claudia Liechavicius, do blog Viajar pelo Mundo.
Todos os hotéis que me hospedei durante a viagem estão reunidos neste post aqui
TRANSPORTE NA CROÁCIA
Ferries: a única empresa que opera ferries na Croácia é a Jadrolinja. Os tickets só podem ser comprados no dia, embora eu tenha conhecido comprar de Split pra Hvar na véspera. Os preços são salgados, principalmente quando se atravessa de carro. No verão eles colocam ferries extras. Os ferries são confortáveis, tem TV, ar condicionado e uma área descoberta. Têm lanchonete também, mas não consegui usar wifi nenhuma vez, então se tinha, não funcionava.
Para consultar preços e horários, clique aqui.
Há também outras empresas que fazem a travessia para Itália. Veja as companhias de ferries aqui.
DIRIGINDO NA CROÁCIA
A Croácia tem ótimas estradas, muito bem sinalizadas, portanto é muito fácil dirigir por lá. Um GPS sempre ajuda. Eu usava o GPS do IPhone, sem problemas. Carregava o mapa no hotel antes de sair, ou em algum restaurante e depois o usava sem conexão, perfeitamente. Cheguei a usar até o Waze desta forma e deu super certo, inclusive na Bósnia e em Montenegro.
O esquema de pedágios na auto-estrada funciona como na Itália: quando você entra você retira um ticket e quando você sai você paga o valor referente ao que você percorreu. Não é barato. Só usamos a auto-estrada pra ir de Zagreb até Plitvice e depois de Plitvice a Split.
Um litro de gasolina custa em torno de 1,5 euros
Em Montenegro custava 1,35 euros
E na Bósnia, na mesma faixa de Montenegro
Só pra efeito de comparação, quando chegamos na Itália este valor já era de 1,7 a 1,9 euros!!! Carésimo! Em Roma então é mais caro do que na estrada, além de ser mais difícil encontrar um posto de gasolina.
CUSTOS NA CROÁCIA
A Croácia não é mais um país barato e acredito que isto tenha se dado depois da entrada do país na União Européia. Mas ainda também não é um país caro, como outros lugares da Europa, então ainda vale muito a pena viajar pra lá, antes que a moeda passe a ser 100% o euro.
Preço médio das coisas:
Cerveja 500 ml- 14-20 kunas
Massas- 60-80 kunas
Prato de frutos do mar: 100 – 150 kunas
Água de 1,5 L no mercado: 7 kunas
Refrigerante lata no mercado: 5 kunas
1 souvenir tipo chaveiro ou ima de geladeira: 20 kunas (muito caro)
1 sachê de lavanda (10 kunas)
AS PRAIAS CROATAS
As praias croatas são lindíssimas, de um azul estonteante, transparente, de encher os olhos e os cartões de memória das câmeras, mas esqueça a areia. Isso não existe por lá. Tudo é de pedra.
Em alguns lugares simplesmente o acesso é feito por uma plataforma de concreto ou na própria pedra mesmo. Há até escadinhas para acessar o mar. Leve sapatos próprios para andar nas pedras, ou entrar no mar pode ficar extremamente desconfortável.
Nós já tínhamos estas sapatilhas, que havíamos comprado quando viajamos para o Mar Morto, mas em todo lugar tem estas sapatilhas pra vender.
A praia que mais se parece com as nossas no quesito de infra-estrutura de praia e agito e Zlatni Rat, em Bol, na ilha de Brac.
COMPRAS NA CROÁCIA
O cheiro de lavanda está por todas as cidades. A ilha de Hvar é a maior produtora e os souvenirs típicos da cidade são sachezinhos de lavanda.
A ilha de Brac é produtora de uma pedra branca que reveste telhados, casas, calçadas em todo o país e, inclusive, foi a pedra usada no Palácio Dioclesiano de Split e na Casa Branca, em Washington DC. Pilões desta pedra são um ótimo souvenir. Os mais baratos custam 70 kunas e garimpei um pra mim.
Não achei nada muito interessante para comprar na Croácia, aquele tipo de produto que realmente valha a pena, a não ser estes sachês de lavanda pra dar de lembrança e o meu pilão de pedra da ilha de Brac. Azeites também são uma boa opção, embora os tenha achado caros e desnecessários, no meu caso, ainda mais que eu ainda iria pra Itália e queria levar vários produtos de lá pra casa. O vinho e o mel também são boas opções.
Bem, estas são as minhas percepções do país e espero que possam ajudar quem pretende viajar pela Croácia…
E aí, gostaram das dicas? Sabe de alguém que está indo pra Croácia? Então, compartilhe! Tem outras dicas? Deixe pra nós aqui na caixa de comentários….
Pretendo viajar para eslovenia, croacia, bosnia, montenegro, em dezembro 2015.
Esta seguro fazer esta viagem de carro , com as levas de imigrantes deslocando-se por estes países ?
grato pela informação
Bernardo Ejzenberg
Bernardo, estou viajando pela Ásia há 1 mês e não tenho informações atualizadas sobre esta situação dos imigrantes na Europa. Sinto muito. Abraços
Olá,
Estarei em Roma dia 3/5 e já quero ir para a Croácia. Pensei em Split, Hvar e Bol, pois só tenho 5 dias pra dispor fora da Itália. O que vc achar?
Adriana, daria pra fazer se você não dedicar tempo para conhecer Split, pois 5 dias é pouco para ir a todas elas com calma. No meu caso, Split só conheci de noite, não tive tempo hábil na cidade. Te recomendo ou Split com Hvar, ou Split com Bol ou ainda use estes 5 dias em Dubrovnik e de lá faça bate-voltas às ilhas próximas ou até mesmo, a Montenegro e Bósnia. Beijos
Oi Carol, estou indo em maio p Croácia e adorando seu post.
Vi que vcs fizeram um bate e volta p Montenegro, quais cidades visitaram? Vale a pena?
Att,
Carla
Carla, sim , vale muuuito a pena. O próximo post do blog será sobre este passeio. Final de semana pretendo publicá-lo. Aguarde rsrs Beijos
Olá Carol…. Adorei seu site… Suas dicas e seus posts são ótimos.
Eu e meu noivo estamos pretendendo fazer nossa lua de mel conhecendo alguns lugares ao invés que lagartixar em um resort hahaha (nada contra quem gosta mas sou muito agitada para isso). Nossa ideia é rota romantica alemanha, eslovenia e croacia. Mas iremos em abril. O que você acha? Obrigada desde já… beijos
Oi Mariana, eu te entendo rsrs Sou bem assim, mas meu marido é pior kkkk Abril ainda não é tãaaao quente para pegar praias na Croácia, mas para visitar Alemanha e Eslovênia é uma ótima época! Talvez vc dê sorte com o clima, mas a Croácia é melhor aproveitada no verãozão! Bjs
Oi, Carol! tudo bom? descobri seu blog no Viaje na Viagem e puxa, estou adorando!!! Seus posts são muito informativos!!!! Parabéns!!! E obrigada pelas dicas!
Eu que agradeço pelo carinho e suas doces palavras, Bárbara! Beijos
Caroline
Boa noite, iremos para a Croacia em setembro, eu e uma amiga. Estamos perdidas quanto ao roteiro, teremos 08 dias e gostaríamos de conhcer HVAR/BOL, SPLIT/TROGIR, LAGOS PLITIVCEe DUBRO. carro.
chegada em DUBROVINICK DIA 26/09 pela mmanhã e voltaremos dia 05/10 pela manhã.
Poderia nos ajudar sugerindo roteiro e dicas de transporte que não seja carro.
obrigada
Olá, Maria do Carmo, boa noite! Olha, você vai ter que abdicar de algum destes destinos, pois é pouco tempo pra tanta coisa, principalmente porque tem os tempos de deslocamentos, que não são pequenos em alguns casos. Uma ideia (corrido) seria:
27 e 28/09 – Dubrovnik
29/09 – ida pra Hvar
30/9 – Hvar
01/10 – Hvar
02/10 – ida pra Split
03/10 – Trogir e siga viagem pra Plitvce e durma lá
04/10 – visite o parque pela manhã e siga pra Zagreb
05/10 – Zagreb.
Pra encaixar Bol aí só se você ficasse 1 dia só em Dubrovnik, mas acho que você vai correr muito! Beijos e boa sorte!
Bom dia Carol,tudo bem?
Precisava de umas dicas duas!!
Vou fazer um cruzeiro a parir de Veneza pelas ilhas gregas.
Após a chegada do cruzeiro em veneza, irei alugar um carro para ir até zagreb, lago plitvice, zadar, split e dubrovnik.
A minha duvida é passar de carro entre split e dubrovnik, no meio do caminho passa pela Bósnia, e as empresas de alguém de carro informam que vc pode ser barrado na fronteira ou não.
Como meu carro vai ser alugado em Veneza, estará com placa da Itália, pode ter problemas? é tranquilo passar pela fronteira da Bósnia em Neum?
Obrigado!
Oi Guilherme, certamente você será parado na fronteira porque a Bósnia tem este controle mesmo e o pior é que são duas fronteiras, o que leva um certo tempo, mas se você for fora da alta temporada, pode ser mais rápido. Quanto a ter placa da Itália, não sei de nenhuma restrição quanto a isso. Não creio que você terá problemas não. Abraços e depois nos conte como foi!
Carol, qureo inicialmente, cumprimentá-la pelo blog. As informações são utilíssimas. Minha mulher e eu pretendemos ir à Croácia, somos septuagenários. A ideia é iniciar por Dubrovnik e subir pelas ilhas até Split, sem carro. Isto é possível e recomendado?
Obrigado.
Olá Américo, muito obrigada pelas palavras :) Bom, pra ir de Dubrovnik a Split te ônibus sim, leva um bom tempo, creio que umas 7-8 horas, mas dá pra fazer, mas neste trecho, você vai margeando o litoral e tem algumas cidades de praia apenas. A ilha entre estas cidades, mas que requer um grande desvio e não tem como ir de ônibus é Hvar. Pra ir pra lá recomendo alugar um carro em Dubrovnik e ir até Drvenik, onde tem uma balsa que atravessa pra ilha em 30 minutos e depois, sair de Hvar pra Split, por outro porto. Tem tudo explicadinho no blog, só que fiz o caminho inverso. Mas tem outras ilhas possíveis de se fazer de barco desde Dubrovnik e Split e que não exige carro. Abraços, espero ter esclarecido um pouco :)
Carol, desculpe ser insistente. Eu me referia a sair de Dubrovnik e ir de ilha em ilha até Split. Isto é possível? Lá alugarei um carro para ir aos parques e subir até Zagreb, ainda margeando o litoral. Agradeço a sua atenção. Abraços.
Oi Américo, a única ilha que eu sei que tem uma conexão entre Dubrovnik e Split é Hvar e você precisaria de carro para ir nela porque a ilha é enorme e nao tem transporte publico eficaz. Para ir a Outras ilhas próximas a Dubrovnik, você teria que fazer bate e volta de barco. Ilhas próximas a Split a mesma coisa, então creio que não tem jeito de ir de ilha em ilha não.
Carol, tudo bem?Feliz Ano Novo!!! parabéns pela iniciativa do site. Quanto visito países ou Estados brasileiros, normalmente anoto e divido com nossos amigos e pessoas que vão viajar, mas criar um site, é incrível. Estamos indo para Portugal no inicio de maio e pretendemos ir até a croacia, somente para ficar 5 dias. Será que poderia dar umas dicas, considerando este período. um abraço, camila
Oi Camila, obrigada! Como início de Maio ainda será bem friozinho por lá, recomendo visitar Dubrovnik, que é a principal cidade. De lá você pode fazer bate-volta Montenegro, Cavtat, alguma ilha ou ainda até Mostar, na Bósnia! Com sorte dá pra pegar uma praia em Banje Beach. Beijos
Bom dia. Tem como ir de navio pra Veneza saindo de Zagreb.?
Oi Lilian, boa tarde! Não dá, pois Zagreb não fica no litoral! Beijos
Outra pergunta. Aceita euro nos hoteis e comercio da Croacia?
Oi Lilian, alguns estabelecimentos maiores e até mesmo alguns hotéis podem aceitar, mas geralmente eles aceitam a kuna mesmo! Bjs
Oi CArol, vou ficar 20 dias na Croácia – 15de maio a 3 de Junho. Quais lugares voce recomenda? Também recomenda Montenegro? PAra 20 dias, quantos euros voce acha que devo levar? beijoka
Oi, Camilla, recomendo todos os lugares que fui e sim, recomendo Montenegro e Mostar, na Bósnia! Quanto a grana, sempre me baseio em 100 euros/dia para alimentação, passeios, transporte, para 2 pessoas! Beijos
Onde trocou o dinheiro por Kunas?
Tem vários sitios na cidade onde o pode fazer?
Oi Marta, troquei em todas as cidades, fique tranquila que tem muita casa de câmbio espalhada pelos cantos (só não conte com isso nos lagos Plitvice). Beijos
Carol, Feliz Ano Novo e parabéns pelo blog. As informações são utilíssimas, estou encantada. Em maio (03 a 15) eu e meu namorado vamos à Croácia. Vamos começar Dubrovnik e subir até Zagreb de carro (de onde parte nosso voo de volta). Isto é possível? Pode nos fornecer sugestão de roteiro?
Obrigada. :)
Oi, Ana Paula, obrigada! Feliz Ano Novo para você também :) Dá pra fazer sim, eu praticamente fiz isso de carro, só que o inverso. Mas requer pelo menos uns 12 a 15 dias na Croácia. Começando por Dubrovnik, você pode fazer Hvar , Split, Trogir, Zadar, Lagos Plitvice e Zagreb. Vale muito a pena fazer bate e volta a partir de Dubrovnik para Montenegro e no caminho para Hvar ou Split, passar por Mostar, na Bosnia. Estando em Split, vale a pena ir a Bol, na ilha de Brac. Destes destinos só não fui em Zadar, mas é um destino muito popular, logo vc pode gostar! Beijão
Gostei muito do seu blog. Parabéns! Gostaria de saber qual moeda é melhor levar para a Croácia: Euro ou Dólar? Faz muita diferença uma ou outra?
Grata pela atenção.
Olá, Caroline, obrigada! Melhor levar o euro. A diferença é pequena, mas estando na Europa, o Euro é mais vantajoso. Bjs
Olá, suas informações são demaisssssss. Preciso de conselhos: pretendo passar 10 dias em julho, iniciando as pesquisas agora. Roteiro? Como divido os dias?
Obrigada, Vânia! Em 10 dias e considerando tempos de deslocamento, eu dividiria entre Dubrovnik (3 dias), Hvar (3 dias), Lagos Plitvce (1 dia) e Zagreb (1 dia), pelo menos. Beijos
Super obrigada. Melhor iniciar por Dubrovnik então? Pegamos o carro alugado no aeroporto e ficamos com ele direto?
Você pode começar tanto por Dubrovnik ou por Zagreb! Bjs
Olá estou a adorar tudo no seu blog!
Estou pensando ir a croácia em setembro e o meu roteiro seria basicamente:
Zagreb (1 dia)
Lagos Plitvice (1 dia)
Zadar (1 dia)
Split (1 dia)
Hvar (3 dias)
Dubrovnik (3 dias)
Que acha?
Durante a estadia tambem gostaria de ir a praia zlatni rat e punta rata.. Aconselha ir de split ou também é possivel de hvar? E em hvar em que zona acha mais aconselhável ficar hospedado?
Muito obrigadaa
Olá, pra mim está ótimo se você estiver descontando os tempos de deslocamento…Dá pra ir tanto de Hvar quanto de Split pra Zlani Rat, mas de Split tem mais opções e creio ser mais em conta por ser ferry. Punta Rata não sei dizer. Em Hvar, recomendo ficar no centrinho mesmo, a região perto do hotel que fiquei. Beijos
Oi Carol! Amei o seu blog…Show! Help me!!
Vou em setembro para Croácia, partindo de Barcelona. Fiz um roteiro para 10 dias e depois consegui mais 1 dia. Não sei onde colocar ele. Se vou a outra cidade ou aumento o das onde irei. Meu roteiro é:
Dia 1_ Barcelona / Split
Dia 2 – Split / Plitvice
dia 3 – Plitvice
Dia 4 – Plitvice / Krka / Sibenik (aqui pretendo dar um pulo em Skadin – devo?)
Dia 5 – Sibenik / Trogir
Dia 6 – Trogir / Hvar
dia 7 – Hvar
Dia 8 – Hvar
Dia 9 – Hvar / Split
dia 10 – Split / Barcelona
Não sei se o dia 4 deveria ser aberto pra mais esse dia…..
Beijinhos
Olá, Maggy…Não conheço Krka, Sibenik e Skradin, logo não posso te dizer se vale ou não a pena. Sei que Trogir é minúscula e vale mais um bate-volta por algumas horas a partir de Split do que pernoitar por lá. Não sei se já comprou as passagens, mas chegar por Zagreb e sair por Split seria uma boa e diminuiria tempos de deslocamento, além de Zagreb ser bem interessante. Beijos
Oi Carol
vou fazer um circuito com Croácia e Itália em Maio, mas não tenho ideia do tipo de roupa que levo para Croácia nesse período.
Alguma sugestão?
Oi Patrícia, final de maio já é calor, mas as noites ainda podem ser mais frescas, logo é sempre bom levar um agasalho. Bjs
Carol. Gostei muito de seu posto. Estou com viagem marcada para segunda quinzena de setembro. Que tipo de roupa levar. Estando em Dubrovinik é fácil ir à Montenegro?
Olá, ainda estará quente, leve roupas leves e um casaquinho pra noite. É muito fácil ir a Montenegro de carro. Dá pra fazer um bate e volta. Não sei como é de transporte público.
Olá Carol,
Vamos para Itália e Croácia na temporada ALTA. Iremos passar de Ferry com carro alugado em Roma e vamos devolver em Veneza. As tuas dicas são as que estamos seguindo sem antes ver tua página. Sabe de algum detalhe importante na fronteira com carro alugado? Precisa de alguma autorização especial? Como serão quatro pessoas, os custos, apesar de altos são bem customizados. Iremos Dubrovnik, Split, Zadar, Rijeka, Triete e Veneza.
Bom dia, tudo bem?
Ótimas dicas, serão de grande ajuda, gostaria de tirar uma enorme dúvida que tenho, sobre os pedágios, a forma de pagamento tem que ser em Kuna, ou pode ser com euro ou cartão de crédito?
Muito Obrigado!!
Olá, Ricardo, eu não lembro, mas acredito que eles aceitem os dois.
Oi Carol!
Ao alugar o carro, vocês pagaram as taxas de fronteiras? Você mencionou Bósnia e Montenegro. Me informei sobre estas taxas e elas tem quase o mesmo valor do aluguel do carro.
Obrigada
Selma
OI Selma, faz muito tempo, não estou muito certa, mas creio que pagamos sim no ato de alugar. Bjs