Geralmente todo mundo que viaja à África do Sul, planeja alguns dias de safari no seu maior parque nacional, o Kruger Park, localizado no norte do país, quase divisa com Moçambique, a 5 horas de carro de Joanesburgo. No entanto pra mim, que só tinha 7 dias de viagem divididos entre Joanesburgo e Cidade do Cabo, ir até o Kruger Park ficaria meio impraticável. Mas como eu poderia ir à África do Sul e não fazer um safari? Eu precisava de um safari próximo da Cidade do Cabo…Foi aí que, durante minhas pesquisas, encontrei o Inverdoorn Game Reserve, uma reserva privada a 2,5 horas de carro a partir da Cidade do Cabo!
A Inverdoorn Game Reserve localiza-se numa área de 10.000 hectares na região de Ceres Karoon, em Western Cape, perto da cidade de Ceres.
Auto denomina-se como a casa dos “Big 5”, expressão dada para os 5 principais mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem e pelos quais todos buscam ver num safari. São eles: elefante, rinoceronte branco, leopardo, búfalo africano e leão!
Por estar relativamente perto da Cidade do Cabo, esta reserva é muito procurada para passeios de bate-volta, onde o turista sai da Cidade do Cabo bem cedo e retorna no final do dia. Como eu não queria este esquema de bate-volta pra não ficar muito cansativo, resolvi fechar um pacote de meia-pensão, com 1 noite de hospedagem, 2 safaris, almoço, jantar e café da manhã e achei que foi bem mais aproveitável do que só fazer o bate-volta! Neste post vou contar para vocês como foi minha experiência no Inverdoorn Game Reserve e o que achei dos safaris.
Como chegar
As estradas são muito boas e a paisagem é linda, repleta de montanhas e vinhedos. Depois da cidade de Ceres, a paisagem muda radicalmente, onde o verde dos vinhedos dá lugar às planícies áridas e douradas e percorremos uns trechos de estrada de terra, até chegarmos na reserva. Aproveitamos para comprar algumas coisas pra comer e beber na cidade de Ceres, que é a maiorzinha de todas que passamos, com vários mercados. Pagamos apenas 1 pedágio na ida e 1 na volta. Na volta ainda aproveitamos para parar na cidade de Stellenbosh, que ficava no caminho para a Cidade do Cabo.
Recepção / Check in
Chegamos por volta das 12h no Inverdoorn Game Reserve e somos acomodados numa grande tenda, com sofás e poltronas confortáveis, enquanto aguardávamos o staff vir fazer nosso check-in e nos explicar as atividades do dia! Enquanto aguardávamos, drinks de boas vindas foram servidos: suco de maçã em taças de espumante. Uma graça!
Ibiza Lodge
São vários os tipos de acomodações no Inverdoorn, que variam desde as chamadas Guesthouses até a luxuosas suítes e tendas. Nós escolhemos um Chalet, que era uma categoria 4 estrelas, uma categoria acima da Guesthouse e era completo! O quarto era enorme, com 35m2, uma cama de casal macia, frigobar, ar condicionado, lareira, roupões. O banheiro também era amplo, com uma ótima ducha, amenidades de banho, secador de cabelos, etc. Ainda tinha uma varandinha super charmosa, com poltronas e mesinha, ótima pra tomar um vinhozinho no final da tarde… Os quartos desta categoria não têm TV, mas há wifi grátis disponível por toda a área.
Almoço
Às 13h é servido o almoço que é estilo buffet. Era bem simples, mas estava tudo muito saboroso. No dia que estávamos lá foi servido: saladas diversas, frango assado, carne moída, quiche de legumes, arroz integral, macarronada e 2 sobremesas As bebidas são pagas à parte, mas o preço é ótimo e as cervejas estavam geladas! Não é porque estamos isolados que eles abusam dos preços e achei isso ótimo! Quem quiser levar sua bebida, eles cobram uma taxa de R 60,00 por garrafa, mas achei totalmente desnecessário, já que os preços realmente são bem convidativos.
Área de Lazer
Após o almoço e antes do primeiro safari do dia, os hóspedes podem relaxar nas duas piscinas da reserva, tomar sol nas espreguiçadeiras, tomar drinks na área da piscina ou simplesmente descansar no quarto. Eu fiquei na piscina, porque estava muito calor, mas a água é ultra gelada, acredito que seja porque durante a noite faz bastante frio por lá.
Aperitivos e Jantar
Antes do jantar, por volta das 19h, uma fogueira é acesa na área da piscina e são servidos alguns aperitivos. Às 20h é servido o jantar à la carte! De entrada, sopa e salada, acompanhada de pãezinhos. De prato principal, havia opção de filé de peixe ou porco, acompanhado de legumes cozidos e, de sobremesa, um tipo de brownie de chocolate com calda de maracujá. Estava tudo delicioso! O jantar é servido numa varanda de frente pra piscina. Pra acompanhar, fui de vinho tinto da região e meu marido de cerveja! A noite estava deliciosa!
Depois do jantar, fomos dormir pois tínhamos que acordar de madrugada no dia seguinte para o segundo safari, mas queria mesmo ter ficado curtindo a varandinha tomando um vinho pra esquentar…
Safaris
Quem pernoita no Inverdoorn, tem direito a 2 safaris, sendo um no dia que chegamos, por volta das 16h, e um no dia seguinte, às 06:30h. Para quem faz bate-voltas, tem direito a um apenas. O bom dos dois é que você tem mais chances de ver diferentes animais , além da luz pra quem gosta de fotografar os bichos também ser diferente.
Os safaris duram por volta de 2 horas cada. Juntando os dois, vimos zebras, kudus, gnus, girafas, elefantes, búfalos, cheetas, leões, rinoceronte e , beeeeem de longe, um hipopótamo! Mas deixa eu fazer umas considerações:
Como é uma reserva privada relativamente pequena, é garantido de ver estes bichos, porque os guias vão atrás deles pra você.
As cheetas ficam em uma área isolada, assim como os leões, pois se ficassem soltos, poderiam comer o resto dos bichos. Na reserva, vimos 2 cheetas, embora eles sejam um centro de recuperação destes animais.
Quanto aos leões, existe 1 macho e 2 fêmeas e, quando entramos na área deles, eles estavam comendo suas carnes. O leão era velho e magrinho kkkk
No safari da tarde, fazia muito calor porque o sol ainda estava quente. Já no de manhã, estava congelante. Os carros dispunham de cobertor, mas mesmo assim recomendo ir muito bem agasalhado e com sapatos fechados pra não congelar o pé.
Café da manhã
Às 06:00h e servido café com bolos, antes do primeiro safari, sendo o café da manhã completo servido na volta, Às 09h. Achei o café da manhã maravilhoso e super completo: pães, bolos, ovos mexidos, omelete, iogurtes, salsicha, bacon, tomate, cogumelos, cereais, café, leite, suco, chás, embutidos, queijos, panquecas, enfim, um super banquete! Fiquei surpreendida!
Antes do safari da tarde também é servido um lanchinho, com sucos, cafés e biscoitos.
Check out
O check out geralmente é feito entre 10 – 11h da manhã.
Resumindo:
Dia 01
12:00 – check in e drink de boas vindas
13:00 – almoço
15:30 – lanche
16:00 – Safari da tarde
19:00 – aperitivos
20:00 – jantar
Dia 02
06:00 – café da manhã básico
06:30 – Safari
09:00 – café da manhã completo
10:30 – check out
O que levar para a reserva
– Roupas quentes
– Roupas de calor
– Roupa de banho
– Boné
– Óculos de sol
– Filtro solar
– Repelente
– Sapato fechado
Quanto custa a experiência
Nós pagamos R 6990,00 por toda a experiência, para 2 pessoas, ficando hospedados no Chalet (chalet 07) e apenas as bebidas não estavam inclusas. Fomos com nosso carro alugado.
Para quem quer fazer bate-volta, custa R 1570,00 por pessoa, incluindo almoço e 1 safari. O transporte é à parte, mas não tenho informações de custos, já que não são feitos pela Inverdoorn, mas sim por várias agências da Cidade do Cabo e, portanto, os preços podem variar. Estes preços são de Abril/2017 e para saber mais sobre as categorias das acomodações e preços atualizados, visite o site da reserva: www.inverdoorn.com
Valeu a pena?
Sim e não! Explico-me: como eu estava na Cidade do Cabo e não tinha muito tempo, acho que valeu a pena sim. A reserva é muito bonita, o serviço é muito bom e o safari é OK, principalmente para quem nunca fez e quer ter um gostinho, como nós. Para quem estiver na mesma situação, recomendo pernoitar 1 noite (é mais que suficiente), mas não recomendo fazer bate-volta…acho que fica cansativo!
Agora, não vale a pena se você tem um pouco mais de tempo no roteiro e puder incluir o Kruger Park, pois aí acho que a experiência é de um safari de verdade. Na reserva, algumas vezes tive a sensação de estar num zoológico e embora nunca tenha ido ao Kruger Park, sei que lá a experiência seria bem mais autêntica e emocionante!
Este safari só me deu vontade de fazer um safari numa verdadeira savana africana!
Leia também:
Roteiro de viagem: 7 dias pela África do Sul
África do Sul: o que fazer em Joanesburgo em algumas horas
África do Sul: o que fazer na Cidade do Cabo
Inverdoorn Game Reserve
email: [email protected]
Site: www.inverdoorn.com/
Outra reserva que vale dar uma olhada e que também fica relativamente perto da Cidade do Cabo é o Sambona Safari. A Fabi, do blog Viagens e Vivências escreveu um post maravilhoso sobre a experiência dela no Sanbona.
Carol,
Eu acompanhei a viagem e vocês pelo IG e agora amei o relato.
Está muito bem explicado.
Beijão
Oi, Fran, que bom que gostou, querida! Fico feliz…Beijos, saudades!
Oi Carol, a única maneira de chegar lá é por carro? Não tem nenhuma excursão conhecida e segura?
Oi Henrique, existem transfer com agências da Cidade do Cabo , mas aí seria bate-volta.
oi Carol, estou amando as dicas do blog ! embarco na proxima semana e tudo tem sido util.
estou cogitando reservar o indoorn atraves de sites como booking por exemplo mas nao deixam explicito se os “games” estao incluidos. voce reservou direto pelo site deles? sabe se pelo booking inclui os games ?
Olá, obrigada. Reservei pelo site deles direto, não consegui pelo booking. Bjs