Algumas horas em Luxemburgo, uma agradável surpresa!
No roteiro desta viagem em Abril/14 pela Suíça, França, Bélgica e Inglaterra, eu queria muito colocar Luxemburgo no roteiro. Cheguei a considerar ficar dois dias por ali pra conhecer não só a cidade, como outras regiões do país, como a região de Les Ardennes. Mas não ia dar tempo, ia ficar corrido demais e eu ia ter que acabar cortando meu retorno a Londres da lista e isto eu não queria de jeito nenhum.

Aí, estudando como eu iria de Estrasburgo para Bruxelas, vi que o trem obrigatoriamente passava por Luxemburgo. Yupii! Uni o útil ao agradável e fiz uma parada providencial na cidade/país por algumas horas durante meu trajeto.
Quem me segue no instagram (@viciosdeviagem) deve lembrar que eu ainda postei uma foto dizendo que eu gastei só 6 euros pra conhecer um novo país, já que este foi o preço para guardar a mala na estação central rsrs. Não paguei nada a mais na passagem de trem pelo fato de fazer esta paradinha em Luxemburgo.
Então, saímos no trem das 9:50 de Estrasburgo (da pra sair mais cedo), com baldeação em Metz e, 3 horas depois estávamos em Luxemburgo. A estação central da cidade fica bem perto do centro. Deixamos as malas no lockers, que é um pouco difícil de achar, e fomos bater perna.
Luxemburgo é um grão-ducado desde 1815. Faz fronteira com Alemanha, França e Bégica. Sua capital, de mesmo nome do país, é uma cidade relativamente pequena, fácil de ser percorrida a pé e é uma das cidades mais ricas do mundo, eleita capital da cultura da Europa algumas vezes, com uma enormidade de instituições financeiras, enfim, um lugar agradável e lindo!
Seguimos pela Avenida de La Gare até o centro da cidade, onde passamos pela Igreja protestante e pela Catedral de Notre Dame, até chegarmos no Palácio Ducale, onde habita o Grão-Duque de Luxemburgo. Na frente do Palácio, uns guardinhas simulam uma mini troca da guarda real rs.
A Grande-Rue, Rue Du Cure , Rue Phillipe e Rue Guillaume são as principais ruas comerciais da cidade, repletas de lojas de grife, café, chocolaterias, joalheiras, restaurantes na calçada….
A Place des Guillaume estava em reforma e adorei o clima da Place des Armes.
Embora Luxemburgo concentre uma das maiores riquezas do mundo, o maior número de restaurantes Michelin do mundo, achei os preços dos restaurantes por ali normais e praticamente os mesmos de outras capitais européias (inclusive até mais baratos que a Suíça). E claro que não estou falando de nenhum restaurante Michelin, mas um restaurante bonitinho, com mesinhas na calçada, que tem na área central da cidade.
Depois de visitarmos o centro, seguimos para a Corniche, a área onde se tem uma linda vista do Grund, a cidade baixa, e das muitas pontes da cidade.
Sob a Corniche estão as Casemats, grandes muralhas com seu interior cheio de túneis que serviram de abrigo pra muita gente durante a Primeira Guerra Mundial. Entramos porque achava que daria acesso direto ao Grund, mas pelo que vi, elas não têm saída, então achei mega furada. A entrada custa 3 euros. Preferi contemplá-las pelo lado de fora mesmo….
Não resisti e descemos até o Grund, mas nada se compara à vista lá de cima… Aquelas casinhas coloridas em tom pastel e de telhadinhos acinzentados são lindos e não e à toa que é a imagem que estampa muitos cartões-postais e capas de revista sobre a cidade-país.
Outra coisa interessante e a quantidade de portugueses que existem em Luxemburgo. A cidade tem uma das maiores comunidades portuguesas do país. Pra todo lugar que se vá, ouve-se esta língua familiar. Mesmo em Bruxelas, o recepcionista do nosso hotel, que era francês, falava um português perfeito porque tinha morado muitos anos em Luxemburgo. Também pudera, já que o salário MÍNIMO no país está na casa dos 4.000 euros 2000 euros (obrigada leitora Patricia pela atualização).
Mas a língua oficial daqui é o francês e também há uma espécie de dialeto, que é o luxemburguês, porém o inglês é perfeitamente falado.
Ao voltarmos para a estação de trem, voltamos pela Avenue de la Liberté, que estava lindamente decorada pelas cerejeiras em flor.
Em resumo, ficamos 4 horas na cidade e deu pra ver tudo. Acho que se eu tivesse ficado lá pra dormir e ainda conhecer outras partes do país no dia seguinte, teria ficado meio entediada, porque no fundo, não há grandes atrações pra se ver.
As 17:00 pegamos o trem pra Bruxelas e em duas horinhas já estávamos lá.
Achei que valeu super a pena fazer este esquema de parar em Luxemburgo no trajeto. O problema disso foi que tive pouco tempo pra explorar Bruxelas depois.
Pra quem quiser se hospedar em Luxemburgo, reserve pelo Booking.com com a gente aqui. O blog ganha uma comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Para saber mais de Luxemburgo, dá uma olhada nestes blogs:
www.proximosdestinos.com , da Thaís Zundt
www.drieverywhere.net, da Dri Miller
www.viajarpelomundo.com, da Cláudia Liechavicius
PLANEJE SUA VIAGEM
Se você gosta das dicas do blog e se de alguma forma elas ajudam você a planejar sua viagem, ajude-nos a manter o site fazendo faça suas reservas através dos links abaixo, sem nenhum custo adicional. Clicando nestes links, você contribui para manter o site sempre no ar e não tem que pagar nada a mais por isso!
Reserva de Hotéis
Booking.com: é o site onde reservo praticamente 100% dos hotéis nas minhas viagens. Ele é super prático e na grande maioria das vezes disponibiliza reservas com cancelamentos grátis. Nele é possível selecionar os hotéis por categorias, preços, localização e comodidades! Clique neste link para reservar seu hotel.
Aluguel de Carros
Rentalcars.com: uma das maiores empresas de aluguel de carro no mundo, onde é possível comparar preços em diversas locadoras do mundo, dentre elas, as gigantes Hertz, Avis, Europcar, etc. As reservas geralmente são canceláveis gratuitamente, já que planos de viagem sempre podem mudar! Sempre reservo meus carros com a Rentalcars no mundo todo e super indico. Clique neste link para reservar seu carro com a RentalCars.
Seguro Viagem
Seguros Promo: A Seguros Promo trabalha com as melhores empresas de seguro do mercado, onde é possível fazer um comparativo entre elas. Em alguns lugares, como Europa, o viajante só pode entrar munido de um seguro viagem. Reserve seu seguro conosco clicando neste link.
Passagens Aéreas
Passagens Promo: Busque as melhores tarifas de passagens aéreas através do nosso parceiro PASSAGENS PROMO, clicando neste link.
Ingressos e Passeios
A Get Your Guide é uma das maiores empresas de turismo em atividade no mundo. Com ela você reserva transfers, passeios, ingressos para shows, eventos e várias outras atrações no Brasil e no mundo. Para reservar seus ingressos com a Get Yor Guide clique aqui.
Posts Relacionados

Marrocos: o que fazer em Marrakech, a cidade vermelha!
Sou simplesmente apaixonada por destinos exóticos…Adoro descobrir uma cultura e costumes novos, me embrenhar por ruelas e mercados das grandes

Cuba: dica de hotel em Varadero – Royalton Hicacos Resort
Durante nossa viagem a Cuba, nós passamos 4 dias em Varadero e eu queria ficar num bom hotel all inclusive,
































Oi, Carol. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Boia – Natalie
Olá, ótimo post!
Gostaria de saber como vc fez pra comprar a passagem com parada em Luxemburgo sem pagar a mais por isso.. vc comprou no site da SNCF? Obrigada!