Dicas de Phuket, a maior ilha da Tailândia
Nunca esteve nos meus planos conhecer Phuket, a maior ilha da Tailândia. Desde a primeira vez que fui à Tailândia, em , eu já excluí Phuket do roteiro e optei por Krabi. Isso porque sempre falavam muito mal da ilha, como se a mesma fosse resumida apenas à praia e à vida noturna de Patong.
Mas eis que depois de passar uns dias na caótica Delhi, na Índia, tudo que queria era relaxar em algum destino de praia do Sudeste Asiático e pesquisando vi que a Indigo Airlines tinha um vôo direto de Delhi para Phuket. Seria minha 5ª vez na Tailândia e por que não aproveitar para conhecer sua maior ilha?
Emiti minha passagem de volta do Brasil por Bangkok e comprei um ticket avulso de Delhi para Phuket para passarmos alguns dias na ilha
Veja roteiro de viagem: Roteiro de viagem: Índia, Nepal, Tailândia e Turquia
Onde ficar em Phuket
O principal desafio pré-viagem foi escolher a melhor região para nos hospedarmos em Phuket. Como a ilha é enorme, o que não faltam são opções. Há regiões voltadas exclusivamente para ficar dentro dos hotéis, outras se você quer ficar no agito e por aí vai…
Se a estadia for curta, muitos sites recomendam ficar em Patong, por ser mais central, mas eu já sabia que lá eu não queria ficar, seja porque a praia não me apetecia ou também porque não queria ficar no meio da muvuca à noite.
No final das contas, optei por Kata Beach e acertei em cheio na escolha. Uma praia mais ao sul, perto o suficiente de Patong e dos principais piers da ilha, com um comércio legal, várias lojinhas e restaurantes, farmácias, supermercados, mercadinhos, com uma praia bem gostosa pra relaxar… À noite funciona um agitado Mercado de Comidas, com tudo quanto é delícia tailandesa, que eu amo!
Escolhi o The Blue Pearl Kata Hotel e acertei em cheio na escolha: o hotel era um charme, super confortável, um ótimo café da manhã e localização perfeita.
Outra opção era Karon, que fica entre Kata e Patong, mas achei a praia meio grande e com alguns pontos bem desertas, sem nenhum estrutura, então se optar por ficar aqui, esteja certo que seu hotel ficará numa área mais movimentada para não ter que ficar se deslocando muito. Ainda assim eu preferi Kata,
Quanto tempo ficar em Phuket
Nós ficamos 3 noites e praticamente 3 das inteiros, já que no primeiro dia nosso vôo chegou bem cedo no aeroporto e antes das 10h da manhã já estávamos em nosso hotel . Eu achei este tempo suficiente, Usamos o primeiro dia pra ir à praia de Kata e descansar da viagem. No segundo alugamos uma moto e percorremos as principais praias da ilha e no terceiro fizemos o passeio de barco para Coral e Racha Islands (imperdível).
Se você optar por conhecer as Similan Islands, eu acrescentaria mais 1 noite (e 1 dia) em Phuket.
As praias de Phuket
Em um dos dias alugamos uma moto para percorrermos as principais praias da ilha. Alugamos a moto em Kata e nos custou apenas 250 Baht + 1 litro de gasolina (30 a 40 baht).
Surin Beach
Esta foi nossa primeira parada, uma praia clara e bem gostosa, mas que estava com muitas ondas no dia que fomos. É uma praia que tem alguns dos mais belos resorts de Phuket. Também tem uma infraestrutura com barraquinhas, aluguel de cadeiras etc.
A intenção era pegarmos um barquinho e ir até a praia de Laem Sonx, mas acredito que por causa do vento, não tinha ninguém oferecendo o passeio e o cara pra quem resolvermos perguntar queria nos cobrar 1200 baht para um tour por lá. Desistimos.
Kamala Beach
Outra praia bem gostosa, com muitos coqueiros fazendo sobra e algumas barracas vendendo comida.
Recentemente foi inaugurado um beach club de Ibiza, o Café del Mar. Eu não conheci, mas fica a dica pra quem quiser.
Patong
Passamos apenas de moto pela praia e não chegamos a parar. Pelo que vi me lembrou Copacabana, com um agravante que a praia era bem escura.
Muitos ambulantes, muita gente, não curti e passei batido. Encontramos durante a viagem com duas portuguesas que disseram estar hospedadas em Patong, mas que não gostaram da experiência.
Karon Beach
Esta pareceu ser uma praia bem gostosa, mas também não chegamos a parar. Seria nossa segunda opção de hospedagem ficar nesta área. Há um comércio bem forte na área, porém sem aquela muvuca de Patong. Alguns trechos da praia são bem vazios; já outros têm mais estrutura e aluguel de cadeiras.
Kata Beach
Kata não tem a água muito clara, mas é uma praia gostosa pra relaxar, muito frequentada por famílias (russas, principalmente).
No canto direito da praia há um restaurante e a comida é deliciosa. Comemos dois dias por aqui e no segundo, quando voltei, a dona até me abraçou de alegria por eu ter voltado. É a primeira barraca do canto direito, não tem erro.
Kata Noi
Minha praia preferia de todas que visitamos neste dia. Água bem clara, poucas ondas, estrutura de aluguel de cadeiras e guarda-sois e apenas um restaurante, mas que serve várias comidas.
Foi aqui que passamos mais tempo e voltamos no fim da tarde.
Nai Harn Beach e Yanui Beach
Estas foram as duas últimas e imagino que elas devem ser bem bonitas quando não está ventando, mas não achamos muita graça nelas, olhamos e demos meia volta.
Passeio às ilhas de Coral e Racha Islands
Quer ver aquela praia paradisíaca característica da Tailândia? Não deixe de fazer o passeio de um dia a Coral e Racha Islands, duas ilhas lindíssimas bem pertinho de Phuket.
Nós reservamos o pacote por 800 baht por pessoa. Eles te pegam e levam no hotel. De praia mesmo curtimos das 10h às 15h, com almoço incluído.
A primeira parada foi Coral Islands, com suas águas claras em tons de verde esmeralda. Uma praia pequena e deliciosa, de águas cristalinas e bem morninha.
O almoço é servido no restaurante desta praia, às 11h da manhã.
Depois seguimos para Racha Island (Koh Racha Yoi), pra mim, a mais linda por ter a água em tom de azul…Mesmo com algumas ondas , o mar era uma piscina e MUITO transparente.
Não deixe de subir até o mirante para ter uma bela vista da praia principal.
Ficamos um bom tempo por ali e junto com duas portuguesas que conhecemos, fomos conhecer o outro lado da ilha. Não deixe de ir, pois a praia do lado oposto é simplesmente linda! Na verdade, a ilha tem 3 praias, mas fomos apenas em 2 e ambas maravilhosas.
Ah, vale mencionar que Racha Island tem um super resort pé na areia…
Bangla Road – Patong Street Walking
A noite de Patong é uma das mais animadas da Tailândia e é uma muvuca só….
Muitos bares tocando músicas altíssimas e competindo uns com os outros, homens e mulheres com placas oferecendo Ping Pong shows, prostitutas, ladyboys (como são chamados os travestis), dançarinas, ambulantes, discos, comidas de rua, enfim, tuuuuuudo!
Vale a pena conhecer, mas definitivamente não é minha praia e é por causa desta rua que a fama de Phuket não é das melhores mundo afora, mas se você não resumir ilha à Patong poderá gostar bastante.
Como circular em Phuket
Pra mim, a melhor forma de circular por Phuket é alugando uma scooter. Pagamos apenas 250 baht por 1 dia inteiro e gastamos apenas 1 litro de gasolina.
Para alugar, eles retém o passaporte. É obrigatório usar capacete e não esqueça de sua habilitação. Fomos parados 3 vezes em 2 blitz diferentes na cidade.
Há também táxis, que são na verdade uma espécie de “pau de arara” arrumadinho, que funciona de forma coletiva e tem alguns preços meio tabelados. Não chegamos a usá-los.
Internet
O wifi dos hotéis e restaurantes funciona muito bem, assim como a internet 4 G da True Moble, que funciona MUUUUITO BEM, inclusive em alto mar. Vale a pena comprar um chip assim que chegar na Tailândia. Comprei 1 pacote de 8 dias com 15 GB de internet por 300 baht da True e usei e abusei o tempo todo, carregando vídeos e fotos pro instagram.
Phuket vale a pena?
Como foi nossa 5ª vez na Tailândia, eu achei que valeu a pena conhecer Phuket, sua ilha mais famosa. Se você vai pela primeira vez e tem pouco tempo, eu dispensaria e focaria em Krabi, a região de Ao Nang e melhor ainda, em Railay Beach, bem como em Phi Phi e Koh Lipe.
Para sua experiência ser completa em Phuket, não deixe de fazer o passeio a Coral e Racha Islands, pois são realmente muito lindas!
Leia também:
Roteiro de viagem: Índia, Nepal, Tailândia e Turquia
Dicas e informações das ilhas Phi Phi – Tailândia
Dicas de Koh Lipe: ilha paradisíaca de mar azul e cristalino na Tailândia!
Tailândia: ilha de Koh Phanghan, a chegada e informações gerais
Tailândia: as atrações de Bangkok!
Você encontra todos os posts da Tailândia clicando aqui
1 thought on “Dicas de Phuket, a maior ilha da Tailândia”